Habemus zaga!

Compartilhe com os amigos

Na última quarta-feira quebramos um tabu de 15 anos ganhando o Cruzeiro dentro do Mineirão. Neste jogo, vimos a nossa dupla de zaga segura, como há tempos não se via. Contratados na última semana, Réver e Rafael Vaz funcionaram juntos mesmo sem nenhum treinamento. Foi como amor a primeira vista.

Pasmem. Ganhamos todas as bolas aéreas defensivas. Fato raríssimo em nossa história recente. Sofremos deste crônico problema já há algum tempo. Incontáveis foram os jogos perdidos em jogadas aéreas adversárias. Wallace que o diga.

A trajetória de Réver no Mais Querido não poderia ter começado melhor. Mostrou que pode voltar a ser aquele dos tempos de Grêmio e Atlético-MG. Demonstrou além da segurança defensiva, capacidade de liderança e características ofensivas importantes nas bolas paradas. Se mantiver essa pegada inicial, pode fazer boa história no clube. E sem perder a oportunidade de fazer comparações precoces, como muito se faz na Gávea, quem sabe não encontramos o nosso “novo Fábio Luciano”.

Seu companheiro de zaga no último jogo, Rafael Vaz vem surpreendendo a todos com suas apresentações. Defensor com qualidade técnica acima da média e tranquilidade digna de um monge. Ostentou dribles precisos e provou que chutões podem sim virar lançamentos. Quando achávamos ter contratado um substituto para Paolo Guerrero, nos deparamos com um bom zagueiro. Vaz pode ser muito útil e importante no elenco daqui para frente.

Dentre os que ficaram de fora da última partida, temos o machucado Juan, que ainda é o melhor zagueiro do elenco. Dos melhores que o Brasil revelou em sua história recente. Para quem foi campeão da Copa do Brasil 2013 com Wallace titular, Juan é quase um Beckenbauer. Com 37 anos, o ex-Bayer Leverkusen e Roma esbanja qualidades defensivas de fazer inveja. Se antecipa as jogadas como ninguém. Entretanto, não tem mais condições físicas de jogar partidas de forma seguida.

Além destes, temos a grata surpresa Léo Duarte, acionado em termos de urgência. Muricy dizia que o garoto ainda não estava pronto. Funcionaria apenas como tapa-buraco até que fossem contratados mais zagueiros. E que tapa-buraco. Saiu-se melhor que a encomenda. Parece termos encontrado na base uma boa opção para as constantes vagas que se abrem na zaga por problemas de cartão ou contusão. Que ele não seja encostado ad aeternum no elenco, como é constante com os jogadores da base no Flamengo. Que a diretoria não permita que mais uma promessa desabroche e faça sucesso em outro clube.

Com estas quatro opções, e mais um quinto zagueiro que pouco deverá ser acionado (podendo ser Rafael Dumas), acredito estarmos razoavelmente bem servidos. “Mas a diretoria tem dinheiro em caixa para contratar um zagueiro de primeira linha”, dirão alguns. E é verdade. Pegaram até empréstimo com este propósito. Mas se aparentemente conseguimos resolver o problema da zaga sem gastar um tostão, por que não investir esta quantia trazendo um jogador para outra posição? Ou dirão que estamos com um elenco a la Barcelona, bem servido em sua plenitude?

Pode ser muito cedo para afirmar que não precisamos de mais defensores no elenco. Porém, penso que a fase atual da nossa zaga está dando, no mínimo, tranquilidade para a diretoria não errar o tiro ao contratar o tão falado zagueiro incontestável.

