4-3-3? SIM!

4-3-3, 4-4-2, 3-5-2, 6-4-0, tanto faz! Tenho visto esta discussão por quase a maioria da torcida. Não importa a tática, mas sim a quantidade de jogadores que atacam e defendem. Para quem gosta de nomes, o Flamengo hoje joga no 4-2-3-1. Quando está com a posse de bola, ataca com 6 jogadores, são eles: Arão, Rodinei ou Jorge (nunca os dois), Alan Patrick, Everton, Cirino e Vizeu. Quando não está com a posse de bola, defende com 5 jogadores no meio-campo: Everton, Alan, Cirino, Arão e Márcio Araújo, deixando somente o Vizeu na frente. Em jogos com mais tranquilidade, ficam o Alan e Vizeu na frente deixando Everton e Cirino voltarem para recompor o meio. Para quem gosta de nomes, o Flamengo defende no 4-5-1.

A questão não é a tática usada e sim a qualidade dos jogadores da frente. Everton, Cirino e Vizeu vem atuando muito abaixo do que podem produzir, não conseguem fazer uma jogada de triangulação com eficiência e muito menos parar a bola no ataque. Não vou estender críticas à ninguém mais do time porque temos de apoiar quem está em campo e eles não são se escalam. Pensando como o Zé Ricardo, qual a única razão para ele manter esses jogadores, tendo jogadores da mesma ou superior qualidade no banco, como Mancuello, Cuéllar, Ederson, Thiago Santos, etc? A única explicação plausível seria a capacidade física de Everton e Cirino em recompor e acompanhar os laterais adversários.

Vamos voltar um pouco no tempo e ver qual nome vocês dariam para as táticas dos nossos últimos times campeões. 2009: Bruno, Juan, Angelim, Álvaro (David era reserva), Léo Moura; Airton, Willians, Maldonado e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. 2013: Felipe, André Santos, Samir, Wallace, Léo Moura; Amaral, Luiz Antônio, Elias, Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Seria 4-3-1-2? `Há, mais em 2009 o Willians atacava pela direita, Maldonado chegava na frente da área adversária e em 2013 Luiz Antônio e Elias atacavam´. Está aí o X da questão. Não importa o nome que se dê a tática e sim como ela funciona dentro de campo. O problema recente do Flamengo, primeiro era de vontade, que parece ter resolvido com a chegada do Zé Ricardo. Agora o problema é de qualidade.

Alan Patrick e Arão são os jogadores que mais cresceram de produção com a chegada do Zé Ricardo. Não vou citar Muralha porque ele não jogava e a dupla de zaga chegou agora. Na cabeça do torcedor a escalação dos sonhos seria 90% assim: Muralha, Jorge, Vaz, Rever, Rodinei; Cuéllar, Arão, Alan Patrick e Mancuello; Sheik e Guerrero. Pode trocar os nomes, mas a estrutura seria essa, não é? Mas infelizmente dentro de campo teríamos que ter tempo para treinar a recomposição pois no momento iria ser uma avenida. Outro ponto importante é o tempo que o Zé está tendo para treinar, porque para alterar essa estrutura que o Muricy deixou precisa de tempo e como o Flamengo só joga fora de casa pelo menos de momento, está fora de questão.

Enfim, não importa o nome da tática e sim como funciona dentro de campo. Hoje nós temos vontade, estrutura defensiva e falta qualidade nos jogadores de frente, exceção à Alan Patrick. Com a volta de Guerrero, espero um pouco mais de qualidade na parte de conseguir o domínio de bola e esperar até o time chegar. Sheik pode acrescentar em uma parte do tempo pois acho que não tem mais físico para aguentar os 90 min e o Ederson até agora é uma incógnita no Flamengo. Thiago Santos é um jogador que o Zé poderia testar no lugar do Cirino ao invés de Gabriel ou Fernandinho. E qual seria meu time do meio pra frente? Manteria a mesma estrutura com pontas que marcam os laterais e começaria com Márcio Araújo, Arão, Alan Patrick; Mancuello, Sheik e Guerrero. No segundo tempo, Cuéllar, Everton e Thiago Santos quando acabar o gás da galera que tem que acompanhar os laterais (Sheik e Mancuello) e talvez substituir um volante que esteja com cartão amarelo, cansado ou até mesmo para fechar o time em caso de reta final do jogo para explorar os contra-ataques. Só não podemos mais abdicar de jogar como no segundo tempo contra o Cruzeiro e o ontem contra o Santa Cruz. Ganhar é sempre bom mas podemos vencer sem sofrer tanto. Pelo menos o nosso treinador assumiu que o time não foi bem na parte ofensiva. Eu acredito no Flamengo e acho que com alguns ajustes vamos brigar pelo título!

