Fim do 4-3-3? Zé Ricardo mantém Márcio Araújo e promove volta de Mancuello

Compartilhe com os amigos

Volante segue na proteção à zaga, e argentino faz dupla de criação ao lado de Alan Patrick no meio de campo. Marcelo Cirino e Felipe Vizeu formam dupla de ataque

Sem entrevista coletiva de treinador e com treino fechado, o mistério está no ar. Mas a escalação de Zé Ricardo reserva uma novidade: Mancuello vai voltar ao meio de campo do Flamengo. Reserva e sem entrar nas últimas três partidas, o jogador é a contratação mais cara do Rubro-Negro na temporada e representa também a mudança do treinador interino de acordo com o adversário. O Vitória deve entrar fechado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, na partida desta quinta-feira, às 21h. Com poucos espaços, o toque de bola do gringo e, principalmente, as bolas paradas podem fazer a diferença.

O Flamengo entra em campo com Alex Muralha, Rodinei, Léo Duarte, César Martins, Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Felipe Vizeu. O volante Cuéllar, que está melhor da torção no tornozelo, ainda permanece no banco. O colombiano usava proteção na perna esquerda após as atividades na academia. Ele e Everton, que retorna de suspensão, ficam no banco de reservas. Os dois treinaram até o final com outros reservas no treino fechado desta quarta-feira.

Zé Ricardo disse que ainda estava “conhecendo e reconhecendo” a característica dos atletas, sentindo cada individualidade no dia a dia, mas deixou no ar que estudaria cada adversário e adaptaria, dentro do possível, a equipe para cada desafio. Na coletiva de imprensa, Marcelo Cirino disfarçou sempre que foi perguntando sobre o time, mas admitiu que o treinador testou muitas alternativas, inclusive dele atuando como centroavante.

– Nem eu sei se vou jogar ainda – brincou Cirino.

Veja a escalação do Flamengo para a partida contra o Vitória:

Flamengo: Alex Muralha, Rodinei, Léo Duarte, César Martins, Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Felipe Vizeu

Local e horário: Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, às 21h.

Quem está fora: Juan, Paulo Victor e Emerson, lesionados. Fernandinho está suspenso.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Só tem especialista aqui, o torcida corneta..

  • Infelizmente a maioria dos torcedores são influenciados pela mídia esportiva!

    Estão fazendo repetidas críticas negativas aos nossos melhores jogadores(ARÃO – MANCUELLO – ALAN PATRICK – JORGE – CUELLAR – CIRILO) e “elogiando” um Marcio Araujo, qual é o propósito disso? – Acredito que não é só pra “promover” o Caramujo, é tambem pra denegrir os nossos bons jogadores para que eles não sejam escalados e, assim o FLAMENGO não possa definir um time com os melhores e não venha a incomodar principalmente os times paulistas. É uma verdadeira cruzada contra o sucesso do FLAMENGO tambem no futebol!

    • Douglas Galvão, nosso ícone da coluna, veja bem:

      O Márcio Araújo não é um bom jogador tecnicamente, e por isso era contestado e com razão. Cuellar entrou e deu outra cara.

      Agora, o time todo desorganizado do jeito que estava, precisou dele voltar sim. E jogou muito bem. É só fazer uma análise simples de jogo, que tenho certeza que voce gosta.

      Eu mesmo critiquei o rapaz, e por isso estou te respondendo voltar atrás nas minhas ínumeras críticas. Além do mais, com ele em campo, o Cuellar pode ser um legítimo segundo volante, e não ou MEIA/PONTA

      • Ruan Pedro, me sinto lisonjeado por você ter lido o meu comentário acima e por tê-lo respondido. A alegria que eu senti contrasta com a tristeza de vê-lo elogiar um determinado jogador, na minha opinião, imerecidamente. Falar que ele tem alguma, uma mínima utilidade para o FLAMENGO, me deixa mudo de incredulidade!

        Aquele abraço

  • MA é fraco tecnicamente mas deve ser o melhor ladrão de bolas do brasileirão. Ele tá voando. Portanto, vamos reconhecer que o cara tá bem na marcação. No 433 ele tinha dificuldade de passar pois o time tava mal armado, com os pontas espetados lá na casa do baralho, assim como arão e mancuello muito à frente, jogando ao lado dos centro avantes, cansei de ver esta situação. No 442 é só dar opção de passe curto ao MA. Hoje, é MA e mais 10. Fato.

    • O posicionamento e a marcação estavam péssimos! Espero que façam hoje bom jogo e logicamente consigamos os 3 pontos e g4!

    • Cara, cada louco com a sua mania, mas escrever “hoje é MA e mais dez” extrapola tudo o que eu já tinha visto!

      • O Márcio Araújo não é um bom jogador tecnicamente, e por isso era contestado e com razão. Cuellar entrou e deu outra cara.

        Agora, o time todo desorganizado do jeito que estava, precisou dele voltar sim. E jogou muito bem. É só fazer uma análise simples de jogo, que tenho certeza que voce gosta.

        Eu mesmo critiquei o rapaz, e por isso estou te respondendo voltar atrás nas minhas ínumeras críticas. Além do mais, com ele em campo, o Cuellar pode ser um legítimo segundo volante, e não ou MEIA/PONTA pela direita, como o Arão estava sendo. Desde que o Arão volte a ser segundo volante, tudo volta ao normal. Caso contrário, é banco pro Colombiano e pro MA.

        Saudações!

