Arena McFla depende apenas do aval do Meio Ambiente municipal

Compartilhe com os amigos

A novela envolvendo a Arena Multiuso do Flamengo, que era encarada até com certo bom humor pela diretoria do clube, acabou se transformando numa série que se arrasta há cinco anos e parece não ter fim. Se ao assumir a vice-presidência de esportes olímpicos em dezembro de 2012 Alexandre Póvoa tinha esperanças de ver as obras começarem em 2015 e o ginásio de pé a tempo de ser a casa do basquete rubro-negro na segunda metade do NBB 8, o antigo sonho vem sendo adiado por questões burocráticas e na melhor das hipóteses talvez só seja realizado a tempo de receber jogos do NBB 10. Pelo menos esse é o novo prazo estipulado pelo dirigente.

De acordo com Póvoa, com as questões envolvendo a CET-Rio e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) resolvidas, o último capítulo dessa longa e arrastada história agora depende exclusivamente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

– Infelizmente eles têm uma tramitação própria, o chamado custo Brasil está embutido e aconteceram todos esses problemas. O que aconteceu foi que fizemos toda uma tramitação, e a CET-Rio, que era o mais complicado, pediu algumas modificações no projeto para atender distância, trânsito, calçada e uma série de coisas. O Iphan tinha demorado muito e quando o projeto foi para a CET-RIO, eles pediram uma notificação e tiveram que recuar a arena cinco metros para trás, dois metros para o lado, e quando isso acontece é preciso retornar ao Iphan, porque apesar de não ter mudado nada que seja importante para eles, tem que revisar. Por isso voltou e demorou mais tempo. Ao mesmo tempo estava tramitando a última fase na Prefeitura. As pessoas confundem muito as coisas e na verdade o Corpo de Bombeiros não precisa dar autorização para começar a obra, e sim uma orientação. Ele só vai autorizar o início das obras no final da história. O que na verdade falta hoje é o aval do Meio Ambiente municipal. Aí volta para o urbanismo, que é uma espécie de relator do processo e vai pegar todas as autorizações dadas desde o começo, há cinco anos, e verificar se está tudo certo para dar o alvará liberando o começo das obras. Todas as questões envolvendo o Iphan e a CET-Rio estão resolvidas – explicou o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.

Apesar dos entraves, Alexandre Póvoa tranquiliza o torcedor do Flamengo e garante que a parceira com o McDonald’s, verdadeiro idealizador do projeto da Arena Multiuso, não corre nenhum tipo de risco de ser desfeita. De acordo com o dirigente, a empresa de fast food, inclusive, foi quem abriu os cofres para solucionar a parte burocrática.

– Difícil falar alguma coisa, é uma decepção muito grande que tem acontecido. Pelo menos de dois ou três anos para cá o Flamengo fez uma esforço enorme para isso, e o McDonald’s também. Inclusive, eles já gastaram muito dinheiro nessa história e colocaram uma quantia razoável nessa parte burocrática. É triste que uma cidade olímpica com todos os problemas que tem dificulte um projeto como esse que é 100% privado. Vamos sentar novamente com eles depois que tudo for aprovado para acertar algumas coisas ligadas à parte financeira, fluxo de caixa e questão de quantos anos. O projeto na verdade é do McDonald’s e não do Flamengo, eles já gastaram um dinheirão e confirmaram que continuam totalmente dentro da história. Tive uma reunião terça-feira com eles e com o pessoal da Prefeitura, porque agora tem uma série de trâmites burocráticos finais que o urbanismo vai exigir também, coisas de órgão público, de atualizar número e cadastro, e esperamos que nos próximos dois, três meses nós tenhamos o ok final para começar a construir a Arena até o fim do ano – prevê Alexandre Póvoa, que não se opõe em ver a futura casa do Flamengo sendo usada por seus dois maiores rivais.

