O Flamengo que dá certo

Compartilhe com os amigos

Segunda-feira a noite, dia corrido do trabalho, cansativo e o cara sai do seu trabalho para assistir o jogo do basquete às 21hs, com a maior satisfação. Imagino que não seja tão provável ver isso no futebol atual, mas o basquete merece, afinal, é o Orgulho da Nação. Esse é o Flamengo que dá certo!

Sim, essa é uma parte que na administração Bandeira a torcida não tem nada a reclamar, e independente do resultado nesse NBB, não será apagado o que essa equipe conquistou. No basquete conquistamos o tetra do NBB, a Liga das Américas e o Mundial. Se você não pôde ver a era de ouro do futebol liderada por Zico, você está tendo sua oportunidade de ver a era de ouro do basquete liderada por Marcelinho e Marquinhos.

A receita para o sucesso dessa equipe é o que sempre sonhamos para o futebol e nunca conseguimos implementar, Um time com raça e jogadores identificados, com ídolos, com padrão de jogo, com um técnico vencedor, com apoio da torcida e patrocinadores.

Diferente do futebol, onde não temos muitos jogadores que entendam a mística rubro-negra e demonstrem a raça que tanto aclamamos, no basquete temos jogadores como Olivinha, Meyinsse, Gegê, Marcelinho e Marquinhos, que além de grande identificação vestem o manto e o honram como poucos. São jogadores que dão o sangue, choram e vibram como torcedores em quadra.

O time tem ídolos, Marcelinho e Marquinhos são craques, com passagem marcante pelo clube, são os jogadores que sempre decidem, se colocam como referência nos momentos difíceis, conquistaram títulos e prêmios, e diferente do futebol representam os rubro-negros em quadra como poucos.

Diferente do futebol, o Flamengo investiu em um técnico com mentalidade inovadora e de vencedor e deu suporte a ele, Neto era auxiliar da Seleção brasileira veio de bons trabalhos em times de menor expressão, mas deu liga. José Neto ganhou vários cariocas, 3 NBB’s, 1 Liga das Américas e um Mundial. Neto é peça importantíssima nesse time, fazendo desse time o mais vencedor da história do Flamengo, e seu trabalho é visto e respeitado pela torcida. Mesmo perdendo peças como Laprovitolla, Hermann e Benite, Neto conseguiu dar um padrão tático ao time, facilitando a entrada de jogadores como Rafa Luz, Mineiro e JP Batista em um time com estilo definido.

O Basquete, ainda tem sido um importante instrumento na revelação de grandes jogadores, Fred e Felício hoje estão na NBA, Gegê e Chupeta hoje integram o time principal, Paulo Chupeta ex-treinador do principal coordena com maestria a base do Mais Querido.

Diferente do futebol, o time de basquete tem patrocínios fechados, com identificação com o clube que é o caso da SKY que patrocina a equipe a algum tempo e faz promoções para seus assinantes conhecerem o clube, viajarem com o time e outras promoções que aproximam o clube da torcida.

O marketing por sinal é outra coisa que dá certo nesse Flamengo, nos propiciou jogar contra os melhores times do mundo na maior liga do mundo, a NBA. Trouxe um desses times para jogar conosco aqui, expandiu a Marca Flamengo nos Estados Unidos, atraiu patrocínios, incentivos fiscais. Além de saber trabalhar com seus jogadores, como Meyinsse que se destaca como um jogador extremamente carismático e um mito nas redes sociais, com a imagem bem explorada pelo marketing rubro-negro.

E para fechar, vamos falar da torcida, sim o maior patrimônio do Flamengo, que entendeu e comprou o barulho do basquete do Flamengo, o Tijuca Tênis Clube se tornou um caldeirão rubro-negro, (Ah, esse é outro ponto destoante do futebol, no basquete temos uma casa para jogar!) e é normal não ter ingressos para vender lá porque a torcida sempre lota, faz espetáculos, canta o jogo inteiro. Quando o espetáculo requer públicos maiores muda o local mas não muda o retrato, Maracanãzinho e a Arena HSBC sempre que recebem o time lotam e a torcida faz festas inesquecíveis.

