Colunas

“O novo técnico do Flamengo é o senhor…”

Essa talvez seja a cena mais bizarra da história do futebol do Clube de Regatas do Flamengo, quase 13 anos depois, a diretoria rubro-negra se encontra em outra sinuca de bico.

No meio de um dilema, o Flamengo terá pouco tempo para decidir em quais mãos deixará o comando técnico do time, e a vitória da última quarta-feira complicou ainda mais essa escolha, cada vez mais Zé Ricardo cai nas graças da Nação.

Ainda assim, a diretoria do ‘Mais Querido’ cisma em buscar outras alternativas no mercado, como se o mais do mesmo fosse a saída. Não, não acredito que Zé Ricardo seja o salvador, mas tá mais na cara do que barba que é mais vantagem efetivar o ‘Zé da Base’.

Após quebrar um tabu de muitos anos sem ganhar do Cruzeiro em Belo Horizonte, Zé Ricardo está mostrando que sabe muito que está fazendo, escala o time bem, tem um ótimo feeling para alterações na partida, e tem a simpatia do grupo.

Relegar o treinador para auxiliar seria, no meu entendimento, injusto! Assim como aconteceu com o senhor Waldemar Lemos em 2003. No começo essa injustiça foi por parte da turma do amendoim, orquestrada por políticos influentes da oposição na ocasião.

Os gritos de ‘Waldemar é o…” ou “ Ah, ah, ah, fora Waldemar” segundos após o anúncio de sua efetivação no cargo entraram para a memória futebolística dos boleiros contemporâneos, e até hoje são discutidos entre risadas naquele papo de bar.

Waldemar ficou como interino do irmão, fez um bom trabalho, e chegou a conduzir o Flamengo à oitava colocação do campeonato brasileiro, ainda assim, foi dispensado. Fim da linha? Não, ele voltou em 2006, e a injustiça agora foi por parte da diretoria.

Em sua segunda passagem Waldemar Lemos levou o Flamengo até a final da Copa do Brasil que mudou a história recente do Flamengo. Após as semis, quando houve uma parada para a disputa da Copa do Mundo da Alemanha, ele foi demitido para a contratação de Ney Franco.

Assim terminou a história de Waldemar Lemos no Flamengo, com injustiças do início ao fim, e o que isso tem haver com o caso de Zé Ricardo atualmente? Os anos passam, e as injustiças ficam. O Flamengo está prestes a cometer mais um dos seus casos injustos.

Todos sabemos que não existe ‘novo técnico’ no Flamengo, e sim ‘novo ex-técnico’, não é fácil ser treinador do time de maior torcida do mundo, basta alguns resultados negativos em sequência para ser iniciado aquele famoso processo de fritura.

Zé Ricardo é cria do clube, conhece muito bem os pormenores do Flamengo, e sabe como a banda toca. Como poucos, sabe o verdadeiro significado do manto sagrado rubro-negro, se a mudança de treinador é um fato novo, nada melhor que um verdadeiro fato novo.

Nada contra Abel, e os professores argentinos, ou sul-americanos, mas o momento é diferente. O novo técnico do Flamengo ‘tem que ser’ o senhor Zé Ricardo, o Zé da Base.

Vale a pena ver de novo:

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

A ‘Pérola’ e o ‘Mito’ da última coluna

Na última terça-feira o assunto foi o custo-benefício de Marcelo Cirino. Os destaques ficaram com os amigos leitores abaixo:

A PÉROLA: Rico “Alegria nas pernas” Rufino

O MITO: Brotinhas “Triatleta”

