As táticas do Zé Ricardo: nasce um novo Flamengo

Compartilhe com os amigos

“Diretoria precisa efetivar o treinador e dar segurança para que ele consiga colocar em campo suas ideias que já mudaram o Rubro-Negro”.

Apesar da derrota para o Fluminense – esta causada por erros individuais e não táticos -, o Flamengo hoje é uma nova equipe. Com transições mais rápidas ofensiva e defensivamente, o time já mostra uma definição e principalmente organização que há anos não demonstrava. Isso tudo em apenas 30 dias e sem tempo para muitos treinos. A hora é oportuna para efetivação e dar segurança para que Zé Ricardo coloque em prática tudo o que pretende, mas a sombra de uma chegada ou não de outro profissional o impede de ter calma.

A primeira mudança é defensiva. Antes desorganizada e totalmente exposta, Zé montou o time para jogar num 4-1-4-1 pouco espaçado quando o Flamengo está sem a bola. Márcio Araújo, atrás da segunda linha de quatro, dá sustentação ao sistema. Com essa recuperação na defesa a equipe conseguiu se equilibrar e ter uma zona sólida, onde os gols, em sua maioria, surgem por eventuais erros individuais ou antecipação adversária. Obviamente é o início de um trabalho e requer tempo, mas já é algo vistoso.

Quando recupera a bola, a transição ofensiva é rápida, organizada e totalmente diferente de tudo o que o Flamengo fez nesses últimos anos. O time logo se arma numa espécie de 3-4-3, variando conforme a bola vai girando pelo meio campo. Dois jogadores são fundamentais nesse esquema: Alan Patrick e William Arão. O primeiro distribui a bola pela zona e encosta nos três atacantes. Já Arão fecha na linha intermediária e vira peça obrigatória na triangulação do setor. Os laterais também sobem, abrindo para dar amplitude ao ataque. A marcação alta também facilita o trabalho.

E é justamente no ataque em que as variações precisam de tempo para acontecer. Os dois pontas ficam abertos, tentando espaçar a defesa adversária e virar opção de passe. Mas quando a bola bate no pé de um dos volantes, principalmente do Arão, eles fecham em diagonal e entram na grande área. Neste momento os laterais sobem e o Flamengo ataca com até oito jogadores no campo do rival. Parick, Por vezes Márcio Araújo também sobe e forma um triângulo, dando opção de passe para todos os lados ofensivos.


O novo trabalho precisa do respaldo da diretoria. Mas antes é preciso que ela efetive Zé Ricardo e dê segurança para que consiga colocar em campo suas ideias que já mudaram o Rubro-Negro. Já os que estão com saudades de perder para Fortaleza, Volta Redonda e Vasco, como no primeiro semestre, que continuem a campanha por um medalhão que pratique um futebol que não existe há 10 anos.

Bruno Guedes
Goal (Ninho do Urubu)

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A tática é boa, teoria né pae? Mas na prática com Cirino, Fernandinho, Everton, Gabriel vai tudo por água abaixo. Não dá cara, jogadores ridículos.

  • Já estava me iludindo, aquele cheirinho passando aqui, cheirinho bom de hepta..
    Pense num susto quando veio à mente a imagem do M.A, tocando pro Cirino, que tabelava com Gabriel…
    Essa triangulação me deu até arrepios.
    Kkkkkkk aquele cheirinho de degola quase me sufoca.

  • Primeiramente, não há nenhuma novidade. O esquema é exatamente o mesmo do muricy. Saíram Cuellar e Mancuello e entraram Márcio Araújo e Alan Patrick. Só.
    O time continua exposto assim como era com muricy e como o time da copinha.
    A foto que mostra o ataque para exemplificar as triangulações é uma vergonha. Onde o autor do texto vê uma triangulação eu enxergo 6 jogadores em linha, parados, de costas para o gol. A mesma coisa do time do muricy.
    As únicas diferenças que vejo são que os jogadores estão correndo mais, natural numa troca de técnico e que agora o Flamengo entrega a bola e se entrincheira como um pequeno dando bicos pro alto.
    Fora zé Ricardo. Você é muito fraco.

    • Você não vê nenhuma diferença na forma com a qual o Flamengo faz a transição da defesa pro ataque? A diferença de posicionamento do meia (AP) se posicionando a frente do primeiro volante adversário, e não dando bote no lateral como era com Muricy?