        • Eu concordo com tudo o que você disse, mas…
          Não acho que MA tenha jogado MUITO bem, acho que fez o feijão com arroz de primeiro homem de meio de campo, espanou todas as sobras, teve vitalidade na marcação e simplificou os passes.
          Mas não se compara com o
          Cuellar!
          Podemos até dizer que esse último ainda não teve atuações de gala, mas com o meio mais povoado (pelo nosso time, é claro), acho que vai arrebentar.
          SRN!

          • Kkkk então Marcel… não tiro sua razão não. Ta certo! Mas MA foi muito útil nos últimos jogos no desarme e acho até que ele tem desarmado melhor que Cuellar. Só que Cuellar e bem mais técnico. Meu meio de campo do fla hoje e para os próximos jogos teria os dois.. bem recuados. Fechar a casa. Tomara que eu não queime a com Araújo. E acabar com aquela bosta de dois pontas esperados sem ajudar em nada. Este 442 noa vamos jogar bem hj.

            • Sem duvida acho que esse 442 vai ser excelente!
              Os dois pontas realmente estavam deixando 2 jogadores subempregados, porque esses não finalizavam e não cruzavam direito.
              Acho que agora o time vai encaixar.
              E ainda sobre o MA, seguindo seu posicionamento, podiam colocar o Ronaldo junto do Cuellar. A marcação ia ser muito boa, e a saída de bola excelente!
              SRN!

              • querendo ver o Ronaldo faz tempo ,acompanhei a copinha e ele joga muitO.
                Acho q estamos bem servidos de volante. E só arrumar o esquema. Abs e vamos ganhar hj!

          • Eu vou mais longe que voce:

            Pro time que tava jogando, para as atuações, Cuellar chegou e teve atuações de gala sim. Calmo, acertando bolas longas, marcando bem, estreou em clássico, rendimento bem maior que o Mancuelo, que também é bom jogador e vai mostrar mais. Ele é a melhor contratação do Flamengo na temporada, e pra mim, top3 da posição no Brasil.

            E o Márcio Araújo, pra mim, esse é o máximo do futebol dele, você não acha? Roubou bolas inteligentes, sofreu faltas estratégicas.. jogo cartola, to surpreso pelo desempenho dele nas pontuações kkkkk quase escalei essa rodada.

            Pra mim, ele não tem mais o que evoluir, foi mais nesse sentido que me referi o “muito bem”. O time tava precisando de um jogador assim. Os ultimos a irem bem na posição foram Cáceres e Amaral.

            • Sim, acho que esse é o máximo do futebol do MA!
              E não, não acho que o Cuellar teve atuações de gala. Acho que elas ainda virão!!
              Grande abraço!
              SRN!

  • Apesar de concordar que esse time tem bons nomes em relação à técnica, temos que analisar tbm a parte tática. Acredito que com esse esquema a defesa fique sobrecarregada, pois já vimos que Arão e Mancuello não são lá muito obedientes taticamente e não voltam pra marcar com muito afinco. Outro problema que vejo nesse esquema é a saída de bola. Os problemas, pra mim, continuam sendo Arão e Mancuello. Das 2, 1: ou eles não são obedientes taticamente, e se lançam pro ataque sem fazer a função da saída de bola (deixando td nas mãos do Marcio Araújo e dos zagueiros), ou não têm a percepção tática de que o time não tem saída de bola qdo ele se enfiam área antes da hora. Mesmo quando estivermos com o time completo, precisaremos de alguém pra ajudar o Cuellar. Pode ser o próprio Márcio Araujo, que tem qualidade técnica duvidosa, mas poderia servir p liberar os laterais pra ajudar na saída, ou talvez tentar o Ronaldo, que fazia essa saída juntamente com outro cabeça de área na base. Se o meio tivesse Márcio e Cuellar, eu apostaria num meio de campo com Mancuello e Arão (com ordens explícitas para se revezarem na saída de bola) e colocaria o Ederson, como segundo atacante, circulando o Vizeu. Se tivéssemos Cuellar e Ronaldo no meio, fazendo a saída de bola, prenderia os laterais e colocaria Alan centralizado e Mancuello (mais aberto pela esquerda) no meio, com Cirino mais pela direita no ataque com Vizeu.
    SRN

  • Meus Amigos Rubronegros, a gente olha pras notícias sobre o FLAMENGO e só lê elogios para os “perebas” e críticas contra os bons jogadores que fazem a diferença! Isso deve ter um propósito!!

    Vejam no caso do Caramujo que dizem ser o maior “ladrão de bolas”(eu ponho em dúvida essa estatística porque não vejo isso acontecer em campo!), quem recebe mais passes dos companheiros e o que tem o maior “índice de passes certos”.

    Quanto aos 2 últimos isso está ligado ao setor técnico que estuda os números frios, estatística, como podemos explicar: – ele recebe mais passes porque está sempre desmarcado por ser um jogador negativo para o time, não é marcado para que deem a bola pra ele e, ele de posse da bola sempre a recua para um zagueiro, goleiro ou lateral para garantir que vai acertar o passe tirando a possibilidade de um ataque e, ou contra-ataque rápido do FLAMENGO, aliviando assim o time adversário do perigo de tomar um gol(se convertendo assim, na prática, em um jogador a mais para o time adversário) e assim ter um bom “índice de acerto de passes”.

    Essa é a minha explicação para não gostar do futebol desse jogador!

    Bom dia e aquele abraço

    • Isso por que tu não joga Cartola!