Aquele abraço!

André Barros

  • Gostei do texto, segue muito uma linha de raciocínio que eu tenho. O time hoje precisa dos velocistas Éverton, Cirino, Fernandinho para funcionar. Para armar um time sem eles precisa haver uma reformulação no modo de jogar. E quem vai fazer essa reformulação é o técnico interino que faz cada jogo sem saber se estará no próximo? Não tem lógica.

  • Em nenhuma hipótese há chance do Sheik jogar nesse ou em qualquer esquema.

    Justamente porque ele não tem disciplina tática. Sai da esquerda pro meio, do meio pra direita, e esquece de acompanhar a subida do lateral adversário.

  • A análise foi boa, mas discordo que seja tão difícil de utilizar a escalação “ideal”. O time já jogou assim algumas vezes e se comportou muito bem.

  • O problema não é o esquema, mas sim nos jogadores Cirino, Evertom e etc.. estão muito mau, deveriam ficar na reserva os caras ja estão queimados vão esperar a situação ficar insustentavel para sacalos do time? as vezes penso que esse time é escalado por empresarios!

  • Quando perdíamos porque não tínhamos zagueiro, o problema era o esquema. Chegaram zagueiros, o time melhorou e agora já defendem o 4-3-3.

  • o negocio é colocar o thiago santos no lugar do cirino e mancuello no lugar do everton ai ficara perfeito mancuello alan patrick no meio, mancu mais aberto na esquerda e thiago santos e guerrero no ataque ficara perfeito.

    • Queria muito ver essa formação.

  • Eu queria mais chances ao ederson e ao thiago santos no lugar de cirino e everton, o ederson pode nao ter a mesma velocidade desses dois mais é muito mais técnico e inteligente, alem de saber chutar. O Thiago corre tanto quanto ou ate mais, e é habilidoso, parte pro drible msm.

  • O esquema é 4-1-4-1

    Marcio Araujo sempre está entre as duas linhas

  • Hoje eu vi. São Paulo só conseguiu suportar a pressão rubro-negra no último domingo pelo talento individual do Calleri. Hoje com ele suspenso foi um clube medíocre. E acabamos a rodada no G4. SRN.

    • Perfeito, jogaram nada. Ainda vai sair o Maicon no fim do mês. Será um time mediano.

  • O time poderia estar em outro plano,outro patamar. Cirino é péssimo, everton esforçado seria interessante testá-lo na LE, vizeu ainda sem condições, Márcio Araújo, este divide opiniões, mas não trocaria um meio com cuellar, Mancuello e Arao e AP mais solto. Aos poucos estamos entrosando. Guerreiro retorna contra os flores. Eu testaria o ederson ou o thiago da base no lugar de cirino.

  • Meus Amigos, o FLAMENGO melhorou defensivamente e está ganhando porque entraram no time, -MURALHA -REVER e o -VAZ, não tem nada a ver com o Zé Ricardo e nem com o Caramujo!
    Essa é a minha opinião!!
    Ontem quem “ganhou” o jogo foram o – ARÃO, o – MURALHA, o VAZ e o – REVER e tivemos a sorte do nosso lado porque o Santa Cruz perdeu mais chances de gol que o FLAMENGO e, se o P V estivesse em campo ontem, teríamos saído de lá goleados!

    • Falae Douglas… Também compartilho dessa idéia. A zaga está monstra. Vaz está muito bem, bela contratação junto ao rever. Márcio Araújo tem demonstrado um esforço enorme. Mas de imediato eu tiraria o cirino e mudaria este esquema… Acredito que o Zé saiba o que está fazendo. Estudioso e calculista provou ser… Mas acho que deveria esquecer essa idéia de ponta com cirino, everton, Gabriel, Fernandinho… Ederson, cuellar e Mancuello terão suas sequências, Zé não será injusto, acredito nisso.

  • Tá aí o maior erro do futebol atual… atacante ter que marcar lateral até na linha de fundo.
    O atacante por ter que marcar, perde totalmente o fôlego quando vai atacar, por isso o Éverton todo jogo tem que sair e o Cirino não rende.
    Analisando com medidas proporções, o Cristiano Ronaldo joga aberto pela esquerda, mas raramente marca o lateral até a linha de fundo, ele simplesmente aproveita a subida do lateral e se projeta nas costas do adversário, dessa forma, obriga o adversário a fazer a cobertura com alguém do meio ou corre o risco do CR7 sair no mano a mano com o zagueiro.
    Concordo que os atacantes têm que compor o meio, mas acho errado ter que voltar até a linha de fundo e talvez por isso o futebol do Cirino sumiu.

