“Começando a ter uma cara… de Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Passamos um pouco mais de cinco meses sob o comando do treinador Muricy Ramalho, treinador badalado e desejado por nove entre dez dos nossos torcedores. Porém, o Muricy foi acometido pelo problema cardíaco que o fez se afastar do futebol na primeira vez. Feito os exames e constatado uma nova arritmia, o Muricy decidiu se afastar novamente de suas atividades por orientações médicas e a pedido dos seus familiares por tempo indeterminado.

Contudo, em nenhum momento do período em que esteve à frente do Mengão, ele conseguiu fazer o Flamengo jogar organizado, competitivo e com cara de Flamengo.

Com a saída inesperada do Muricy, fomos dirigidos em alguns jogos pelo Jayme de Almeida, auxiliar técnico da comissão permanente do Flamengo, mas infelizmente não obtivemos bons resultados e o mesmo não goza da simpatia da torcida. Acredito eu, que pela forma como saiu atirando na Diretoria e dando uma de vítima, na última vez que foi demitido do cargo de treinador do Flamengo.

O mercado não disponibilizava de nenhum nome de consenso, que agradasse a Diretoria e principalmente acalmasse a torcida.

Então, a Diretoria teve a sensibilidade de ouvir os pedidos da torcida que borbulhavam nas redes sociais para dar uma oportunidade ao José Ricardo, técnico que dirigiu o Flamengo na Taça São Paulo de Futebol Juniores, onde fez um trabalho brilhante, fazendo a molecada jogar um futebol vistoso e competitivo, derrotando na final o Corinthians depois de estar perdendo por 2×0 e se sagrando Campeão com muito mérito.

E em pouquíssimo tempo a frente dos profissionais, ainda de forma interina, o nosso time passou a jogar um futebol diferente da época do Muricy. E já nos primeiros jogos se notava ao menos um time com mais vontade e aguerrido, questão indispensável para se ter o apoio da Magnética. Uma vez que nossa torcida aceita tudo, menos falta de vontade e entrega.

Ontem, jogamos o nosso melhor jogo deste ano contra o forte São Paulo, semifinalista da Taça Libertadores e um dos candidatos ao título brasileiro, e fomos superiores em todo momento. Ditamos o ritmo da partida, mesmo saindo duas vezes atrás do marcador, mesmo não merecendo. E, diga-se de passagem, que o primeiro gol tricolor saiu de uma jogada irregular, onde o atacante tricolor Calleri comete uma falta acintosa em que o árbitro não marca.

Pressionamos e encurralamos o São Paulo os noventa minutos, buscamos o empate duas vezes, e aos quarenta e oito minutos do segundo tempo o homem de preto marca uma penalidade a nosso favor para coroar a melhor apresentação do time até o momento, seria uma vitória mais que merecida. O jogador que pega a bola e vai para cobrança é o Allan Patrick, segundo melhor jogador do jogo, ficando atrás apenas do Arão, pra mim disparado o melhor em campo. Seja por cansaço ou displicência, não sei, o Alan Patrick coloca a bola pra fora, nos deixando o empate com um sabor terrível de derrota. Era fazer e correr pro abraço, pois o São Paulo não teria tempo para reagir.

São dois pontos que poderão fazer muita falta no fim do campeonato, num momento de disputar um título ou uma vaga no G4, posição que teríamos alcançado se não tivéssemos desperdiçado o pênalti.

Mas o mais importante foi ver a evolução tática que o time teve com o Zé Ricardo a frente da equipe. É fato que ele ainda comete alguns erros, ao menos em minha opinião. Deixar o Cuellar no banco pra mim é o pior deles. Faz algumas substituições erradas, dar mais oportunidades ao Fernandinho preterindo o Mancuello me deixa atônito. Não acredito que esteja acontecendo um complô contra os estrangeiros do time, mas é muita coincidência. Mas está começando a dar gosto de assistir o Flamengo jogar. Parece que o Zé conseguiu trazer de volta o espírito Rubro-Negro e o time começa a ter uma cara e é cara de Flamengo!