  • Será um time previsível, até mesmo nas substituições no decorrer da partida, sendo esta a escalação: Alex Muralha, Rodinei, Léo Duarte, César Martins, Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Felipe Vizeu, certamente serão substituídos Mancuello, Cirino e Vizeu, os que entram, Everton-Gabriel-Ederson, eu não sei nada de futebol, mas qualquer pessoa que assisti aos jogos do flamengo já percebeu isso.

  • Penso que é importante ter variação de esquema, a equipe não pode ficar refém de um único esquema, a jogos melhores pro 4-4-2, e outros pro 4-3-3, e variavelmente outras formações. Gosto da linha de raciocínio do treinador, trabalhar a equipe em cima do adversário.

    • Excelente. Poderia montar um time com um 4-4-2 e o outro com o 4-3-3. Mas tem que saber selecionar qual jogador se adapta mais a cada esquema, e saber qual adversário ideal para usa-las.

  • Esse jogo contra o Vitória, e o próximo contra o Palmeiras (ambos em casa), serão importantíssimos para nós mantermos no G4. Todo cuidado é pouco e não pode desperdiçar as oportunidades.
    Só espero que a torcida compareça em peso no estádio, e que também não se deixe levar pelos delírios, tipo: “Rumo ao Tóquio” “Cheirinho de Hepta”, etc; porque isso além de não ajudar em nada, também dá combustível aos adversários. A estrada é longa daqui até dezembro…

  • PATO cairia bem (1000 X melhor) no lugar do CIRINO.

  • Torci muito pela chegada do CUELLAR, pensei que estaria livre do MA, mas ele voltou, espero que seja por pouco tempo. Sei que tem torcedores que acham ele importante no time, mas não vejo o que MA faz, que o CUELLAR não possa fazer. O CUELLAR foi comprado pelo Flamengo, já MA só tem contrato até fim do ano. Na minha opinião o CUELLAR precisa jogar.

  • Acho que a melhor atuação do Flamengo no ano foi jogando com essa formação, com Cuellar no lugar do M.A. Jogando com dois meias mais avançados o Marcio Araujo provavelmente jogará mais, pois não terá tanta necessidade de sair com a bola, é tomar e entregar. Zé Ricardo também prova que estudou a equipe do Vitória que vai jogar com um time com 3 volantes, jogando por uma bola.

  • Pagaria pra ver a Cara de todos aqueles que vivem o tempo todo denegrindo a imagem do Marcio Araujo …. kkkkkk. E o pior é que estes se dizem entendidos de futebol, de esquema, de grupo, entendidos de administralção e sei lá mais o quê.

    • Jogo cartola cara, em 3,jogos ele n fez menos de 7 pts, ta desarmando mt. Ao lado do cuellar vai ter uma mistura de saída de bola boa e alto nv de desarmes.

      • Mas so devem jogar juntos em jogos fora de casa que exijam maior proteção a zaga.

    • Infelizmente a maioria dos torcedores são influenciados pela mídia esportiva!

      Estão fazendo repetidas críticas negativas aos nossos melhores jogadores(ARÃO – MANCUELLO – ALAN PATRICK – JORGE – CUELLAR – CIRILO) e “elogiando” um Marcio Araujo, qual é o propósito disso? – Acredito que não é só pra “promover” o Caramujo, é tambem pra denegrir os nossos bons jogadores para que eles não sejam escalados e, assim o FLAMENGO não possa definir um time com os melhores e não venha a incomodar principalmente os times paulistas. É uma verdadeira cruzada contra o sucesso do FLAMENGO tambem no futebol!

      • EscreVedo mais um pouquinho da suas besteiras, né DG ? Só variar, né ?

    • E mano não viaja !…o caramujo é uma bosta !… só tá jogando porque o CUELLAR não está 100%…. isso que ele está fazendo (correndo) ele sempre fez !… o caramujo não passou a jogar bola como um passe de magica !

      • Que mané “mano” , rapa ? Tá maluco ?

  • Mais um treinador que passa e vê função e importância em MA.

    Tem algum problema com a gente, Torcida.

    • Acho que só está jogando por o Cuellar vem de contusão, o Cuellar é muito melhor do que ele e vai voltar a titularidade nos próximos jogos. O MA me irrita pois sempre que tem um lance de perigo ele está andando próximo da cabeça de area (corner então são todos assim), e sempre que toca a bola toca pra trás, o que impede o time de aproveitar o lance de desarme para iniciar o contra-ataque.

      • O que quero dizer aí é:

        Mesmo todos pedindo o Ronaldo, o Zé acha melhor o rodado MA.

        Por isso a função e importância.

        O Cuellar é o titular, isso não resta dúvidas. Porém, MA continua sendo utilizado por todos os treinadores que passam.

        Deve ser dedicação no dia a dia.

        • Dedicação essa que o Canteros poderia adquirir, por que é zero.

  • Está ai uma escalação mais condizente com o momento do time, nada de 4-3-3 e sim um 4-4-2 simples, com volantes e 2 meias. O Mancuello vai finalmente jogar na posição dele que é 4o homem do meio de campo, o AP vai jogar na dele também que é 3o homem de meio de campo, o time joga com dois volantes (um com ótima saida de bola, o Willian Aarão), e outro de contenção (mais ou menos que o MA é um volante baixo e que não marca bem). Assim o time joga equilibrado, o meio compacta melhor, e o AP não fica com função tão forte de marcação permitindo que encoste junto com o Mancuello no ataque. Estou otimista com essa escalação…..para esse jogo e o do Palmeiras é a melhor opção…

  • Muito bom. Gostei. Mancuello voltando, Muralha no gol, é isso ai Zé, arruma a casa. Vamos atrás de mais três pontos e com isso dar moral ao Zé cada vez mais. Cuella voltando, MA vaza e teremos o time que seria o titular para mim: Muralha, Juan, Zagueiro, Jorge, Rodinei, Cuella, Arão, Mancuello, Patrick, Vizeu e Cirino. SRN.

