A guerra que ‘criou’ o manto: camisa do Flamengo completa 100 anos

Compartilhe com os amigos

Em 1916, o Rubro-Negro já havia sido “Papagaio de Vintém” e “Cobra Coral” antes de vestir pela primeira vez a tradicional camisa

Em 2014, a Alemanha lançou uma camisa alternativa nas cores do Flamengo. Com ela, goleou o Brasil por 7 a 1, um dos episódios mais emblemáticos de toda a história do futebol. Emblemático como é também a poderosa camisa do Flamengo, que neste sábado (04) completa 100 anos. E o nascimento da camisa tradicional, listrada apenas em preto e vermelho, aconteceu exatamente por causa da Alemanha.

Apesar de ter nascido como clube em 1895, o futebol nasceu ali somente em 1912. E o primeiro uniforme é o conhecido “Papagaio de Vintém”, que sobreviveu apenas até 1914 antes de ser reeditado nas comemorações do centenário, em 1995 – e como terceira camisa anos mais tarde.

O uniforme a ser usado na sequência apresentava um Flamengo tricolor. É isso mesmo que você leu.  As faixas já eram horizontais, mas além do preto e vermelho, uma pequena listra branca era intercalada. A camisa, muito semelhante à usada atualmente pelo Santa Cruz, ficou apelidada como “Cobra Coral”.

Ela resistiu até 1916, quando teve que sair de cena por causa de sua semelhança com a bandeira da Alemanha. Era época do conflito que passou, futuramente, a ser conhecido como Primeira Guerra Mundial. Ter as mesmas cores dos alemães, um dos protagonistas do conflito, não estava sendo bem visto.

flamengo-camisas_rpm7896yn6v41lsfci9it267x[1]Foi então, no dia 4 de junho de 1916 que o então presidente do Fla, Raul Ferreira de Serpa, convenceu remadores e jogadores do “football” a vestirem a camisa listrada em preto e vermelho apenas. A estreia foi com o pé direito, e marcou também a inauguração do extinto estádio da rua Paysandu, no bairro que dá nome ao clube. Vitória por 3 a 1 sobre o São Bento, de São Paulo. O primeiro de muitos triunfos da peça que seria chamada, anos mais tarde, de “manto”.

Fonte: Goal

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bela História!

  • Essa “Cobra Coral” como 3º uniforme seria linda!

  • Podem pesquisar e vão ver que não estou mentindo: O Fla jogou 2 vezes contra a seleção brasileira e venceu os dois jogos…

    Inclusive,
    a seleção só perdeu de 7×1 pra Alemanha porque os jogadores pensaram
    que estavam jogando contra o Flamengo e tremeram na base e tomaram
    aquela goleada!

    KKKK

    Bons tempos em que os adversários olhavam para o Manto Rubro Negro e tremiam na base!

    Esses tempos voltarão em breve!

  • Melhor escolha foi essa mesmo, linda demais a vermelho e preto.

Comentários não são permitidos.