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Vinny Dunga

Ver comentários

  • Acho que o Fla não esteve bem contra o Cruzeiro não amigo. No segundo tempo o time recuou e poderia ter perdido o jogo. Zé fez umas alterações estranhas, Pará na direita, indo Cirino para o ataque, saída de Patrick, ***Barração injustificada de *Mancuello e Cuellár e a insistência com Gabriel (entrando ao invés de Mancuello), MA (engana trouxa)...são considerações a serem feitas. Se tivesse no banco jogador de qualidade, e tal, mas Gabriel? Fernandinho? E deixar de colocar Mancuello, Cuellár, *Ederson é muito mais jogador que esses dois juntos. Everton, só corre e nada mais, Jorge, porque não é barrado? Testa o Pará na Esquerda, ele já jogou lá, tem chiquinho (testa o cara ué)...no geral gosto do trabalho do Zé, entendo que está no começo, mas eu ainda quero ver mais dele. Eu tenho o palpite que ele será efetivado, que seja, mas ai que reveja alguns pontos com urgência e não vai na de Jaime não Zé...faz o seu. Boa sorte.

    • Ahh cara não inventa Pará nesse time não.

      Antes Jorge dormindo e com uma perna só com todos os defeitos do MUNDO

      • Não mesmo.... Jorge está acomodado e jogador acomodado é um inferno....

    • Vamos parar de hipocrisia e admitir que o time ESTÁ FUNCIONANDO com Márcio Araújo em campo, JUNTO COM TODOS OS OUTROS. Ele não e jogador pra fazer diferença no jogo, mas é um jogador que está dando suporte principalmente pra os que mais sobressaem, que é o Arão e AP. O time jogou bem sim contra o Cruzeiro. O fato de recuar o time não significa que jogou mal, foi uma escolha do treinador e mediante a escolha, o time foi bem defensivamente. Concordo que ele precisa ajustar algumas coisas e que ele faça o trabalho dele sem interferências de ninguém. Abraço!
      SRN

      • Cara, mandou muito bem Marcos!
        Concordo em gênero, número, e grau.
        Parabéns!

      • Se o time está funcionando com MA é sinal que nosso time é uma merda mesmo. Mesmo com o interino nosso time continua com as mesmas falhas de dar espaço para o adversário. Se tomamos sufoco com um time todo desfalcado, imagina quando pegarmos outros times mais estruturados. Não temos um meio campo de pegada e precisamos de mais um atacante de verdade. Tirando o guerreiro e dando credito ao Vizeu que ainda está amadurecendo, o resto é de fraco para pior.
        Sinceramente gostaria de dar mais credito para o Zé, mas até agora só vi mais do mesmo e algumas decisões equivocadas.
        SRN

        • Perfeito, cara... Postei algo do género um dia desses, e nego caiu de pau ...

        • tem um doido ai dizendo que esta funcionando com o marcio araujo, quase infartei quando li, e o lunático do vinny dunga concordou, claro deve ser doido como ele.

      • tem toda razao, parecem reclamar sem terem sequer visto o jogo, recuou o time e o cruzeiro nao passava da intermediaria...
        deu certo.
        deixem o cara trabalhar!

      • conclusão: nosso time é uma merda com esse cara ai que vc tanto defende.

        • Conclusão da conclusão: não falei que o time era bom. Para o time funcionar não é necessários jogadores excelentes, extraordinários ou algo parecido. Vimos isso em 2009.

          • em 2009 o ayton e willians eram ruins mas não uma merda como o marcio araujo.

    • Poxa, amigo!
      O time conseguiu o objetivo, ainda que aos trancos e barrancos, mas conseguiu.
      Também tenho minhas preferências por jogador A e B, mas acho que temos que deixar o Zé mostrar o que sabe.
      Domingo, ele terá mais uma prova de fogo.
      Vamos ver...
      Obrigado pela participação Almir!
      Abraço!