  • Muito bom. Tenho ctz que o time irá render muito no jogo de hj.

  • Agora, com espaço pra atacar , o Jorge sobe de produção

  • Cuellar se recuperando, o M. Araújo é banco. Porém, reconhece até que o M.A, mesmo com a limitação técnica e os erros frequentes de passe, fez nas últimas partidas, bons jogos, nada excepcional, mas o chamado “café-com-leite” na marcação.

  • Essa é a diferença de ousadia do Zé pra os outros técnicos . O cara venceu o último jogo no 4-3-3, mas mesmo assim não precisou perder nessa formação pra poder mudá-la. Se fosse os “burrego velho” como um Abel, só mudaria quando perdesse umas 3 seguidas.

  • É o jogo não só pra ganhar, mas pra convencer, nem que seja minimamante. Digo isso porque é o jogo pra testar o 4-4-2 e pra colocar Mancuello e A. Patrick, os jogadores mais técnicos que temos no elenco, juntos, calando a nova do Muricy e do próprio Jayme, que diziam que os dois não podem jogar juntos. Enfim, mais do que a Vitória, torço pela manutenção do esquema é o fim do 4-3-3 improdutivo.
    #fechadocomoZé. Temos uma boa sequência de jogos e se conquistarmos uns 8 pontos nos próximos 4 jogo a o Zé fica no cargo.

  • Boa!!!! Minha esperança tá aí, inabalável!!!!
    O time tá entrando no eixo. O Zé é inteligente e versátil. Acredito q saiba ler o contexto de cada partida, sabendo q não dá p guardar posição de ninguém. Dependendo do adversário, muda a realidade toda.
    A Vitória sobre o Vitória (piada clássica) nos deixa redondinhos no planejamento das cinco primeiras partidas. Com o time tranquilo em termos de pontuação é mais fácil de se acertar ao longo do comprido torneio.
    Vamo q vamo, meu Mengão!!!
    SRN

  • To vendo o poderoso tridente se formando: Mancu,AP e Arão. Atacando deve ficar com o Arão de meia-direita e defendendo como 2 vol. Acho que essa vai ser uma das variações no esquema.

    • Exatamente assim que eu acho que o time vai jogar amanhã, Mancuello e AP não são banco jamais nesse meio de campo.

    • Essa trinca vai nos trazer alegria.

      Ainda poderia ser feito um 4231 com um volante fazendo dupla com Cuellar (poderia ser Ronaldo ou Canteros). Arão, Mancuello e AP na trinca de criação e infiltração.

      Sairia Cirino e ficaríamos com um atacante de ofício que contaria com a chegada dos meias, laterais e até mesmo dos volantes como elemento surpresa.

      • Vendo os comentários da galera… Quantas situações de jogo…quantas escalações interessantes…essa que você citou é muito boa !…. temos bons jogadores !…e o tapado do murici escolhia a única que não dava certo !

      • E o legal é que ganharemos em versatilidade, pq ele pode jogar com essa formação, ou tirar uma peça do meio e botar o everton, que ataca e sabe marcar… enfim, o legal é podermos lançar mão de variações de jogo sem comprometer uma espinha dorsal que aos poucos será definida. Ufa! A modernidade chega ao time do Flamengo.

  • CHEGA LOGO QUINTA FEIRA!

  • Acho que ele vai segurar o MA na frente da zaga, deixando Arao ao lado do Rodi e o Mancu do lado do Jorge. Na frente deles o AP municiando o ataque… Queria ver o Ederson no lugar do morto do Cirino…que só sabe dar passe pro lado… Se o Mancu jogar na armação no meio e não enfiado ao lado do centroavante, como nas ultimas vezes, já será um alivio… As ultimas partidas dele foram sofríveis…Nem falta acertou..

  • Valeu Zé! Sempre surpreendendo positivamente.

  • Essa falta de sangue nos olhos me irrita, a maioria dos jogadores dessa posição poderia tirar essa vaga do marcio mas não tira pq simplesmente corre menos que ele, se esforça menos que ele, falta atitude!

  • É por aí !…agora é torcer pro time apresentar um bom futebol … ainda temos edersom que pode muito bem ser titular nesse time… lembrando que edersom quase nunca jogou na sua posição !… temos Éverton que pode tanto atuar na lateral como na frente….tem que dar confiança pro canteros !

  • Gostaria de ver o meio com cuellar, canteros, mancu e Arão. Sei que não é video game kkk, mas se todos tivessem funções taticas bem definidas e principalmente bem treinada renderia.
    Obs: não coloquei o AP devido ele ir embora no meio do ano.

    • Cara, tenho quase certeza que o empréstimo do AP vai até o fim do ano.

      Também gostaria de ver o Canteros jogar, minha opinião é que ele foi o melhor de 2014 e ajudou bastante.

      • O canteros é um jogador que precisa de confiança, qualquer erro ele ja se abala infelizmente mas tem mt talento.
        Sobre o AP mesmo assim prefiro valorizar jogadores que podemos vender e ter lucro ao invés de valorizar para os outros.

