Rodado e de bom trânsito de “A a Zico”, Mattos será presidente do Fla por um mês

Compartilhe com os amigos

Advogado de 54 anos será mandatário interinamente entre maio e junho; boa relação com correntes opostas, processo contra o clube e obtenção de CNDs o marcam

O advogado Maurício Roberto Gomes de Mattos, de 54 anos e formado pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, presidirá interinamente o Flamengo entre 22 de maio e 26 de junho caso o Brasil chegue à final da Copa América Centenário. Substituirá Eduardo Bandeira de Mello, “convocado” para chefiar a delegação da seleção brasileira na competição. Ser o mandatário do clube de coração é um desejo antigo de Maurício Gomes de Mattos, embora ele evite confirmar tal intenção. Sócio rubro-negro desde 2002, Maurício tem ao seu favor a larga experiência dentro do Fla. Em 2004, assumiu a vice-presidência do Fla-Gávea durante a gestão Márcio Braga. Seis anos depois, foi eleito presidente do Conselho de Administração, cargo para o qual foi reeleito no primeiro mandato de Bandeira. Atualmente é vice-geral.

Dentro do Flamengo, Maurício é conhecido pela flexibilidade. Conversa com gregos e troianos. Dirigente que já trabalhou com o futuro presidente interino lança mão de metáfora para defini-lo: “O Maurício vai ao clube todo dia, respira Flamengo 24 horas por dia. Almoça com Márcio Braga de manhã e janta com o baixo clero à noite. Conversa com sócios de A a Zico”. O mesmo garante que a dedicação do atual vice-geral ao Rubro-Negro é integral, relatando encontros semanais de Mattos com diversas correntes políticas.

Apesar da maleabilidade, Maurício tem um episódio que gera questionamentos internos contra si. Sócio do escritório Gomes de Mattos Advogados Associados, foi contratado em 2003 pelo Atlético de Madrid para defender causa contra o Flamengo. Os madrilenos alegavam à época não ter recebido corretamente pela negociação do ex-zagueiro Gamarra, contratado em 2000. A situação fez com que opositores à Chapa Azul o chamassem de “Maurício Gamarra” durante o último pleito.

No ano seguinte, deixou a causa, convencido por Márcio Braga a assumir a vice-presidência do Fla-Gávea, cargo à época denominado como vice-presidente social. O próprio garante que, apesar da saia justa, consta em ata que os dirigentes da época aceitaram sua inclusão no quadro diretivo.

Mesmo à frente do Fla-Gávea, Maurício se orgulha de ter advogado sem receber honorários, segundo o próprio, a favor do Flamengo no mesmo ano de 2004 em busca da obtenção de CNDs (Certidões Negativas de Débito) que permitiram ao clube interromper uma dívida de oito meses de salários atrasados com funcionários e cinco meses em relação ao elenco de futebol. Mattos também destaca a importante atuação de Rodolfo Landim, vice de planejamento no mandato de 2013 e 2015 e presidente da BR distribuidora na época da crise anteriormente relatada. Tais certidões possibilitaram o recebimento do dinheiro de patrocínio proveniente da Petrobras.

Há também quem o trate como botafoguense, mas Maurício garante que o alvinegro da família é seu irmão Mauro Roberto Gomes de Mattos. Consigo tem várias fotos vestindo vermelho e preto e de seus filhos ao lado dos jogadores em partidas cruciais do clube na década passada.

Divergências com o SóFla, braço principal da atual administração

Membro do grupo político FAT (Flamengo Acima de Tudo), um dos que apoiaram a reeleição de Bandeira, Maurício não era unanimidade para ser vice-geral do clube entre integrantes do SóFla (Sócios pelo Flamengo), principal pilar da campanha da Chapa Azul nas eleições do fim de 2012 e 2015. Correntes políticas rubro-negras garantem que não foram poucas as divergências entre ele e Rafael Strauch, atual vice-presidente de administração.

O choque mais emblemático entre Maurício e o SóFla deu-se em fevereiro, quando indicou Sebastião Pedrazzi, vice de finanças no último mandato de Márcio Braga, como candidato à presidência do Conselho Fiscal. Pedrazzi teve como vice José Pires, do grupo União Rubro-Negra, cujo um dos líderes é Cacau Cotta. O SóFla, por sua vez, apoiava Mário Esteves Filho, reeleito para presidir o CoFi em 22 de março.

Um dos candidatos à presidência do Conselho Fiscal, Francisco Gularte, viu a movimentação como um indício de que Maurício Gomes de Mattos tentará presidir o Flamengo em 2018.

