Em novembro de 2015 o Flamengo elaborava projeto para jogar no estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador.
A capacidade era de 3,7 mil lugares e a ideia seria ampliar para 20 ou 30 mil torcedores.
Segundo o dirigente da Gávea, Fred Luz, o objetivo seria viabilizar uma solução em conjunto com o Fluminense e Botafogo, mas ainda não tinha projeto e muito menos viabilidade financeira.
A verdade é que o Flamengo não se interessou em montar sua própria sede, jogar no Rio, sem desgaste da viagem, deve ter preferido a grana gorda da torcida em Brasília, principalmente para cobrir a falta de patrocínios.
O Botafogo seguiu o rumo sem solução em conjunto. Em coletiva no dia 28 de abril o presidente do Botafogo anunciou a parceria com a Portuguesa da Ilha do Governador.
Eis que nesta sexta-feira, 24 de junho, o Botafogo anunciou que a Arena está liberada. O GEPE fez vistoria e autorizou o funcionamento do estádio. Antes disso, o CREA-RJ, Bombeiros e Vigilância Sanitária já deram o laudo positivo.
A capacidade ficou em 15 mil, mínima exigida pela CBF. Foram gastos R$ 5 milhões. O alvinegro deve jogar mais 16 partidas no estádio, que deverá ter um custo de R$ 385 mil por partida. O clube aposta na bilheteria e nos pacotes já vendidos.
Para diminuir o risco de prejuízo, foi cogitada a possibilidade de parceria com os rivais, mas o presidente alvinegro negou a possibilidade até perdurar a briga judicial entre e Flamengo e Botafogo pelo William Arão. Essa é a mentalidade tacanha do dirigente brasileiro: prefere correr o risco de ter prejuízo a ceder o espaço para o rival mandar suas partidas e ajudar nas despesas.
O estádio está bem bonito. Ficou personalizado, o que era uma reivindicação da torcida, já que no Engenhão isto não era possível, e as cadeiras são próximas ao campo, também ao contrário do Engenhão. Se a torcida alvinegra comprar o estadio, aquilo pode virar um caldeirão.
Inadmissível, porém, ver um dos clubes mais combalidos financeiramente erguer sua sede, simples, mas útil, para mandar seus jogos e o Flamengo ter ficado para trás. Fica evidente a preferência pelo aspecto financeiro ao técnico. Na tabela de classificação, o Rubro Negro é o líder atuando fora de casa, mas apenas o 11º jogando em casa.
E já é bom cobrar da diretoria uma solução para 2017, visto que dificilmente o Maracanã terá condições de jogo, seja pelo alto custo, pela falta de definição da licitação, seja pela política, ou seja pela própria investigação do Ministério Público.
André Amaral
Fonte: Ninho da Nação
Ver comentários
Site do Bostafogo????? Estádio para essa merda de time serve, não colocam nem 10 mil...
Pro Flamengo também serviria, melhor que jogar em Volta Redonda.Mais a diretoria prefere jogar fora, pra eles o dinheiro vale mais que a possibilidade de ganhar um título .
Minha dúvida é uma só... depois desses 13 jogos o Botafogo ainda vai jogar lá ou terá q fazer um novo contrato?
ok
chama esse lixo de estadio ta de brincadeira né texto sem noção flamengo nao precisa desse lixo joga em praças muito melhores fato.
Sem dúvida a preferência da diretoria é jogar fora do Rio para lucrar financeiramente, isso já está claro há bastante tempo, soma-se a isso o fato do Flamengo não desejar encarar a FFERJ (no caso de Brasília é a promotora do evento que paga) e fortalecer o vínculo do clube com os torcedores OFF RIO. Vamos torcer para que os resultados continuem bem para então aguardar com calma a situação do Maracanã e assim decidirmos se é mais viável (no momento) construir um estádio ou não.
SRN #Planejamentosónofinanceiro
Aqui em Curitiba tem o estádio do pinheirao capacidade para 35 mil pessoas e está abandonado a anos e o dono nem sabe o que fazer.
Se fizesse uma parceria apenas para melhorar ele como cadeiras limpeza em geral
Seria uma ótima casa para o flamengo não precisando ir direto para Brasília sem contar que seria excelente pq fica a 5 minutos da minha casa kkkkkk
Essa "Arena" com a placa "KEROCASA" não tem preço...
Kkkkkkkkk
A diretoria do CRF mais uma vez está cotrretissima !! Nada de gastar dinheiro com estádio se podem lucrar( E muito !! ) jogando em outras verdadeiras arenas ( Braslia, Natal, Manaus, etc ). Em setembro o Maracanã estará liberado ( E na melhor fase do Brasileirão e com a Sulamericana ), o time mais encorpado e assim com jogos muito melhores que agora. A torcida do Rio e também de todo o Brasil irão curtir muito mais.
Você é maluco.... Olha o estrago que as viagens fizeram no nosso primeiro semestre. Eliminado em tudo simplesmente.
A coisa só melhorou quando o Muricy brigou, brigou e conseguiu estabelecer pelo menos Volta Redonda como sede.
