No duelo de Brasília a superioridade do Palmeiras sobre o Flamengo foi evidente. O gol da vitória aconteceu no segundo pênalti cometido pelos zagueiros rubro-negros — o primeiro, de Leo Duarte, foi absurdamente ignorado. Nas arquibancadas, os palmeirenses, em minoria, mas em grande número, saborearam um “olé” como se estivessem em São Paulo, reflexo das tolas, pueris decisões dos cartolas flamenguistas.
Cuca foi mais feliz na escalação e alterações no duelo com Zé Ricardo. Mas não seria justo cobrar tanto do inexperiente treinador, que teve pouco tempo para tentar arrumar a bagunça de time herdado de Muricy Ramalho, cuja contratação foi comprovadamente um imenso erro dos dirigentes. Mas ele pode ter aprendido uma lição básica: escalar os melhores. Cuellar e Mancuello na reserva é inexplicável.
Reflexo do trabalho dos dois treinadores, o que se viu foi o Palmeiras dominar amplamente desde o primeiro tempo. Com exceção da parte inicial da etapa final, o Flamengo não conseguiu controlar a peleja. Mais do que diferenças técnicas neste ou naquele setor, a montagem dos dois times pesou. E fica cada vez mais claro como os palmeirenses perderam tempo insistindo com Marcelo Oliveira.
Mas entre os cartolas há um capítulo à parte. Discordo de muitas decisões do presidente Paulo Nobre e sou crítico dos 3% a 4% de ingressos que destina aos visitantes no Allianz Parque, apoiado numa polêmica recomendação do Ministério Público (pelo regulamento seriam 10%). Mas nada se compara à postura ingênua dos dirigentes do Flamengo nesse quesito. E em Brasília isso ficou novamente claro.
O anel superior do estádio no Distrito Federal era todo do Flamengo, exceto no setor destinado aos visitantes, com 5,8 mil lugares. Se fosse só isso seria o cumprimento da lei. Mas os generosos cartolas da Gávea, obviamente mirando uma gorda arrecadação, permitem que os rivais comprem ingressos em todo o anel inferior. Resultado, ali perto do campo, havia grande equilíbrio na quantidade de torcedores dos dois times.
Muita gente elogia, acha bonito, uma graça, simpatizantes dos clubes que se enfrentam lado a lado acompanhando a bola rolar. É, seria lindo se existisse reciprocidade. Muito pelo contrário. Rubro-negros que vão aos jogos fora de casa sempre se queixam de localização ruim, longe do gramado, dificuldade na compra de ingressos, má recepção no local do jogo e até preços bem mais altos do que os pagos pelos locais.
“Nesse jogo em Brasília a torcida do Palmeiras comprou muito dos ingressos na zona mista, o que ajudou a termos recorde de público no brasileiro”, disse ao blog o CEO do Flamengo, Fred Luz. Perguntado por que o Flamengo permite imensos setores mistos, o que amplia a presença de torcedores rivais, reduzindo a sensação de mando de campo, se é pelo dinheiro, respondeu: “Hoje, aqui em Brasília , tivemos pela primeira vez um caso onde a torcida adversária foi expressiva. E os ingressos não esgotaram. Não faltou ingresso para o torcedor do Fla que desejou ir ao jogo”, argumentou.
Pelo jeito, Luz não consegue enxergar a interferência técnica e o deleite do rival de seu clube por poder ir a uma partida “fora de casa” e se sentir “em casa”. Digamos que em troca de tamanha receptividade os palmeirenses concedessem 20% dos ingressos aos rubro-negros na partida de volta, algo em torno de 8 mil. Seria até aceitável. Mas isso não acontecerá, chance zero. Quando forem a São Paulo, os jogadores de preto e vermelho não ficarão confortáveis como os do Palmeiras na foto acima.
Na administração atual já executaram hino do Corinthians no Rio de Janeiro e o time carioca levou sova de 3 a 0 que só não foi pior pela piedade do rival. Antes, estranhamente o presidente Eduardo Bandeira de Mello, que está com a seleção nos Estados Unidos, aceitou imposição corintiana. Mesmo endividados, dirigentes paulistas deram as cartas e proibiram a escalação de Sheik e Guerrero no cotejo. Bizarro.
Na oportunidade, o “Salve o Corinthians” ecoando pelo Maracanã foi atribuído ao consórcio. Mas o que explica o Flamengo permitir áreas mistas em Brasília quando o estádo é “dele” nos dias em que joga lá? Se o clube assumiu até a responsabilidade de cuidar de um gramado, poderia tratar o torcedor visitante como os rubro-negros são tratados fora de casa, colocando-os em local específico. Longe do gramado.