      • Não. Quem continua marcando os laterais são os pontas. Não consigo entender esses pontas que só servem pra marcar e atrapalhar a subida dos laterais do próprio time ficando parados perto das laterais. Só mudou a mosca.

        • Mas é exatamente isso. Em vários trechos do jogo, quando a bola se aproximava do ultimo terço do campo, o Cirino quebrava pro meio pra levar com ele um lateral, ou tirar a sobra da zaga, abrindo espaços na direita pra subida do lateral. Isso nunca aconteceu com o antigo técnico. Rodinei fez bons jogos por sua qualidade individual, e não pela qualidade oferecida pelo sistema.

          Do outro lado, o Ederson passou longe de jogar como ponta. Com Muricy o Sheik espetava lá na bandeirinha, o fdp só atrapalhava e fazia escolhas erradas, dava vontade de morrer. Ederson fez (demais na minha opinião) a escolha por jogar por dentro. Podia ter se movimentado mais pela ponta, já que o Jorge não é um lateral de tantas subidas à linha de fundo.

          • Ruan, o Ederson não é escalado pelo exato motivo que vc falou. Ele joga caindo mais para o centro. Para exemplificar a posição exata dele, é parecida com a do Messi no Barcelona: um real meia-atacante.

            • Concordo. (vai ter nego vindo viajar na sua comparação, mas relaxa, eu entendi! kkkkkkk)

              Mas é por esse motivo que eu defendo a escalação dele. Não fica previsível.

              • Será que vão achar que comparei o futebol de ambos? Acho que não… seria analfabetismo demais, rsrs!

                Com essa tática não vejo o Ederson e nem o Mancuello no time. Se treinar variações táticas, poderemos aproveitar muito bem ambos sem escalá-los fora de suas reais posições. Aí concordo contigo: não fica previsível. Além disso, teremos qualidade, algo que não dá com o quarteto Cirino, Everton, Gabriel e Fernandinho. Não pus o Emerson pq o vejo como jogador para meados do segundo tempo. Mas tb não ligaria se ele saísse.

                • Acho que me sinto como você: pode sair. Mas se ficar, que entre nos 15 min finais, com sangue no olho kkkk.

                  Sobre as variações: você acha que o Zé é capaz de dar essa dinâmica pro time? Implantar o que ele fazia na base? Lá, ora jogava o Sávio pela esquerda, depois paquetá, o Cafu invertia ali.. enfim, cada jogo o time tinha mudanças sutis.

                  Eu vejo nosso time variando de adversário para adversário. Vejo o Ederson desempenhando protagonismo. Ele procura as posições no campo, é um jogador inteligente, mas não o vejo pra jogar na do Patrick por não ter aquela capacidade que vejo no Patrick sempre que é preciso: uma certa cadência, jogar de costas pro gol, drible de corpo, saída rápida do adversário. Ederson tem drible um pouco mais longos, e não consegue jogar bem numa área com poucos espaços. O Alan mantém a bola mais próxima, por isso sofre muitas faltas.

                  Ao meu ver, uma sequência na posição do Cirino, ou até mesmo na do Everton, ele se firma. Uma bola dele precisa entrar, como aquele chute do último jogo. Pra dar confiança, pra fluir o jogo. Parece preso, amarrado, mas uma coisa tenho certeza: não é mal jogador, longe disso. E se sair, vai se dar bem, e ai não adianta chorar kkkkk

                  Bom trocar ideia contigo! Abraço!

                  • Emerson é malandro, ainda tem boa técnica. Pode ser útil. Como vc disse, lá pelos 15 min finais e com sangue nos olhos, rsrs.

                    Cuéllar. Ele eu o vejo como titular. Ele estava bem jogando como primeiro volante, mesmo sua posição real sendo a de segundo volante (para tal temos Arão, Mancuello e Canteros). Pra mim é questão de treino. Posicioná-lo e insistir na orientação. A tal triangulação citada pelo Bruno Guedes (o autor do texto) seria melhor executada. Aliás, seria executada, pq o Márcio Araújo pouco sobe. Caso quisesse melhor aproveitar o colombiano, teria que ter o Arão revezando com ele (prender mais ainda o Arão), pq não daria para ambos subirem ao mesmo tempo, ainda que se prendessem os laterais. Por isso o Márcio Araújo não sobe constantemente.

