O mercado de Guerrero nos EUA, América do Sul, Ásia e Europa

Compartilhe com os amigos

Paolo Guerrero encerrou sua participação na Copa América Centenário, nos Estados Unidos, se apresentou depois do previsto ao Flamengo, não enfrentou o Santa Cruz, na quarta-feira passada, pelo Campeonato Brasileiro, e viu os rumores sobre uma possível transferência aumentarem, apesar de o Flamengo garantir permanência. Boca Juniors, Hamburgo, China…? Aos 32 anos, em má fase com a camisa rubro-negra e com um salário que pode bater R$ 800 mil, entre vencimentos e bônus, o atacante peruano pode ter dificuldades para encontrar um mercado de peso.

O Velho Continente já foi a casa de Paolo. Na Alemanha, ele passou por Bayern de Munique e Hamburgo. Não deixou saudades no clube da Baviera, mas já no segundo clube teve uma de suas maiores fases artilheiras. Foram 51 gols em 193 jogos. Em entrevista ao “Hamburguer Abendblatt”, o técnico do Hamburgo, Bruno Labbadia, revelou interesse no peruano de 32 anos. O jogador, ao “Bild”, retribuiu o carinho e disse que voltar é sempre uma opção. Porém, não se trata de uma equipe de alto investimento na Alemanha. Na temporada passada, gastou 21 milhões de euros em reforços. E para a posição do peruano, há seis jogadores no elenco.

Ainda na Europa, é difícil imaginar que algum gigante invista na contratação de Guerrero, que já tem 32 anos. Talvez uma saída seja um time de segundo escalão. Clubes russos também podem ser uma saída, já na Ucrânia o Dínamo de Kiev, campeão nacional, não faz altos investimentos. O Shakhtar Donetsk, que contratou inúmeros brasileiros nos últimos anos, perdeu um pouco do seu poder financeiro por contra dos conflitos entre radicais russos.

A janela de verão na Europa já está aberta, é a principal do continente, e só termina no final de agosto. Portanto, por esse lado, há bastante tempo para uma possível negociação envolvendo Paolo Guerrero.

Um outro mercado que poderia atrair o peruano é a China. No início do ano, os clubes do país assombraram o mundo e o futebol brasileiro com contratações milionárias. Só para se ter uma ideia da “brincadeira”, o Jiangsu Suning pagou 50 milhões de euros ao Shakhtar Donetsk para ter Alex Teixeira. Ramires, Lavezzi, Gil, Renato Augusto e Jackson Martínez foram outras contratações de impacto. Mas, neste caso, há um empecilho para o peruano. Esta não é a principal janela de transferências na China, que teve início no dia 21 e tem o fechamento previsto para o dia 15 de julho. Além disso, muitos clubes estão com a cota de jogadores estrangeiros ocupadas.

Na América do Sul, o nome de Guerrero foi ventilado como possível reforço do Boca Juniors. Após a Copa América, o jogador foi abordado sobre o assunto, disse que jogar em um clube tão grande seria bom, mas lembrou do seu vínculo com o Flamengo, que termina em 2018. Os xeneizes vivem uma situação econômica melhor do que no início da década. Conseguiram realizar o sonho dos torcedores de trazer um antigo ídolo: Tevez. Mas dificilmente conseguiriam pagar o que Paolo recebe na Gávea. Seria preciso uma negociação do salário do jogador. Além disso, o clube contratou um reforço de peso para a mesma posição: Darío Benedetto, que veio do América do México pelo valor de 4,4 milhões de euros. Ele assinou até junho de 2019.

Opção que está sempre no radar dos grandes nomes, o futebol árabe investiu pesado nos últimos anos. Há clubes muito ricos nos Emirados Árabes e no Catar, que poderiam pagar para tirar o jogador do Flamengo, além de assumir o alto salário. Porém, até o momento não apareceu nenhum time interessado em levar Guerrero. Não deixa de ser uma opção para o futuro.

Na América do Norte, a Major League Soccer já atraiu diversos craques. Hoje desfilam seus talentos nos Estados Unidos nomes como Kaká, Gerrard, Pirlo e David Villa. Mas, assim como na China, esta janela não é a principal da MLS. Abre no dia 4 de julho e fecha no dia 3 de agosto. Este já não é o mesmo caso do México, que volta e meia vem no futebol brasileiro em busca de reforços. E há clubes que pagam bons salários e investem pesado em contratações. Por lá, a janela abriu no dia 14, com fechamento previsto apenas para o dia 5 de setembro.

Mudar de clube no Brasil também não parece ser uma opção viável. As equipes estão adequando seus orçamentos às novas leis de responsabilidade fiscal, cortando custos e investindo apenas o que é possível. Pagar um valor alto para contratar Guerrero é improvável. Além disso, poucos clubes teriam condições de igualar o salário que o peruano recebe. No entanto, ele tem apenas dois jogos no Brasileirão, e pode se transferir antes de completar sete. Há tempo para isto.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Toda hora uma matéria criticando o salário do guerrero, que ele é fraco, e os atacantes q temos? São milhões de vezes inferiores, será q alguém acha q cirino salário passa dos 300, Sheik 450 para um ex jogador, 200 para pv, Gabriel q deve ganhar uns 200, fernandinho 250, vizeu e esforçado e só, não temos ninguém melhor e a diretoria não contrata, então temos q da apoio ao guerrero , Pq ele é um dos melhores centroavantes do país

  • Porra…. a cada 5 materias 4 é querendo vender o cara…. devem estar satisfeitos com o Vizeu canela.

    • eu vim aqui para postar o mesmo…nosso ataque é um dos menos eficienes do mercado, e ficam querendo vender o melhor atacante do time….devem estar satisfeitos com Everton, Cirino e Vizeu…

      • Concordo!

  • Pessoal caso o guerrero seja vendido quem seria a opção no mercado listem aqui em baixo
    Coluna poderia fazer uma matéria sobre isso.

  • Vai ficar até o final do contrato, e vai meter o gol do mundial em 2017

  • Q mercado pelo amor de Deus! Quem é q vai querer pagar 25 milhões no guerrero?

  • Pelo jeito, ninguém vai querer. Vou torcer para que ele jogue alguma coisa daqui pra frente.

  • Enquanto isso o Cruzeiro fechando com Sóbis, cairia como uma luva no lugar de Cirino. Diretoria precisa olhar o mercado.

    • Apenas para fins informativos, também tem o argentino Daniel Osvaldo sem contrato.

      • Boa opção!

Comentários não são permitidos.