    • Almir bom dia, eu tenho quase que essa mesma opinião, o que ele está fazendo com os gringos eu penso em duas hipótese, ou ele não conhece nada de futebol ou está inventando para entrar para a história do clube, coloca esses jogadores ruins e deixa dois jogadores que São muito superior aos que estão jogando um investimento de R$ 20 mi... No banco é querer se aparecer ou burrice, um treinador que desde as categorias de base tinha e continua com um defeito muito grande, quando o time faz um gol fica orando para todos os Céus para o jogo terminar e começa fazer substituições que é algo de arrepiar, se for efetivado em três derrotas seguida ele cai, e com o time que ele escala três derrotas seguidas não é difícil!!!

    • Também não entendi algumas substituições naquele momento. Mas acho que elas serviram bem taticamente apesar de trazer certo perigo com a permanência da bola perto da nossa defesa.
      Talvez a entrada do Para signifique maior oxigenação do lado direito e trazer maior poder de combate.
      Entrada de Fernandinho foi importante para evitar jogadas no flanco esquerdo já que Jorge e Everton eram envolvidos facilmente por aquele setor.
      Percebam que o único lance de maior perigo do Cruzeiro no segundo tempo foi uma bola que Rever matou e deixou escapulir que gerou um chute com ótima defesa do Muralha.
      Há de se convir que o Zé já tinha arriscado escalando Rever e Vaz junto que vinham de tempo maior de inatividade.
      Quanto a Marcio Araujo ele cumpre bem taticamente a posição de cão de guarda e acho que certa perseguição ao mesmo. Cuellar é superior tecnicamente, mas não se comporta bem à frente da área dando botes e deixando deguarnecida a defesa.
      Acho que a volta do Guerrero vai possibilitar termos uma mudança e prender a bola no ataque ao invés de optar pela velocidade.
      Acho que ele merece a efetivação e mudança de treinador agora não seria bom.

    • Almir... quando vc diz q o time recuou vc diz antes ou depois das substituições?
      Pq ao meu ver o time recuou antes das substituições... e mesmo trocando jogadores de características mais avançadas por jogadores com características mais defensivas eu vi o time, depois das mudanças, sair em alguns poucos contra ataques e conseguiu prender um pouquinho mais a bola.

      • Concordo.

        Pará quando se preparou pra entrar coração até doeu. Mas ao meu ver entrou bem, rouboi uma bola, sofreu duas faltas e esfriou o jogo. Puxou umas arrancadas pro time sair de trás, enfim, foi útil. Infinitamente melhor que por o Gabriel.

        Lembrando que perdemos inúmeras chances e um gol no mínimo duvidoso. Everton isolou uma bola que o Alan colocaria na gaveta com certeza. Vizeu perdeu quantas chances? 3? 4?

        Ao meu ver, jogamos bem sim. Cirino dominou umas bolas esticadas pra ele que não vinha fazendo bem. Por mais ruim qie tenha jogado, vi evolução. De péssimo pra ruim,mas vi. Querer que ele faça 3 gols e meio que pedir demais.

        • Concordo q teve evolução... e vc ta certinho... de péssimo pra ruim...
          O bom é q a vitoria não nos enganou.

        • Cara, o Pará não é esse jogador ruim que dizem não, ele seria titular fácil em qualquer clube da série A, ele é reserva de luxo e é importante jogadores assim num campeonato extenso.

    • Tb fiquei bolado, Almir, mas o melhor que temos a fazer é mesmo deixar o ZR trabalhar e apoiar sua efetivação, pois estamos progredindo. Afinal, como é possível avaliar um trabalho em tão poucos jogos?
      Abs

    • Jorge melhorou muito depois que o Zé assumiu.

      Concordo que o Zé mexe mal.

      E também não começaria com o MA e nem com o Cirino. Colocaria o Cuellar e o Mancuello.

      Mas não dá pra reclamar. 16 anos que não ganhávamos lá e ainda fomos garfados contra o Cruzeiro (gol legal do Cirino).