                    Ederson e Alan Patrick. Nunca tinha visto da maneira que vc falou, bem legal, pois vc não especificou a posição do campo de ambos (e isso sabemos que são diferentes), mas a forma de jogar. Vou observar. É que não tem ngm no elenco para fazer a função de Alan Patrick. Enxerguei mais o Ederson fazendo isso. Contra o Flor acabaram se encontrando na msm área de atuação. Msm bem, o Ederson parecia deslocado. O vejo como um ótimo jogador. Eu preferiria montar uma equipe que pudesse priorizar isso, mas qual o tempo? Sou dos que apenas sonham em ter no time Cuéllar, Mancuello e Ederson, mas tem que ter tempo pra treinar e entender que o time se tornará mais cerebral e mais lento.

                    Se vejo o Zé implantando um time dinâmico? Não no momento. Precisaria de tempo (sempre o tempo) para treinar e resultados aparecendo constantemente. Já teremos Inter quarta, Corinthians no domingo e depois as Galinhas lá em Minas. O calendário brasileiro é cruel e futebol deixou de ser simples técnica há tempos. Até mesmo pela padronização dos campos, menores do que estávamos acostumados aqui no Brasil.

                    Vlw pelo papo sadio, sem cornetagem, apenas trocando ideias e buscando entender o melhor para o nosso time. Abraço meu parceiro!

                    • É isso ai! Se deixar, vai até amanhã kkkk sempre tem algo pra falar a mais.

                      O Patrick eu sempre vi essa qualidade sendo útil ao time: ele prende a bola, próxima ao corpo, e é muito difícil de tirar sem falta. Quando o cara da o bote, perde num toque pra ele. É claro que não dá mais que 3, 4 toques na bola, ele não tem velocidade, e sim aceleração. O Ederson é o contrário, mais rápido, pode puxar a marcação por exemplo. Não vejo o Patrick jamais fazendo o lado do campo, quando ele tem que marcar um lateral coitado, é triste de ver kkk não é a dele, perdemos sua capacidade de atuação.

                      Nessa sua linha de raciocínio, sabe de quem eu lembrei? Adryan. Se tivesse continuado com aquele futebol.. era um Ederson mais jovem, mais agudo, meio peladeiro e irresponsável, caracteristicas que as vezes são qualidades. As vezes. Sem stella. kkkkkk Ele tinha potencial pra fazer esse meio de forma diferente do Patrick, e podia jogar aberto também, meio que como o Jadson no Cortinhians ano passado. Um meia aberto no 4141, “armando pela beirada”. Alias, sou fã do tite. Dava aula de armação tática nos times dele. Apesar de não gostar nada dos gambás kkkkk aprecio o futebol, vejo muitos jogos.

                      E quanto ao tempo: se os estaduais não acabarem, logo logo nem teremos mais técnico. A diretoria coloca pra jogar igual bando. Em vez de treino tático, vão ser só vídeos. Assiste, e vai jogar, pra tentar fazer alguma coisa. Absurdo.

                      Valeu rapaz, vamos voltar esse papo sempre que possível! Aparece por ai, vira e mexe to por aqui tentando trocar uma ideia com a galera, tem um pessoal com umas opiniões bem legais.

            • Não tinha lido seu comentário inteiro. Muito boa colocação!

              Cara, eu não vejo um 4231. É nítido que o Zé pede pra ele buscar a bola nos zagueiros pela direita, e manda o lateral dar amplitude o máximo possível. A partir dai ele eles correm pro centro da jogada, no caso, no arão, dando opções. O mesmo não acontece pelo outro lado. O araújo não participa dessa rotação. Ele é muito estático. A maior virtude do Cuellar era a movimentação, por isso peço a entrada dele, pra dar mais dinamismo ao meio campo.

              Agora, sem dúvidas, o posicionamento do Arão ao lado do MA é o que trouxe o meio campo de volta.

              Nosso ataque é muito abastecido em comparação aos outros times. Por si só já se justifica o Zé no comando. Os outros clubes da parte de cima, tirando Palmeiras, Grêmio e Santos, não criam tanto como nós. Se o ataque pegasse o minimo de confiança….

  • Parabéns pelo texto Bruno. Análise fria, coerente e sem imediatismo.