Saudações Rubro-Negras!
Mengão sempre!
Kassandro Madruga

Fonte: Flamengo RJ

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Zé está fazendo o Flamengo voltar a ser Flamengo. O nosso objetivo é ganhar 100% dos jogos e, se tiver que perder, vai ser muito caro, à base de luta até o último momento.
    Esse mesmo espírito que o time dele teve na Copa SP de Futebol Jr, encestando o Corinthians em pleno Pacaembu, sem se entregar, mesmo perdendo de 2×0.
    FLAMENGUISTAS: A VITÓRIA É UM DIREITO NOSSO. NÓS, FLAMENGUISTAS, TEMOS O DIREITO DE VENCER SEMPRE.
    Esse é o espírito, porra!!!

  • Zé Ricardo deu uma cara ao time do Flamengo. Agora sim o time tem um esquema tático definido e tornou-se um time competitivo que está quebrando tabus. Começou com o pé direito contra a Macaca, e isso com 1 (um) a menos. Um a menos p#%@. A quanto tempo esse time não mostrava vontade, não mostrava raça. Raça. Vencemos o cruzeiro fora de casa, mais um tabu vencido. Agora contra o são paulo além de ter dominado o jogo me recordo do gol do Arão, a união dos jogadores, aquela vontade: vamos vencer esse jogo. Isso é Flamengo. Me desculpem o Flamengo não é só o cuellar o canteiros e mancuello. Eles vão ter as suas oportunidades. Tenho certeza. Mas voltamos a ter o principal: Organização tática e raça. Na real esse movimento de querer ver o mancu e o cuellar é motivado pelo desejo de ter espetáculo de ter mais jogadas de efeito o rubro negro também gosta disso (quem não?). Mas considero que o mais importante é que voltamos a ter esperança porque vemos nosso time voltar a jogar bem. Quero nem saber quem tá lá. Quero ver o time jogar pra ganhar. (Não é essa mesma a Nação que fazia a festa com o Obina?)

  • ainda acho que existe “panela” no flamengo ainda mais quando o guerrero esta em campo, everton, cinino, marcio araujo, sheik fazem corpo mole, o mesmo aconteceu com os gringos, a diretoria deveria ter mandado esses caras junto com o walace, gabriel e para no fim do ano passado.

    • jogadores precisam ganhar uma média salarial, talvez ninguém queira correr pelo Guerrero ganhando 900 mil, infelizmente isso acontece.

      • pode ser, mas acho que ninguem no fla ganhe menos de 100 mil, claro os mais conhecidos.

  • #DeixemOZéTrabalhar

  • Esse é meu técnico….PONTO. Não tem essa de “vamos esperar o próximo jogo pra ver”

  • Bem, próximo domingo vamos ver a verdade. Se com o Guerrero em campo, a “panela” fica de corpo mole prejudicando o time.
    Eu acho que a diretoria deu mole em não ter “limpado” o elenco no início do ano. Mesmo com a saída do Wallace, ainda tem semente podre no ninho. Vulgo as declarações que alguns jogadores deram protegendo o Caramujo, dizendo que ele “joga muito”. Os caras confundem totalmente amizade com profissionalismo.

  • Uma coisa é questionar, outra coisa é criticar.

    Podemos questionar uma escalação ou uma substituição, mas criticar o trabalho que está sendo feito seria uma total incoerência, uma vez que a evolução é nítida, destacando a organização tática e o espírito competitivo do time, desde que ele assumiu.

    Também questiono os gringos no banco e o gabriel sempre entrando no segundo tempo, confesso que fico ansioso, mas no fundo reconheço que é preciso dar credibilidade a ele pelo que o time vem apresentando, na certeza que ainda vamos evoluir bastante. Afinal, são apenas 6 jogos, enquanto o muricy ficou 5 meses!

    E mais, sinto pânico só de imaginar nosso time comandado por abelão ou qualquer outro ultrapassado medalhão.

    O único problema, meus amigos, é que ele corre contra o tempo e contra a má vontade da diretoria.

    Que uma boa vitória aconteça hoje e consolide cada vez mais o ZR.