    • Nem precisei postar qq comentário, Almir... Vc, como de costume, já o fez com bastante propriedade.. SRN

    • O Mancuello não tá jogando nada, e se nem nos treinos ele vai bem pra ser titular não adianta botar ele no meio do jogo e queimar o cara. Eu entendi a proposta dele com o Pará no lado direito naquele dia, e o jogo pedia o Cirino isolado, porque o vizeu não ia arrumar nada, e contra ataque ele não ia conseguir.

  • Cada vez mais ratifico minha impressao que seus rextos sao, antes de tudo, para criar polemica e discussoes.. bem inteligente por sinal, que atrai cliques.. hehe
    Apoio veementemente a efetivacao do ze tambem, mas elogiar 100% as escalacoes e mexudas ja eh demais parceiro!
    O Ze, na pressao, esta armando o time pra nao tomar gol e ganhar no detalhe.. eh pouco para o potencial dele, mas entendo pela situacao em que ele se encontra!
    Tomara que receba logo o apoio irrestrito da diretoria para realmente poder colocar o trabalho dele... tem bastante espaco para melhoras... resta agora apoiar incondicionalmente, pois quando o Mengao ganha, nossos dias sao melhores..
    SRN!

    • HAHAHAH
      Rafael, o debate sadio só faz bem pro Flamengo.
      Amigo, ainda prefiro deixar o cara trabalhar em paz, também não concordo 100% com o Zé, mas acredito que ele tem tudo pra fazer um bom trabalho.
      A história confirma isso.
      Obrigado pela participação.
      Abraço! SRN!

    • Amigo, tinha que mostrar o trabalho dele seria agora na oportunidade que tem, da forma que ele escala o time, não faz jus ao cargo, ele esta jogando fora uma oportunidade que tem, essas chances não se encontra todo dia, ganhou três com muita sorte, porque o time jogou mal por ser mal escalado!!!

  • Gostei do texto caro Vinny Dunga, e digo mais, deixem pra criticar as alterações do Zé Ricardo quando o time perder, pq só posso pensar que ele substituiu certo, o pq desse pensamento? É simples, contra a Ponte e a raposa ele recuou o time, mudou pra lá, mudou pra cá, mais o time venceu, então se o time venceu ele fez certo, nem quando o time ganha alguns param de reclamar, se achando o dono da verdade, o caraé quem tá lá, treinando o time todo dia, então eu entendo que as substituições foram certas, pq ele conhece o elenco na prática melhor do que nós. Deixem ora reclamar quando ele mudar e o time perder. SRN

    • Valeu Alberto!
      É exatamente isso, não vejo motivo para tantas críticas, deixemos o Zé trabalhar em paz.
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

    • E muito engraçado vcs defende um cara desse e falavam mal do Muricy e a mesma bosta . VINNY respeito o seu texto mais me posiciono ao contrario. Pois vc e o primeiro a criticar depois de 3 derrotas seguida. Eu nao o apoio e nem faço coro pela vinda de um cara mais casca dura. Que tem peito para barrar. No começo da temporada tinha um texto aqui no coluna de todo tamanho elogiando a categoria do Cuellar o Mancuello o cara de olho vendado melhor que fernando e everton o thiago santos e o nixon olha sou da ala q defende o flamengo e isso que esta no flamengo nao merece meu apoio e se preparem o fla vai tomar uma sarafada do sao paulo ai semana que vem quem hoje esta defendendo vai criticar.sdrn

  • Ele vai cair, pois deixar 20 milhões no banco ( mancuello e Cuellar) é muita burrice, além de adorar caramujo, Cirino, Everton e Gabriel. Lugar dele é na base mesmo, muito covarde esse Zé Ricardo, levamos um sufoco do cruzeiro.

