Fla conversa com Botafogo para assumir o Engenhão pós-Olimpíada

Compartilhe com os amigos

O Flamengo já conversa com o Botafogo para tentar assumir o Engenhão após a Olimpíada.

Fontes do rubro-negro, integrantes de um grupo formado especialmente para achar uma nova casa para o clube, garantem que dirigentes alvinegros estão dispostos a desfazer o contrato de concessão com a prefeitura.

A estratégia do Botafogo é apresentar um laudo que provaria a descaracterização do estádio pela prefeitura para a realização dos Jogos. Assim, teria uma saída legal e sem custos do contrato de concessão.

Ao investir nas obras do Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, o Botafogo ficaria com dois estádios, mas sem dinheiro para administrá-los. A escolha seria pela Ilha do Governador.

Aí, entra o Flamengo. Com conhecimento da estratégia alvinegra, o rubro-negro realizou um estudo de viabilidade do Engenhão. O documento prova que o estádio é mais viável economicamente que o Maracanã.

– O modelo do Engenhão é muito mais simples, porque nos permite ter a tão sonhada autonomia para administrar e fazer o estádio gerar resultados econômicos e esportivos – disse uma fonte do Flamengo que pediu anonimato.

Aliás, o anúncio da devolução do Maracanã ao governo do estado, feito na segunda-feira pela Odebrecht, só aumentou a vontade de o Flamengo partir para o plano do Engenhão.

O Flamengo só aceitaria entrar em uma futura concessão do governo do estado pelo Maracanã se o edital fosse alterado. O rubro-negro quer o protagonismo na administração do estádio, que, atualmente, não admite que clubes sejam “donos” de um local que ajudaram a manter no imaginário nacional com jogos memoráveis.

Maracanã passou a plano B

Mesmo assim, o Flamengo, em parceria com a Golden Goal, e com o Fluminense, mantém o Maracanã como plano B, caso o edital seja alterado em favor dos clubes, apesar de o custo administrativo ser maior. Por isso, a parceria com o tricolor é o caminho, para dividir os custos. Mas o clube perderia a exclusividade e teria que negociar jogos, eventos e etc…

– O Flamengo não vai ficar amarrado. Se não formos o principal no Maracanã, não queremos – disse a fonte.

Sem Maracanã e Engenhão, o Flamengo tem levado seus jogos para outros estados, tanto quanto mandante como visitante.

Fonte: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu não piso nessa privada

  • Estádio horroroso! Mas, como diz o velho ditado: “Quem não tem cão caça com gato.”

  • O flamengo não vão conseguir fazer nada enquando esse filho da puta desse governador vascaíno tiver no poder. Junta-se a ele a ferj, e a globo pra bloquear qualquer ação do flamengo nesse sentido.

  • Esse assunto de estádio interessa muito a todos nós. As discussões são muito validas mas não podem ficar na paixão. Temos que pensar muito pois esse é um grande passo. Lembrem não nadamos em dinheiro, pelo contariro.

    Para começar algumas pontos que são premissas para mim:

    1- Flamengo tem que jogar fora do Rio todo ano, de forma planejada e previamente organizada, por volta de 6-10 jogos. Isso entre Amistosos, Primeira Liga, Carioca (mesmo clássicos de primeira fase) e até Brasileiro (por exemplo joga como visitante no Nordeste e fica por lá para um segundo jogo). Libertadores e Copa do Brasil, por ser eliminatória, tem que ser em casa.

    a. Por que? Estratégia instrucional para cativar, manter e aumentar a torcida. È justo com os torcedores off Rio o Flamengo é nacional.

    b. Vão dizer isso nunca foi preciso. Verdade até hoje não foi preciso se esforçar em nada para ter a maior torcida. Mas não da para parar no tempo temos que explorar nossas forças.

    c. Aumentar faturamento de jogos meia boca e o sócio torcedor.