        • É só comprar ele no fim do ano ué. Conhece algum meia com as características dele, idade próxima e valor semelhante?

          Assim, eu de cabeça não me lembro.

          • Ele oscila muito, ja teve problemas de compromentimento com a equipe e sinceramente nunca vou esquecer isso. E ainda tem o alto da valor da negociação.

            • Não tem oscilado tanto, tem até demonstrado bastante vontade. Já errou sim, mas se tirar do time todos que já cometeram algum tipo de erro não vai sobrar ninguém.

              • Ele e o dono do time. A cabeça. Qualquer um no meio e ataque procura ele.

                É aquele famoso: “ta complicado? Bola em mim”

    • Pode ser também !… é uma escalação interessante !…temos várias possibilidades !…e mesmo assim o murici escolhia sempre a pior !…temos time pra brigar por título…trás um zagueiro de responsa ….. sempre falei aqui oque falta pra gente e técnico !… temos bons jogadores comparando com outros clubes !

      • Eu também acreditava muito nesse elenco mas os resultados foram pessimos.
        Só acredito em titulos caso nossos melhores jogadores apresentem o seu melhor (mancu, guerrero, cirino)

        • Pra mim o time empaco nesse escroto 433… tirou a confiança dos jogadores !….mais ainda dá pra brigar por título !

  • Poria o Éderson e não o Cirino.

  • #deixemozetrabalhar

  • Excelente!!
    O time e alguns jogadores vão mostrar evolução, sem dúvida!

    Colocando o Cirino mais perto do centro do campo ele vai render mais. Quando saía da ponta pro centro, em diagonal, sempre ficava “manco” e previsível, porque não é bom no drible, e afunilava pra linha de fundo. Partindo mais do centro pode ser lançado ou cortar pra direita, usando velocidade e finalizando.

    Gosto mais do Mancu saindo da defesa com a bola dominada, mas adiantado vai ajudar a marcar sob pressão, organizar jogadas, e lançar para o Cirino, nas costas da zaga, cabecear ou chutar. Podem anotar que vai sair um gol assim! Também vai ajudar o Jorge a recuperar sua juventude perdida!

    Enfim, esperançosas SRN!!

    • Mancuello e Arão são bons jogadores pra pensar o jogo. Quando chegam com pouca marcação e observando o jogo de trás, são muito mais perigosos. A infiltração dos dois vira uma arma nesse esquema. Enquanto isso, AP joga melhor na “zona do 10” que é entre os volantes e os zagueiros adversários. Pode até não dar certo, mas é uma esperança de fato. SRN

  • Estou achando que vão ao enrolar e não vai contratar nenhum zagueiro de bom nível!

    • eu ja cantei essa pedra aqui. Não vem ninguem, não vamos nos iludir. Vamos nos contentar com Rafael Vas

      • Vaz com Deus! 🙁 Acho que não vai dar certo no nosso time esse cara.

  • E a contratação de um zagueiro de qualidade para o time? Papai Noel já está chegando.

  • Até que em fim!!!
    Começamos a ver um esboço do nosso (pouco) melhor futebol do ano. Ainda falta alguns ajustes. Um zagueiro melhor (Juan e Leo serão os titulares, precisamos de um reserva bom). Arão tem jogar para o time. Acho que poderia inverter ele com o Mancuello. O Cuellar ainda vai se encaixar no lugar do M.A. E o ataque ainda não inspira confiança. Não vejo Gabriel, Cirino, Sheikjámorreu, Fernandinho, Everton com bagagem para chamar a responsa e deixar o Vizeu marcar seus gols.
    Mas, agora vemos uma luz no fim do túnel.

  • NINGUÉM ME ACORDE !!

  • Fechado com o Zé. renovar o panteão dos técnicos brasileiros é imprescindível para oxigenar o futebol do país. E nesse processo, apesar dos resultados recentes, o Flamengo sempre esteve na vanguarda.

    Essa possível mudança (sucinta) dele já demonstra que sabe fazer muito bem a leitura do time e do adversário.

    O 433 não é o problema, o problema é o funcionamento tático do time versus o funcionamento tático dos adversários.

    Com Muricy o Flamengo ficava com 3 atacantes que morriam de fome sem a alimentação do meio campo. Os meias também tinham dificuldade de criar porque estavam sempre em desvantagem numérica. Não dava pra dar cobertura pra subida de 2 laterais por isso o Muricy pedia pro Jorge dar uma segurada e não subir muito. A zaga também ficava exposta sem proteção à sua frente (além de ser escalado Wallace que é um zagueiro muito fraco).

    Essas coisas estão mudando com ZR, vamos ver até onde esse time pode ir.

    • Exatamente o que eu penso! Flamengo tinha 3 atacantes, mas sem ofensividade. O Flamengo nem ataca e nem defende com superioridade numérica. Quando a qualidade não salta aos olhos (ainda que não ache os meias ruins), como jogar com menos jogadores na faixa de campo mais importante para propor o jogo?

  • Improvisando o Mancuello de meia, e deixando o Arão de volante? vais cair no mesmo erro dos demais técnicos, sem contar o time vai ficar torto, mais um sufoco;

    • Ficar torto ? Vai jogar com os dois cabeças de área , caramujo na esquerda e arao na direta , A Patrick na direta e mancuello na esquerda , Marcelo na direita e Vizeu Mais centralizado

    • Ai tu queria quem no lugar do Mancuello? O Fernandinho? o Gabriel?…. Vc queria o Arão (q é volante) como? De goleiro? De gandula?