No futebol a torcida também tem feito a sua parte, lotando estádios pelo Brasil a fora, mas no basquete a torcida é fidelizada, se tiver jogo segunda, quarta e sexta a torcida vai estar lá, vai lotar e diferentemente do futebol já vai prevendo um espetáculo, prevendo a vitória. Notem que mesmo quando o time não ganha a torcida aplaude e reconhece a luta, a entrega.

Portanto, diretoria de futebol do Flamengo, não precisa olhar para outros times, não precisa de estágio no Barcelona, não precisa ir longe, o exemplo está dentro de casa. E só olhar para o nosso basquete, pois esse sim é o Flamengo que dá certo. Que o Futebol nos dê o orgulho que esse time nos dá, quem sabe assim retomaremos nossa história de títulos.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @jeronimosjunior!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sem defender o futebol que está ridículo mas não acho que podemos comparar as coisas deste modo. O investimento do time de basquete é o maior do Brasil (acho que cerca de 8-10M por ano, Bauru quase na mesma proporção). No futebol somos oitavo. E as saídas do Nico, Benite e Felicio ainda não funcionaram, tanto que o vexame da liga das américas deste ano ainda está dificil de digerir. Acho o time de basquete fodastico mas esse ano não está com a mesma pegada. O que concordo com vc que deve ser seguido é em relação aos ídolos, (que estão realmente salvando o time: Marquinhos, Olivinha, Marcelinho) e que temos um trabalho sério e filosofia de jogo com um técnico espetacular e jogadores da base já no time principal. Vai melhorar… infelizmente temos que ter paciencia. Mas que a diretoria (no futebol) esta pisando na bola isto é muito certo!

  • Esse texto sintetizou de maneira brilhante o que se passa com o basquete, que é dirigido dentro e fora de quadra por pessoas que conhecem do riscado, fazendo um paralelo com o futebol, que continua sendo dirigido fora do campo, por pessoas que não sabem porra nenhuma de futebol. Ótimos administradores financeiros e péssimos estrategistas e conhecedores de futebol e de flamengo.

  • concordo em parte com sua coluna, aliás, bem escrita. Ok, se perdermos o histórico recente não será apagado. Porém, jogadores como Rafa Luz não parecem ter condição de vestir o manto. O cara parece um pinto assustado, literalmente. JP e Mineiro, também, muitíssimo abaixo do razoável. E foram contratados para substituir o armador argentino, Benite e Hermann. Este ano já perdemos uma partida ganha contra o Baurú na Liga das Américas e agora o rendimento está sofrível. Uma pena, pois gosto muito de acompanhar as partidas. SRN

  • É só isso que eu pelo menos, espero do futebol… Ganhando ou perdendo, com time forte ou mais ou menos, sabemos que luta não faltará… que o trabalho (lá sim!!!!) é bem feito e que mesmo que não vençamos todos os anos, estaremos sempre entre os favoritos pelo respeito que conquistamos dos nossos adversários e da própria torcida, que compra o barulho mesmo e tá sendo melhor que em muitos jogos de futebol (quem já foi ver o FlaBasquete, sabe)…
    É pedir muito essa postura no futebol?

  • O Basquete realmente está de parabéns, mas esse ano não acredito em título. As contratações foram ruins e o time perdeu muita qualidade. Rafa Luz, JP e Mineiro são horríveis!

    • Luciano realmente perdemos peças e as que chegaram ainda não desempenharam tudo o que podem. Mas ainda confio muito nesse time. SRN!

    • leu minha mente amigo. SRN

  • Parabéns pelo texto Jerônimo. Aqui na coluna do Flamengo são raríssimos os textos bem escritos. Quem nunca assistiu o Flabasquete não sabe o q está perdendo. Independente de vitória ou derrota é muito bom assisti um time q joga bonito tanto tecnicamente como taticamente e com muita dedicação. Eu qdo posso sempre vou assisti seja na fase de classificação ou nos playoffs.

    • Obrigado Weber. Realmente temos que enaltecer esse time que nos dá tanto orgulho. SRN!

Comentários não são permitidos.