    d. Mas a parte esportiva? E o cansaço das viagens? Se o Flamengo não tiver plantel para jogar ganhar do Curitiba só pq esta jogando em Brasília, o problema é outro, não mando. Como já dito tem que ser feito de forma planejada e organizada. Com mais jogos fora no primeiro semestre, nas competições mais fracas, com adversários escolhidos etc.

    e. Sobre jogar o Carioca fora é só ver o exemplo desse ano, os clássicos fora do Rio foram a única coisa boa do campeonato. No fim até a FERJ (fdp) gostou. Deixa já estabelecido anualmente, por exemplo, Fla X Flor em Sampa, Fla x Vascú em Manaus e Fla x Chora algum outro lugar. Vai virar evento entrar no calendário das cidades.

    2- Um novo estádio, onde quer que seja, demora no mínimo 5 anos do projeto a entrega.

    3- Estádio sem transporte publico de massa em um cidade caótica como a nossa é loucura, é perder dinheiro. Fora dificuldade ainda maior de aprovar o projeto.

    4- Os clubes que fizeram/reformaram seu estádio/arena recentemente ou já tinha um estádio (Palmeiras, Inter, Grêmio, América Mineiro, Atlético Paranaense) ou ganhar um com selo da Lava Jato (Curintia). Não é nada fácil sair do zero. Fora que todos estes sofram ou estão sofrendo e continuaram o sofrer muito para pagar a conta.

    5- Essa historia de não ter casa própria, de viver de “aluguel” ser ruim, ser um demérito, mostrar fraqueza etc é uma grande bobeira. Um bom contrato de concessão, administrado pelo Flamengo, muito provavelmente é melhor que a construção de um Estádio.

    a. Ser um inquilino “pobre” com certeza é ruim. Quero dizer se matar para pagar um aluguel é foda, é “perder dinheiro”. Mas ser inquilino “rico”, quero dizer, ter um montante de dinheiro investido, a qual o dividendo (lucro) pagar o aluguel e ainda sobra, é inteligente. No fim do contrato se usou o imóvel e ainda saiu com mais dinheiro do que tinha. Usando essa analogia o Flamengo pode viver de “aluguel” por escolha própria e tirar uma vantagem licita disso.

    b. No Rio, diferente de outras praças, já há 2 Estádios públicos que te usam modelo de concessão. Cujo ônus da construção foi pago pela Prefeitura e pelo Estado (na verdade por todos nós).

    c. Ser concessionário do Maracanã ou Engenhão de saída, nos primeiros anos, com certeza é mais lucrativo do que amortizar um estádio novo e ajudar a gerar mais caixa. Um estádio próprio demanda investimento pesado próprio ou de investidores. Isso só se paga em longo prazo.

    d. Investir o próprio dinheiro agora não tem como, vamos gramar muito ainda para pagar dividas. Ter um investidor como parceiro também é ter que dividir grande parte do lucro.

    e. Administrar uma concessão pode gerar caixa até mesmo para construção de um novo estádio.

    6- O Maracanã e o Engenhão não são caldeirões, não temos vantagem esportiva em jogar em casa. Não é bem assim não.

    a. O Marca não é mais o mesmo realmente. Engenhão tem a pista de atletismo. Ok, realmente nunca serão um estádio com a torcida no cangote dos jogadores. Mas cheios fazem muita pressão e lotados viram sim um caldeirão. Vide Maracanã na Copa do Brasil em 2013.

    b. Pequenas reformas no Marca como restrição de visitantes a 10% da capcidade (faz um cercadinho para os visitantes no setor Sul inferior), tirar cadeiras do setor Norte, ter a possibilidade de operar com a capacidade máxima. No Engenhão manter a arquibancada de metal que esta montada para Olimpíada deixando o estádio com 60 mil.

    7- Não podemos ficar mais 1 ano sem jogar no Rio, vai matar o sócio torcedor. E vai deixar a todos nós Cariocas putos! É foda mas com a saída da concessionaria, o Maracanã não deve abri mais esse ano, só se for “emprestado” para FERJ novamente.

    8- Precisamos de um Estádio de mais de 40 mil. Esportivamente, para os grandes jogos e para viabilizar o sócio torcedor.