  • Se o cara é tão bom porque não sabe substituir?
    porque não escala os melhores em cada posição?
    Porque não dá chances iiguais a todos do elenco?
    E a base porque não joga ?
    Porque no Santos os moleques jogam com 17 , 18 anos, e aqui o treinador não confia?
    os mesmos mmoleques se forem pra llá terá a oportunidade que aqui não as tem.
    O banco do fflamengo, aliás o elenco do flamengo ssó tem as mesmas peças ,porque só são as mesmas ssubstituições, ou estou mentindo?
    Faça me um favor , técnico fraquisimo.
    ZR precisa sair porque aainda não tem pulso pra bancar os melhores.
    Saudações

  • Antes de tudo: eu odeio ver o Gabriel em campo. Odeio. É pessoal mesmo. Na época dos jogos contra o CAM, que ele comeu a bola, cavou pênalti, jogada de Messi pela esquerda, eu deixei de criticar. Mas sempre foi evidente as deficiências básicas dele. Sheik pra mim é o seguinte: leva ele na porta, agradece por tudo e tal, e adeus.

    De resto, os que estão, jogarão. Everton pra mim é fraco, mas tem papel tático muito importante. Todo técnico quer ter. Não tem essa. Vir outro técnico de fora, ver ele treinar, marcando, se doando em campo, veloz, acha que não vai jogar? E óbvio que vai. Ele que vai. Leva tempo pra ver potencial no Thiago Santos, no Paquetá, ver o potencial que (pelo jeito) só eu enxergo no Ederson. Enfim, se o Zé não utilizou a molecada, e por que não é a hora. Ele que treinou esses garotos até semana passada, ele não seria maluco de deixar de fora sem motivo.

    Dito isso, temos que ter em mente o seguinte: Muricy treinou essa bando 5728 meses.

    Evolução tática: ZERO.
    Esperança de acerto e criação de jogada durante o jogo: ZERO.

    Zé Ricardo me fez ver um futebol em evolução que a muito tempo eu não via. O FLAMENGO MERECEU GANHAR de Figueirense, São Paulo e Fluminense. Ganhar sem sofrer. Sem passar sufoco. Mas por ser um time novo, com comando recente, com um Cirino inoperante e sem 10% do futebol que esperávamos dele, por tudo isso nós deixamos passar.

    Não entendo a galera que fala “tem que jogar no 4-2-3-1, com Mancuello no meio”. Porra, não tem que jogar em esquema nenhum. Eu gosto do 4-1-4-1, com um meia aberto por um lado, e um jogador rápido pela beirada, que busque a linha de fundo, que afunile quando o lateral subir pra abrir espaços, com variação pro 4-4-2 e 4-3-3. Gosto de ver esse futebol. Pra mim é o ideal. Mas cara, se o técnico ta me mostrando que o time pode render bem da maneira que ele imagina, pra mim é o suficiente. Opinião cada um tem uma. O capaz é ele. Confio nisso.

    Apesar das últimas derrotas, apesar das chamadas “escolhas erradas” (é claro que eu prefiro Cuellar a Márcio Araújo), apesar da falta de experiência no profissional, Zé Ricardo será efetivado ate o fim do ano. Que tenham com ele a paciência que tiveram com Muricy.

    • Parabéns! Concordo com tudo…

      • Estamos juntos. Temos todos que amadurecer, assistir aos jogos e analisarmos melhor tudo que acontece. Me incluo nisso.

    • Excelente Ruan, SRN!

  • Vida longa ao ze

  • Trocar o técnico não vai evitar que esses jogadores entrem em campo. O que vai evitar é uma REFORMULAÇÃO.

    Enquanto eles estiverem à disposição eles serão usados, seja qual for o técnico. Porque é o que tem no elenco do Flamengo.

    • e porque não usa o ronaldo, paquete, mateus savio, não vale a resposta que são novos demais.

      • Acabei de dar minha opinião. Vou copiar e colar Marcondes.

        Antes de tudo: eu odeio ver o Gabriel em campo. Odeio. É pessoal mesmo. Na época dos jogos contra o CAM, que ele comeu a bola, cavou pênalti, jogada de Messi pela esquerda, eu deixei de criticar. Mas sempre foi evidente as deficiências básicas dele. Sheik pra mim é o seguinte: leva ele na porta, agradece por tudo e tal, e adeus.