Se o Flamengo levou perto de 30 mil pessoas ao Fla-Flu do Pacaembu, certamente dividiria o estádio se Palmeiras ou Corinthians lhes dessem tal chance. Já aconteceu no Morumbi, em 2008 (vídeo abaixo), quando o São Paulo resolveu ampliar os setores destinados aos rubro-negros, de olho na arrecadação. Mas palmeirenses e corintianos jamais farão isso. Nem se precisassem de ajuda para lotar suas “arenas”.
Fonte: Mauro Cezar / ESPN
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Jorge Jesus tem contrato com o Al Hilal (SAU) até metade do próximo ano Os…
Ver comentários
A diretoria sabe como agradar o adversário. Em vez de bajular torcedores de outras equipes, eles deveriam nos agraciar com um bom time. Dois zagueiros incontestáveis, dois meio campistas incontestáveis e um atacante incontestável.
O Bandeira e sua trupe pensam que estão em banco e fazem tudo pra agradar o cliente.
Vamos ver quando vão contratar zagueiro. Daqui a pouco vão pegar zagueiros no sub 15, pq não vai ter mais nenhum .
A ESPN adora criticar o Flamengo. Aliás a mídia paulista como toda. Acho que Gustavo e Mauro já estavam torcendo pro Fla perder e sair do G4 para terem o que criticar. O que Esses "jornalistas" falam não significa nada para mim. Essa espn é um lixo.
Mas cara, eles , principalmente o Mauro, falaram a verdade... E pq a gente fica doído, mas não retira a veracidade das colocações...
A verdade é que houve duas falhas e eles aproveitaram. O jogo se não foi igual foi muito próximo quando era 11 contra 11.
E n se esqueçam o líder do campeonato perdeu de 4 para esse mesmo time.
Concordo com o que o Mauro disse. Em termos de futebol, nossa diretoria é um desastre.
Onde já se viu privilegiar adversário sendo mandante?!
Mas parceiro, to achando q tá faltando personalidade a ele pra ousar...
Está começando agora.
Elvis, fui boleiro, não sei se vc sabe mas um acidente acabou com esse sonho, mesmo assim sou feliz do mesmo jeito, tinha 2anos e meio no profissional. Só contei essa história, pra dizer que o Zé Ricardo conhecia esses caras de.longe, e uma semana de.perto da pra saber o que o cara joga ou n ão, o resto é conversa de jornalista. Penso que o Zé não dá jeito nesse time, não porque ele não saiba, mas porque esse time não tem jeito. Qualquer escalação vai ser a mesma coisa. Só um exemplo: se botar o pará na lateral esquerda no lugar do Jorge vai ser a mesma coisa, ou Heverton, tudo igual. Cirino e Fernandinho, iguais. Guerreiro iguais Vizeu
Quem se aproveita aí é Rodinei, Muralha, Cuellar e talvez Patrick, o Zé podeudar qualquer outro jogador ou esquema que o time vai jogar isso aí.
Esse time carrega uma herança tatica que vai demorar pra mudar. Simples. O time joga mais ou menos da mesma maneira desde 2011. Essa cultura mediocre...
Quem dera....
Em 2011 a gente tava com um ótimo padrão tático e jogadores dedicados...
Essa pasmaceira vem desde 2013...
2013 ainda tiveram lampejos táticos, pelo menos, no segundo semestre deu pra competir, mas de 2014 pra cá é só derrota.
Ainda acredito em alegria esse ano, mas pra isso a diretoria tem que ser protagonista na janela de transferências, reduzir esse elenco grande e desqualificado, começar a tratar o futebol como guerrilha e não só negócios politicamente corretos, dar respaldo ao Zé que é um bom treinador, pedir ajuda pra São Judas Tadeu que o bagulho ta sério.
É que aquele 2013 foi um ano estranho dentro de campo, com Mano Menezes dizendo que os jogadores não entendiam o que ele queria, depois uma Copa do Brasil ganha na força da torcida, e um quase rebaixamento com a ajudinha do departamento jurídico que liberou o André Santos pra jogar um jogo que já não valia nada.
Isso...
Se vc e boleiro realmente e n incluiu o Guerrero na sua lista devia jogar pelo Bangue-bangue.
Bangu
Tucano, acho que você tem toda a razão.
Esse elenco foi montado e moldado com a cara insossa e pragmática do Rodrigo Caetano, sem o menor sangue.