    9- Esta rolando uma guerra de informações de diversos lados, inclusive dentro do Flamengo. Vazamentos de noticia, até mesmo falsas, discurso marcando posições, fofocas, disse me disse tudo para pressionar o Governo do Estado e Flamengo. Isso faz parte do jogo, é ingênuo quem acreditar em todas essas noticias e fofocas.

    10- Sim, a FERJ e o Vascu vão pressionar muito contra a concessão do Marca para nós. E há muita politica envolvida.

    Isso posto, opções para mim são estas na ordem:

    1- Ser concessionário operador do Maracanã, por 20/30 anos.

    a. Sem o Flor
    b. Com o Flor

    Voltamos a falar de estádio daqui a 13/23 anos, optando por construir um novo estádio ou antecipando a renovação da concessão em mais x anos.

    2- Negociar a concessão do Engenhão com o Botafogo.

    A concessão é de 20 anos, vai teoricamente até 2027. Em 2021 estudamos o mercado novamente, optando por construir um novo estádio ou antecipando a renovação da concessão em mais x anos.

    3- Assinar um contrato de 3 anos com o Botafogo e jogar no Engenhão.

    a. Iniciar o projeto do estádio de imediato, conseguir investidor, escolher terreno, fazer projeto (não tem ideia se é possível, Terreno da GE ao lado do Jacarezinho, Gazometro, Terreno do Abrigo Cristo Redentor). Isso tudo já requer uma boa grana.

    b. Em 2 anos quebramos o Maracanã. Voltar a avaliar o projeto do estádio X concessão do Maracanã. Só desistir da construção do estádio se o Maracanã ficar muito mais interessante $$$.

    c. Fazer um contato temporário com quem for mais interessante Marcanã ou Engenhão até a finalização do novo estádio.

    4- Fazer parceria para ampliação (20 mil) e renovação de um estádio de pequeno porte no Rio (Edson Passos, Campo Grande etc). Viajar bastante e usar o Maracanã no “mercado spot (contrato por jogo)” para grandes jogos.

    a. Iniciar o projeto do estádio de imediato, conseguir investidor, escolher terreno, fazer projeto (não tem ideia se é possível, Terreno da GE ao lado do Jacarezinho, Gazometro, Terreno do Abrigo Cristo Redentor). Isso tudo já requer uma boa grana.

    b. Manter a estratégia por 2 anos (quebrando a concessionaria do Maracanã). Só desistir da construção do estádio se o Maracanã ficar muito mais interessante $$$.

    c. Manter estratégia até a finalização do novo estádio.

  • Tomara que seja mentira,eu quero é um estádio próprio,não aluguel.

  • A quadra do meu condomínio, já é grande pra torcida do Buáatafogo. A escolha pelo Luso brasileiro faz mais sentido.O engenhão,c o faísca é um grande Vazião.Deixa eles falirem c Vazião…

  • matéria furada, o foguinho já desmentiu.

  • Compra o Engenhão. Oferece o reembolso gasto pela prefeitura na construção do Engenhao 250 milhoes de reais para pagar em 20 anos. Quebra a pista de atletismo afunda o gramado e bota arquibancada chegando proximo do gramado. Pronto teremos um estadio para 75 mil torcedores nosso.

  • ja duvidava dessa imprensa, agora então, o flamengo quer tudo na boca deles, fecha com fulano e no outro dia nada feito, agora e o maracanã. vamos ver até onde vai.

  • Quero ver o Maracanã sem o Flamengo, To pagando pra ver! O Flamengo se assumir o Engenhão pode mandar clássicos lá e o q vai acontecer com o Maracanã? Verdadeira morte lenta e gradual de um patrimônio cultural do povo do Rio de Janeiro!

  • Número 1: não pode fechar um acordo de mais de 3 anos renováveis caso seja vantajoso!

    Número 2: tem que tirar todas as estatuetas e cores que o estádio tem e melhorar a infraestrutura das proximidades.

