Faz o simples, Zé Ricardo!

Nunca escondi de ninguém a admiração que tenho por Marcelo Bielsa, que é proporcional à vontade de vê-lo, um dia, treinando o Flamengo. Talvez não seja a hora, talvez não seja o momento. Os rumores da imprensa estão demasiadamente desencontrados, de modo que não identificamos bem qual é o planejamento da diretoria. Pra ser bem sincero, acredito que não há planejamento: estão dando tempo pra Zé Ricardo mostrar serviço, ansiosos por economizarem uma boa grana em uma solução caseira e que agrade, ainda, a torcida. Se der errado, aí sim partirão pra outros lados.

Mas a ideia do técnico caseiro é muito boa. Aliar economia e “rubro-negrismo” é algo difícil, praticamente só encontrado nessas soluções provisórias. Temos boas recordações, já que muitos dos maiores títulos de nossa história foram conquistados dessa maneira, e ao mesmo tempo temos motivos pra preocupação, visto que muitos destes técnicos vitoriosos não tinham qualidade, e ganharam, talvez, empurrados pela mística que envolve o Flamengo – vide Jayme e Andrade, mais recentemente.

Zé Ricardo, porém, é promissor também taticamente. Com os juniores, conseguiu excelentes resultados e bom padrão de jogo, tanto que foi convidado à integrar a comissão técnica das categorias de base da CBF. Blogs e sites renomados divulgaram sua filosofia tática e até imaginaram como seria o novo Flamengo. Era promissor, pra todos nós.

E houve uma boa mudança: ganhamos jogos difíceis, estamos bem posicionados no campeonato apesar dos graves problemas, a postura em campo é completamente diferente. Zé Ricardo já mostrou serviço, e deve ser reconhecido por tal.

Mas… caramba! Por que ele tá insistindo nesse esquema horrível do Muricy? Não ouso dizer que é um esquema nulo, mas os pontas do Flamengo estão em uma fase tenebrosa. Contra o Cruzeiro, a exemplo do que aconteceu na maioria dos jogos neste ano, Cirino e Éverton destoaram do restante do time. Não participam ativamente, não criam, não cruzam, não finalizam… não jogam. O esquema tático do Flamengo de hoje privilegia jogadores sem nenhuma raça e que estão numa fase negra. Não faz sentido.

Com Zé Ricardo até Márcio Araújo está jogando bem. Jorge também mostra sinais de melhora, o posicionamento da zaga progrediu e Alan Patrick demonstra como tem vaga cativa no time titular. Mas por que razão jogadores como Gabriel, Éverton e Cirino tem tantas oportunidades, enquanto Cuéllar, Mancuello e Éderson não? Quanto às duas recentes contratações, eles representam R$20 mi! Não escalá-los significa, seguramente, um erro colossal do centro de inteligência ou uma cegueira estranha do treinador.

Aliás, podemos juntar o útil ao agradável: mudar o esquema falido de pontas e implementar um 4-4-2 (ou 4-5-1) abrirá mais vagas no meio, o ideal para Mancuello e Éderson (que, em minha visão, renderá muito mais centralizado do que isolado em uma ponta).

Finalmente, Zé Ricardo merece muitos méritos pela significativa melhora que o time apresentou neste pouco tempo sob seu comando. Mas não podemos mais continuar neste esquema tático horrível, priorizando jogadores esdrúxulos. Escute a Nação, e faça o simples, Zé Ricardo!

Ah, e como seria meu Flamengo ideal? Pois bem, um 4-4-2, com um segundo atacante retornando e trabalhando com AP: Muralha, Rodinei, Juan (Vaz), Réver e Jorge, Cuéllar, Arão, Mancuello e Alan Patrick, Éderson e Guerrero.

SRN!

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadoflamengo.com

 

Veja também

  • Concordo contigo, Rodrigão.
    Por mim, efetivava o Zé. No fim de Ano, o Mengão pagava um curso de Técnico UEFA pra ele e trazia um técnico estrangeiro tático pra fazer dupla com o Zé.