        De resto, os que estão, jogarão. Everton pra mim é fraco, mas tem papel tático muito importante. Todo técnico quer ter. Não tem essa. Vir outro técnico de fora, ver ele treinar, marcando, se doando em campo, veloz, acha que não vai jogar? E óbvio que vai. Ele que vai. Leva tempo pra ver potencial no Thiago Santos, no Paquetá, ver o potencial que (pelo jeito) só eu enxergo no Ederson. Enfim, se o Zé não utilizou a molecada, e por que não é a hora. Ele que treinou esses garotos até semana passada, ele não seria maluco de deixar de fora sem motivo.

        Dito isso, temos que ter em mente o seguinte: Muricy treinou essa bando 5728 meses.

        Evolução tática: ZERO.
        Esperança de acerto e criação de jogada durante o jogo: ZERO.

        Zé Ricardo me fez ver um futebol em evolução que a muito tempo eu não via. O FLAMENGO MERECEU GANHAR de Figueirense, São Paulo e Fluminense. Ganhar sem sofrer. Sem passar sufoco. Mas por ser um time novo, com comando recente, com um Cirino inoperante e sem 10% do futebol que esperávamos dele, por tudo isso nós deixamos passar.

        Não entendo a galera que fala “tem que jogar no 4-2-3-1, com Mancuello no meio”. Porra, não tem que jogar em esquema nenhum. Eu gosto do 4-1-4-1, com um meia aberto por um lado, e um jogador rápido pela beirada, que busque a linha de fundo, que afunile quando o lateral subir pra abrir espaços, com variação pro 4-4-2 e 4-3-3. Gosto de ver esse futebol. Pra mim é o ideal. Mas cara, se o técnico ta me mostrando que o time pode render bem da maneira que ele imagina, pra mim é o suficiente. Opinião cada um tem uma. O capaz é ele. Confio nisso.

        Apesar das últimas derrotas, apesar das chamadas “escolhas erradas” (é claro que eu prefiro Cuellar a Márcio Araújo), apesar da falta de experiência no profissional, Zé Ricardo será efetivado ate o fim do ano. Que tenham com ele a paciência que tiveram com Muricy.

        • Só me resta agradecer.

          • E rezar pra que o Cirino ache um tutorial de como ser jogador de futebol na internet kkkkk

      • Não são escalados porque o contrato deles são extensos…O Flamengo renovou com quase todos da base, Já, Cirino, Gabriel tem a pressão de empresários ,ou seja ,precisam ser valorizados ,entendeu??? Por isso não joga Mancu e Cuellar, contrato longo de ambos

        • nada haver!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk presão de empresario e o caralho

          • Não tira o caralho da boca hein
            Seria bom se não existisse pressão de empresário…
            Talvez não tivéssemos levado de 7×1 para Alemanha…
            ,Pesquise Doyen Sports, sabe de nada inocente…

            • doyen é meu saco, um clube que nem o flamengo receber pressão de empresario tem que fechar as portas, eu sei que se contrata nesse modo agora influenciar na escalação ai não pode acontecer, o futebol brasileiro ja esta nas ultimas meu amigo, vai vir mais goleadas por ai pode esperar, desde de 94 com exerção de 2006 que so se monta time fraco. até a de 2002 foi campeão nos trancos e barrancos.

              • Recebe sim(pressão de empresário) por isso estamos sempre brigando na parte debaixo da tabela e tantos outros erros… Por isso a importância de resolver o lado financeiro , se não, vira refém . Agora, se você acha que só burrice faz escalar Cirino, Pará e essas outras merdas é problema seu…
                O FDP do Luxemburgo tinha que levar para casa dele Pará ,Anderson Pico, já que isso ficou de herança… Técnico medalhão é a puta que pariu!!!

      • No mercado eles colocam o tomate mais maduro ,quase podre para vender primeiro, imagina…. se fazem isso com tomate , que dirá com jogador de futebol!!!

    • Excelente. É exatamente isso que acontece. Pensei que só eu tivesse percebido. SRN!

    • Falo isso há tempos, porém pra reformular o elenco tem que reformular o DP de futebol, ou então virão nomes do mesmo nível, pra reformular do DP de futebol tem que mudar o presidente e pra mudar o presidente só nas próximas eleições. Cada vez que falam que o flamengo vai contratar é um pesadelo, todos os empresários de perebas ficam em alvoroço, pois sabem que o flamengo virou lugar de pereba.

