Análise: não existe lugar para Cuéllar e Mancuello no Flamengo?

Duas contratações mais caras do Flamengo em 2016, Mancuello e Cuéllar custaram cerca de R$ 12 e 8 milhões, respectivamente, aos cofres do clube, porém perderam espaço com Zé Ricardo. O interino conseguiu dar padrão ao Rubro-Negro com apostas em Márcio Araújo e Alan Patrick – o último, que não conseguia se firmar com Muricy Ramalho, foi titular em todos os jogos do treinador pinçado dos juniores. Mas não é possível encaixar os dois maiores investimentos da temporada no time principal? No esquema 4-2-3-1, sim. O colombiano entraria como “doble 5”, um dois dos volantes que ficam à frente da zaga.

Executou essa função em sua estreia pelo Fla, contra o América-MG, pela Primeira Liga. Já o argentino ficaria mais aberto pela esquerda, auxiliando Alan e Arão na armação de jogadas.

Esse esquema, aliás, permitiria que Willian Arão voltasse a infiltrar na área com maior frequência. Muricy Ramalho o cobrava bastante para este tipo de jogada, e o camisa 5 cumpriu à risca as orientações de seu ex-comandante. E Cuéllar melhoraria a saída de bola, pois tem o hábito de se apresentar próximo aos zagueiros e ao goleiro com maior constância do que Márcio Araújo. O bom passe e domínio de bola também o ajudam nesse sentido.

O colombiano gosta de ter à companhia de Márcio Araújo à frente dos zagueiros. Internamente, ele admite que é o melhor volante com quem jogou no Flamengo. O elogio do gringo, aliás, é comum dentro do elenco. Outros companheiros e ex-treinador defendem Márcio com unhas e dentes.

Mancuello entrega mais técnica e mais posse de bola ao meio-campo rubro-negro. Além disso, assim como Alan Patrick é especialista em cobranças de falta, arrisca chutes de longa distância e tem bom cruzamento. Em contrapartida, é válido registrar que Mancu não rendeu bem nas últimas oportunidades dadas por Zé Ricardo.

As entradas dos gringos implicariam nas saídas de Everton e Marcelo Cirino, que imprimem mais velocidade ao Flamengo. O primeiro até tem participado bem, soma um gol na competição, uma assistência e cruzou a bola que resultou no primeiro gol contra o São Paulo – Rodrigo Caio fez contra. Cirino, por sua vez, não foi decisivo em nenhum dos dez gols rubro-negros na competição. Fernandinho, outro dos pontas velozes, ajeitou para Alan Patrick assinar uma pintura diante do Palmeiras.

Alan e Arão são os mais decisivos e criativos do Flamengo no Brasileiro até então. Participaram diretamente de 80% dos gols rubro-negros – oito dos 10 gols. O primeiro tem dois marcados, duas assistências e levantou na área no gol contra da Ponte Preta a favor do Fla. O outro tem números parecidos, apenas com um gol menos em relação ao seu parceiro de meio-de-campo.

Depois de ser titular contra o Vitória (1×0) e sair no intervalo, Mancuello não voltou mais a ser utilizado por Zé Ricardo. Com o interino, tem 116 minutos – divididos em três partidas – jogados de 630 possíveis (sem contar os acréscimos). Já Cuéllar atuou quatro vezes, todas como reserva.

Outro jogador caro – recebe R$ 250 mil mensais -, o meia Ederson é outro que sofre com poucas oportunidades. Desde a entrada de Zé, jogou duas vezes e foi titular somente contra o Figueirense. Gabriel, que não consegue repetir o bom momento vivido no segundo semestre de 2014, está em sua frente como opção para o segundo tempo. Apesar das poucas chances e de não ter tido sequência, o camisa 10 não foi bem em 2016, diferentemente de seu início no clube, em 2015. O próprio tem consciência disso, mas espera entrar com maior frequência.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Será mesmo que o Fla não pode jogar com uma formação +/- assim?:

    ------------------- Muralha ---------------------
    Rodinei ---- Rever -----Vaz ---- Chiquinho
    ------- ----------- Cuellar ------------------------
    -------W. Arão ------------- Mancuello ------
    ----------------- A.Patrick -----------------------
    -------- Guerrero ------- Vizeu -----------------

    Os laterais teriam mais liberdade para ir na frente, e o Arão e Mancu tb ...
    * não gosto do Guerrero, acho muito $$$ para pouca bola, mas quem sabe funciona como um segundo atacante

    • concordo, pode jogar desse jeito, o problema é alguém enxergar que gabriel não é jogador...gostaria de ver uma certa continuidade do ederson, pq se tem chance pro gabriel, convenhamos que ele poderia ter algumas tb,
      se n corresponder ok, mas só insistir em gabriel que NUNCA corresponde, isso é algo que n da pra entender...

      enfim, o Fla tem evoluido sim,mas acho que com esse time citado pode render mais...se n render volte pra formação antiga, peço 2 jogos seguidos só, nem é mta coisa...
      SRN !

      • O Gabriel é dificil de entender mesmo ... o Ederson é bom jogador, mas deve ter algum problema com o cara, ele não rende em campo (talvez seja mesmo o caso de dar um certa continuidade, deixar o cara se sentir titular e ver o quento rende)

    • Pode ser. Boa ideia. Interessante mesmo. Vizeu mais centrado e Guerrero mais aberto...boa ideia. SRN.

      • Foi isso q pensei ... de algum jeito esse peruano tem que mostrar um pouco de futebol ... na posição que joga no Fla, já vimos que n~eo rende ... o jeito é tentar em outra

    • Cara eu ja desisti...não se o que nos falamos aqui fizesse diferença,mas vai continuar na mesma....uma péna
      Essa seria a formação ideal,apenas com dúvida no ataque

      • Sim ... sonhamos com um ataque dos sonhos e acordamos com Cirino, Gabriel, Ederson, Sheik, Guerrero e Vizeu .... Acho muito estranho algumas coisas que acontecem no Fla ... alguns jogadores tem empresário muito forte ... só resta torcer e cornetar msm rsrs

      • Pode ser, acho q a experiência ajudaria, e acho que o Ederson precisa tb mostrar alguma coisa em campo, e talvez tendo um continuidade jogando pode dar certo ... mas eu pensei no Guerrero como segundo atacante, pq na posição que ele joga no Fla já vimos que não rende. Por isso pensei no Vizeu mais fixo

    • Olá André... Beleza?
      Só não trocaria o Jorge pelo Chiquinho, o menino com o ZR está subindo de produção.
      Grande abraço!
      SRNegras!

  • Não concordo completamente, perderíamos velocidade e não teríamos contra ataque. Funcionaria melhor com o Arão como volante mesmo, aparecendo apenas "na boa". Li que o Flamengo está tentando o empréstimo do Bernard e sonda o Vargas pra caso o Guerrero saia. Aí sim poderia funcionar. O Mancuello é lento, mas teríamos duas opções de velocidade e qualidade no setor ofensivo que nos permitiria ter um "ponta" lento. Pra funcionar, o Cuellar teria que cobrir o lado esquerdo, subindo pouco ao ataque.

    • Amigo depende a meu ver...É uma questão de posicionamento. Conca era lento, e jogava muito, Alex era lento e jogava pra porra... Patrick, não é veloz também. É uma questão de esquema. para mim Cuellár, por exemplo é muito melhor que MA e faz a mesma função mole e com muito mais refino.

      • O técnico quando é bom tem que se virar pra colocar os melhores jogando juntos... Vide Zagallo em 70

        • Cosme...
          também penso que essa é uma qualidade imprescindível num técnico de ponta e que se inove sempre.
          Qual será a dificuldade com esses com os dois não é mesmo?
          Grande abraço.
          Mengão Sempre.