Habemus zaga!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nossa zaga jogou bem contra o Cruzeiro, mas isso não quer dizer muita coisa, o Cruzeiro jogou muito mal, pouco criou. Temos 4 bons zagueiros, mas cada um tem seus problemas. O Léo Duarte não vinha jogando mal, mas tem pouca experiência, o que o prejudica em jogos decisivos e contra atacantes mais cascudos, como Fred e Rafael Moura. Juan vinha fazendo boas partidas, mas não dá pra contar com ele em todos os jogos. O Vaz eu não conheço muito bem, mas pelo que vi, ataca mais que defende e vai complicar quando tivermos que ir pra cima nos fins dos jogos, pq vai pro ataque sem pensar na zaga, seja escanteio ou lance normal. Já Réver é aquela coisa, no Atlético foi bem, começou a desandar quando começou a sair muito a noite, tem que tomar cuidado no Rio, além disso, voltou de contusão há pouco, então não dá pra saber se está ou se vai ficar 100 %. Acho que trazer o Donatti é sim uma boa, é bom, seguro e, o melhor, constante. Vale a pena comprar, até porque o Réver veio por empréstimo.

  • Adeus era Wallace!

  • O cara fez um jogo e um gol e para grande parte da torcida já é o salvador, parem com isso, os chamados torcedores de momentos!

    • O cara jogar bem e ser elogiado não tem problema, o foda é jogador que vai mal um jogo e já queimam, só prejudica o time

  • Quer
    entrar para o ST (Sócio Torcedor) e ganhar uma camisa oficial 2015?
    Está rolando uma promoção para novos membros! Basta se cadastrar
    utilizando este código 57518677A43A2 no campo código promocional, irá
    gerar um desconto de R$ 1,00 na primeira mensalidade e você e eu
    ganhamos uma camisa oficial!

  • O Flamengo deve sim trazer outro zagueiro. Não podemos ficar se iludindo com um ou dois jogos. Se Rever e Vaz não começarem a render, e aí?! Tem trazer um zagueiro Classe A sim. Nos perdermos pontos de mais pq de zaga ruim, quando o sistema defensivo vai bem o time vai melhorar tb.

    Mas além de trazer um zagueiro, o Flamengo precisa de um atacante ( errou em vender o Kayke), um outro jogador de meio de campo ( mais dinâmico que A.P.), e um lateral esquerdo, me dói ver Jorge.

    E sobre o Técnico ainda não confio no trabalho Zé Ricardo, apesar que das duas derrotas dele, a contra o Palmeiras foi mas erros individuais do que tático.

    Se o Bandeira de Melo não se omitir e for de verdade para o Mercado, o Hepta é possível.

  • SRN! A iminente contratação de Donatti nos colocará numa posição bastante confortável a partir daí. Observem que o problema MA poderá inclusive ser imediatamente solucionado de forma caseira, já que tanto Vaz quanto Leo tem futebol mais que suficiente e já jogaram de primeiro volante na frente da zaga no passado, liberando Cuéllar para a posição de segundo volante. Com isso, liberamos Arão e/ou Mancuello para criar e ainda temos Canteros e Ronaldo como opções na reserva (de luxo, por sinal). Precisaremos apenas de uma opção firme para revezar com Alan Patrick (Conca? Montillo? Everton Ribeiro?) e Guerrero ou Vizeu poderão ser bem e constantemente municiados. Quanto a Everton, Ederson, Cirino, Gabriel e Fernandinho, tentamos vender algum(uns) na janela e mantemos os que sobrarem para compor elenco.

    • Eu também sou a favor da saída do Márcio Araújo do time titular. O problema é que ele cobre muito os laterais também. Rodinei e Jorge sobem muito e deixam espaços. E este problema só pode ser resolvido com treinamento, não com uma simples contratação.
      Continue acessando o site e acompanhando minhas colunas.

      • Torço para que acertem com Donati e assim nosso problema com zagueiros estará de vez resolvido.

        Agora a diretoria tem que correr atras e acertar logo com um atacante matador ( Como foi o Brocador ), pois as bolas estao chegando no gol adversario por varias oportunidades em cada jogo.

        Um esquema muito bom pra o CRF hoje seria o 4-4-2 ( Muralha, Rever, Vaz, Rodinei e Jorge. Cuellar, Marcio Araujo e Arão. Alan Patrik, Guerrero e Sheik ), pois assim os laterias teriam um pouco mais de liberdade, com mais segurança, para apoiar o ataque.