    Galera falando de Formação tática mas o que importa mesmo é o Estilo de Jogo!
    Nosso Mengão precisa de de intensidade e confiança pra papar o título.
    PS: Cilixo num dá mais! Rái matar o cão infiliz!!!
    #Raça #Amor #Paixão #MengãoQueridão

    http://doentesporfutebol.com.br/2016/03/por-que-a-formacao-tatica-nao-e-o-mais-importante/

  • Goleiro, zaga e laterais resolvidos… Ajeita o meio-campo e seremos campeão… Vende cirino, Gabriel, Sheik, pode manter Fernandinho e everton na reserva.
    Canteiros precisa revezamento também, tem q ser reserva imediato (antes que MA). Traz um outro meia de criação ou um atacante veloz…

  • Todo mundo aqui se achando técnico Kkkk

  • Não acho que Jorge está melhorando não! Muito pelo contrário! Estou achando q ele está muito acomodado e preguiçoso! Ele está na zona de conforto pq ninguem está fazendo frente a ele! Não tem como: Todo jogador que não tem reserva acomoda! Isso vale pra Guerrero e Paulo Vitor tambem! Mas com a contratação de Muralha, Paulo Vitor teve e está tendo que ralar! É evidente a mudança de postura! Acredito que Zé Ricardo ou quem seja o treinador tem que estimular a concorrência nessa esquerda!

    • Kkkk apoia a base ne ?

      • Apoiar é uma coisa, fechar os olhos para as más atuações é outra!

  • qualquer um é melhor que o Márcio Araújo, esse jogador só sabe ficar “abrindo os braços”, prestem atenção, dizendo “aqui” e “ali”, como fosse um orientador do time, isso é demais, fica o tempo todo “toca ali” e “toca aqui”, fala sério, qualquer um será melhor que esse jogador merda, que rouba algumas bolas, nada demais, e entrega outras bolas.

  • O esquema interfere, mas os jogadores que fazem as funções de pontas (Everton, Cirino, Sheik, Gabriel) nenhum deles rendem. Ai fica dificil.
    Ontém um comentarista do Esporte Interativo falou o seguinte a respeito do Flamengo : ” o Flamengo deveria decidir logo se efetiva o Zé Ricardo ou se vai atrás de outro técnico. Eu vejo muita gente criticando o Zé. Poh! O cara não tem segurança se fica ou não, então é normal que quando o time faça o gol ele tente substituir para fechar o time e ganhar o jogo. É sonho dele treinar o Flamengo, é um dos maiores clubes do Brasil. Apartir do momento em que ele for efetivado [se isso ocorrer] veremos ele arriscando mais. O Fla tem a chance de fazer um ótimo técnico e do clube”.
    Concordei com ele. Só não me recordo o nome do comentarista . foi no programa jogando em casa.

  • ze nao quer ficar no flamengo não, por isso ele anda complicando as coisas.
    qq criança sabe disso:::::

    muralha
    rondinei – rafael vaz – rever – jorge
    cuellar – arao – macuello – alan patrick
    everton – vizeu.

    Simples. sem segredos.

  • Perfeita análise meu caro, esse é o time ideal… Temos um meio de campo respeitoso. Não consigo entender essa idéia de pontas com cirino, everton, Fernandinho, e a insistência com Márcio Araújo.

  • Eu faria um 4-3-2-1 com Cuéllar, Arão e Mancuello à frente da defesa e Ederson junto com o Alan Patrick mais soltos na armação, quase atacantes. O importante é que agora o Flamengo joga “junto”, os jogadores não ficam mais tão distantes um do outro, o que facilita tudo e permite um aplicação tática de qualquer esquema que for citado aqui.

    • Essa escalação tb é válida

  • Já falei mt em números. Hj vou dzr apenas o seguinte: qq esquema que diminua o número de atacantes e não posicione fora de seu lugar de origem o Mancuello e o Ederson. Não é difícil.