      • Almir, se me permite expressarei minha opinião... Para a entrada dos jogadores que os torcedores pedem, o time tem que passar por uma mudança tática... A equipe tem que saber jogar com velocidade ou cadenciando o jogo, tudo na hora certa. Por isso Patrick é tão importante (e também porque está jogando muito é claro). Cuéllar dá um banho no M. A. em termos de técnica é claro... Agora repare que depois que o M.A. praticamente não sofremos mais com bolas nas costas do Jorge. Cuéllar vai entrar no time, é questão de tempo, mas vai entrar quando o time estiver mais organizado (e essa organização já está acontecendo). Mancuello e Ederson são mais lentos que nossos pontas atuais. Se entram, quem ajuda os laterais a marcarem a subida dos adversários pelas pontas? Zé Ricardo não quer confiar (pelo menos por enquanto) só na cobertura feita pelos volantes, o que faz muito bem, pois ainda sofremos muitos gols.

      • Almir... beleza?
        Concordo e acrescento:
        Por que então não bolar uma forma de aproveitar melhor esse dois valores?
        Não sei muito a coisa da arrumação tática mas é uma pena termos investido tanto com dois muito bons jogadores e os mesmos mofando sem nem entrando no meio dos jogos, o tempo praticamente todo no banco...
        se ao menos fossem opções constantes de entrada no 2º tempo ficaria menos insatisfeito.
        Grande abraço!
        Mengão Sempre!

      • Sim, concordo, mas o problema é que um jogador lento se encaixa no time, mas no esquema sugerido na matéria ficaríamos sem nenhum jogador de velocidade. Jogaríamos bem, mas não teríamos contra ataque. Mantendo o Arão de volante poderíamos ter um 4-4-2 com um jogador rápido ao lado do Guerrero, com Mancuello e Patrick no meio. A dificuldade do Zé é que tanto Alan Patrick quanto o Mancuello jogam pelo lado esquerdo.

    • Vargas ? Sairá super valorizado após a Copa America.... esquece...

      • Mais uma vez sonhando que não custa nada...
        Rsrsrsrsrsrsrs
        Grande abraço!
        Mengão Sempre!

    • A saída não é apenas o Cuellar e o Mancuello nos lugares de caramujo e everton, mas Thiago Santos e Nixon nos lugares de cirino e vizeu.

      Aí sim, teríamos a velocidade dos moleques na frente, recebendo assistências de Alan e Mancuello.

      • Assim eu concordo. Mas na matéria forma o quarteto ofensivo com Mancu, Arão, Alan Patrick e Guerrero, todos lentos. Funcionaria quando tivéssemos controle do jogo e mais posse de bola, mas quando precisássemos explorar o contra ataque ficaríamos sem essa opção. Não acho que o Arão tenha que ser meia, ele marca bem pra um volante técnico que nem ele, só precisa sair menos pra dar mais atenção à marcação. Botando o Márcio Araújo no banco poderíamos ter um 4-4-2 com Cuellar, Arão, Mancuello e Alan Patrick no meio e um atacante rápido ao lado do Guerrero. Não acredito que o Guerrero vá perder a vaga pro Nixon, mas pode ser uma boa opção pro segundo tempo dos jogos.

    • Rafa...
      Por que então não bolar uma forma de aproveitar melhor esse dois valores?
      Não sei muito a coisa da arrumação tática mas é uma pena termos investido tanto com dois muito bons jogadores e os mesmos mofando sem nem entrando no meio dos jogos, o tempo praticamente todo no banco...
      se ao menos fossem opções constantes de entrada no 2º tempo ficaria menos insatisfeito.
      Grande abraço!
      Mengõ Sempre!

      • Man, mais não tem que fazer forma de jogo nenhuma pra 2 jogadores entrar no time, a equipe está começando a jogar bem agora com todos jogadores já sabendo o que tem que fazer dentro de campo ....

        • Pode ser... mas para o Mancu então entraria no lugar de quem???
          Dê aí a dica...
          Mengão sempre!