Pode crer, cara... Vc definiu brm
Almir, quando criticarmos alguns falam, a então contrata Messi, Suárez , não é isso. Criticamos o grupo atual, todos sabemos que as condições financeiras do clube aspira cuidados, mas entendo que com essa mesma folha de pagamento atual, com competência daria pra formar time muito melhor. Vc percebeu como os gambás contratam cirurgicamente, a dedo. O fluminense passou a fazer isso agora. Temos que procurar algu no mercado, que entenda que o jogador pra vir pro flamengo além do básico tem que jogar um futebol moderno. Posso até citar características: tem que ter velocidade, força física, entendimento tático, espírito de grupo, intensidade e uma boa técnica e.mais o básico do futebol, passar, dominar e chutar. Os nossos meias arãi, muito lento e fraco fisicamente, Mancuello, lento e fraco fisicamente, Alan Patrick sonilento e sem velocidade, Cuellar e.bom jogador, se coloca bem tem boa.técnica mas tem que jogar com o time bem agrupado pois não tem velocidade. O flamengo sofre porque mesmo com o Zé ta.jogando muito eapassado, com jogadores lentos não consegue marcar. Se quizermos melhorar temos que fazer uma reformulação profunda e o DP de futebol flamengo é o pior contratar no Brasil, que ria saber quais critérios eles usam pra contratar, tanto jogador, como treinador. Queria saber quem indica pois essa pessoa ou não entende de futebol, ou tá fazendo. Trabalho sujo contra o flamengo.
Aquela famosa reclamadinha de sempre, né bicudo ? Que tal fazer alguma coisa pra ajudar o clube nesses momentos complicados, hein ?
O cara vem aqui, formula uma critica e uma solução para o futebol do Flamengo e vc ainda pergunta o que ele pode fz pra ajudar? Manda a diretoria ler isso que ele escreveu
Isso mesmo todos os atacantes nossos são velocistas ou correm ou pensam. Temos tantos e não temos nada. SRN
Concordo com as características dos jogadores sim.
Porém podem ser aproveitados melhor em suas características individuais.
Vejo os caras tentando um ou outro drible coisa a muito tempo não via.
Parecem sem confiança neles mesmos...
Sou favorável a mais tempo para maiores avaliações.
Concordo em 90%. Mas pelo amor tem que mandar esse Alan "Lerdo" Patrick embora, o cara parece que anda a 110v numa partida de 220v. É so ele pegar na bola que o jogo para.
E onde anda o Chiquinho para entrar no lugar do Jorge que se deslumbrou?
Taciano o chiquinho tava no banco ontem, mas o que mais preocupado são os garotos da base, Ronaldo, Paquetá, Tiago Santos que foram tirados da base e estão encostados, e ainda tem o nixo que poderia estar sendo aproveitado, isso não consigo entender.
Cara, pede seu filho pra jogar no mengão!
Ele ta no sub17 do atlético mineiro, um olheiro levou ele pra lá, se não fosse isso cara, era meu sonho. Foi convocado 8 vezes pra seleção brasileira, acho que ele pode dar certo, ajudo o máximo possível.
Vc é o Adalberto, ex lateral esquerdo do Flamengo?
Por mim deixa o Zé até o fim do ano.
Concordo...
Temos que dar tempo ao tempo.
Sinceramente, nenhum jogador consegue se destacar num time que não tem conjunto. Agora o que me espanta é sempre insistir em jogadores que só correm e marcam lateral, não da pra entender, os caras não conseguem fazer uma jogada individual, um lançamento, um chute certo, não participam em nada da criação cara, ai o time ja começa com menos 2 ofensivamente, pq só servem pra acompanhar lateral, nulos no ataque. Sinto pena do Alan e principalmente do centroavante, seja Vizeu ou Guerrero, não tem como eles participarem do jogo se quem joga mais proximo deles não consegue fazer uma tabela. Não aguento mais ver Cirino, Everton, Gabriel, Sheik, Fernandinho apanhando da bola todo jogo, eles ja mostraram que não vão apresentar mais nada alem desse futebol pessimo. Ao meu ver nesse elenco que temos, os unicos jogadores que podem nos dar alguma coisa diferente ofensivamente alem do Alan, seriam o Ederson e o Mancuello, ambos precisando de confiança e de ritmo de jogo como já percebemos nos jogos, mas ja mostraram que tem qualidade na carreira (só lembrar que o Ederson tava na seleção em 2010, Mancu ano passado na seleçao argentina tbm). Outro que na minha opnião deveria ter mais uma chance é o Canteiros porque acho que o Arão vem deixando a desejar na criação, some do jogo sempre. Canteiros vinha mal mas o que custa mais uma chance? qualidade ele tem. Pitaco de escalação? a formação eu nao considero algo fixo e definitivo,qualquer grande time sabe jogar de diversas maneiras durante o mesmo jogo, poderia jogar com:
Muralha
Rodinei, LD, Dumas, Jorge
Cuellar
Canteiros Mancu
Alan
Ederson Vizeu
Tb podia dar uma chance pro Thiago Santos, afinal o Gabriel peteleco tem tido chances há 4 anos
Confesso que nunca vi o Thiago jogar, mas vejo todos falando bem então creio que meu xará deve merecer. A certeza é que o Gabriel não merece. E como eu disse, insistir nesses pseudo pontas nulos no ataque, não da mais.
