Zé Ricardo vibra com nova vitória e evita falar de futuro: “Feliz pelo momento”

Compartilhe com os amigos

Treinador interino do Fla diz que sequência depende da direção e mostra satisfação com aproveitamento de 100%: “Acredito em futebol feito a médio e longo prazo”

Três vitórias em cinco jogos, aproveitamento de 66% no Campeonato Brasileiro. Não parecia este o cenário há pouco tempo, mas o céu de brigadeiro é a realidade do Flamengo neste início de competição. De volta ao grupo de classificação da Libertadores – posição que ocupou por apenas duas rodadas no Brasileirão de 2015 -, o time, que segue no comando do interino Zé Ricardo, passou pelo Vitória e chegou à quarta posição. O gol de Felipe Vizeu definiu a partida. Para o jovem treinador, de 45 anos, os dois resultados sob seu comando – 2 a 1 na Ponte Preta e 1 a 0 em cima do Vitória – equivalem à coincidência “muito feliz”.

Evitando falar sobre a condição de treinador interino, que ele prefere repassar à direção do clube, o treinador do sub-20 mostra pontos positivos na primeira vez em que comanda profissionais. Zé Ricardo ressalta que está satisfeito com as vitórias, mas sem esquecer que sua filosofia de futebol ainda está em execução na frente do Flamengo.

– São 12 anos trabalhando com o futebol de base e acredito em um futebol feito a médio e longo prazo. O esporte é dinâmico e essas coisas acontecem. Mas demora para os jogadores entenderem a maneira como você enxerga as coisas. Cada vez que conseguimos isso em pouco espaço de tempo ficamos felizes. É difícil mudar muita coisa em três, quatro dias… Essa nem é a minha intenção – afirmou o treinador, antes de responder sobre a chance de ser efetivado.

– Essa pergunta não tenho como responder. Essa resposta a direção vai dar. Estou feliz pelo momento que passamos. Dois jogos e seis pontos. Sabíamos que só sairíamos do momento difícil vencendo. Os jogadores se superaram bastante.

Com dez pontos, o Flamengo encerrou a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro em 4º lugar. No próximo domingo (5), o Rubro-negro enfrenta o Palmeiras, às 16h, no estádio Mané Garrincha.

Confira a coletiva de imprensa de Zé Ricardo.

Time sentiu no segundo tempo

Sabemos que as duas partidas não foram um primor de técnica e organização ofensiva. Podemos melhorar bastante, pela qualidade da equipe. Mas hoje já tivemos algumas respostas vindas dos treinos. O complicador é que estamos numa competição muito difícil, e a construção demanda tempo. Acho que hoje fomos melhores no primeiro tempo do que no segundo. Construímos mais, marcamos mais forte no campo do Vitória. No segundo eles cresceram depois do gol e nos colocaram pra trás. Em virtude dessa sequência de jogos a equipe sentiu, mas valeu a superação.

Necessidade de evoluir

Sabemos que as duas partidas não foram um primor de técnica e organização ofensiva. Podemos melhorar bastante, pela qualidade da equipe. Mas hoje já tivemos algumas respostas vindas dos treinos. O complicador é que estamos numa competição muito difícil, e a construção demanda tempo. Acho que hoje fomos melhores no primeiro tempo do que no segundo. Construímos mais, marcamos mais forte no campo do Vitória. No segundo eles cresceram depois do gol e nos colocaram pra trás. Em virtude dessa sequência de jogos a equipe sentiu, mas valeu a superação.

Chegada ao G-4

Queremos trazer a torcida novamente. Ela precisa apoiar esses rapazes. A torcida é muito forte e ajuda muito. Está só no início, mas ficar bem próximo do G-4 nas rodadas seguintes nos dará confiança e, quem sabe mais para frente, conseguimos dar um sprint. É bom ficar sempre perto do G-4 para não sofrer pressão.

Timidez

É o meu jeito. Sou um pouco mais reservado e vamos nos conhecendo. Em nenhum momento me coloquei acima dos jogadores, mas ao lado. Procuro desenvolver um bom ambiente de trabalho. As vitórias são importantes para reforçarmos algumas coisas. Chegar aos G-4 é motivo de orgulho para todos nós.

Mancuello

É jogador de potencial ofensivo que também nos dá um ganho nas bolas paradas. Hoje ele também tinha a função fechar a subida do lateral adversário. Procurou fazer o melhor que podia.

Jogo contra o Palmeiras

Os próximos dias são de trabalho e descanso. Temos pouco tempo, e os atletas estão desgastados. Ainda não temos ideia do que colocar em campo, mas serão jogadores que estão 100%. O Palmeiras é um time rápido, com talento, e o Cuca deu a cara dele ao time. Com certeza vai ser uma partida aberta, porque são jogadores leves e talentosos dos dois lados. Mas precisaremos produzir mais na parte ofensiva.

Pressão da torcida

É uma situação nova, porque na base tem torcida, mas sem essa pressão. Fico tranquilo porque quando você está num time grande isso vai acontecer. Recebo o carinho da torcida e fico feliz com esse apoio. Gostaria que os jogadores também tivessem esse apoio, porque com a força da torcida temos tudo para sermos mais fortes. Com a pressão vou ter que saber lidar, mas outros resultados podem acontecer, e na adversidade a torcida cobra. Tem que ter equilíbrio para lidar.

Guerrero e Vizeu

Guerrero é um craque. Ídolo do seu país e da torcida do Flamengo. Quero contar com os dois. Vizeu é um artilheiro desde que chegou. Tem muita presença de área, se dedica e vai evoluir. A convivência com o Guerrero nos dá a garantia de que vai aprender muito com ele.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu vi o mesmo jogo que ele, achei que ele mandou bem na substituições (só demorou um pouco na do Cirino, e deveria ter entrado o Ederson porque o Gabriel já deu né). O time no 4-4-2 foi bem compacto e deu poucas chances ao Vitória no primeiro tempo. Eu ainda acho o Cuellar muito mais jogador que o MA que abusou de tomar a bola e passar errado ou ficar andando em campo, mas isso deve vir com tempo. Sem ilusões, o jogo com o Palmeiras é muito dificil, e o ideal é o time ir fechadinho num esquema de contra-ataque, porque se abrir para atacar o time do Cuca é mais habil e está mais arrumado para concluir no nosso gol. Em tempo, o PV perdeu a vaga, ficou contundido na hora errada, agora é Muralha e mais 10.

Comentários não são permitidos.