    Número 3: o que vai ser feito com a área de treino e campos do complexo? Não são do interesse do Flamengo e deveriam ser revertidas para melhorar a infraestrutura do bairro. Muitas das casas perto do Engenhão vendem acesso a banheiro, vendem comida e bebida além de várias outras situações. A construção de um shopping no local seria perfeita e melhoraria o bairro.

    SRN

    • Um shopping?? O norte shopping eh quase do lado e o mesmo inviabilizaria tal construção, sem fundamen

      • Inviabiliza porque? Um shopping abarrotado como o norte shopping, nem que seja um empreendimento para receber torcedores que não entrem no estádio. O que não pode é ficar um espaço enorme deixado de lado e o Flamengo pagando por isso

  • Acho válido, o Engenhão é uma alternativa mas econômica que ao Maracanã, ótima localização, estacionamento etc… Visto que queremos construir um estádio próprio!

  • tomara q fique co o bostafogo e foda se

  • se fuder diretoria desgraçada so tem dirigentes nostálgicos lá e agora com essa bomba de engenhao via tnc fdps

  • Por ser um Estádio pronto e pela localização acho perfeita a idéia, enquanto isso desenvolvemos projetos para ampliar a gávea para jogos com menos apelo …

  • Assumir um estádio que foi interditado, com erros estruturais? O Flamengo precisa de uma arena, não de um estádio meia-boca. Ou assume o Maracanã, ou constrói um estádio novo, em forma de arena.

    • Mesmo se o Flamengo tivesse parceiro e local hoje ia demorar uns 4 anos para liberar as licenças e mais uns 5 para construir o estadio, temos que resolver isso de imediato e depois correr par construir o nosso

      • Falou tudo!

    • Meu amigo, vc acha que o Flamengo vai jogar aonde quando estiver construindo o estádio?

      • Basta pegar um estádio menor e usar o Engenhão ou maraca nos jogos de maior apelo.

  • O que dá pra ser feito em relação a parte de não ter pressão da torcida, seria abaixar o nivel do campo em uns 5 metros e transformar a pista de atletismo numa rampa pra geral! aí sim ia ficar top… mas infelizmente eu acho que na cabeça de qualquer dirigente de futebol, geral é coisa do passado.

    • Seria perfeito, mas há cláusulas contratuais impedindo isso.
      Se o Flamengo conseguisse alterar essa condição, seria ótimo!

  • Não acho que isso possa acontecer pois seria uma medida impopular entre os torcedores do Botafogo.
    Mesmo sendo mais econômico para o foguinho, todos sabemos que os rivais do Flamengo no Rio preferem morrer de fome a perder 1 metro de terreno para o rival gigante…

  • A Diretoria do Fla em todas as matérias que surgem envolvendo Maraca, ou agora, Engenhão, sempre deixa claro que o Mengo só entra se for PROTAGONISTA no negocio.Não sei se isso significa administrar, pagar os custos e um abraço ou, administrar, pagar os custos e ainda ter que pagar um aluguel “simbólico” .A verdade que tanto Estado (Maraca), quanto Município (Engenhão) estão ph@did@s financeiramente, portanto, o simples fato de passar o problema para outro, é jogo e o que mais querem.E tem mais, ambos sabem, que qualquer coisa envolvendo os Estádios da cidade que não tenha o nome Flamengo associado e´prejuízo certo. E aquele que tentar peitar o Flamengo, vai ficar a ver navios, isto é, vai pagar a conta. SRN

  • Alekers – Concordo. também PODE ser isso. Todos eles querem se ENCOSTAR no FLAMENGO.

  • MAS COM TUDO. A CURTO PRAZO. SE FOR ISSO. EU ACHO MUITO MAIS VIÁVEL

  • Acho difícil o Botafogo liberar um estádio que ganhou de graça, acredito que diante das dificuldades financeiras e com o imbróglio do Maracanã, eles podem temporariamente acertar com o Flamengo para mandar seus jogos lá gerando uma renda extra ao foguinho…..