Pois é...
o gabriel foi colocado no flamengo por um grupo de investidores..que pra mim na verdade eram/são membros da diretoria...só contratam pensando em lucro numa futura negociação,porisso que todo jogo ele joga...
Cosme bc tá certo, podia ser mais ousado, isso é o que mais gosto no diniz é a sua coragem e ousadia. podeira tentar Tiago Santos, Nixon, Paquetá, Ronaldo, Trindade, não todos de uma vez mais um de cada vez, ninguém tem a jogando porra nenhuma mesmo, mas já ví que os burro incompetentes desse DP de futebol vão trazer outro burricí porque o Fernando diniz não existe pra eles.
Falou tudo, cara...
Também não entendo isso de ter q escalar jogador p marcar lateral. Quer dizer precisa de 2 laterais em cada lado? Que coisa bisonha.O time não tem padrão e ainda é muito confuso. Mas espero que o ZR consiga melhorar isso, pois o Muricy não fez nada em 5 meses.
Só falou verdades, não existe isso de fazer o adversário se sentir em casa na sua casa, só miraram o lucro e se fuderam, melhor, fuderam com torcedor rubro-negro mais uma vez que teve que ouvir olé daquele lixo verde paulista.
Onde se viu olé... vi um jogo igual.
A torcida deles gritou olé...
Alguém tem que avisar ao Mauro que torcida não ganha jogo. Pode até dar um incentivo a mais, mas ganhar o jogo não ganha. Dá mais moral ter uma torcida gigante apoiando o time é lógico. Mas lembro do ano passado, ondo fomos a Brasília jogar contra o Coritiba e esse mesmo estádio estava completamente lotado só de flamenguistas (67 mil torcedores! Só flamenguistas). Estávamos embalados por 6 vitórias seguidas Resultado: 2x0 para o Coxa. Perdemos no campo!!! Então, não adianta ter maior torcida e não ter bom futebol. O time do Palmeiras está pronto e foi melhor no campo! Simples assim. Estamos começando a evoluir a parte tática, pois o trabalho do Muricy foi péssimo! Mas hj eu acho que o Flamengo fez uma boa partida dentro do limite das suas deficiências e qualidades. Se não fosse a expulsão do Cézar poderíamos empatar o jogo, pois no momento da penalidade o jogo estava aberto.
Sim mas foi campo neutro. Como se estivéssemos jogando um clássico no Rio. Ou seja, em maioria mas em campo neutro.
Guardião, concordo exatamente como vc colocou, inclusive, postei um texto com essa mesma linha de pensamento em um outro artigo.
Isso...
Meu filho..acorda pra vida! Futebol é competição! Nossa torcida é humilhada e mal tratada quando vamos a são paulo. Nos espremem num espaço que não cabe 1000 colocam 1900....pela lei é pra nos darem 10% dos ingressos e nos dão somente 4% . Somos o Flamengo porra . Se tratam nossa torcida mal ..até quando vamos ficar dando caviar pros visitantes? No nosso mando eles tem que sofrer o mesmo que nós sofremos quando vamos a sp . Apóio a diretoria pela administração ..mas são uns merdas..só fazem merda no futebol. Pelo jeito vc gostou de ver a imprensa paulista tirando onda dizendo que a torcida porca era maioria no estádio? Vc gostou disso né? Nosso presidente tá perdido...a diretoria tá perdida...
Guardiao, com certeza torcida nao ganha jogo, mas ontem estava no estadio e me senti constrangido pela torcida do Palmeiras, entao imagino que os jogadores podem ter sentido algo também. É preciso rever isso de torcida mista sim, embora ganhar dinheiro seja importante, penso que mais importante é ganhar o jogo.