    • E qual é a posição de origem desses dois?

  • Trocaria o Ederson por Thiago Santos. Já demos oportunidades a todos eles, Sheik, Cirino, Ederson, Everton, Gabriel, Fernandinho…. pq não dar uma chance ao moleque?

    • Vem de lesão séria e só jogou uma vez no ano. Vai queimar o menino.

  • A única escalação 4-3-3 no Flamengo quarta feira passada, foi a arte gráfica da escalação da Globo instantes antes da partida. Quando a bola rolou o esquema tático predominante foi o 4-4-2.

    • Ferreira, exatamente! Duas linhas de 4, AP solto e Vizeu enfiado. Um 4-4-1-1, que na hipótese do avanço dos pontas se torna um 4-2-3-1.

      • O esquema é esse msm, o unico problema são os pontas que a muito tempo não tem jogado bem, por isso o nosso ataque tem sofrido, pois depende-se muito do Alan p criar as jogadas

  • Ai que está o enigma caro Rodrigo, se o esquema é “xoxo” e os jogadores são “nulos”, porque a melhora significativa? Não vejo melhora significativa, vejo 3 pontos letais para explicar as vitórias contra Ponte, Vitória e Cruzeiro diante desses fatos, o Primeiro deles é que Ponte e Cruzeiro jogaram muito abaixo do que podem, o segundo inclusive bem desfigurado de jogadores importantes e que não vencia em casa há tempos…..contra o “temido” Vitória recém chegado da divisão B, e que na minha opinião ainda sim teve um maior volume de jogo com Vagner Mancini mais acabou injustamente derrotado se fomos analisar as estatísticas, o segundo e terceiro ponto vão justamente de encontro entre si, pois é nítido a melhora defensiva já notada quando Rafael Vaz jogou contra o Figueirense, o time ainda sim saiu derrotado, mais acentuadamente quando esteve na cia de Rever, esse seria o tal 3 ponto que gostaria de falar, muito tempo parado mais seguro na defesa junto com Vaz e principalmente agressivo nas bolas paradas assim como se destacou pelo ATM, totalmente decisivo, nada além disso Rodrigo, não enxergo melhora tática o Zé optou por dar continuidade aquele que seria o Muricybol depois da frustrada tentativa de “fazer um Barcelona”, joga com o time inteiro na defesa, inclusive o Vizeu, desgasta demais os jogadores, imagina você atacante tendo que acompanhar lateral o tempo todo…..algo está errado não acha, entendem errado aqui no Brasil, não existe isso lá fora, é claro que todos tem que participar, mais a ocupação de espaço não se faz dessa forma, como tirar o melhor de Marcelo Cirino se a sua principal virtude (velocidade) se perde durante a partida acompanhando laterais, e até mesmo Vizeu que sai da área e chega nela já sem pernas….repito algo etá errado, como você mesmo disse a formação tática que não é exclusivamente 4-3-3, 4-2-3-1, 4-5-1 ou qualquer outro, podemos jogar com todas essas, isso será sempre variável de acordo com a posse de bola, o Zé é refém de um planejamento pífio que terá que levar até o fim de 2017 se quiser, sabendo que a qualquer momento a casa pode cair, não se iludam que garotos da base não serão opções nos lugares de Marcio, Gabriel, Everton, Ederson, Sheik, Cirino, Fernandinho e ai vai….esqueçam o time é esse com exceção de um ou outro pereba que chegar, infelizmente já relatei aqui, mais uma vez precocemente torcemos para que 2017 seja diferente!