    • Improvisando não cara, Mancuello sempre jogou no meio campo. Não é um camisa 10, mas esse é o Alan Patrick.

      Não entendi o que você viu demais na escalação.

      • Vdd. Mancuello faz um terceiro homem de meio campo e faz a volância. É muito versátil, por isso tem que jogar na flutuação, ou seja se deslocando, sem ser fixado no meio, tem que ter liberdade. SRN.
        Patrick, tem mais características de um Meia de fato. Bem lembrado. vlw amigo.

    • Daniel, não é porque é 4-4-2 que tem que se usar os tradicionais 2 volantes e 2 meias. Talvez vejamos um losango no meio com Mancuello e Arão se alternando pela esquerda e direita nas subidas. Talvez componham uma linha de 3 armadores logo atrás dos dois atacantes quando com a bola e uma linha de 3 volantes quando sem ela… Enfim, temos que esperar o jogo.

    • Daniel, o Mancuello joga tanto de meia pela esquerda quanto de volante. O Arão joga tanto de volante quanto de meia. O Alan Patrick pode ser improvisado de volante e o Márcio Araújo (acredite) ja jogou de Ala pelo Flamengo. A verdade é que temos dois “especialistas”, que são AP e MA, e dois jogadores que fazem dupla função, Mancu e Arão. Não vejo improviso em colocar o Mancuello de meia. Não vejo sequer o Mancuello fazendo a função tradicional do meia, mas sim fazendo a transição da defesa ao ataque junto com Arão. Aliada a correta movimentação, alternância de posições e o “elemento surpresa”, os dois podem tornar o time menos previsível. Sejamos mais otimistas, não? SRN

      • Boa amigo. Exatamente. SRN.

    • Não vejo assim. Mancuello é muito versátil, pode fazer o meio como o lado. Mancuello é volante de lado, mas pode ser um terceiro homem de meio campo. Jogava assim no Independiente…Patrick sim, Meia armador. Mancuello faz a aproximação e compõe o meio, Arão mais recuado fechando o meio com Cuella(retornando), Zagueiros se aproximam, ai faz a tão falada compactação. Vejo assim. 4-4-2. Lembrando que Arão é 2º volante, nesse caso não tem improviso. SRN.

      • qual independente? no da argentina, nas temporadas 2012 2012-2013 e 2013-2014 jogava como segundo volante, e foi nessa temporada que ele ajudou muito mais a equipe, fazendo muitos gols,e dando assistências, levando a equipe de volta a primeira divisão; na temporada 2014-2015 sofreu lesão e no seu retorno improvisaram ele como meia de lado de campo, o que lhe rendeu criticas, e acabou perdendo a titularidade. Num time onde Arão é improvisado como volante e um volante é improvisado como meia o que esperar? iremos sofrer com a mesmice de sempre e quem sofre são os jogadores que não atuam onde poderiam reder mais.

        • No “independiente da Argentina”. Acompanhei muito campeonato Argentino amigão. Ele é tido como um 2º volante de lado, mas atua no meio também…qual a dúvida ai. isso eu escrevi. O Mancuello amigo é muito versátil. O amigo Raphael ai em baixo explicou tudo. SRN.

          • nunca vi volante de lado, meia até que vai mais volante é a primeira vez

  • Vai ser o 4 3 2 1 ?

    Mancuello e Allan Patrick juntos provavelmente vão render. Acho que ele tem que jogar atrás do AP
    Só não queria que o PV voltasse a ser titular É bom goleiro mas temos um melhor.

  • Sem querer exaltar o MA, mas o cara foi rotulado de horrível de forma injusta tb…Ele pode ser péssimo em qualidade, mas comprometimento e doação pelo time ele tem! Melhor do que muito sangue-suga por aí…

    Pelo contrário, o Canteros, que tem boa técnica, não demonstra nem 10% do comprometimento do Caramujo…Por isso que não joga!

    Essa escalação com 4-4-2 é a melhor, pois o meio fica mais fechado e com mais toque de bola na diagonal!

    • Muitos jogadores são rotulados de forma injusta. MA eu nunca vi ninguém reclamar de falta de compromisso, mas todas as acusações técnicas são pertinentes.

      Rótulo por rótulo canteros também foi rotulado pejorativamente, mas já viveu boa fase no clube que torcemos. MA nunca teve uma boa fase na vida.

      • Perfeito !!!

      • Realmente, 2014 canteros comandou o meio do fla.

        • Exato. Era um dos pilares do Velez, teve passagem na seleção Argentina e realmente fez o meio campo do Flamengo funcionar em 2014.

          Se ele achar esse futebol novamente vamos ganhar um reforço muito importante para o plantel.

        • em 2015 na arrancada do flamengo o meio era Araujo-Canteros-Allan

      • Perfeito

      • As vezes o que falta pra ele é estímulo do treinador. Tomara que o Zé Ricardo converse com ele e tente.

        Seria um bom reserva.

        • Poxa, complicado, entendo a opnião de uns em relação ao jogador estar ou não motivado e por isso não rendendo, mas caramba, estar em um time grande, principalmente com a maior torcida do Brasil, salarios em dia, será q isso não é mais do q motivação? Se estou insatisfeito pede pra sair ou se dedica para ter mais chances, tem o canteros como exemplo negativo mas olha a porrada de jogadores q se dedicaram quietinho e depois deram a volta por cima. SRN

          • Mas claramente o Muricy limou ele do time.