    • Sabias palavras….antes de mais nada, vamos apoiar independente de jogadores…SRN

      • Certeza! Ele tem que ficar! E acho, inclusive, que os jogadores deveriam se reunir com a diretoria e manifestar o desejo deles de dar continuidade ao trabalho do ZR. Isso já foi feito antes, inclusive. Abs

  • Tem uma galera chata p caracas em. Msm o time jogando MUITO melhor, continua enchendo o saco pedindo Mancuello e Cuellar. O time tá se encaixando, eles vão render muito mais com o time já pronto. Se colocar os caras agora o time vai cair de produção por falta de entrosamento. Aí eu quero ver os defensores dos gringos o que vão falar. Porra deixa o cara trabalhar vamos apoiar que eles vão entrar na hora certa. ESSA PORRA TA CHATA JÁ.

    • Não é porque está bom, que significa que não podemos melhorar. Concordar com os erros só porque o time está melhorando, é pensar pequeno. E Flamengo é gigante.

      • Não amigo. A Maioria não está satisfeita com nada. Eu detesto o futebol do Cirino, Márcio Araujo tmbm. Mas não podemos fechar os olhos q o time está melhorando só por que não gostamos de certos jogadores. Quem garante q o time vai continuar evoluindo se colocar o Mancuello agora. Ele é um excelente jogador, mas o cara ainda está em adaptação, com o time em um nível melhor tudo vai ficar mais fácil.

      • Perfeito

    • Falou tudo amigo. Os gringos renderão muito mais com o time pronto. Não serão jogados na fogueira como, Erazo e Mugni. É hora da torcida apoiar o time e para com essa coisa chata de criticar tudo

  • Não é q o fla melhorou com o Zé Ricardo, um outro técnico q chegasse no lugar do Muricy ,o time estaria do jeito é qm sabe até melhor do q está jogando!

    • Aposta por aposta eu apostaria no que já tá dando resultado.

  • Por que então não tira um dos pontas e coloca o Mancuello? Ou tira os dois pontas e coloca o tbm o Cuellar. Flamengo teria um meio campo muito forte. O time sedia: Muralha, Rever e Vaz ( Juan), Rodinei e Jorge, Márcio (1° volante), Cuellar (2° volante), Arão( 3° volante pela direita), Mancuello ( Meia pela esquerda), Alan Patrick ( com total liberdade para flutuar pelo meio e criar as jogadas) e Guerrero na Frente com liberdade de movimentação. Dificilmente um time que troca de posições consegue ser marcado pelo adversário. Mas é claro que com organização.

    • Enquanto o Jaime de Almeida, estiver no banco esses jogadores não jogam!

      • O Jayme é uma diarréia.

        • Disso já tenho certeza…

      • Começando a acreditar nisso…

  • Mais do mesmo. somos 40 milhões + alguns jornalistas e sites esportivos falando a mesma coisa. Tô começando a achar que tem caroço nesse angu. hahahaha

  • O time deu uma melhorada, mas enquanto continuar insistindo com esquema e jogadores improdutivos, vai demorar dar um real salto de qualidade.

  • Só mudaria um pouco a escalação do time!! tiraria o Everton e entraria com o Cuellar ou Mancuello de segundo volante liberando mais o Arão junto ao Patrick !!

    • Arão rendeu bem mais quando foi recuado para segundo volante de verdade, apoio a entrada de Cuellar no lugar do Marcio Araujo (Que até tem se destacado na parte DEFENSIVA, pq quando precisa dar um passe, é um pesadelo), e a entrada do Mancuello na vaga do Everton ( Não tem jogado tão mal como dizem, tem até tido entrega, mas quando a fase não é boa… xii).

  • Concordo com o autor do texto.

    O Flamengo tá mais aguerrido e organizado em campo.

    O Zé merece continuar, mas precisa ouvir um pouco mais a voz da torcida, como o próprio Flamengo fez ao dar-lhe uma oportunidade. A torcida sempre tem razão.

  • O melhor caminho é deixar o Zé Ricardo no comando, pelo menos para fechar 2016.

