2 Centroavantes, por que não?

Compartilhe com os amigos

Protagonista no mercado de transferências brasileiro, o Flamengo está qualificando o elenco, e promete brigar por títulos nessa temporada, o trabalho agora é o de encaixar as peças.

Reforçado em quase todas as posições, o papel de segundo atacante ainda está em aberto. São vários atletas que jogam por ali, mas nenhum deles conseguiu passar confiança para ser o dono da posição, aquele titular absoluto na equipe de Zé Ricardo.

Com a chegada de Leandro Damião, temos 3 centroavantes se digladiando por uma vaga lá na frente. Guerrero sai na frente, o mais caro jogador do elenco não faz por onde, mas é intocável, e dificilmente sairá do time titular, a missão é achar um companheiro para ele.

Felipe Vizeu mostrou que é importante, e pode ajudar muito o time ainda, não sei se está pronto para a titularidade, ainda assim é mais válido apostar no Garoto do Ninho, do que insistir com um de nossos medíocres pontas velocistas.

Quase ninguém joga com 2 atacantes de área no ataque, mas por hora, até chegar algum especialista na posição, acho justo um teste com dois centroavantes. Dizem, inclusive que o peruano não é centroavante, pra mim é desculpa, mas vale a pena conferir.

Com Guerrero mais recuado, Damião ou Vizeu poderiam jogar mais centralizados, no comando do ataque rubro-negro. Em um 442 interessante, municiados por Allan Patrick e Mancuello, ou mesmo quem sabe o Diego que pode ser anunciado a qualquer momento.

A seleção brasileira de 2006 jogava desta maneira, com peças de renome internacional, e técnica apuradíssima, é uma das melhores seleções que vi jogar ultimamente, ainda que não tenha conquistado a copa, sob a batuta de Carlos Alberto Parreira.

Ronaldo e Adriano Imperador compuseram um ataque incrível, com Káká, e Ronaldinho Gaúcho armando as jogadas para a dupla. Até cair para a França nas quartas-de-final, o Brasil jogava um futebol vistoso, em uma de suas melhores gerações.

Pra mim, o brilho dessa seleção não se apagou por causa de um gol achado de Henry. Guardada as suas devidas proporções, o Flamengo pode muito bem fazer um esquema tático parecido com essa seleção de 2006, com dois tanques na frente.

Pensamento retrogrado? Talvez! Mas não se esqueçam de que os pontas já estavam aposentados dos esquemas táticos em um passado recente, e voltaram com tudo. Hoje, são raras as equipes que não utilizam os velocistas de canto em seus ataques.

Espero que Zé Ricardo, agora efetivado, pense em alguma solução para esse ataque, pois esse problema pode atrapalhar o desenvolvimento de um time que pode ir mais longe do que muitos imaginam.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Depende de característica. Ronaldo e Adriano eram ambos centroavantes, mas na época o Adriano fazia um papel de mais mobilidade, porque ele tinha essa condição. Apesar da força, ele conseguia carregar a bola e tinha velocidade.

    O Ronaldo, mais velho, era mais fixo.

    No nosso caso acho que só o Leandro Damião tem características para ser esse atacante mais livre.

    • Só olhar que o Adriano se formou na base de lateral esquerdo que vemos a diferença da dinâmica de jogo dele para Guerrero ou Damião. Acho que em um jogo ou outro, uma situação específica pode funcionar.

    • O Leandro Damiao sempre foi o cone na area,o Guerrero é quem tem essa capacidade de ser movel.

  • Selefla .

  • Falando sério agora, Titular: Muralha, Rodnei, Donatti, Rever, Jorge, Marcio Araujo, Arão, Alan Patrick, Diego, Leandro Damião e Guerrero, banco: Paulo Vitor, Chiquinho, Pará, Juan, Rafael Vaz, Cuellar, Canteros, Mancuello, Ederson, Sheik, Everton, Fernandinho, Cirino, Gabriel e Vizeu esse time se fosse fora do Rio seria apontado como candidatíssimo ao titulo, como é Flamengo é fraco, temos jogadores para jogar no 3-5-2, 4-4-2, 4-3-3, opções para todas as posições e um treinador capacitado! Com treinamento, tenho certeza que vamos brigar pelo título, sem ser torcedor fanático, mas vejo um time com cara, opções de jogadores e um técnico louco pra vencer! Formula excelente, só faltava o nosso Maracanã, seria a cereja do bolo, mas calma amigos, ano que vem com Libertadores, o Maraca é o nosso caldeirão! Saudações Rubro-Negra!

  • Eu ainda mandava embora Cirino, Everton e Sheik e investia no Tardelli, ai que a imprensa Paulista ia se matar de raiva!!!

  • Se o Fla jogasse com 2 centroavantes, quem iria marcar os lateriais ? O Diego se vier ? O Alan Patric ? Quem iria imprimir velocidade em um contra-ataque ?

    • Pra isso que serve volante: Cubrir espaços do time e ajudar na marcação dos zagueiros e laterais. Atacante serve para ATACAR. Ou até mesmo pra jogar nas costas dos laterais velocistas adversários. Sobre “velocidade” num contra-ataque, já diziam os saudosos técnicos (de verdade) da década de 90: “Quem corre é a bola, Não o jogador!”

      SRN

      • qm inventou essa frase foi o Gerson canhotinha de ouro.