  • POR MAIS QUE EU ACHE INTERESSNTE A IDÉIA DO ENGENHÃO. TAMBÉM NUNCA GOSTEI DESTE ESTÁDIO SEMPRE ACHEI RIDÍCULO. EU SEMPRE CHAMEI DE ESTÁDIO ATLETISMO. QUE FOI CONSTRUIDO JUSTAMENTE PARA ISSO NA ÉPOCA DO PAN. FIQUEI INDGNADO NA ÉPOCA. PORQUE O GOVERNO TEVE A CHANCE DE CONSTRUIR UM BELO ESTÁDIO COM CAPACIDADE MAIOR PARA PELO MENOS 70 MIL PESSOAS E COM CARA DE ESTÁDIO DE FUTEBOL E NÃO FAZE-LO VAZADO. PORQUE ASSIM NÃO TERÍAMOS SOMENTE O MARACANÃ. MAS COMO SEMPRE ESSES CALHORDAS FIZERAM UMA OBRA DE MERDA! TENDO QUE INTERDITAR O ESTÁDIO. EU NÃO CONSIGO ENTENDER ESSE DIRIGENTES QUE TEM O COMANDO DE UM IMPÉRIO COMO O FLAMENGO MAS NÃO COSEGUE SE IMPOR COMO LIDERANÇA. O FLAMENGO IMPONDO CONSEGUE CONSTRUIR SEU ESTÁDIO. BASTA UNIR FORÇAS E CHEGAR JUNTO. SE FOSSE EU JÁ TERIA ESQUECIDO ESTE MARACANÃ E ENCAMINHARIA UM PROJETO GRANDIOSO PARA O FLAMENGO. MEU POVO! SOMOS MAIORIA ABSOLUTA. É QUESTÃO DE QUERER SE IMPOR E FAZER.

  • Lembrando que o engenhão ainda pode ser aumentado para 60 mil pessoas.

    Acho válido, mas não acredito que o foguinho queira sair de lá.

    • A questão é que o bota acabou de reformar um mas será que a torcida vai ao engenhão?

  • Me parece interessante. Engenhão por alguns anos ao passo que o clube tenta viabilizar a construção de um estádio próprio seria muito bom. É um estádio mais barato de se manter que o Maracanã, mas tem menor capacidade, o que pode ser bom por ficar mais fácil de lotar, mas por outro lado é ruim por diminuir a projeção de renda com bilheteria.

    Acho que o ponto importante é lembrar que a torcida não “abraçou” o Engenhão quando jogamos por lá. Arquibancadas longe do campo, dificuldades nos arredores do estádio, falta de identificação do estádio com o clube e tudo isso resultando em públicos historicamente mais baixos, mesmo com a campanha do Brasileirão 2011, 7 meses de invencibilidade, R10, TN7 e afins…

    De qualquer forma, estamos sem opções, melhor arriscar com o Engenhão que ficar esperando pelo Maracanã em vão como foi da outra vez.

    • Amigo, vc está enganado.
      Eu fui a quase todos os jogos lá em 2011 e só não enchia mais pq nao podiam vender bilhete para o flamenho na ala norte (visitante) e na ala oeste só a parte inferior.
      Alas sul e sudeste sempre lotaram.

      • Sei não… Lembro de muitas reclamações do estádio e nossa média de torcida caiu. Teve um jogo contra o São Paulo que não deu 20 mil, os dois times no G4.

  • Esse estádio que historicamente não enche? Que é conhecido como Enche-Não ou Vazião? Porra, outro Estádio da Cidadania?! Olha, não sei se é um problema crônico do estádio ou se o problema era da torcidinha do foguinho, mas sinceramente não me lembro de a torcida do Flamengo lotar aquele estádio em 2011, cuja campanha era melhor que a atual.

    • Meu camarada…. esses nomes são por causa da torcida medíocre do chorafogo.

