Zé Ricardo – Um técnico moderno e com cara de Flamengo

Compartilhe com os amigos

“O mais importante (e FUNDAMENTAL) para o sucesso do trabalho é que a diretoria dê ao técnico total respaldo e segurança para colocar em ações o que pretende”

Como essa coluna pediu no ano passado após a demissão do Cristovão Borges, o Flamengo efetivou o técnico do Sub-20 do clube, Zé Ricardo. O novo treinador Rubro-Negro tem o perfil que muitos times fora do país já adotam há alguns anos, de um profissional que se preparou para o cargo, estudioso e que acima de tudo trabalha conforme a característica de cada jogador. Por isso trazemos um pouco do que esperar do trabalho que se inicia.

José Ricardo Mannarino tem 45 anos, recém-completados no último mês de março, e está no Flamengo desde 2012, quando assumiu a equipe Sub-15. Paciente e muito dedicado à preparação da equipe, Zé é adepto de bastante conversa individual para explicar o que deseja de cada um em suas estruturas táticas. Aberto ao diálogo, consegue transmitir e tirar o que quer individualmente. Mas é com bastante treinos que ele coloca em prática o explicado.

Jogadores e profissionais que trabalharam com o técnico dizem que ele busca que os atletas conheçam bastante os seus adversários, os pontos fortes e fracos. Essa filosofia de conscientizar quem entra em campo para ler o jogo é elogiada até por adversários que enfrentaram as equipes do Zé, chamando a atenção para a inteligência em cada situação que o jogo exige.

Com uma visão atualizada do futebol praticado atualmente, Ricardo gosta de implantar em seus times o 4-1-4-1, variando para o 4-2-3-1 quando tem a bola. Na base do Flamengo, principalmente no Sub-20, aplicava uma defesa sólida e que dava muita dificuldade aos adversários para fazer gol. Com isso, gosta de saída rápida em direção ao gol, explorando bem os contra ataques de velocidade, o que pode ser bem usado com os jogadores do elenco Rubro-Negro atual.

O trabalho do Zé Ricardo não vai aparecer da noite para o dia. É preciso que a torcida tenha muita paciência e que o deixe trabalhar, porque ele vai precisar. Porém o mais importante (e FUNDAMENTAL) para o sucesso do trabalho é que a diretoria dê ao técnico total respaldo e segurança para colocar em ações o que pretende. E claro, esquecer a contratação de outro treinador, principalmente Abel Braga. A solução está em casa, não fora dela.

Bruno Guedes

Fonte: Goal

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pra mim saiu melhor do que a encomenda. Estreia alvissareira pois já vimos técnicos consagrados no Flamengo que não estrearam com vitória. Se não mexeu muito foi por pura coerência pois até os veteranos estreiam assim, nada de mexer muito na estrutura tática do time e na maneira como o grupo já se acostumou, teve o fato de ter estudado a Macaca que acabou com o Palmeiras pelas laterais principalmente com o seu lateral esquerdo, e depois a maneira ortodoxa como armou o time quando em desvantagem numérica “encaixotando” a Macaca que “entalava” na intermediária. Vitória econômica e cirúrgica mas maiúscula dentro da conjuntura que se apresentava.
    Vida longa ao Zé na Gávea.

  • Espero que ele tire do time, Arão-Araujo-Gabriel-Cirino-Fernandinho (certamente não joga; foi expulso),
    Time para quinta feira em Volta Redonda – Muralha-Rodinei-Leo-Cesar-Jorge-Cuellar-Mancuello-Allan-Everton-Ederson-Vizeu;
    Mas certamente ele vai de : PV-Rodinei-Leo-Cesar-Jorge-Araujo-Arão-Alan-Everton-Cirino-Vizeu, pode crer, um time sem saída de bola com os perebentos do Araujo e Arão, e com pontas sem jogadas de linha de fundo…

  • Dos últimos 9 treinadores do flamengo, 8 pensam o futebol como o Muricy, Abel , Luxa e outros, portanto não é por um resultado positivo que o Zé tem que ser efetivado. Ele deve ser efetivado pra mudarmos o conceito de futebol que há muito nos faz perdedoores, Zé é um desses que entendem taticamente o futebol atual, monta estratégias independentemente do esquema, inteligente e admite que o futebol evoluiu e acompanha essa evolução, por isso é vital sua permanência no comando do time, pelo amor de Deus esqueçamos Abel e a mesmice que esse departamento tem usado costumeiramente no futebol.