        OBS : O Arão não ppode jogar lá dentro da area adversaria, junto com o Guerrero, como vinha fazendo no inicio do ano, pois ele não é atacante. Ele tem que jogar no meio para ajudar a armar nosso ataque e marcar, roubar bolas.

      • Isto é muito relativo. MA é um jogador bastante limitado e time campeão não pode ter jogador fraco, ainda mais o primeiro volante. Lembremos que Leandro e Junior subiam muuuito mais que os dois atuais e Andrade, sozinho, cobria os dois lados e ainda lançava e fazia gols (tudo bem que Tita e Lico costumavam ajudar bastante na marcação no campo adversário). Como Cuéllar não é Andrade, acredito que com Rafael ou Leo de primeiro volante, o colombiano e o escolhido entre os dois dariam conta do recado da cobertura das laterais sem maiores problemas. Acho que vale a tentativa. SRN!

  • Agr sei Pq um grupo sempre julga o bandeira, sempre tem algo a reclamar, quando não contratam reclamam quando estão perto de contratar reclamam.se perguntar pra 10 técnicos ,TODOS irão falar que O MÍNIMO de zagueiros que se pode contar são 5,Rever e Vaz fizeram um jogo contra um Cruzeiro COM 6 JOGADORES DA BASE e já tratam o problema como resolvido,?,Dumas continua fora dos planos,juan não aguentará partidas consecutivas então “da grande quantidade” voltamos a ter 3 em eventuais partidas, parece que ninguém sabe que no futebol existe expulsão nem contusão, torcida chata da poha.

    • Léo Duarte, Juan, Vaz e Réver são 4 jogadores de bom nível, dois por vaga na zaga. Não existe nenhum outro setor no time do Flamengo que tenha mais do que duas opções de QUALIDADE para a mesma função/posição.

      Se for pra trazer mais algum zagueiro, este deve ser pra compor elenco. Existem diversas posições carentes no meio campo e ataque, essas posições precisam de reforços com mais urgência que a zaga nesse momento.

      Respeito todas as opiniões diferentes, mas acredito que esteja evidente como nossa criação e ataque estão empobrecidos.

      • Respeito sua opinião tbm, mas pra mim o que falta não é qualidade do meio pra frente, e sim escolha de jogadores errados para serem titulares.

        • E quais são os certos?

          • Cuellar tem ótima marcação e saída de bola ao contrário do MA que só tem marcação,mancuello e AL sobem muito o nível do time,o problema é que o Zé quer jogar por contra ataque e bota amebas de pontas.

            • Zé Ricardo conversou individualmente com cada jogador sobre seu melhor posicionamento. Está na cara que o Cuellar, que nunca foi primeiro volante, tenha dito que preferia jogar com mais liberdade como sempre jogou. Cuellar > MA mas não tem primeiro volante no elenco, Cuellar não é.

              Mancuello está sem confiança, como que um treinador que não tem respaldo da diretoria vai dar sequência pra um jogador se não tem segurança de que terá sequência no trabalho de treinador sem resultados de Vitória?

              • A claro Cuellar jogou sua carreira inteira nessa posição ae vem pro fla e fala que não joga ali,como um jogador ganha confiança no banco e tendo 1 jogo de sequencia?

                • Você não deve ter acompanhado grande parte da carreira dele, senão saberia que na maior parte dela ele jogou de segundo volante.

                  Mas ok, mesmo improvisado será melhor que ma.

                  • E quem acompanhou?

                    Cuellar jogou de primeiro volante desde as categorias de base, na seleção ainda joga (quando convocado)
                    Só no Junior atuou de segundo volante

                    Zé Ricardo escala MA pois não quer pensar num esquema com um jogador mais qualificado, que não seja mero “arroz com feijão”
                    Não está pronto pra ser tecnico do Fla ainda

                  • Kra vê meia dúzia de matérias no globo esporte e fala como se acompanhasse a carreira do kra. Amigo o cuellar era improvisado como segundo volante no Júnior pq eles n tinham jogador dessa posição e o cuellar tinha uma grande saída de bola, mas desde a base e ele joga como primeiro volante, na seleção ele vai como primeiro volante. Eu gostaria que vc mostrasse onde viu que ele é segundo volante de origem.