            Isso desestimula o jogador. Espero que ele seja aproveitado agora com o zé ricardo.

            Titularidade é realmente difícil, mas ele pode substituir tanto o arão quanto o Mancuello.

      • Mancuello nunca teve uma boa fase na vida? ahHUAuAhuHUAHUA

        • MA = Márcio Araújo.

          • kkkkkkkkkkkk

      • em 2015 foi o jogador mas regular, principalmente na arrancada do flamengo com o Oswoldiola

    • Sim, e quando o Cuellar tiver 100% ele retornará, com certeza. Acho importante que o Zé Ricardo mostre aos atletas que todos estão cotados e podem ter oportunidades, e que o time pode sofrer alterações pontuais em função do próximo adversário. Isso mantém todo o elenco motivado e pensando o jogo. Ponto para o Zé Ricardo.

      • Só vou dar esse ponto pra ele quando ver a utilização do CANTEROS !…o Zé tem que recuperar esse jogador !..fora isso concordo com você !

        • Silvio, vi um faixa de vídeo do treino do Flamengo outro dia, no twitter. O Canteros treinando é uma coisa de assustar, má vontade escrachada, nem olha na cara dos outros jogadores e do técnico, agia como se estivesse com uma doença terminal.

          Já viu quando a pessoa faz questão de mostrar que está de má vontade, e fica fazendo aqueles movimentos lerdos e olhar de desinteresse? Então foi exatamente isso.

          Até perguntei para o repórter do globoesporte (foi no twitter isso), se era o Canteros, pra ter certeza.

          Percebi na hora porque ele não é titular e não é escalado.

          • Cara, ele precisa ser resgatado. Sempre foi um jogador focado e profissional por onde passou, talvez não estivesse preparado para a pressão da torcida, não sei, estou fazendo elucubrações. Mas eu me coloco no lugar dele, se eu estivesse em um emprego que meus patrões não me valorizassem eu iria continuar fazendo meu trabalho apenas por dinheiro, mas sem tesão. Isso vai de cada um.

            Acontece que chega um momento que o Flamengo não tem mais grana pra trazer jogador, reavivar o futebol dele pode significar um reforço muito importante pra nós.

            Por isso acho que todo apoio que ele puder receber será importante.

            • Eu concordo, o cara é bom, tem futebol. Precisa de um choque de ânimo, que talvez o Zé Ricardo possa dar. Vamos torcer, eu gosto dele como jogador. Seria muito bom para o time ele dando tudo de si e jogando bem.

          • Problemático isso…

            • Sim, muito.

          • Puts !…..se você estiver c certo… porque não emprestaram o jogador?aí fica com um jogador desanimado no grupo e ainda por cima pagando salário… espero que o Zé vai tenha essa percepção e chegue no jogador pra dar uma levantada!

            • As vezes uma conversa resolve, as vezes é algum problema pessoal. Eu torço por ele, porque futebol ele tem. Falta mais garra, mais energia. Tem que resolver.

              • dá pra resolver, negociando ele por outro jogador.

          • Esta desmotivado…ai é o técnico chegar junto e cobrar dele atitude se quiser ainda ser utilizado. Canteros joga muito e pode ser recuperado. Ainda acho que ele foi injustiçado. 2014 fez um ótimo ano, 2015 caiu um pouco, mas foi muito mal escalado principalmente pelo Luxemburgo. Que o colocava de tudo, menos na sua real posição. Volante…isso o desgastou muito também.
            O Zé poderia bater um bom papo com ele, dar perspectivas futuras, motivar o jogador. Mancuello mesmo, como deveria estar se sentindo, sendo sacado do time do nada e ainda ver Gabriel sendo escalado e ele não…é complicado amigo. SRN.

            • Poxa, complicado, entendo a opnião de uns em relação ao jogador estar ou não motivado e por isso não rendendo, mas caramba, estar em um time grande, principalmente com a maior torcida do Brasil, salarios em dia, será q isso não é mais do q motivação? Se estou insatisfeito pede pra sair ou se dedica para ter mais chances, tem o canteros como exemplo negativo mas olha a porrada de jogadores q se dedicaram quietinho e depois deram a volta por cima. SRN

            • Totalmente de acordo meu amigo, como sempre! Acho que a derrocada dele começou com o Luxemburgo, e a coisa nunca mudou dali em diante. Saudações Rubro-negras!

          • Se isso realmente aconteceu, pois sempre vejo os videos na tv fla e os dos globoesporte/flamengo, algo esta acontecendo e a culpa não é somente dele, tem o peso de culpa dos técnicos que já passaram e do que está atualmente, tem que ter profissionalismo em ambas as partes.
            Mas vejo que ele esta inconformado com situação (algo que já foi passado pelo seu empresário) em que os treinadores não estão aproveitando-o e ainda sendo terceira ou quarta opção, num meio de campo em que beira a improdutividade e ter que aturar o Arão jogando um futebol “horrível” e nunca ser substituído. As mudanças sempre são as mesmas e o Canteros não é aproveitado, eu particularmente vejo o Canteros muito mais técnico que o Arão, passe muito mais refinado, na saída de bola, em 2015 na arrancada com Oswaldo, ele o Alan faziam um meio sensacional de transição defesa ataque.

          • Por mim, é uma ótima peça de negociação!

            • Pode ser também, eu preferiria que ele ficasse, mas jogando futebol em alto nível, com vontade.