    • O time teve muita melhora, você que não conseguiu enxergar. O Time melhorou muito defencivamente, o Zé ajustou o posicionamento do Arão que com o Muricy era quase um atacante e não marcava e também com a antrada do MA que é fraco técnicamente mais é esforçado e é um dos maiores ladrões de bola desse brasileirão, até o Alan Patric tem ajudado muito na marcação. O Problema do Fla hoje é o Ataque, Principalmente os pontas, não importa o esquema que for, sempre vai ter um que vai jogar na direita e o outro na esquerda e esses jogadores que tem atuado nessas posições não tem correspondido, até o Mancuello ja tentou fazer o lado esquerdo e não foi bem, principalmente com o jorje do lado dele pois são dois jogadores lentos fazendo a ponta.

      • Gabriel como disse há apenas a evolução na dupla de zaga, eu particularmente não considero melhora no sistema defensivo porque não podemos jogar retraídos o tempo todo a depender de Cirinos, Fernandinhos, Evertons para contra atacar, que como você mesmo falou decepciona a cada jogo, assim como relatei acima é impossível ter 3 atacantes que jogam o tempo todo sem a bola na linha defensiva, é suicídio cara, e depois quando realmente precisarmos das “pernas” velozes desses caras realmente não teremos porque sacrificamos demais esses caras, quanto ao Marcio Araujo, nem comento cara, pra mim o Marcio é o seguinte um cara determinado, comprometido, faz poucas faltas, toma poucos cartões, só que não participa nos comandos ofensivos do time, não chuta, não tabela, não aparece, pra mim é imperdoável um jogador de meio que carrega uma “simples camisa 8” não chutar em gol, não basta só desarmar, tem que saber o que fazer com ele, produzir, se não é um a menos no setor de criação do time, que não passa só pelo Alan Patric, e sim por todo o time, desde lá da defesa, adiantar a marcação será fundamental para começarmos a evoluir taticamente, esse é o primeiro ponto, enquanto a proposta for essa, igual a de Oswaldo, Jaime, Vanderlei, Cristóvão, enquanto for essa proposta, e principalmente com certos jogadores, provavelmente não veremos resultado no trabalho!

  • tudo bem zé, voce quer jogar no 4 3 3? pois esquece everton ( o rei do impedimento), cirino ( sua única jogada é chutar no adversário e conseguir um lateral), fernadinho ( ótimo empresário) gabriel ( o eterno menino gabriel)!! use thiago santos e nixon nas pontas! até o sheik é melhor que esses, pelo menos tem raça!

    • Mas eu acho que o Nixon nunca foi ponta. Ele tem veia goleadora, tem que jogar no ataque.

      • Verdade, na base ele era centroavante! mas no profissional foi usado mais como ponta, é um jogador versátil, que joga nas três posições do ataque!

  • Essa também seria a minha escalação e acho que vai ser também a do Zé, eu vejo que quando o Mancuello e o Cuellar entra o time se desorganiza um pouco, parece que eles ainda n entenderam o que o Zé pede, eles parecem descumprir as funções táticas, é o que eu acho, assim q eles aprenderem isso serão de fato e de direito titulares……o Rever hoje disse “No pouco tempo de convivência vi que Zé Ricardo é um treinador diferenciado”…….eu acho que pelo menos deveríamos esperar para dizer não deu certo quando de fato não dê certo.

  • Deixar o Zé trabalhar, Abel além de ganhar uns 600 mil vem com uma comissão grande, não entende de tática e mais um treinador ultrapassado como luxa, muricy entre outros, em Vez de procurar técnico deveriam limpar o elenco Sheik aposentado principalmente e trazer reforços

    • Verdade Josiel

    • Josiel concordo.SRN

  • concordo plenamente e meu flamengo ideal é exatamente esse que vc escalou

  • Ótima escalação. Estes jogadores que você citou são o que de melhor temos em nosso elenco. Sou daquele tempo onde os 11 melhores eram escalados e o dever do treinador era criar um esquema para que estes joguem. Estes mesmos jogadores podem jogar no 4-4-2, 4-2-3-1, 4-1-2-1-2, 4-1-4-1… Inúmeras possibilidades para fazer os melhores do elenco jogarem juntos. Precisamos de Cirino, Éverton e Fernandinho? Sim, precisamos de velocidade no banco, para um segundo tempo truncado onde pegue os adversários mais cansados. É o que penso sobre futebol. SRN

  • Muito boa sua escalação!
    Venho pedindo ela faz tempo!