          • Acho que o Alan Patrick e Mancuello não podem jogar juntos deixaria ele no banco mesmo , só trocaria o Cuellar pelo Araújo

          • E ai Carlos !!

            Então Mancuello foi citado por Tata Martine como melhor 2 volante com chegada na area com boa finalização , so no flamengo o cara chega e vira camisa 10 , é meia esquerdo entao vira ponta esquerda , deixa o cara jogar na posição dele que levou a seleção , cuellar centralizado , Mancu e Arao como segundo volante 1 pela direita ou pela esquerda marcando e chegando na area como elemento supresa . Time ficaria forte defesinfo e com qualidade no meio.

            SRN.

        • E aí Indian beleza??
          Não esqueçamos que Futebol Profissa não é como na pelada que escolhemos os melhores e pronto.
          Há toda uma escolha de jogadores por suas características pessoais para atender determinado tipo de esquema que o técnico pensa para o time.
          Teria que ver o que o ZRicardo pensa para cada jogo e adaptar esses mesmos para isso, TALVEZ não tenham entrado por esse motivo ou então é preconceito com os gringos..
          Grande abraço!

      • É verdade. Com a defesa organizada acredito que eles entrem no time novamente.

  • O time evoluiu com o ZR, mas creio que dá sim para Mancuello e Cuéllar atuarem no time titular. Não me entra na cabeça as duas contratações com maior expectativa no início do ano serem banco. E eu não falo isso porque simplesmente foram caros, mas também pela qualidade que os dois tem. Poderia até atuar o Marcio Araujo e o Cuéllar juntos, com Arão, Patrik, Mancuello e Guerrero na frente (4-2-3-1). Mas poderia até mesmo no 4-4-2.
    Acho que está bem claro que os atacantes de ponta do Fla (Fernandinho, Cirino, Everton, Sheik, Ederson) nada produzem, então porque não abrir mão desse esquema atual para colocar outro que favoreça a entrada do Cuéllar e do Mancuello.
    Tá na hora do Rodrigo Caetano e o "centro de inteligência" de contratações do Fla saber porque não são escalados. Isso é coerência, porque se continuar como está quer dizer que 20 milhões foram gasto em vão?
    Outra coisa que nao entendo: para que serve o Canteros? O cara nao atuou bem em 2015. Mas quem se destacou ano passado ? Acho que so Kayke e Jorge. Canteros teve um 2014 muito bom e no time do ano passado era dificil alguém ir bem, a começar pela zaga.
    Pelo Visto so no Fla que os ultimos estrangeiros não vingam. Em outros times tao tendo espaço e jogando bem (Cazares no Atletico, Bolaños no Gremio).
    Ai falaram (ou cavaram) sobre Vargas no Fla. Ai pergunto: se vier vai ter oportunidade ou irá bancar para um dos "atacantes de pontas" já citados. ?

  • Eu vou contra a maré, acho muito válido repetirmos a escalação no próximo jogo, Cirino, everton e M.Araujo são limitados, mas são esses que o Zé quer jogar, que entrem eles, que essa escalação se repita e q pelo amor ao Flamengo o time pegue entrosamento, quantas vezes repetimos o msm time esse ano? Eu acho q por mais q o time seja limitado o entrosamento conta muito, os jogadores se conhecer, não adianta nada, dps o Mancú da umas mancadas ai todo mundo pede pra ele esquentar banco, isso vira um ciclo, o time não está mal, jogamos demais contra os bambis, o melhor jogo do ano. Alguem aqui acompanhou a copa sp esse ano? ALguem lembra do Mateus Sávio, um dos craques esquentou um banco legal, mas jogou a final, fez gol e tudo mais, assim será com o Mancú e o monstro Cuellar...tenhamos paciência! Mais apoio e menos corneta por favor! Ta ficando chato já! SRN6 sempre!

    • Não é questão de corneta... não dá pra se calar ao ver Cirino, Gabriel e Fernandinho jogarem todas as partidas...