–  Eu acho que isso é um plano para 2018, para virar candidato da oposição. Está firmando uma posição. É isso que está fazendo. O que eu acho é que não pode ter um Conselho Fiscal de membros do SóFla, que dominam a administração. Eu tentei chegar no SóFla e no FAT para fazer uma chapa mista, que é o que acho que precisa para fiscalizar o clube. Não uma chapa azul para fiscalizar os azuis. E aí o Maurício Gomes de Mattos teve a ideia de fazer uma chapa azul clara. Pegou o azul e jogou água sanitária, desbotou – disse Gularte, em entrevista ao blog Bastidores F.C., do GloboEsporte.com, em fevereiro.

À época, Maurício negou e disse que o próximo candidato do grupo que atualmente administra o Flamengo será eleito de forma unânime entre três grupos.

– – Não sou candidato. O candidato sairá do SóFla, FAT e Sinergia. O nome que sair estarei junto apoiando. Ninguém é candidato de si próprio.

Se o Brasil for bem na Copa América, Maurício terá mais de um mês para ficar à frente do comando do Flamengo. Será um presidente com plenos poderes ou sofrerá resistência de grupos que não o veem como nome ideal? É aguardar e conferir.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já repeti aqui algumas vezes que futebol é coisa de gente casca grossa.
    EBM dá show de administração, mas a polidez dele está atrapalhando a condução do futeboldo clube…

    Quem sabe esse cara consegue empurrar o futebol do clube para a frente, assim como o EBM e Cia tem feito na área financeira…

  • Mais poiliticagem, e futebol que é bom até aqui nada…

    • N tá nem jogando kkkkkk

  • Essa reeleição do EBM começa lentamente a trazer de volta ao clube tudo o que queriamos que fosse retirado de lá. Ficaram adormecidos durante os 3 anos, com o grupo da Chapa Azul Original mantendo uma distância saudável das velhas raposas e seus cupinchas, mas quando a mosquinha azul mordeu o EBM ele foi abrindo espaço a cada dia pra mais gente dessa laia. Eu acompanho o Flamengo diariamente, e vejo com muitas ressalvas as ultimas atitudes dessa gestão. Se perdermos a chance de limpar o clube dessa vez, talvez nunca mais consigamos fazê-lo. Muito preocupado com meu Mengão.

    • Por favor, amigo, pare de reclamar, e torce pra dar tudo certo, eu sei o que faço. SRN

      • Sabe nada. Você tá mais perdido que o Muricy e o tal do 4-3-3. Mordido pela mosquinha verde dos holofotes e do poder e o futebol do clube a deriva.

        • Acho que o senhor prefere o Kleber Leite e o Capitão Leo no Flamengo novamente, não é?

          • Como sempreo argumento é a idéia idiota de que quem critica as lambanças do EBM gosta do passado. Nem foi o EBM o fundador do grupo que começou o resgate do clube, mas tem sempre um Bandeirete para agir como PTista, e inflar o peito para dizer que quem o critica quer a volta de gente pior do que ele. O que eu e os demais criticos queremos é um Presidente que entenda o clube, e que respeite a tradição do futebol do Mengão, ao invés de se locupletar com a fama e holofotes. Enquanto ficam aqui defendendo o EBM, o Muricy continua treinando o time para jogar no 4-3-3, escalando o Wallace, usando o Gabriel, e vamos acumulando vergonhas e decepções.

            • Então vai torcer pro vasco, que tem o Eurico que vai deixar o Vasco sem nenhuma divida. ah, faz me favor . SRN

              • Meu amigo disfarçado de EBM, eu ajudo a pagar as dividas do clube, não foi o EBM que fez um cheque, e ele não é dono do Flamengo. Ele está inventando um monte de desculpas para ir a Copa América com a Seleção, mas me diga uma coisa, se tem que dar um monte de declarações sobre um assunto deve ser porque existe algo de errado, né. A verdade é que o EBM está mordido pela mosquinha verde, noves fora isso, temos o nosso futebol sem comando, com um tecnico que faz o que quer sem cobrança, e um diretor de futebol por mais de 18 meses no clube que ainda não conseguiu emplacar uma sequência vitoriosa razoável para as tradições Rubro_negras. Eu não vou torcer pro Vasco, porque o Mengão não é só do EBM nem dos bandeiretes como você, mas de toda a nação e todos tem direito a opinar. Tenha um Bom domingo do dia das Mães.

                • Sim, entendo sua opinião, mas apoie o time nesse momento, a equipe precisa de motivação, veja como o time se sairá no inicio do Brasileirão, tenha paciência que você vai ver a reviravolta boa que teremos nessa temporada. SRN

    • Acompanha diariamente???? É conselheiro ?

      • Bandeirete detected!!! Quem é maior para os Bandeiretes, o Mengão ou o EBM?? Perguntem aos universitários…

        • Agora pra ele tudo é bandeirete, quando o fla conquista o hexa vc vai me chamar de SemiDeus, tenha paciência, vai dar tudo certo pro fla nesse brasileirão. SRN

Comentários não são permitidos.