    • Ótimo comentário,obrigado por não deixar que me sinta só!

  • So eu que acho que Cuellar não jogou de titular lor estar ainda meia boca com a torção que ele teve?!

    Tem jeito pra torcida, não.

    Reclamam demais, PQP.

  • Temos que elogiar sim, e dar apoio, na enquete deu 40 % zé e 19 % Sampaoli.. isso ai

  • Ele acabou de assumir o comando do time, tenham paciência com ele. Vocês acham que monta um time da noite pro dia. Exemplo e de grandes clubes do mundo que demoraram anos ou décadas para se criar um grande time. Então deixe o Zé Ricardo trabalhar, ele nem teve uma semana livre de jogos para treinar o time com a filosofia dele. Calma então a todos.

  • Meus queridos companheiros, vocês sabem o que é ter três dias para assumir um clube? Cheio de medalhões que não tem a pré-disposicao pra correr por um técnico do sub-20 que acaba de chegar? Será que um Sheik tem tanta vontade de mudar assim?

    Uma coisa é ele chegar e alterar posição de um Cuellar, um Mancu, um Arão. Acabaram de chegar, da pra ver que demonstram raça vontade. Agora Cirino e cia? Tenho minhas dúvidas.

    Ele vai chegar e tentar posicionar o que já estava sendo feito. Tenho fe que aos poucos as implementações táticas que víamos na base vão ser colocadas em prática. Um time compacto com transição rápida emais efetivo no ataque.

    E claro que eu prefiro o Muralha, Cuellar pra mim não é banco nesse time nunca, Mancu pode ter vaga ali na esquerda melhor posicionado.. enfim, tenho minhas convicções, assim como a maioria.

    Agora esse papo de “se continuar com PV vai rodar”, “433 não dá, entenda isso ou saia”..

    Se der o tempo que deram ao Muricy, tenho certeza que veremos muita evolução.

    Os resultados dependerão da união de efetividade da comissão técnica e apoio e comprometimento dos jogadores. Capacidades ambos possuem.

    • Concordo com seu comentário, principalmente em dar tempo, deram tanto tempo ao Muricy porque não dá tempo ao Zé Ricardo.

  • Pessoal, o Zé Ricardo só repetiu o que estava sendo feito, simplesmente porque ele não teve tempo apto elaborar nada. Foram 2 dias, pelo amor de Deus.

    É óbvio que ele não ia chegar com uma escalação inédita cheia de surpresas, ele nem conhece o elenco direito.

    Qual é a dificuldade de entender isso. Porra, tem gente que parece que vive em outro mundo.

  • “Um técnico moderno” que insiste no 4-3-3 com Fernandinho e MA de titulares e Gabriel como primeira opção de jogo. Só pode ser brincadeira.

    • Meu amigo, ele foi com o que tinha pronto. Meu Deus do Céu, vocês acham que isso é Master Liga? PES? FIFA? Não é assim que funciona. O Zé Ricardo nem conhece o elenco direito, ele não ia parecer com uma formação totalmente inédita.

      Ele colocou em campo o que vinha sendo trabalhado e deu confiança aos jogadores. Só isso.

      • Poderia até não ter entrado com uma formação “inédita”, como se os jogadores fossem mirins, mas tudo bem, vamos lá..

        Ele deu confiança pra quem? Gabriel, MA, Fernandinho?

        E os outros jogadores que são mil vezes melhores que esses caras e continuam no banco? Será que isso motiva os caras ou desanima?

        Se no elenco não tivessem jogadores melhores eu até concordava, mas não dá, o time é ridículo.

        • Porque são os jogadores que mais entram e tem tido papel mais bem definido na equipe.

          Me diz aí, você acha que a melhor posição do Mancuello na equipe do Flamengo foi encontrada? Ele teve continuidade? Mesma coisa para o Ederson.

          E o Cuellar estava voltando de lesão, por isso não entrou de cara.

          Não estou dizendo que não concordo contigo Rodrigo, eu também acho que Gabriel, Márcio Araujo são jogadores medíocres, no sentido original da palavra.

