Efetivado ou não, Zé Ricardo não volta mais para os juniores

Compartilhe com os amigos

Caso o Flamengo opte por contratar de um técnico mais experiente, o comandante
do tricampeonato da Copinha segue na comissão do time profissional como auxiliar

Depois de nove anos trabalhando na base rubro-negra – de 2005 a 2008 e de 2012 a 2016 – Zé Ricardo dará o principal passo de sua carreira, mesmo que não venha a ser efetivado. As chances de deixar o status de interino são reais, mas mesmo que o Flamengo contrate um renomado treinador, Zé seguirá nos profissionais como auxiliar.

No comando do time sub-20, que assumiu no segundo semestre de 2014 após sucesso à frente do juvenil, conquistou o Torneio OPG meses depois, o Estadual de 2015 e, em 25 de janeiro, o mais relevante de seus títulos: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Flamengo levou o caneco após bater o Corinthians nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal).

Zé começa o trabalho apostando no esquema 4-2-3-1: com dois volantes de marcação, um armador, dois meias-atacantes abertos e um centroavante. Willian Arão e Márcio Araújo têm sido os volantes, mais para frente há um rodízio constante. Alan Patrick e Vizeu, porém, foram escalados como titulares nos dois jogos sob o comando do ex-treinador dos juniores. No sub-20, o sistema que mais utilizava era o 4-1-4-1.

No comando do Flamengo há dois jogos, Zé chegou ao profissional em demonstração de poder do SóFla, grupo político que sustentou as vitórias de Eduardo Bandeira de Mello em 2012 e 2015. O treinador tem total apoio de Flávio Godinho, vice de futebol.

Professor de Educação Física, Zé Ricardo guarda hábitos do magistério, estimulando seus atletas com expressões como “para tirar 10”. Nesse domingo, contra o Palmeiras, em Brasília, tem sua primeira prova efetivamente difícil. Se gabaritar, as chances de efetivação como técnico do time profissional crescem.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ganhando ou perdendo hoje, acho que está mais do que na hora de efetivar o Zé Ricardo.

    É só fazer a velha lista dos prós e contras, qualquer um que esteja minimamente por dentro do assunto vai chegar ao mesmo resultado. Acredito que 90% da torcida esteja, e da Diretoria também.

    Prós:

    – Zé Ricardo entende de tática, de futebol, já comprovou isso nas categorias de base;

    – Sempre constrói ótimas relações com seus jogadores, e eles o respeitam. Já está acontecendo isso com o time profissional;

    – É técnico da casa, conhece o clube e sabe o que é Flamengo;

    – Conhece bem os jovens da base e com certeza sabe trabalhar com eles;

    – E por último, e acho que menos importante, vai ser mais barato que qualquer técnico que vier de fora.

    Contras:

    – O único “ponto negativo” que eu consigo ver é a falta de experiência no profissional. O que na verdade não é um problema de fato. O Roger do Grêmio está aí mostrando que não.

    O tempo de esperar para ver já acabou, não dá para ficar nessa de interino o tempo inteiro. Acredito que até deve incomodar o sujeito.

    Zé Ricardo é o nosso técnico, era para ser assim.

    • Apesar de que, no Brasil, todos os técnicos são interinos, tal o rodízio.

  • Meus Amigos Rubronegros!
    Quem assistiu a derrota do Brasil ontem por 1 x 0(terminou 0 x 0 porque a arbitragem que estava favorável ao Brasil ANULOU o gol legítimo do Equador!).
    Viram o ARTURO MINA jogar?
    – Que zagueiraço! – Que zagueiro-zagueiro! – Que xerifão limpador de área! – Que posicionamento perfeito! – Que segurança ele transmite pra defesa! – Que presença em campo!
    Ontem ganhou simplesmente todos lances e disputas de bola por baixo e por cima.
    Que me desculpe o ALEX nosso goleiro, mas MURALHA mesmo é esse ARTURO MINA!!!!!!!

    Aquele abraço

    • verdade galvão…o caramujo do flamengo não é o marcio,e sim a dretoria….e tem gente aqui torcendo pro guerrero ir embora, se vender ele vão trazer no maximo o bruno rangel,e pagar dividas que é só o que eles sabem fazer..

      • Do jeito que você fala parece até que pagar dívidas é uma coisa ruim

    • Engraçado que o erazo era tudo isso também, era considerado o melhor zagueiro do equador, na verdade eles consideram ainda.. veio para o flamengo na sua melhor forma.. em 3 jogos foi queimado pela torcida é acabou saindo..
      Chance de acontecer isso com o Mina é grande, afinal é difícil mudar de país, se adaptar ao estilo de jogo e não ser queimado em 3 jogos..

  • Nem sei se concordo com a conclusão, sem nenhum embasamento, de que o Zé não deve voltar aos juniores. Mas que a matéria é mal escrita, é.
    O título dá a entender que eles têm alguma fonte que garanta isso, mas não aparece na matéria.
    Na boa, se por acaso o Flamengo contratasse outro técnico, seríamos obrigados a manter uma comissão inchada? Ao passo que eu acho que o Zé deveria ficar próximo do profissional, no mínimo, já temos o Jayme e quem seria o responsável por treinar o time que forma os jogadores para o profissional?
    Claro, se ele for efetivado, nada disso importa. Torço para que ele mande bem e fique. Mas não seria o fim do mundo, como não é com jogador, voltar aos juniores.

  • A verdade e que ele pega um pepino danado das mãos de um suposto medalhão. Muricy passou 5 meses na Gavea, não deu padrãp tatico ao time e nem conseguiu trabalhar os antigos defeitos. Eu acho uma boa manter o Zé, até porque não existem grandes alternativas no mercado, e fora o Tite, Levir e Cuca, o resto dos técnicos brasileiros é tudo mais do mesmo. Por outro lado, se emplacarmos uma sequência negativa, seria interessante trazer um medalhão para evitar queimar o Zé, que não teve nem tempo hábil pra preparar a equipe. Acho que o Zé tem futuro, se vai ser agora ou mais pra frente saberemos em breve. A verdade é que a Diretoria sempre foi titubeante nas decisões do futebol, e por isso vemos tantos equivocos se repetindo. No futebol, uma decisão forte que seja mediana é melhor do que estudar o que fazer por semanas e deixar o clube cozinhando crises, e na gestão dos ultimos 4 anos tem sido assim. Parece que ficam esperando que a divina providência resolva o problema por eles.

    • A diretoria toma decisoes como numa empresa. Soh que o futebol é muito mais agil, dai perdem o timming. Essa é a minha maior crítica.

Comentários não são permitidos.