    A título de experiência, tentaria como dupla de ataque Guerrero e Vizeu!
    Não seria a mais rápida, mas os lançamentos e cruzamentos de AP e Mancu teriam um bom aproveitamento.
    SRN!

  • Concordo com vc. Eu apoio a efetivação do Zé, justamente pela questão financeira.
    Agora ele insistir com esse esquema é burrada, acho q ele tem escalado mal e mexido mal. O problema não é só a fase péssima dos atacantes, o que é normal, mas que com esse esquema parece que o time só tem uma jogada e o time adversário anula muito fácil.

  • Zé ricardo pra mim,se equivale ao rogerio lourenço,lembra dele? a expectativa era a mesma, repetir o que o andrade conseguiu…pois bem,pra mim ja deu,tem potencial,mas ainda não é o momento,não mostrou nada de diferente de muricy e seus antecessores,mesmo esquema,e até mesmas substituições…tem dado sorte nos jogos ganhos,pois todos foram ganhos com um gol achado,..pra mim fernando diniz deveria ser contratado,e jogar no 442 losango,cuellar de cabeça de area,arão pela deireita e mancuello pela esquerda,ambos fazendo box to box…alan patrick de armador,pra fazer a bola correr,e não o contrario,jogador criativo não tem que marcar,tem que ser marcado…guerrero de 2 atacante e vizeu de centroavante…com a zaga se ajeitando e esse monte de time ruim (estamos com pontuação de g4 jogando nada) no br brigar pelo titulo não seria um absurdo…g4 no minimo….mas…com zé ricardo, hoje não dá!

  • Única questão éq o Éderson é lento e esse time teria q chegar no toque d bola, se o Ederson estivesse jogando bem seria titular absoluto, mas tá mal igual os outros pontas e puxar contra ataque seria complicado, o Mancu tá mal também éo mesmo caso do Ederson, entre M.Araújo e Cuéllar não tem comparação, o Mancu é + técnico doq o M.A, mas nesse momento eu escalaria o Cuellar eo M.A fechando a entrada da zaga, o MA toma e passa para o Cuellar fazer a saída d bola, e iria colocando o Mancu aos poucos com o objetivo dele tomar a posição do MA, 0 Mancu parece q tá sem vontade e desmotivado, não tá merecendo ser titular, quem tá no banco tem q conquistar a posição com luta e vontade, SRN

  • O problema não é o esquema… O problema são as peças que estão sendo usadas…
    Se jogar no 4-4-2 com Cirino, que nunca esteve bem no Fla, mas conseguiu ficar ainda pior nos últimos jogos não vai funcionar.

    Mas, se jogar no 4-1-4-1 com Cuellar – Arão,Mancu,Patrick,Éderson – Viseu
    vai ser melhor mesmo…

    E se for pra jogar o Márcio Araújo, não seria melhor jogar o Rever e o Léo na Zaga e adiantar o Vaz, que pelo menos tem um passe muito melhor que o Caramujo?

    • Eu tenho certeza que você não viu nada do Vaz pra dizer que ele tem um passe melhor que o do Caramujo. Menos, muito menos. Não defendo o MA, mas deve ter alguma coisa que o Zé vê nos treinos que justifica o Cuellar e o Mancu serem banco. Agora, improvisar o Vaz ali já é demais!

      • Eu ja falei isso em outro post. Cuellar só não é titular como 1 volante pq ele não respeita o seu posicionamento tatico na hora da marcação, ele sempre sai a caça dos jogadores p roubar a bola, CUELLAR NÃO TEM EXPERIENCIA JOGANDO COMO PRIMEIRO VOLANTE, ELE JOGAVA COMO SEGUNDO VOLANTE LA NA COLOMBIA. Claro que com o treinamento ele pode melhorar e se tornar um grande primeiro volante, pois qualidade técnica e raça ele tem muita !!!