    • Por mim poderia deixar 60 milhões, somando com mais 40tinha do craque(?) peruano!
      Anderson, infelizmente não dá pra tirar o Márcio Araújo, e o Alan Patrick do time agora.
      A não ser que mude o esquema tática, coisa que me agrada.
      A conferir...
      Mas conseguiu o objetivo nesse jogo que tomou sufoco né?
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

    • Anderson, por que burrice se está dando certo? Me da agonia em ver a maioria criticar o Marcio Araujo pelo que ele fez ano passado. Esse ano ele simplesmente está dando o suporte que o Cuellar não estava conseguindo dar ao Arão e ao Alan Patrick. Na minha opinião tem que deixar como está.. E mais, tem que tirar o Vizeu antes que ele fique queimado por causa de alguns torcedores acéfalos que queimam qualquer um independente das circunstâncias. Abraço
      SRN

    • Anderson, apoiado, pensei por um momento que somente eu tinha essa opinião, até na base ele é fraco, se vc analisar, ele só tem um título importante com quase uma década na base que é a copa São Paulo!!!

  • Tite, Cuca, Dorival Júnior e Levy da safra antiga são os únicos q
    ainda fazem diferença. Eu tbm prefiro q invistam em técnicos da nova
    safra como Roger, Fernando Diniz e Argel. Abel p mim é gastar dinheiro a
    toa porque é igual aos mesmos q estão aí rodando a anos. Eu prefiro q
    insistam no Zé Ricardo pois só está a 3 semanas e vemos na prática uma
    grande melhora do time taticamente. Muricy ficou 6 meses e só foi
    fracasso. Fomos eliminados de competições p times de segunda e até
    terceira divisão. Taticamente o time era uma bagunça. Zé Ricardo ( o
    professor de educação física) ganhou quase tudo q disputou nas bases,
    foi até p a Itália se aperfeiçoar e teve um convite da CBF p a seleção
    sub-17 mas preferiu assumir o sub-20 do Flamengo. Parreira e Coutinho
    tbm foram só prof. de educação física e se tornaram treinadores
    vitoriosos e treinaram a seleção em copas do mundo.

    • Perfeito, meu amigo Weber!
      Eis um fato realmente novo.
      Obrigado pela participação.
      Abraço! SRN!

  • Vinny não acho que ele tenha esse feeling para substituições nao nem que esteja escalando com as melhores peças vide Fernandinho everton e cirino sem citar o tao querido Marcio Caramujo.
    Nem que tenha um feeling tão bom assim....

    Cabe critica ao trabalho sim sem desmerecer a melhora consideravel do time agora tem padrão de jogo mantem a bola e cria muito mais do que criava com Muricy.

    Eu apostaria no Zé sim porém ele devia ser menos teimoso e mudar esses esquema chato pro mengão de 4 3 3

    • Fala Pedro!
      Também não gosto de Everton, e Cirino, mas aacredito que o Fernandinho tenha entrado bem na partida.
      assim como na vitória contra a Ponte Preta, o Zé conseguiu a vitória na ponta dos dedos.
      Conseguiu seus objetivos, vamos dar uma chance pro cara.
      Obs.: Também não suporto o 433.
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

    • Fala xará! Também me chamo Pedro Reis! :-P

      O problema do 4-3-3 do Mengão é que os ponteiros tem que ser bons, pois são, em tese, os principais criadores do time.

      Só que todos on pontas do elenco são fracos! Gabi Jamal Peteleco, Cilixo, Sheikungunha, rEvertério e Beira Mar não fazem nenhuma diferença.

      Ficar insistindo nesses caras é pedir pra passar raiva.

      O Fla precisa aproveitar que a janela vai abrir e mandar esses refugos embora e contratar pelo menos 2 meias de qualidade e um atacante. SRN!

  • Flamengo não jogou bem não turma. A zaga que nessa partida foi segura. Mais o resto. Viseu inseguro, time sem criação, Cirino não consigo acertar uma corrida, lateral direito morto... sou flamenguista, agora dizer que o time jogou bem contra o Cruzeiro é mentira.

    • Ganhamos, amigo.
      Conseguimos o objetivo, vamos ver como a equipe se comportará na próxima partida.
      Obrigado pela participação, Kilder!
      Abraço! SRN!