    • Então você é torcedor de televisão, lotamos varias vezes. Carioca, LIbertadores, Brasileirão, etc.
      Tem outra vantagem, o engenhão possui um amplo estacionamento!
      Outra coisa é que a capacidade do estádio pode ser ampliada definitivamente de 45 mil para 60 mil. Acho uma ideia muito boa o Flamengo pegar o engenhão.

      EdiçãoAdversárioRodadaPúblico

      2011Corinthians342000

      2010Guarani3639920

      2011Cruzeiro3339842

      2011Vasco1933206

      2011Coritiba1528930

      Você é torcedor de televisão?

      • Não sou apenas torcedor de televisão, como sou torcedor de fora do Rio. Moro em São Paulo e infelizmente só tenho como ir a jogos em que o Flamengo não é mandante. Mas obrigado pelos esclarecimentos.

  • Como tá todo mundo dizendo, até que seria bom, mas com ressalvas. Só seria interessante se o Fla fosse “comprar” o estádio ao invés de simplesmente administrar. O estádio em si não é bonito, única coisa que dá destaque é a cobertura e o estilo da arquibancada, o contorno do estádio é estranho e as estruturas ao redor dele são ainda mais estranhas. Se pudesse remover a pista, aproximar a arquibancada e botar mais uns 5 ou 10 mil lugares, além de dar um tapa no visu do estádio, ai sim seria interessante.

    • Eu acho o estádio lindo, só vi pela televisão, se pintar essas cadeiras de vermelho e preto fica perfeito.

  • como diz o outro: mintiiiiiiiiiiiira!!!!!!!!!!!! … mas, se fosse verdade … qual razão de o ENCHENÂO não ter caído no gosto da torcida (seja de qual time for)? Confesso que nunca fui ver jogo lá … falam que é longe bla bla bla … para quem não conhece, fica cerca de 30 min de bike do Maraca (ou menos – se tiver coragem rsrs) … a linha amarela está ali do lado … o engenhão não caiu no gosto da torcida, mas acho q é por “costume” com o Maraca … Infelizmente, não seria nenhum alçapão, mas seria um lar rsrs

    • Difícil acreditar né? Mas acho q se os blues estivessem na época da concessão era capaz de ele ser nosso hj

  • SE FOR REALMENTE ISSO COM O ENGENHÃO. NESTE CASO, A CURTO PRAZO, É BEM MAIS VIÁVEL PEGAR O ENGENHÃO. PORQUE FICAR REFÉM DA FERJ E GOVERNO JAMAIS! MAS O FLAMENGO TEM QUE COMEÇAR A ELABORAR SEU PRÓPRIO ESTÁDIO PARA O FUTURO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. FLAMENGO TEM UMA MARCA ÚNICA E EXCLUSIVA. O FLAMENGO TEM QUE TER SEU PRÓPRIO PROJETO DE ESTÁDIO PRÓPRIO. POR MIM O FLAMENGO JÁ DEVERIA ENCAMINHAR POMBEBA ILHA DOS URUBUS. EU NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE ESSES DIRIGENTES JÁ NÃO BUSCAM IDEALIZAR E CAPITANEAR RECURSOS PARA ESSE PROJETO E CONVERSAR COM O GOVERNO.

  • Um ponto negativo seria as arquibancadas meio longe do campo, mas creio q pelo fato dele ser mais compacto (45 mil) seria bem mais econômico tbm, e daríamos nossa cara ao estádio. Não conheço o Rio, alguém poderia dizer na questão de localização qual é melhor? Maraca ou Engenhão? E outras questões como estacionamento, arredores talz, eae vale a pena?

    • Olha, não sei como tá o entorno do Engenhão hoje em dia, a prefeitura fez obras lá para as olimpiadas, só que mora lá ou que vai ir nos eventos das olimpiadas vai poder dizer como ficou. Pq antes o acesso era bem chatinho. Tem bastante transporte por perto, mas o entorno do estádio não é “planejado” igual é o maracanã, então fica tudo meio apertado.