      • Zoro desculpa aí, mas deu pra notar sim que o Vaz tem visão de jogo sim, reveja o último jogo e verá os lançamentos que ele é rever fizeram no 1° tempo e jogam de cabeça erguida, no calor de um jogo e treinado, opino que tem qualidade sim pra jogar de volante.

      • unica justificação e que Zé ganha muito dinheiro pra escala o lixo do Caramujo, ponto.

  • Quer
    entrar para o ST (Sócio Torcedor) e ganhar uma camisa oficial 2015?
    Está rolando uma promoção para novos membros! Basta se cadastrar
    utilizando este código 57518677A43A2 no campo código promocional, irá
    gerar um desconto de R$ 1,00 na primeira mensalidade e você e eu
    ganhamos uma camisa oficial!

  • Ao invés de Ederson e Guerrero, eu gostaria muito de ver essa escalação, porem com Guerrero de segundo atacante e Vizeu mais a frente.

    • O Ederson não pode ser banco desse time, não vem jogando bem, mas mostrou ano passado que em forma é um grande jogador.

      • Lógico, não menosprezo o futebol do Ederson. Pelo contrario, gosto do futebol dele, mas em se tratando de parte fisica, pra mim, será sempre uma incognita. Por isso eu queria ver como funcionaria o time com Guerrero de segundo atacante e Vizeu de centroavante.

      • É verdade. No Luverdense daria pra ser titular sim.

  • Excelente texto, concordo com o que foi dito.
    Ainda teríamos excelentes opções da base como Leo Duarte, Ronaldo, Vizeu e Thiago Santos

  • Só trocaria o Éderson pelo Vizeu!! Ah, nem precisa contratar mais zagueiros não … Se tiver que investir que seja em um meia incontestável !!

  • Com 4-4-2 e com esses jogadores, tomaria 3 gols td jogo. Márcio Araújo tem que ser titular, por mais que seja bem pior que Cuellar, ele defende melhor. Já o Mancu não merece ser titular no momento, da msm forma que o Cirino não merece. Futebol é momento meu amigo, ZR saberá o momento certo de usar o 4-4-2 pois ele ta lá no CT observando os treinamentos td dia.

  • Excelente meu caro amigo acho que dividimos a mesma opinião, essa deveria ser a escalação ideal do flamengo, Ederson ao lado de guerreiro no ataque e com essa montagem de meio campo. Se o Zé Ricardo pelo menos treinasse esse a equipe com essas caras já veríamos mais opções de jogadas pelo ataque e um meio compacto.

  • A preocupação dos técnicos em colocar pontas esta mais ligado a marcação de laterais do que o Ataque…Nem trocar os pontas de lado e fazer jogadas p cortar p meio e chutar ( no estilo Robben rsrs) não fazem…E infelizmente acho que vamos ter que pagar aqueles milhões pelo Cirino…ninguém vai querer comprá-lo …

    • A melhor fase do Fernandinho no Galo foi pela direita, cortando pra dentro. Fez um golaço no Cruzeiro assim, num chutaço de fora da área. Ele chegou a jogar pela direita no jogo contra o Palmeiras, mas não fez nada de interessante.

      Concordo com você, os pontas retornaram ao futebol em praticamente todos os times muito mais pelo suporte defensivo nas alas do que para serem alternativas de ataque. E se for pra jogar assim, nenhum problema que ajudem a marcar, só que na hora de atacar eles têm que fazer muito bem o papel deles, pois são, em tese, os principais criadores do time no esquema 4-3-3.

      Só que… Se o adversário joga com pontas, num esquema com Cuellar, Arão, Mancu e AP, vai fazer dois contra um direto em cima dos nossos laterais. E aí? O que fazer?

Comentários não são permitidos.