      • Desses ai o único q não jogou nada contra o SP foi o Gabriel, até o Fernandinho jogou bem, pelo menos passou a bola, e tentou uns chutes. Time tá em 6º inicio do campeonato, as coisas estão se ajeitando, vamo com calma galera! Pediram tanto o Zé pra ficar enchendo o cara desse jeito!

  • Com o Zé parece que não. Na minha opinião é um desperdício tremendo. Não vejo o porque de Cuellár e Mancuello não serem titulares...tem melhor? Olha para as opções que entram....e sempre a mesma merda. E estendo a pergunta: se Donatti vier, vai ser banco também?

  • Eu não quero aqui jugar o trabalho ZR, pq quem está todo dia nos treinos do time é ele e confio nisso. Todos nós já percebemos que com esse esquema tático dele o time evoluiu muito. A grande questão é cuellar e macuello no banco que são jogadores nivel titular. Na minha opinião, acho que esse esquema de ZR está bom, só que eu tiraria um dos velocista Cirino ou Everton e colocaria mancuello para time ter mais cérebro. Pq com Cirino e Everton a criação fica restrita a A.P. com a entrada de mancuello melhoraria esse quesito. Já no caso de Cullear acho ele muito melhor que M.A. porém os torcedores gostando ou não de M.A. ele está jogando muito bem e merece estar titular. Meu time seria esse logo abaixo.
    ------------------ Muralha ---------------------
    Rodinei ---- Rever -----Vaz ---- jorge
    ------- --- Márcio A. (Cuellar) ----------------
    ---- Alan Patrick------W. Arão---Mancuello-------------
    -------- Guerrero ------- Cirino (Everton) -----------------

  • Ta louco esses 2 são bancos assíduos, Titulares são Márcio Araújo, cirino e everton. Reservas imediatos são Gabriel,Fernandinho e sheik. Depois o Pará.

    • vdd
      12 + 8 milhões de um ótimo investimento, essa diretoria entende de fultboll!!!!

  • Já falei e repito, um 4-3-2-1 seria perfeito pra gente.

    M. Araújo de primeiro volante
    Cuéllar pela esquerda
    Arão pela direita
    Os dois fazendo a função de segundo volante
    Mais a frente:
    Mancuello/Everton pela esquerda
    A. Patrick pela direita

      • Titular seria o Mancu, o Everton seria o seu reserva imediato ou, em outro caso, saca o Araújo, recua o Cuéllar pra posição dele e o Mancu pra posição do Cuéllar.

        E o Everton é o nosso melhor ala.

  • Existe sim. Da ate para jogarem junto com a grande estrela e intocável Marcio Araujo.

    MURALHA

    RODNEI ---- REVE ----- VAZ ---- JORGE

    ESTRELA (MA)

    ARAO --- CUELLAR --- MANCU

    ALAN PATRICK

    GUERRERO

  • Espaço no time de qq pessoa sensata que tem o atual elenco disponível. Eles só não tem espaço na panelinha do sr. Jayme.

Notícias recentes

Ex-interino do Flamengo será técnico do Grêmio em jogo pelo Brasileirão

Marcelo Salles comandou o Flamengo em quatro partidas em 2019 Depois da derrota para o…

20/09/2024

Torcedores do Flamengo pedem demissão de Tite e elegem substituto “livre no mercado”

Trabalho de Tite não vem agradando boa parte dos torcedores do Flamengo A derrota por…

20/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

20/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

20/09/2024

Gabigol está fora do jogo do Flamengo contra o Grêmio, pelo Brasileirão

Ainda em recuperação física, Gabigol não viaja para Porto Alegre para enfrentar o Grêmio no…

20/09/2024

Escalação do Flamengo: com 12 poupados, veja provável time para jogo contra o Grêmio

Flamengo comunicou que poupará 12 jogadores contra o Grêmio, em Porto Alegre O Flamengo segue…

20/09/2024