                  • Lembro de uma entrevista, atribuindo à ele, a expressão “tampón”, ( o que “FECHA” o meio), como SUA FUNÇÃO !!!

      • Até entendo o que você quer dizer, mas acredito que trazer mais um zagueiro acaba sendo o preço do planejamento (ou falta dele) ter dado errado;
        Se iniciássemos assim desde o começo do ano, ou já há algum tempo pelo menos, então teríamos a certeza de que a zaga está ou não completa;
        Entretanto, como o primeiro semestre e o início do brasileirão foi meio que desperdiçado, então temos que aproveitar a janela de transferência ao máximo,
        ainda que isto se reflita em pior desempenho financeiro;
        O certo era trazer este tal jogador e, ainda por cima, reforçar os outros setores; Fugiria um pouco do planejamento econômico? sim, mas… voltando.. que planejamento? as coisas parecem ter saído do trilho anteriormente e estarem retornando pouco a pouco atualmente… volto a ficar otimista.

      • Na minha opinião essa contratação abre mais uma formação a ser testada ( 3-5-2 )… acho q seria uma boa testar.

  • Por isso tenho dito que mais importante do que um zagueiro, precisamos de um volante especialista e marcação com qualidade técnica pra armar quando tiver a bola. Além de um meia veloz e habilidoso pra criar junto com Alan Patrick, um segundo atacante decisivo (porque todos os que temos são água de salsicha) e um 9 goleador.

    Se o Flamengo protagonizar nessa janela e trouxer ótimos jogadores para estas posições podem ter certeza que o hepta virá esse ano.

    • Cuellar sabe marcar muito bem e tem ótima saída de bola,mancuello e AL quando jogam juntos sobe muito a criação só ver no jogo contra o figueira, ederson poderia fazer bem esse papel de segundo atacante basta ter sequencia pra ter confiança.Pq não jogam?Pq fazem 1 partida mais ou menos e ja são bancos enquanto cirino,gabriel,MA os que mais Jogam na temporada.

      • Não ficou muito claro pra mim qual a sua opinião sobre contratações, me pareceu que você acha que o Flamengo tem peças de alto nível para criação e ataque, mas que estas peças estão sendo injustiçados. É isso meu amigo?

        • Sim

          • Ah sim. Beleza. Mancuello e Ederson são os craques que o Flamengo precisava.

            • Onde vc viu eu dizer isso?

              • Bom, se você não quer contratação de jogadores de criação e ataque preferindo a contratação de mais um zagueiro, parece que está satisfeito com as peças que o Flamengo tem.

                • Torço para que acertem com Donati e assim nosso problema com zagueiros estará de vez resolvido.

                  Agora a diretoria tem que correr atras e acertar logo com um atacante matador ( Como foi o Brocador ), pois as bolas estao chegando no gol adversario por varias oportunidades em cada jogo.

                  Um esquema muito bom pra o CRF hoje seria o 4-4-2 ( Muralha, Rever, Vaz, Rodinei e Jorge. Cuellar, Marcio Araujo e Arão. Alan Patrik, Guerrero e Sheik ), pois assim os laterias teriam um pouco mais de liberdade, com mais segurança, para apoiar o ataque.

                  OBS : O Arão não ppode jogar lá dentro da area adversaria, junto com o Guerrero, como vinha fazendo no inicio do ano, pois ele não é atacante. Ele tem que jogar no meio para ajudar a armar nosso ataque e marcar, roubar bolas.