    Ano atípico em nossa história recente, visto que, em um primeiro momento, o Flamengo teoricamente se planejou com calma. Trouxe treinador de peso, antes de começar a temporada. Fez contratações pontuais e com critério. Trabalhou a pré-temporada inteira e com a estrutura minimamente necessária.

    Acontece que esse cenário aparentemente positivo revelou-se um potencial desastre, visto que o nosso Muricy foi incapaz de arrumar o time, em pouco mais de cinco meses de trabalho.

    E a questão toda é que esse desastre só não se concretizou porque tínhamos uma carta na manga, dentro do próprio clube, e que se chama Zé Ricardo.

    Quem acompanhou a trajetória do time sub-20 sabe que o cara é muito bom. Na final da Copa São Paulo o time foi para o intervalo perdendo de 2×0 para ótimo time do Corinthians, e ele conseguiu reverter esse quadro, com o conhecimento e visão de jogo que tem.

    Agora estamos vendo que o cara consegue lidar sim com o time profissional, e o elenco dá todos os indícios que está abraçando o treinador.

    E apesar disso tudo os responsáveis pelo futebol ainda são incapazes de tomar uma decisão. A impressão que dá é que eles querem é se proteger, em virtude dos seguidos fracassos no futebol. Se proteger da opinião pública e do ambiente interno da política na Gávea.

    Tem que deixar de covardia e efetivar o Zé Ricardo. De uma vez por todas.

    • Concordo totalmente. Excelente.

    • Concordo, a falta do Maracanã também prejudicou o planejamento no primeiro semestre

  • Uma coisa é fato se o Mancuelo estivesse emo campo no domingo ele não perderia aquele penalt vacilou feio José nas substituições Ricardo.

    • verdade

    • Ainda que ele estivesse em campo, o batedor oficial é o Alan Patrick. Cara, pênalti é isso aí, não dá pra ficar com raiva ou alegar que tal jogador faria porque é melhor que outro. Messi e Cristiano Ronaldo já erraram pênaltis em momentos importantes, ainda assim até o momento ninguém cogitou trocá-los pelo bom e disciplinado Mancuello.

  • Excelente texto. Concordo que o mengão melhorou muito e o zé merece vida longa, mas tem que melhorar as substituições e testar variaveis…
    São Paulo na retranca nao precisava da suposta velocidade de gabriel colocasse o EDERSON.

    Marcio araujo tem raça mas é sem rumo ta sempre meio perdido, Cuellar tem que ser titular já e mancuello não pode ser banco com cirino fernandinho e gabriel entrando.

  • Podem falar o que quiser, mas com Márcio Araújo o time melhorou a marcação, eu colocaria ele, cuellar, Arão e Patrick, com alguém e Guerrero.

    • seria uma boa mesmo, nao adianta nada por 3 atacantes e nao ter poder de marcaçao…

  • Srs.
    Estmancuello, nascer outro técnico tão teimoso como o Sr ZR, cara cuellar e mancuello não pode ser reservas desse time. Uma coisa eu tiro o chapéu o Wallace pediu e saiu . Agora todo mundo xinga o Caramujo lixo e o cara ainda está lá, fora!
    muralha
    Rod, rever ,Vaz, Jorge
    cuellAr, mancuello, arao, Patrick
    Ederson (cirino) , Guerreiro (vizeu)
    Saudações.

    • PR não ando vendo torcedores xingando o Márcio Araújo, pelo contrário ele por mais contestado que já foi no flamengo hoje 80% da torcida tem um consenso que ele acertou a marcação no meio de campo, concordo que Mancuello ou Cuellar possam entrar no time mas não no lugar do M A !!

  • concordo plenamente, ele recuperou a ALMA RUBRO NEGRA !

    agora falta entrar com a qualidade técnica dos gringos, para quais ele vem cagando…
    se recuperar ederson, e esquecer gabriel tbm seria um grande avanço…

    vontade o time tem tido, mas em algun jogos vamos precisar de qualidade tb…
    SRN !

Comentários não são permitidos.