  • O time está bem sim, tem padrão tático bem definido, só não tem banco, por isso sai Cirinoe entra Sheik, sai Everton e entra Gabriel. Ele está arrumando a casa com o que tem.
    Aos órfãos de Mancuello uma pergunta. Voce tiraria o AP e colocaria ele?Outra, futebol é momento e o M Araújo não vem comprometendo para sair

    • o time não teria banco se o mancuello e o cuellar fossem titulares, ai sim concordaria com vc que o time não teria banco porque ter no banco cirino, everton, sheik, ederson, gabriel, marcio araujo, pará e chiquinho e dose pra louco.

  • todo canto se vê figuras geométricas, no futebol e o que mais se vê, triangulo, quadrado, linha reta, e assim vai, o que não pode acontecer nessas figuras geométricas e a peça errada e isso que o ZE esta fazendo.

  • Para que efetivação do Zé? Se já estivesse efetivado a mídia já estava pedindo a cabeça dele, porque é isso que vai acontecer. Ele já está efetivado mas a diretoria não contou isso para os repórteres para não encher o saco do cara. Deixa assim que agente vai longe.

    • Nao tinha pensado dessa forma! Kkkkkkkk

      Boa!

    • Sem contar que todos os técnicos do Flamengo são interinos, a diferença é que o zé não tem contrato ainda.

  • A questão aqui não é tática,realmente conseguimos ver que o time está tendo um início de padrão.

    Mas a questão são as mechidas que ele faz,que insiste em sheik,fernandinho,gabriel..fora as mechidas durante o jogo,e seu pensamento de só se defender.
    Essa questão de treino nao tem como dizer quem está indo bem não,so sei que o fernadinho não faz nada quando entra,e pelo menos ontem o mancuello mostrou que ta afim de jogar,pois o pouco tempo que entrou fez maia quw muitos

  • Lógico que ainda não somos o “Flacelona” que a Nação sonha mas depois da chegada do Zé o time evoluiu SIM, está longe do ideal mas com o futebol que tem apresentado duvido muito que seriamos vergonhosamente eliminados pelo Fortaleza na CB. SRN #deixaozetrabalhar

  • Até que enfim um texto sem imediatismo.e sem paixão ou volatidade.

  • Aonde ele está vendo isso?? Cadê os gols?

    • Kkkk isso ai

  • Não podemos admitir Mancuello e Cuellar no banco.
    Basta !

    • O Zé não vai colocar os dois, a não ser na.podre. Isso começou com Jayme e continua com o Zé. E necessário saber o que ocorreu pra tentar entender o porquê da recusa de usar os dois.

      • Vá aos treinos,viva o dia a dia do clube.

        • Pra saber o que um jogador joga ou não, não precisa de ir aos treinos, basta entender de futebol.

          • certo!traga o adriano de volta,ele é bom

            • A afirmativa é sua então vc tráz e fique com ele, deves gostar desse tipo de jogador.

              • apenas seguindo o seu racicionio

      • Ocorreu maluquice do Jayme, no mínimo. É bem típico do Jayme fazer panelas.

  • Entao quer dizer que este time é ideal?

    Estamos deixando 2 jogadores que custaram ao Flamengo 21Milhoes. E esses jogadores deveriam ser titutar absoluto, pois Mancuello e Cuellar, sao melhores que: Everton, Sheik, Cirino, Fernandinho, Gabriel e outros cancer que temos no elenco.

    O Flamengo tem que jogar no 4-2-3-1(ao atacar) e 4-3-2-1(ao defender)

    Muralha

    Rodinei

    Réver

    Rafael Vaz

    Everton

    Marcio Araujo (1° volante)

    Cuellar (2° volante)

    Arao

    Mancuello

    Alan Patrick

    Guerrero

    Motivos desta formaçao:

    > Muralha vem mostrando que esta ali pra ser titular e é melhor que PV tecnicamente.

    > Rodinei é um bom lateral, porem ele tem que ganhar confiança e arriscar chutes de longe e deveria treinar um pouco mais cruzamentos e marcaçao.

    > Réver e Vaz sao otimos zagueiros e nao foi porque perdemos que vamos massacra-los.

    > Everton na lateral, pois vamos ganhar muitas coisas que Jorge nao tem, como: Velocidade, cruzamentos decentes e outros. E com ele na lateral nao teremos um jogador que tenha medo de cruzar e ele nao voltara tantas bolas igual faz o Jorge.