          Só estou tentando dizer que o time que entrou em campo foi o do Muricy, o Zé Ricardo estava ali para suportar o trabalho que já vinha sendo feito.

          Ele teve grande mérito levantado a moral dos jogadores, não é qualquer um que conseguiria, principalmente nessa situação.

          As preferências pessoais dele a respeito de jogadores, esquema tático, isso só vai aparecer com o tempo, se ele continuar no comando. Torcendo para que sim.

    • Vamos la então jogadores de Bomba Patch, PES.

      Dê -nos a honra de acompanhar seus métodos de abordagem com esse elenco cansado e sem raça, com salários altos e imensa capacidade de racha de elenco, boicote e queda de técnico.

      O que voce faria? E, melhor, como você faria? O que você falaria pro Sheik que ia colocar o Paqueta no lugar dele? E pra diretoria, voce tem esse feedback e respaldo todo? Que moral em. Assume o clube lá pra nós.

      • O q eu faria? Certamente não colocaria Fernandinho, MA nem Gabriel para jogarem, já começa por ai. Ou vc acha que eles são melhores que os outros q estão no banco?

        Não sou PHd em futebol, sou só um torcedor que viu o Flamengo sendo um time e não um bando de jogadores medíocres que conseguem enganar meia dúzia de torcedores. Não vou me acostumar nunca com esse time.

        SRN.

        • Com certeza não são kkkk nem de longe. Minha opinião mesma que a sua. So não concordo em criticar um trabalho com menos de uma semana só por que ele optou por peças que julgamos erradas.

          Um exemplo, você tem dúvidas que Cirino e Ederson em outros clubes renderiam bem? Na mão de um Tite, um Roger?

          Eu não tenho. Principalmente o Ederson..

    • é né pq ele no seu primeiro jogo já iria colocar um 4-1-4-1 sem nem treinar essa formação com eles, realmente o zé é um idiota q n sabe nada. se eu fosse vc eu apagava esse comentario cara de tanta baboseira q tem nele

      • O problema não é só a formação, é a escalação!
        Ou vc acha correto deixar Cuellar, Mancuello, Ederson no banco?

    • A todos amigos que discordaram do meu comentário, eu respeito a opnião de vcs, porém não concordo.

      Ele não conhece o elenco, tudo bem, mas isso não é desculpa para entrar com Fernandinho e colocar Gabriel peteleco como primeira opção de mudanças.

      Ou vcs acham que é correto deixar Cuellar, Mancuello no banco?

      Cara, já se passaram 6 meses e o time não tem um padrão de jogo, os melhores jogadores estão no banco de reservas enquanto jogadores medíocres “jogam”. Me desculpem, mas não vou me acostumar a ver o flamengo medíocre nunca.

      SRN.

      • antes de tudo estamos aqui para debater ideais por isso irei respeitar a sua opiniao igualmente mas n concordo pois essa só a primeira vez do zé ricardo amigo e se ele mudasse demais o time perderiamos para a ponte e se vc reparar, com o zé o time ficou mais compactado diferentemente de com o muricy q o time ficava espaçado. o teste de verdade do zé será contra o palmeiras então vamos esperar até esse jogo para podermos ter uma opinião mais concreta sobre ele

  • Eu não quero a continuidade do Zé Ricardo por causa do jogo de ontem, longe disso.

    Muito pouco do que foi visto domingo, em termos táticos, veio do nosso técnico interino. Eu diria que o mínimo.

    Pelo tempo que ele teve para treinar, creio que ele passou bem por alto algumas orientações, mas a maior parte do que foi visto ainda é do Muricy. O mérito do Zé Ricardo no jogo de domingo foi a confiança que ele passou para o time, ter feito os caras jogarem com vontade.

    Então não faz sentido justificar a continuidade dele pelo jogo de ontem. Eu quero que ele seja o técnico primeiro porque o cara já mostrou que é bom, é atualizado, entende de tática. Tem repertório.

    Depois ele é da casa, e nosso histórico com técnicos da casa é o melhor possível.

    E por último as opções externas que viriam para mudar alguma coisa estão fora do alcance, o resto é aposta.

    “Ah mas o Zé Ricardo também é aposta”.