  • "escala o time bem, tem um ótimo feeling para alterações na partida"! Não, o time não foi bem escalado! Cirino e everton não fizeram nada de produtivo e nem tem feito durante quase toda a temporada! no segundo tempo do jogo, o time sofreu demais, ainda bem que o time do cruzeiro é bastante incompetente! Confio que ele possa mudar algo mais para frente, e melhorar em aspectos que nesse começo ele está pecando! E eu acho que o jayme tá influenciando bastante ele! Não caia nessa zé! Cobre autonomia (com certeza não deve ter) no clube, não fique com rabo preso!

    • Realmente, Sangue, o Flamengo poderia ter jogado melhor.
      Mas ganhamos amigo, coisa que nem com o renomado Muricy acontecia.
      Acredito que se o Cruzeiro tivesse jogado sem desfalques a historia seria diferente.
      Vamos ver o próximo jogo, prova de fogo.
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

  • Parabéns por mais uma coluna Vinny. Concordo com você, chegou a vez do Zezin. Deixar o cara trabalhar vai ser melhor que trazer "medalhões" nesse momento. Abraço!
    SRN

    • Valeu amigo!
      Perfeito, deixemos o homem trabalhar.
      Abraço! SRN!

  • As críticas da torcida no jogo contra o cruzeiro são levianas , o cara mandou bem , venceu . Recuou lógico estava jogando na casa deles e não era contra o confiança era o cruzeiro , mancuello e cuelar no banco , acho que caíram de produção , mas é lógico que não ficarão no banco, serão titulares absolutos .

    • Sao opções do Zé que estão dando certo.. Pra mim não importa se tem 10, 20, 40 milhões no banco. Importa ver o time jogar bem e vencer tanto com esse milhões no banco quanto em campo. Se está vencendo com os milhões no banco, por que mudar ?
      Abraço.
      SRN

      • Vinny, eu não acho que o Cuella e o Macuello cairam de produção, eu ainda acho que os dois não jogando nada ainda joga mais que o M.Araújo, Cirino, Gabriel, Emerson, Fernadinho e o canela de vodro Ederson, os dois estão no banco, primeiro por invenção do ridículo auxiliar técnico Jaime de Almeida, e lá permanecem pelo fato do Z.Ricardo dar continuidade a essa invenção besta dando ouvido aos pitacos do Jaime, enquanto o Z.Ricardo dé ouvido aos pitacos do Jaime, os caras vão permanecer no banco até a hora em que o Zé cair!!!

        • Sem dúvidas, jogam mais mesmo.
          O problema é que com o momento atual do Márcio Araújo seria injusto saca-lo do time.
          Mais cedo ou mais tarde, essa alteração no time titular irá ocorrer Pedro, vamos ter calma.
          Concordo, Zé não pode dar ouvidos ao Jayme.
          Vamos torcer para o melhor, viva o otimismo.
          Obrigado pela participação amigo.
          Abraço! SRN!

Notícias recentes

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

05/11/2024

Flamengo mantém Bruno Henrique relacionado para próximo jogo, em meio a suposto envolvimento com apostas

Flamengo não pretende punir, multar ou afastar Bruno Henrique Nesta terça-feira (05), Bruno Henrique passou…

05/11/2024

Bastidores: Bruno Henrique foi acordado em casa por policiais em investigação de manipulação em apostas

Atacante do Flamengo, Bruno Henrique estava dormindo no momento em que os agentes chegaram à…

05/11/2024

Filipe Luís define time titular do Flamengo para jogo contra o Cruzeiro em treino desta terça

Flamengo e Cruzeiro se enfrentam em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro O…

05/11/2024

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

05/11/2024

Presidente do Atlético-MG ameaça Flamengo e faz promessa a torcedores antes de decisão da Copa do Brasil

Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…

05/11/2024