    > Marcio Araujo vem mostrando que esta mais concentrado, esta ajudando muito a marcaçao assim fazendo diversos desarmes. Porem Cuellar deveria jogar ao seu lado, pois este tem uma boa visao e marca muito bem e assim faria com que tivessemos um meio mais compacto sem espaços.

    > Arao vem demostrando um bom futebol, porem ele nao pode ser um 2° volante. Pois ele nao é aquele jogador de Marcaçao (pesada) e sim criaçao. E nesta formaçao citada ele teria uma liberdade maior em poder descer e ajudar o ataque, assim poderia se tornar o jogador mais fundamental do time, fazendo a transaçao entre Zagueiros + Volantes + Meia + Ataque (ele seria um jogador de saidas de bolas rapidas). Ele ajudaria a marcar e fazer oq vem fazendo melhor armando jogadas. E ele chegaria de traz como um homem surpresa.

    > Mancuello é um jogador de classe, ele faria a mesma coisa que o Arao ira fazer, com a diferença de que ajudaria muito mais a armar as jogadas pelo meio, assim deixando a lateral vazia para a Entrada de Everton se infiltrar.

    > Alan Patrick seria o principal armador, mas com a unica diferença que ele chegaria com a Companhia de Mancu. Alan nao pode armaras jogadas do Mengao sozinho, pois se marcar ele em cima ele sempre vai voltar a bola e assim seria facil interceptar as jogadas. Mas com o Arao e Mancuello ao seu lado ele teria mais chances de abrir jogadas e arriscar mais.

    > Guerrero é um bom Atacante, mas quem acompanha mesmo os jogos do Flamengo e tem um pouco de olho critico. Ve que sempre ha um zagueiro colado nele assim sendo mais dificil marcar. Porem ele segura bastante a bola para que meias chegem e faria com que ele teria mais facilidade de se livrar da marcaçao e assim fazer seus gols. Pois foi com um time assim que ele metia gol no Corinthians.

    É isto Naçao Rubro-Negra

    Bom Dia

    Boa Tarde

    Boa Noite

    • Concordo… principalmente a saida do Jorge!

    • Cara, vc foi alguma fez pelo menos treinador de time de pelada? é cada um que aparece

  • Novo Flamengo com o Bonde da Stella em campo, igualzinho ano passado. Pará, Allan Patrick, Cirino e Everton.
    Novo Flamengo deixando os melhores jogadores no banco e dando oportunidades ao “querido” Sheik Vascaíno e ao tão pedido pela torcida Gabriel
    Novo Flamengo que troca um centroavante por um lateral
    Novo Flamengo que só faz mudança tosca, em momentos toscos e do jeito tosco que o velho Jayme de Oliveira gosta.
    Novo Flamengo que muito provavelmente terá novamente Paulo Vitor de titular.
    Novo Flamengo … velhos problemas …

  • Novo Flamengo? Quem está enchendo os olhos com o Flamengo é cego, saimos do caos mas o time não é nem um pouco competitivo, tática? Onde? So temos um único esquema de jogo, sai Cirino entra Gabriel, sai Everton entra Fernandinho, o esquema de jogo não muda. Tática é o que o Cruzeiro fez com o Palmeiras sabado. Sinto muito mas o treinador ( não sei se é o Jaime ou o Zé Ricardo) é fraco. Se for para manter é muito mais por falta de opção que por evolução tatica.

  • Ele está mostrando sua cara e no meu ver ai da precisa de tempo para mostrar a que veio! E a diretoria está entendendo isso. Mas nao é unanimidade e precisa ter coragem de mudar! Zé Ricardo precisa é desapegar desses jogadores em má fase e testar os garotos da base! Ir integrando de uma vez esses jogadores! Insiste demais nos mesmos!

  • Um novo flamengo sem Cuéllar nem Mancuello.

  • Um novo Flamengo com Márcio Araújo? Sheik? Cirino? Para?
    Única coisa que esse técnico merece e ser mandado embora por suas escolhas e subistituicoes. NADA JUSTIFICA.
    Os antigos treinadores escalam essss jogadores pq não tinham opções, nada justifica esses jogadores agora com melhores peças no banco!

    Que venha o Abel, pelo menos não vai ser influenciado pelo jayme e vão jogar os melhores.

Comentários não são permitidos.