        • Mas você não acha que a zaga, ficando mais segura por contar com um elenco ainda mais qualificado, exigirá menos auxílio do restante do time e assim propiciará que MA seja então naturalmente substituído por Cuellar e então Mancuello e outros possam jogar um pouco mais soltos e, desta forma, auxiliar o ataque a ser mais eficiente sem prejudicar o sistema defensivo?
          Se você pensar um time como um todo, então uma saída de bola melhor, com elenco melhor, acaba possibilitando resultados também no ataque, numa crescente positiva, que passando a marcar mais gols, torna eventuais erros da zaga menos traumáticos.

          • Não acho meu bom amigo. O que melhorou a zaga foi a chegada de zagueiros melhores. O que vai melhorar o meio e ataque será a chegada de jogadores melhores para suas posições.

            • É, faz sentido…

    • O Flamengo deveria então protagonizar em um volante, um meia, um primeiro e um segundo atacante, só isto?
      Na minha opinião, o Flamengo deveria protagonizar em tudo que você disse e também ainda no zagueiro… aff…
      é meio time… muita grana, muita readaptação, muito tempo… ainda que tudo isto desse certo, a coisa não seria fácil…
      o que ajuda é que os outros times também estão uma baba.

      • Sim. Só isso. Volante, meia e dois atacantes (de alto nível, mesmo que não tenham grife) colocam o Flamengo em outro nível de disputa.

        Contratar em todas as posições não é uma opção sustentável financeiramente, devem ser priorizadas as mais carentes. Gostaria do Donatti pra mim é um bom Zagueiro, mas de nada adianta ter 5 bons zagueiros e não ter nenhum bom atacante.

        Vizeu é um jovem de muito futuro, Guerrero uma incógnita milionária. Os demais atacantes São TODOS agua de salsicha.

        • Sim, tenho grande esperança no Vizeu; o problema do Guerrero todos sabemos, é o alto custo pelo que vem apresentando, mas é bom; os demais são realmente lamentáveis.
          Acho que nem precisaríamos dois atacantes então, Vizeu, Guerrero e algum contratado fariam um razoável trabalho no revezamento entre duas vagas (no meu 4-4-2); isto de forma a sobrar espaço a contratações de outros setores também.
          Eu dispensaria do elenco todos aqueles que já não vem servindo a longa data (Sheik, Fernandinho (que nem sei porque veio, Muricy tava maluco), Cirino, Pará e alguns cujo nome nem me lembro mais;
          traria então, para cada posição, apenas jogadores de referência e pararia com estas contratações de meia bocas, e para compor elenco passaríamos a nos utilizar da base.
          Acredito que com mais umas duas ou três contratações já daria para praticamente assegurar o título, isto apesar de todas as tormentas que o time enfrentou.

  • Disse tudo amigo rubro negro!! Mancuello e cuellar titulares absolutos !!!

    • Obrigado Antonio Brito. Continue acessando o site e acompanhando minhas colunas.

  • NÃO INVENTA, deixa trazerem o Donatti para jogar com o Réver e Juan e Rafael Vaz entram para substituir quando necessário.

    No meio tem que dar chance para Cuéllar e Mancuello de novo e tirar da ponta o Cirino e essas carniças do Everton e do Márcio Araújo.

  • Tínhamos o famoso 5 e vendemos, que era o Cáceres, só não tinha uma boa saída de bola, mas tinha raça e bom na marcação, tinha o famoso espírito rubro negro. Pq se tivéssemos ele juntamente com essa zaga, dificilmente sofreriamos perigo, e fora o Muralha que vem se destacando tbm. SRN

    • Caceres realmente era um bom volante Pedro Figueiredo. Mas acredito que o Cuellar possa fazer essa função em um time bem treinado. Continue acessando o site e acompanhando minhas colunas.

      • Ele faz sim Bruno, só esqueci de mencionar que o Cáceres ajudava muito também nas jogadas de bola aérea, já o Cuellar não tem estatura pra isso. Acompanhando sempre. SRN

  • Concordo

    • Obrigado rafa. Continue acessando o site e acompanhando minhas colunas.

Comentários não são permitidos.