Parabéns ao Foguinho, verdadeiros desportistas, pensando nos torcedores locais e nos seus jogadores, poupando-os de viagens caça-níquel enquanto os adversários deitam e rolam quando o mando é nosso.
Saudações Almir,
desculpe mas o cara não está maluco não, pois o time do Botafogo está muito endividado, não tem time, perdeu em "casa" (Volta Redonda), e não vai ser muito diferente nesse estádio. Esta temporada não vão enganar como no Carioca.
Temos a melhor campanha como visitante, e mediana como mandantes, e com o Maraca em setembro liberado, estaremos realmente fortalecidos. Tento ver o lado positivo de todas essas viagens, pois mesmo na casa do adversário não nos intimidamos. Nosso time enfim está tomando corpo, com mente e espírito guerreiro. Se já chegamos aqui com todas as dificuldades de estar sem estádio, o que custa esperar mais 2 meses? Esse presidente do Botafogo é um fanfarrão, capacho do Eurico, e acredite, não dá para comparar essa diretoria com a nossa. Vamos ver o quanto de torcedores que conseguiram colocar no estádio, principalmente se o time não engrenar e com ingressos nada populares, pois vão querer recuperar o investimento feito e algo mais, já que o Nilton Santos estará apto também em setembro.
Acho que a nossa diretoria fez uma aposta arriscada, e não tem essa que eles não se planejaram, pois sabiam de todas as dificuldades que surgiriam.
SRN
Maracanã volta em outubro. Se voltar, porque ainda falta resolver o imbróglio do consórcio.
Você está certo, principalmente pelo imbróglio!
Valeu pela dica
SRN
Mas eu digo que um estádio no Rio, com NOSSA torcida, seria bom pra nós, muito melhor aliás do que fazer mando por aí com torcida mista e tapete vermelho pros adversários se sentirem em casa.
Se vai ajudar o foguinho ou não é outra conversa, mas pelo menos eles fizeram o esforço na direção correta.
SRN.
Acredito que a maior parte do estrago no primeiro semestre não foi causado pelas viagens, e sim pela reformulação que o time passava, o técnico que não dava jeito no time, a falta de boas peças(nesse caso principalmente na zaga, que era o que ainda não tinha sido reformulado). Se as viagens fossem o problema por estarmos ruins em "casa", também estariamos ruins fora de casa, coisa que não estamos.
Concordo!
O Bandeira VACILOU FEIO tinha que ter reformado o estadio junto com o Fluminense... e vou além.. tinha q ter feito 30 mil lugares com arquibancada de concreto, algo definitivo. Deveria ter feito uma parceria para mandar os jogos lá por pelo menos 5 anos.
O Flamengo precisa de uma casa no RJ... fora do RJ as rendas são maiores, blz... mas a torcida nem se compara com a torcida do RJ, não sabe empurrar o time, é muita sonolência.
Voltando ao estádio da Portuguesa, esse estadio deveria ter saído ano passado, para que nesse ano o Flamengo tivesse uma casa.
Cara, torcida do RJ em Volta Redonda ta uma lastima, reclama mas pensa antes d reclamar.
Não considero Volta Redonda como sendo RJ... foi mal... n me expressei de forma completa.
Não considero em relação a torcida que frequenta o estadio... de modo geral a torcida de lá é uma torcida local, com um pequeno reforço da torcida do RJ.
Pra mim torcida do RJ é a que ia no Maracanã.
Ainda ajudaria a colocar pressão no Consórcio, tipo uma segunda opção pro Flamengo negociar em melhores condições o uso do Maracanã.
Mas mesmo que não fosse de concreto (porque seria caro demais) que fosse provisório, como o foguinho fez. Cacete, isso é o maior mico, o foguinho tá mais falido do que a gente, e mesmo assim está pensando no time e não em viajar pra Cariacica, Brasília, Juiz de Fora ou seja lá onde!!!!
Não tenho o menor conhecimento do que eu vou falar agora... mas no achismo eu vou falar mesmo assim...
Não sei se uma arquibancada de concreto seria tão cara...
Eu usaria entulho como enchimento da arquibancada... e jogaria o concreto para preencher os espaços vazios e dar liga na parada...
Na construção de uma casa o acabamento é a parte mais cara... n sei se um arquibancada é algo caro.
Viagens caça niquel, como assim ?? Só pra lembrar, O CRF deve 500 MILHÕES DE REAIS, tem um clube enorme inteiro para reformar e 2 Cts inteiro para construir. Dinheiro nao cai do céu e, como já disse aqui, a diretoria está certissima em usar toda e qualquer forma, honesta, de arrecadar dinheiro. Temos um potencial enorme fora do Rio de Janeiro e isso tem sim que ser explorado para o bem do clube.
Os sacrifícios foram feitos, e não foram poucos, às custas de péssmas campanhas e times de nível duvidoso ao longo desses últimos anos.
A dívida agora está equacionada, o Flamengo está em dia. Precisa de outra desculpa para continuar deixando o futebol em segundo plano agora.
SRN.