– O Rio em termos de Arena vai ficar muito bem servido após a Olimpíada, mas faltava um equipamento de 4 mil pessoas e nós poderíamos ceder a Arena do Flamengo para o time do Bernardinho, para o Fluminense jogar a Superliga ou para o Vasco no NBB e acabar com essas besteiras de não ceder para o Vasco, pelo menos no esporte olímpico e por mim pessoalmente, pode ser que seja por outro. Enfim, acho que será uma ótima opção para os jogos regulares, mas para finais não vão faltar opções. É um grito de independência ter uma Arena de esporte olímpico, é um sonho que nós temos, com muitas dificuldades, mas vamos conseguir.

A expectativa em finalmente ter a aprovação para o começo das obras é tanta que nem o fato de a capacidade prevista para 3.600 torcedores ser menor que a mínima permitida pela Liga Nacional de Basquete, que é de 5 mil, para receber jogos de finais do NBB incomoda Alexandre Póvoa.

– Não atrapalha, não. É ótimo jogar uma final em ginásios com capacidade de 8 mil, como a Arena Carioca 2, 11 mil, como o Maracanãzinho, ou 15, como a Arena da Barra e a que será usada pelo basquete na Olimpíada. Apesar de termos gasto um dinheiro enorme na final do NBB, já que o ginásio não tinha nada, como segurança, parte de limpeza e de alimentação, todos os ingressos foram vendidos nos três jogos, deu dinheiro e tivemos lucro. Ou seja, zero problema, minha preocupação é em relação ao ano inteiro.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vem aí as eleições p Prefeito. Torcedor do Flamengo q votar no Pedro Paulo ou no Osório que são candidatos do atual prefeito Eduardo Paes não é Flamenguista de verdade. Se votar nestes caras é assinar atestado de burro.

    • Tem o Romário e o Indio da Costa, agr votar em Pedro Paulo e Osorio e querer entregar os privilégios a classe media Alta e esquecer do Povão. Agr que estou aprendendo Sociologia minha mente começou a abrir: PMDB,PSDB,DEM,PP, etc.. E so raciocinar um pouco pra entender onde estão os cânceres do país.

      • Então e escolher ou Indio ou Romário.

        • Fala aí Silas…. Beleza meu Chapinha???
          Acho que o Romário poderia fazer mais pelo esporte como um todo no Rio.
          Inclusive o Flamengo, né mesmo?
          Grande abraço!
          Mengão sempre!

        • Romario ? Te ilude n cara.

      • Incluo tb o PT, em vez de fazer um governo para o povo preferiu se unir e aderir a estes cânceres e se tornou um semelhante.

        • Agora mandou melhor ainda…
          Valeu Chapinha!!!

      • Olha, não sei onde você está aprendendo sociologia, mas de uma coisa tenho certeza: sua mente irá abrir como o professor quiser que abra. Um conselho que te dou é: tenha censo crítico. Só assim irá escapar da monstruosa doutrinação ideológica dos professores brasileiros, e digo isso independente da posição ideológica do professor.

        • Obg, quando ouço a opinião de algum professor sempre raciocino bastante para concordar ou discordar, mas ainda tou estudando.

          • Vai lá garoto…
            O ensino, cultura e educação são os bens mais valiosos para sua vida que seus pais podem lhe deixar, esses, ninguém leva.
            Grande abraço!
            Mengão sempre!

          • De nada.

        • Boaa.
          Senso crítico fundamental para a cidadania e escolhas melhores.
          Brasil e Mengão sempre!

          • Valeu. SRN

      • Cara, na boa, toma muito cuidado com esses “estudos de sociologia” no Brasil…se for em universidade, mais cuidado ainda..esses professores de cursos nas areas humanas e ciencias sociais em geral sao militantes do PT..

        Eles vai te apresentar APENAS OS PENSADORES QUE ESTEJAM DE ACORDO COM A VISAO DE MUNDO PETISTA, vao dissolver seu intelecto e te transformar num militante..