So chutao do Muralha para o Vizeu nao da. Tecnico tem que ter mais arsenal do que isso.
Porra, 15 mil constranger 40 mil é brincadeira. Torcida há muito tempo só canta na hora do gol. como torcedor vc deveria ter vergonha de falar isso e culpar a diretoria
Eu sei que não é só aqui, eu sei que é assim com a torcida de todos os times, mas nós temos que aprender a lidar com críticas construtivas.
Não dá pra ficar rebatendo ou ignorando críticas. É absorver e trabalhar.
A crítica do Mauro faz sentido. Em termos de futebol a diretoria é péssima! Não dá pra esperar grandes coisas dessa diretoria do Flamengo dentro do campo.
Entretanto eu ainda acho que o trabalho de finanças tá sendo bem feito pela diretoria e deve continuar.
O elenco é pro meio da tabela, talvez não fosse se o Muricy tivesse dado certo no início do ano.
???
O nosso time titular, sem invenção é bom. Basta a torcida apoiar... os caras aqui só colocam para baixo. Vcs realmente acham q os jogadores não lêem aqui. Aí falta confiança e só dá merda.
Tomara que os jogadores acessem esse canal, pois se o Cirino tiver dúvida de que não joga nada, aqui ele vai ter certeza... Cara, não é questão de confiança, é questão de Tecnica... Vc acha que um elenco com jogadores como MA, Gabriel, Cirino, Fernandinho, Sheik, e apenas 1 jogador confiável na zaga, pode sonhar alto ? Não podemos tapar o sol com a peneira... Como o colega acima falou, temos que ser protagonistas nessa próxima janela, e dispensar MUITA gente, inclusive aquele inútil do Jayme, que só deve estar dando pitaco merda... Mas essa é minha opinião.... SRN
Concordo...
bem, Wallace já leu, vamos torcer pra Cirino, Gabriel, Sheik, MA, César Martins darem uma passada por aqui.
Meu deus...que saudade do gamarra,do Fábio Luciano,do angelim! Qndo vamos ter uma zaga decente?
Isso é um comentário descente.
A diretoria não está querendo agradar adversário, o problema é que as vezes ficam cegos pelo dinheiro, claro, o flamengo como qualquer outro clube precisa cuidar da parte financeira, mas as vezes vc precisa ter equilíbrio para conseguir resultado positivo.
Por exemplo, no jogo de hoje a lógica da diretoria era vender máximo de ingressos para flamenguistas ou não, queriam dinheiro, mas isso tem o outro lado, fica um clima de estádio neutro e facilita a vida do adversário, e com a derrota, o clima no clube piora e deixamos de lucrar em outros setores. Eu apoio a diretoria atual, mas enquanto não caírem na real e fazer um time para disputar títulos, vão ter que fazer mágica para ganhar dinheiro.
Bla bla bla... o outro time jogou melhor. Ponto.
Gente, li vários comentários e infelizmente percebi que parte de nossa torcida, vai na onda, pois basta
um comentário de um colunista que a todo momento gosta de fazer críticas ao nosso Mengão, todos imediatamente concordam, inclusive de maneiras bizarras. Muitos criticam o EBM e RODRIGO, mnao Morro de amores principalmente pelo Rodrigo, mas ambos não entram em campo.Grande parte dos jogadores do nosso elenco,como, Cirino, Everton, Guerrero, Macuello, Ederson que poderiam nos ajudar até com sua experiências, estão em péssimas fases tecnicas. A Direção colocou o técnico que grande parte da torcida queria, bastou perder uma já estão lhe criticando. PESSOAL, vamos deixar de entrar na pilha desses colunistas que gostam de fomentar a crise da Gavea. Vamos apoiar nosso time, pois sabemos que nosso elenco não é espetacular no máximo mediano.
Não é isso não Milton, assim como vc todos tem condição de avaliar o trabalho do DP de futebol, e cada um pensa de uma.maneira, ninguém vai na conversa de um jornalista. Por concordar com ele não significa que ele faz.a.cabeça.do pessoal. Eu particularmente no futebol penso que está tudo errado, três elinações precoces, derrotas e.mais derrotas, não dá.mais pra acreditar que o futebol está sendo bem gerido. O que se gasta com o futebol, o tamanho da nossa torcida, a marca que é o flamengo, o quão gigante é nosso clube, não pode ficar mais assim, isso tem que mudar.
Falou tudo...