    Ele é, só que tenho certeza que a torcida, os dirigentes, sócios e conselheiros vão ter muito mais paciência com ele do que com um Fernando Diniz, Sergio Viera, ou até mesmo um Eduardo Coudet (Rosário Central).

    • com o zé ricardo o time ficou mais compacto tbm

  • Sim. Não se preocupem. Na próxima partida ele escalará o Messi, o CR7, o Neimar e o Ibra. Também vai pro gol o Neuer. O que vcs querem? O cara tem que escalar o que temos e são esses daí: MA, Fernandinho, Cirino, Gabriel etc. Vamos com calma gente. Deixem o homem trabalhar! SRN.

    • Pois é, deixa eles.

  • O mais difícil é isso: “[…] o mais importante (e FUNDAMENTAL) para o sucesso do trabalho é que a diretoria dê ao técnico total respaldo e segurança para colocar em ações o que pretende.

    A torcida do mais querido é paciente sim, em sua maioria (tirando os radicais), é só ver o exemplo dessa primeira gestão do EBM, que a galera segurou a onda e aceitou a reestruturação financeira do clube.

    Problema são os corneteiros (que não fazem parte da pasta de futebol) com certa influência lá na gávea. Todo mundo dá pitaco, EBM não tem feeling e me parece não saber impor força pra frear essa rapaziada. Calma lá, como disse o Mauro Cezar uma vez, quem tem que assumir as rédeas do futebol são: Presidente do Clube, vice de futebol e diretor de futebol, fim de papo.

    Ninguém quer saber as preferências por técnico Y e jogador X de vices de outras áreas, cada macaco no seu galho irmão.

    SRN.

  • Ótimo texto. Concordo

  • PAULO VICTOR, VULGO MÃO DE ALFACE OU QUIABO. CONTINUA FORA POR FAVOR, NUNCA TE PEDI NADA…

  • Vamos aguardar pra ver quantas derrotas serão necessárias para a mídia e os “torcedores sensitivos” começarem a julgar que o técnico passou de moderno para um lixo.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk comentario perfeito!!!!!!! Não iria crucifica-lo se tivesse perdido como também não vou endeusar por ter ganho, fazendo o basico que foi feito ontem pra mim ja esta bom, o problema é q na hora q perder alguns jogos já vão falar q é lixo, q não presta, q escala errado, tem torcedor q tinha q mudar de time, acho q deveriam torcer para o Barcelono ou para o Real Madri.

    • Se não colocar quem tá melhor pra jogar, logo logo vai se queimar. Muralha está bem melhor que PV e ele já falou que PV volta.

    • Vdd mas espero que mantenham o cara o trabalho dele é elogiado por todos tomara que dêem tempo assim como deu pro Muriçoca

    • E nesse primeiro jogo ele repetiu o time do Muricy.

      Espero que ele mude isso logo.

      • Cara.. 3 dias! 3!

        • Eu entendo que só tem três dias.

          Por isso mesmo não estou exaltando o grande feito dele taticamente, com alguns.

          Ele teve um papel importante no motivacional. Mas a parte tática o time repetiu os outros jogos e não criamos quase nada.

          • Claro claro.

            Eu exalto o que vi consolidado dele. Só serviu pelo emocional o último jogo.

            • Mas é fato que as linhas de 4 ficaram mais bem definidas e compactadas.

              • Também acho.

                Mas tipo, parece que ele pegou um sistema errado, uma ideia equivocada de jogo, e pelo pouco tempo, ajustou minimamente e deu alguma injeção de animo.

  • Só espero que ele mantenha o Muralha….

    • Embora concorde com você, ele adiantou ontem que PV volta quando estiver recuperado das dores lombares.

  • Começou com o pé direito, mas vou esperar pelos jogos contra Vitória e Palmeiras para dá minha análise

    • Imediatista!

      • Pois é, Ricardo. As pessoas querem sempre resultados mais rápido o possível. Eu sempre tive paciência com os treinadores do Flamengo, embora criticava também as mudanças táticas que eu achava erradas que eles faziam. Mas e isso, tem que tempo ao tempo para ver se funciona ou não. O Zé Ricardo teve 2 ou 3 dias com os jogadores e os torcedores acham que ele vai fazer um “revolução” tática no Flamengo em tão pouco tempo.

Comentários não são permitidos.