        EXEMPLO:
        – FAÇA A SEGUINTE PERGUNTA: QUAL É PONTO CENTRAL DESSA NOTICIA??
        – RESPOSTA: A BUROCRACIA ESTATAL. O ESTADO GIGANTE CRIADO PARA GARANTIR QUE EXISTA CORRUPCAO E QUE OS PARTICULARES TENHAM DE “MOLHAR A MAO” DE POLITICOS E DE BUROCRATAS para fazer qualquer coisa.

        Agora, todos os partidos sao igualmente corruptos? SIM!

        Mas todos os partidos defendem esse estado gigante e cheio de burocracia? NAO!!

        QUEM NAO DEFENDE O ESTADO GIGANTE E BUROCRATICO que é responsavel pela situacao explicada nesta noticia??? PT/PCB/PCdoB.

        QUEM DEDENDE ESTADO MINIMO E SEM BUROCRACIA? PSDB/DEM/PP..

        De novo, sao todos corruptos, mas veja como voce lê a noticia do ESTADO ENORME E BUROCRATICO FERRANDO O FLAMENGO, mas entende que a culpa é dos partidos que SAO CONTRA O ESTADO ENORME E BUROCRATICO…

        MAS COMO VOCE CHEGOU A ESSA CONCLUSAO???:
        – O sistema educacional brasileiro nos ultimos 12 anos se transformou numa maquina de lavagem cerebral socialista.
        Basta abrir QUALQUER LIVRO de historia, geografia, sociologia, ver a rotina das universidades: SÓ PROFESSORES DE ESQUERDA, SÓ PALESTRANTES DE ESQUERDA..

        Eles vao te dizer que as politicas adotadas NOS E.U.A, INGLATERRA, ALEMANHA, TODA EUROPA, CANADA, JAPAO, NA NOVA CHINA, COREIA DO SUL, ISRAEL, AUSTRALIA, ETC..todos, todos estao errados..
        duminuir os impostos, acabar com a burocracia, deixar as empresas em paz para investir, tudo, tudo errado…CERTO MESMO SAO AS POLITICAS DEFENDIDAS PELO PT/PARTIDO SOCIALISTA DA VENEZUELA…veja como essa lavagem cerebral funciona:
        -QUANDO ALGUM “ESQUERDISTA” ; POLITICO, ARTISTA, JORNALISTA DE ESQUERDA, VAI VIVER FORA DO BRASIL, PARA ONDE ELE VAI????????
        -RESPOSTA: PARA OS PAISES CAPITALISTAS LIBERAIS, QUE PRATICAM POLITICAS TOTALMENTE OPOSTAS A TUDO QUE OS HIPOCRITAS PREGAM NO BRASIL.

        Nao tem nada a ver com futebol, mas francamente eu ja estou cheio de ver aquele bando de mentirosos, politicos milionarios pagando de socialista, PROFESSORES E INTELECTUAIS CANALHAS mentindo descaradamente e DOUTRINANDO nosso povo com esse lixo ideologico.

        • O de Sócio n é isso n, o que é msm e o de GEO

          • E o de hist..

        • Complicado o panorama político!! se vota na esquerda eles ferram a parte economica do Brasil, se vota na direita esquecem o social e privatizam tudo(pelo menos foi isso que o Prf. De GEO disse pra mim- que o gov.temer ia privatiizar a Petrobras), então como vc pensa?

          Obs: Esquerdistas falam contra a direita mas se usufruem dos bônus dela. N sou esquerdista nem Direitista, acho-me mt jovem para formar agr uma opinião.

          • Se tiver curiosidade de saber onde se encontra no espectro político, recomendo que faça o teste no Diagrama de Nolan, é rápido, é só pesquisar aí no google que tu acha o site. E sobre não ter uma opinião formada, digo que não está sozinho, opinião é uma coisa que sempre está em formação, nunca estará concluída. E sim, política é um negócio cabeludo demais, mas te digo que tem cidadão comum que sabe mais do que quem está no meio político.

    • De novo mandou MUITO bem Weber…
      Valeu meu Chapinha!!!
      Mengão sempre e quanto mais Flamengo no Poder melhor!!