    • Cara o CR7 não acompanha mas o restante do time tem que acompanhar, e CR7 se paga Muito la na frente.
      Observe o time do Bayern e do Barça e veja que todos eles marcam, linhas próximas e futebol moderno.
      Atacante não pode ficar na frente sem ajudar o time.

      • Uma coisa é atacante marcar na frente ou ajudar a preencher no meio, outra coisa é atacante marcar na linha de fundo do seu próprio campo de defesa e isso o CR7, Messi, Neymar, Suarez e Robben não fazem.

        • COM CERTEZA LUCAS VC FALOU TUDO..PORISSO O FUTEBOL BRASILEIRO ESTA UMA MERDA,JOGADOR BOM NA BOCA DESSES COMENTARISTAS IDIOTAS É O QUE MARCA LATERAL AGORA….TA BOM.E OUTRA,O MANCUELO É VOLANTE,QUE CHEGA NA FRENTE, COLOCAR O CARA NESSA POSIÇÃO VÃO QUEIMAR ELE LEGAL,POIS NÃO VAI FAZER UMA COISA,NEM OUTRA…O ÚNICO JEITO DE FAZER O MANCU RENDER É A BANDONARESSE ESQUEMA DE PONTAS E JOGAR NUM 442 LOSANGO COM CUELLAR DE CABEÇA DE ÁREA MANCUELLO PELA ESQUERDA,E O ARÃO PELA DIREITA COM PATRICK SOLTO DE MEIA CAMISA 10

          • É isso aí, Mayko, você deu a “receita do bolo”!
            Essa é a melhor formação para o nosso meio de campo, num 4-4-2!!!!!!!

          • É exatamente assim que deve ser a forma do Flamengo jogar, porém infelizmente o nosso interino não pensa isso.

          • Faço das suas as minhas palavras… Eu sonho com isso… Este losango, e pra cereja do bolo, ederson ou outro jogador com qualidade ao lado do peruano…

        • Faz sim, o “ovinho” que o Cristiano Ronaldo tomou uma vez do Daniel Alves foi justamente na linha de fundo do real, pois ele tinha voltado até ali para acompanha-lo.

          • Ele faz isso raramente.
            Tomou o “ovinho”, pois não sabe marcar.
            A maioria dos treinadores escalam os pontas muito mais preocupados em marcar os laterais adversários do que atacar e é isso que eu questiono.

  • Cirino tá matando o ataque!

    • Cirino não está conseguindo passar por nenhum marcador, esse cara sim, na minha opinião foi muito superestimado. Podia tentar colocar o Nixon, e no lugar do everton poderia colocar o Mancuello mais recuado, talvez melhorasse esse esse nosso ataque.

      • Perfeito mano. Ou ederson, ou quem sabe aquele moleque da base, que joga pela direita. Esquece Gabriel, Fernandinho, cirino…

        • Thiago santos!!! ao lado do Leo Duarte e o melhor da base! seria ótima válvula de escape

          • Esse lek ae mesmo. Mas com paciência veremos os moleques da base tendo suas chances. Vizeu e Leo duarte tiveram as suas. Espero o paqueta, thiago, terem também.

  • Posso até entender o MA e Everton no time, mesmo não sendo os que gostaria de ver como titular – mas Cirino não tem nenhuma condição de atuar com a camisa do Flamengo. Ele é muito, mas muito fraco.

    • Vms torcer pro Ze por ou Sheik ou Ederson no lugar dele.

      • Ederson é outro perna de pau. Mas a torcida gosto dele né, porque é injustiçado por jogar fora de posição..rs

      • Sheik ja deu e Ederson ? Eu prefiro o Cantero do que essa porra de Ederson kkkkkkkkk

      • Sheik, ?? tu tá de scanagem né? ??

    • Explique o pq do Everton o do MA ele corre , mas nao precisamos de corredor tendo o Cuellar para jogar o Cirino ja esta jogando a um tempao e ainda tem gente falando que ele esta pegando ritmo kkkkkkkkkkkkkk

  • Trio para Domingo: Sheik-Guerrero-Everton. Já melhora alguma coisa.

  • MA e Cirino não dá, torço pela vitória, mas se perder não ficarei puto!

  • Em minha opinião, everton e cirino só tem condições de jogar com o time ganhando, para puxarem o contra-ataque e olhe lá… ou o everton de lateral esquerda… mas pra começar jogando? nenhum dos dois..

Comentários não são permitidos.