              • Nem pensar em negociar o jogador. PRINCIPALMENTE POR EMPRÉSTIMO! Tem é que resgatar o jogador.
                O Canteros tem valor de mercado de 4 milhões de Euros. Não pode perder um jogador como esse de forma alguma.
                O que precisa, é que seja escalado como deve ser (também) com a prata da casa (só nesse caso de desmotivação), com o time vencendo, como volante, sem pressão de resolver.
                Quando ele perceber que voltou a ser importante pra equipe, vai gastar a bola. Aquele futebol de 2014, que o Fla oprimiu o SPFC dentro do Morumbi, que o Argentino acabou com o jogo (mas infelizmente sofremos o empate no fim), ainda tá com ele. Mas precisa de motivação. E isso, o Zé sabe. SRN

          • Poxa, complicado, entendo a opnião de uns em relação ao jogador estar ou não motivado e por isso não rendendo, mas caramba, estar em um time grande, principalmente com a maior torcida do Brasil, salarios em dia, será q isso não é mais do q motivação? Se estou insatisfeito pede pra sair ou se dedica para ter mais chances, tem o canteros como exemplo negativo mas olha a porrada de jogadores q se dedicaram quietinho e depois deram a volta por cima.

          • Entendo o que você quis dizer! Porém, se o seu gestor não te motivar também, cairá nesta questão…será que o Muricy o motivava, será que o Zé Ricardo irá fazer isso como ele mesmo falou ” Estou conhecendo e reconhecendo” e para isso acontecer não pode ser unidirecional e sim bidirecional.

    • Na moral o MA é muito limitado e foi limitado nos últimos jogos também. Erra muito. Marca firme, mas perde bolas em zona que não pode perder. Fora que se apresenta pouco pro jogo. Acaba que nem é um cão de guarda e nem é um jogador de se apresentar bem ao ataque.

      Até acho que ter ele no banco de reserva não é ruim. Mas ele entrar e deixar o Cuellar no banco (acho que é temporário enquanto ele não esta 100) ou nem testar o Ronaldo, que impressiona qualquer um que vê os jogos dele, não tem porque.

      • Fala merda n cara, mancuello é titular em qualquer time aqui no Brasil, nosso time que é todo desorganizado, sem camisa 10, sem atacante de sangue, sem zaga e etc… cada babaca que eu vejo aqui, que vê um jogo de um time todo desestruturado e vem tirar conclusões de um jogador que só foi capitão no Independente da Arg por muitos anos, e adorado pelo clube!

      • CUELLAR ou RONALDO, o MA que vá pro raio que o parta.

        • Foi exatamente o que eu disse.

          • Eu sei, só reforcei kkkkkkkkkk

            • kkkkk

  • Apesar de eu não gostar do futebol do Cirino, no esquema com 2 atacantes ele rende melhor, ao menos estava fazendo gols.

    Gostei da volta do Mancuello. Aos poucos o ZR vai dando um jeito no time.

  • ALELUIA fdp

  • Pra min a manutenção do Zé Ricardo tem um lado positivo tremendo que são os reforços ao time titular. De fato com ele o Flamengo tem um time B ou C JÁ montado, claro que me refiro ao sub 20. As peças desse time tendem a serem encaixadas a medida que ele toma controle e responsabilidade do time principal.

    SRN

  • marcio araujo deve ter feito uma macuba pra ser titular, o que houve com o cuellar?

    • Ainda deve estar sentindo um pouco o tornozelo, diz na notícia que usou proteção no local. naturalmente vai voltar ao time e sai MA.

      • ainda acho que vai jogar os dois.

        • Kkk aí não, pra manter os dois vai ter que sacar um jogador com criatividade. Não acho que o técnico faria isso. Mas…

          • criatividade? quem, nós não temos esse craque.

      • “Naturalmente” ou se Deus quiser bate na madeira 10 vezes oxalá?

        • É por aí kkk

  • Voltaremos a ver um time jogar Boa Zé

  • Boa formação, com a volta do Juan e do Cuellar ficaremos com um time muito forte. Fora de casa dá pra botar o MA com o Cuellar pra fechar bem a frente da zaga.

    • Exato!

    • Acho que é o time quase ideal. Juan e Cuéllar 100% são titulares. Essa formação ainda favorece jogadores que não tiveram muitas oportunidades ( Nixon, Ederson, Vizeu e, se duvidar, até mesmo Canteros), pode melhorar o rendimento de alguns jogadores (Guerrero, Cirino e Mancuello). Posso estar sendo muito otimista, mas imagino que o Flamengo jogará com mais “cara de Flamengo” desse jeito.

      • É oque eu penso também !..essa porra de 433 tava fudendo todo time!

    • Isso mesmo.

  • Acho uma excelente idéia adequar o time a cada adversário. JÁ pensei sobre isso ,o adversário é pego de surpresa. Mas precisamos de mais peças pra isso dar certo.

    • A ideia é excelente, mas depende da capacidade dos jogadores de entenderem esquema diferentes.. Nós temos jogadores não muito inteligentes e preguiçosos (mais pra pensar do que pra correr), além de pouco treinamento com o novo técnico.
      Acredito que por enquanto a adequação será mais no sentido de ter mais atenção às principais armas ofensivas e pontos fracos de cada adversário. Não podemos esperar variações táticas mirabolantes.

  • Aos poucos Zé Ricardo vai tirando os cones do time, falta tirar o Cirino.

  • Finalmente, temos um esquema decente.

    • Bom que tá sendo no começo do campeonato !

Comentários não são permitidos.