    • Aí vão lá e votam no Romario hauahuahauausua

  • Tá “SERTO”…
    Moramos na cidade mais favelizada do país, onde qualquer um finca seu barraco onde quiser, mas temos que aturar esses órgãos IMPRESTÁVEIS levarem mais de 5 anos para aprovar uma obra 100% privada… Coisa de maluco!

    • Esse IPHAN é um câncer para o Rio!
      Só serve para tombar velharias caindo aos pedaços e dificultar obras modernas!
      Bando de vagabundo!

    • É meu Chapa Ricardo…
      A Impressão que tenho morando a 300 Km da Capital é de que todos que puderem vão sempre querer uma fatia da “carne” do Flamengo…
      Vide o escândalo do Consórcio Maracanã Odebrecht x Sérgio Cabral, aquele viceíno filha da puta tirou o Flamengo e as Flores da disputa da concessão só pela mesada que o consórcio pagava a ele mensalmente.
      Grande abraço.
      Mengão sempre!
      E um Flamenguista se possível no Governo do Rio!!!

      • No Rio a política dos clubes é “quanto pior meu rival estiver, melhor”!
        Nem em cidades com apenas dois clubes, como Porto Alegre e Belo Horizonte vemos isso… Lá o objetivo é ser melhor que o rival e não que o rival fique pior…

  • Acho bobeira fazer uma arena para menos de 5 mil pessoas. Simplesmente é pouco. Não ter espaço para 15 mil, ótimo. Realmente poucos jogos durante a temporada tem esse público, mas só 3,6 mil? Acho 5 um valor razoável. Não somos uma franquia da NBA, que joga para 15 mil ou mais em todos os jogos. Mas pelo menos poderíamos ter direito a jogar em casa nos playoffs, excetuando-se as finais.

    • Isso foi o que o Mcdonalds cedeu. Pois vai pagar mais de 25mill acho, nesse projeto. Sendo que o fla n paga nada..ficar exigindo do McDonald’s e demais!!

      • Aí Silas… 0800 ??????
        Até injeção na língua !!!
        Grande abraço!!!
        Valeu aí Donald’s!!!

  • Ceder para o Vasco? nem f…..

    • Faaaala aí Leandro…
      CEDER 0800 é ruim amigão!!!
      Vão ter que pagar aluguel pra jogar!!!
      Ceder foi força de expressão tenho certeza.
      Afinal vai ser ótimo sacanear os “vices” como os “sem Arena”
      Grande abraço!

  • Adivinha o que eles querem para liberar!!!

    Viva o Brasil !!

  • Se para fazer um ginásio o Governo demora 10 anos para liberar, imagine um estádio que aonde vai torna o maraca em um elefante branco. Por isso sou a favor de assumir o Maraca que está pronto, tirar as cadeiras de trás do gol e torna ele em um caldeirão. Agora se o governo não deixar, corra atrás de fazer o nosso nem que demore 20 anos para ficar pronto e vai jogando no estádio na portuguesa.

    • A favor todo mundo é, o problema é que você precisa entender as questões políticas envolvidas.

      Tem uma máfia chamada PMDB no poder no Rio, que precisa atender interesses de empresas e não dos clubes.

      Por isso o Flamengo precisa esquecer o Maracanã.

      • Se não me engano, já nas próximas eleições, está proibida a doação de empresas à campanhas políticas. E também, que partido hoje no Brasil já não faz parte da máfia? Acho que não tem pra onde correr, corrupção não escolhe partido.

      • Almir, no Brasil só nós rubro-negros somos a.nosso favor, o resto, mesmo que tudo estiver dentro da lei joga contra. O poder deste país é o plin plin, que é o nosso maior obstáculo.

        • Concordo totalmente meu caro.

      • Entendo amigo mais o problema e que vai sacanear o Flamento e uma licença vai demorar uns 5 anos e mais uns 5 para fazer o estádio e mais 30 para pagar, por isso só a favor de assumir a gestão do maraca e se não de certo que construa o nosso e deixar eles no prejuízo e vão jogar no estádio da portuguesa

Comentários não são permitidos.