      • Moro perto do engenhao e o entorno foi todo reformado, abriram um espaço enorme de calçadas tudo novo e reformado tá mt bonito asfalto todo novo. Estão finalizando . A estação de trem tbm está sendo toda reformada. Fica a beira da linha amarela perto da avenida suburbana e norte shopping estacionamento é o q não falta. Fica a 10 min de trem do maracana e 20 min de carro( com trânsito de jogo) o problema q vejo é a pista de atletismo e a estrutura vazada não dá mt acústica

        • :O ai sim, fui duas vezes lá anos atrás e o acesso era bem apertado.

    • Realmente as arquibancadas são longe do campo, e o fosso existente atrapalha … senão teria uma “geral” do engenhão ali rsrs … de bike, pegando leve, 20 minutos do maraca … o engenhão não caiu no gosto da torcida, acho, por causa do que o maraca representa no futebol do Rio … questão de costume

  • Não gosto do engenhão do pelo fato da arquibancada ficar muito longe do gramado, mas acho correto a diretoria procurar outras alternativas fora o Maracanã.

  • Não é de hoje que eu questiono essa concessão do Engenhão ao Botafogo.
    Esse estádio custou cerca de 360 milhões, então o aluguel deveria ser de 3,6 milhões por mês, ou seja, 1%. Entretanto, locaram o estádio por apenas 36 mil por mês. Esse valor é muito, mas muito baixo. Praticamente, a Prefeitura deu o estádio para o Foguinho pra ñ ficar abandonado!
    Se a licitação para a concessão fosse hoje, o Flamengo teria 101% de chances de ganhar.

  • o problema e: assumindo a concessão do engenhão, fica mais difícil de sair o nosso estádio. a não ser que a concessão seja de menos de 10 anos..

    • O Engenhão vai ser temporário. Se as obras do estádio iniciassem hoje, por exemplo, levaria no mínimo 3 anos pra ficar pronto.

      • por isso que digo que só valeria apena se a concessão fosse curtíssima. coisa que não acredito que a prefeitura aceite

      • Se o Flamengo arrumar o local e parceiro vai demorar uns 4 anos para consegui as licenças e mais 4 para construir então fechando um contrato de 10 anos está ótimo

  • Interessante. É um estádio já pronto. Agora fica a questão, se a torcida vai abraçar o Engenhão. É só uma forma de pressão? Tipo se não vou ser protagonista, tenho para aonde ir e adeus Maraca…eu sou a favor do Flamengo ter seu estádio próprio. Já saiu matéria aqui na coluna de proposta para ter um estádio próprio para 50 mil, modelo Allianz Parque. isso seria o certo. Maracanã, só se for para administrar. Ponto final.
    O Botinha tem rusga com o Fla, e dificilmente irá facilitar alguma coisa. Pode ser que o botinha aceite por já ter uma “arena”, que para o seu tamanho é mais negócio mesmo. 15 mil pro Fla é desprezível diante da maior torcida do Brasil. Temos ambições muito maiores.

  • O ideal para esse estádio seria se o Fla pudesse mexer na estrtura, e futuramente remover a pista de atletismo, aproximando a arquibancada, pois com essa configuração atual não se tem a mesma pressão do maraca, ou outro estádio para se fazer um caldeirão. Sem falar no entorno, pois o acesso ao estadio pelo que falam, é péssimo. Aguardemos aonde essa história de estádio vai, por enquanto apenas mais do mesmo, especulação.

    • O Engenhão foi projetado para ser um estádio olímpico, não tem como mexer na pista não…

      • Sim, compreendo, por isso usei o “ideal seria”. Lembro na época que jogou ai, não tem nem comparação a diferença na pressão da torcida. Nunca gostei desse estadio por isso.

      • claro que dá…. já imaginou baixar o nivel do campo em 5 metros, e no lugar da pista de atletismo, colocar uma geral em volta de todo o campo? ia ficar top… super pressão!

        • O Vinicius tem razão. É questão contratual não mexer na pista. Parece que o estádio também não poderia ser customizado com as cores do clube…

  • E uma boa, vamos precisar de um estádio mesmo até consegui o nosso.

Comentários não são permitidos.