Cara, parabens ao foguinho por essa bosta??? puts, será q vc é mengão mesmo? E outra, o fluzinho também ta itinerante e ganhou a primeira liga, eae, se tivessemos ganho sua opnião ia mudar totalmente? Acho q vc tinha q administrar um time d futebol pois pelo q vejo pra vc é tudo facil e moleza, acho q o time q vc for administrar ira virar o Barcelona rsrsrsr
Você acha que eu sou Botafogo porque eu reconheço méritos do adversário? Fala sério você e essa visão pequena.
Você deve achar melhor o nosso "planejamento", viajar de ônibus 2 horas pra jogar num estádio às moscas em Volta Redonda.
Queria ver o Flamengo com a torcida do Rio (que aliás está alijada de ver o seu time há muito tempo, acabando com o ST) jogando nesse caldeirão da ilha aí. Era 3 a 0 em todo mundo no mínimo.
Mas fica aí com o planejamento do Bandeira, com torcida mista e tapete vermelho pros adversários deitarem e rolarem no nosso mando de campo...
Esquece Almir. Nego acha que bilheteria soma pontos. Tá ganhando dinheiro? Beleza, parabéns. Quero ver é ganhar jogo. 11° em jogos em casa. Se não melhorar isso fica difícil terminar o campeonato no G4.
Falta de estratégia.
O time está bem, então era melhor estabelecer o mando em VR, tomar "prejuízo" financeiro agora, mas garantir uma Libertadores ano que vem. E aí recupera tudo com sobras.
Mas preferem catar os caraminguás dos empresários agora, que nos dão uma merreca, vendem o jogo e ficam com o lucro, do que garantir os resultados com um campo definido.
Continuamos viajando e o time vem melhorando a cada dia! Concordo com vc que as viagens tem o lado prejudicial sim, mas não quer dizer nada e não é, e não foi o fator determinante para o redimento fraco do time no inicio do ano! A prova está aí com Zé Ricardo, que as poucos está conseguindo as vitorias e os pontos e o time continua viajando!! Não sei se ele vai vingar, mas ele está se destacando e fazendo o time brigar lá no pelotão da frente! Futebol hoje é muito mais dinheiro do que qualquer outra coisa meu caro! Temos que ter muitos "níqueis" se quisermos um dia voltar ao topo do Brasil e das Américas!
Excelente texto!!
A diretoria preferiu rodar as arenas do país para arrecadar, para compensar a mancada que estão dando em captar patrocinios.
O pior é ver a torcida preterindo resultado esportivo, titulos, vaga na libertadores, em prol de arrecadação e balanço!!
Essas viagens são também pra fortalecer os laços com os torcedores de fora do rio
Sem falar que é um momento apenas, até o Flamengo conseguir equilibrar as finanças, tem muito Flamenguista com saudadds da Patricia Amorim, deixem os homens trabalharem, e outra, o maracanã tá fechado, na certa era p jogar o Flaxflu nesse chiqueiro aí. SRN
E ouso dizer que, quando o Fla tiver de volta o Maracanã, além de ter a força do maraca em casa, será mais forte também fora de casa graças a essa experiência nômade que teve.
Essa conversinha de saudade de presidentes incompetentes, é um argumento tão bobo que da vontad ede rir kkkkkkk. Dizer que prefere goleada, naõ é o mesmo que dizer que prefere perder a ganhar de pouco.
Eles pódem melhorar e evitar erros, torço por isso!!
E mais que isso, não torço contra piloto do avião que eu to dentro!
O Brasil está enfrentando uma das maiores ( Se não a maior ! ) crises economicas de todos os tempos, só pra te deixar a par da situação economica do Pais, Rodrigo. Conseguir patrocinios bons nessa situação é muito complicado. Aliás, somente para me inteirar, podes me dizer um clube no Brasil que tem um bom patrocinio ?
Como eu já disse aqui, a diretoria está certissima em explorar o enorme potencial que o CRF tem fora do Estado do Rio dde Janeiro.
Vc está pregando algo que nem mesmo a diretoria acredita.
Eles sempre mencionaram a crise atual, mas acima de tudo acreditavam na capacidade da marca Flamengo sobrepujar os efeitos da crise. Visto que é justamente em momentos de crise que as empresas precisam de visiblidade e exposição. Estão errando em conseguir patrocinios,fato, independente da crise. Pois o fato é que só existe um player no circuito que tem mais capilaridade e menos rejeição que o Mais querido, a CBF, que vive uma crise institucional.
E o trabalho deles é excelente se comparado com os antecessores, mas não está imune a cometer erros. Uma divisão de receitas saudavel exige um minimo de equilibrio, então arrecadar mais com bilheteria, não apaga o erro de não arrecadar o estimado com patrocinios.
Acima de tudo deve se buscar resultados no campo, que consequentemente aumentarão a receita. O campo tem que ser foco principal!
Vencer, Vencer, Vencer...
Não só...
Lucrar, lucrar, lucrar...
Só queria saber como essas 4 tábuas em pé poderia se tornar num caldeirão kkkk