      • Futebol mudou, amigo. Olhe para qualquer time mais ou menos em cada liga do mundo e veja se tem alguém que joga com 2 centroavantes ou sem um velocista e, principalmente, sem todo mundo fechando os espaços. Muito raro. E aqui no Brasil que o jogo é muito intenso, muito corrido, acho bem complicado jogar assim. Só olhar o Palmeiras, quase o mesmo time do ano passado mas hoje o time é dinâmico, veloz e líder do campeonato, e ano passado era um time de muita qualidade no meio mas lento e sem dinâmica, ficaram no meio da tabela. E se o Fla jogar com Guerrero, Damião, Diego e Mancuello é isso que vai faltar: dinãmica.

        • E pq jogar como todo mundo? Quer dizer que nenhum time joga com 3 zagueiros que em 2016 é proibido jogar no 3-5-2?
          É por essas e outras que a Libertadores tá tendo uma final com Colombianos e Equatorianos. Tática. Simples assim.

          Se a regra me permite escalar 11 em campo, pq eu preciso fazer igual a todo mundo? SRN

        • Juventus,na ultima temporada atuou com Morata e Mandzukic muitas vezes juntos.

  • O que é um peido pra quem já está cagado?

    Já que Leandro Damião já assinou contrato, se estiver bem tem mais é que ser testado um esquema com dois atacantes de área. Dá até mais liberdade pro Guerrero sair. além deles prenderem no mínimo 3 marcadores que vão precisar colar neles, abrindo espaço no meio-campo pra Alan e Mancuello pensarem o jogo.

    • Ferreira eu falei exatamente isso aqui quando contrataram o damião. O próprio parece estar fininho o que pode ajudar na recomposição que é a grande critica dos torcedores a esse esquema usando o peruano e o bigodudo. Mas creio que agora fica ainda mais claro a arma que é o guerrero, ele é um jogador versátil e de toque de bola apurado. Ele com espaço é muito perigoso e nao so fazendo gol mas armando o time e dando assistencias, a técnica dele é muito apurada e com menos marcação como tende a ser agora com damião e possivelmente diego ele vai ser muito mais decisivo.

  • bem lembrado. mas o esquema ficou perfeito com Adriano e Robinho, copa das confederações. Aquilo era um Rolo Compressor.

    • Na estreia e na final, foi. Contra México e Japão jogou mal, contra a Alemanha foi mais ou menos. SRN

  • Caros amigos flamenguistas, comparações a parte, acho que não daria certo, o pessoal fala que o Guerrero n é centroavante, mas no Corinthias os companheiros de atk dele eram o Emerson e Jorge Henrique, o que resultava no tão falado 4-3-3. Acho que jogar com 2 centroavantes atualmente é complicado, pois, o futebol de hoje está muito mais veloz do que técnico ( infelizmente), acho que o flamengo perderia em muito no setor de marcação, pois, nenhum desses 2 atks gostam de marcar, acho que é valido o teste e sempre torço para dar certo, mas acho difícil e improvável. SRN

    • O grande diferencial daquele time era a mobilidade do Guerrero e a abertura de espaços que ele conseguia para a penetração desses 2 jogadores e ainda a de Elias e Renato Augusto pelo meio campo. Por esse fato, as pessoas confundem que Guerrero pode jogar como segundo atacante. Aí vem uns dizendo que Guerrero joga com Pizarro na seleção assim. Primeiro que Pizarro nem convocado foi para a Copa América; segundo que em grande parte dos jogos das eliminatórias Pizarro foi banco; e terceiro, Pizarro sempre foi meia armador ou centroavante. Então poderia jogar com Guerrero dessa forma.

      Ainda cito para você o fato de nossos laterais marcarem mal e cruzarem muito mal, o que com certeza mataria os 2 centroavantes e o setor de criação.

      • Pois é, Pizzaro quando é convocado é banco, segundo atacante daquele time é o Fárfan que aliás, cairia muito bem aqui. Guerrero se movimentar n faz dele um segundo atacante, ele sempre foi a referencia no atk dos times.

      • Pizarro é banco hoje,mas até uns 2 anos atras ele era titular juntamente com Guerrero,com Guerrero fazendo muitas vezes a Ponta Esquerda. Atualmente,em situaçoes esporadicas q os 2 jogam juntos,o Guerrero que joga de Centroavante e o Pizarro de armador,muito pelo fato de Pizarro ja n possuir mais a força e explosao de anos atras.

  • Pode dar certo sim, até por que o Guerrero pode jogar saindo mais da área. E o que você falou sobre os pontas é verdade e só prova que muitas vezes o futebol apenas se recicla…os pontas de aposentados viraram praticamente obrigatórios hoje…

  • 2 centro avantes???
    20% de chances de dar certo.
    Talvez 10%.

    • Ou seria centros avantes, ou centros avante…
      Supletivo, Supletivo… ?

      • Centro de Aves – Quinta da Boa Vista.

        • Kakakakakakakakaka

  • Até pq:

    Guerrero = Ronaldo
    Damião = Imperador
    Mancuello = Kaká
    Alan Patrick = Ronaldinho
    Jorge = Roberto Carlos

    E etc…

    Dessa vez você se superou, Vinny.

    • seguindo seu raciocínio:

      França = América MG
      Alemanha = Sport
      Itália = Vitória
      Holanda = Ponte Preta

      e etc…

      • Querido, em 2006 não havia seleção para ganhar o Brasil. Só perderam pq entraram com salto alto e um extraterrestre acabou com o meio campo brasileiro. A qualidade do time brasileiro era fora do comum.

        Assim como o time do Flamengo, é claro.

        • Dois ET’s, né. Henry era fantástico, assim como o Maestro Zizou.

          • Zidane foi o maior que vi jogar (depois do Iniesta Negro da gávea)

        • Concordo coração!
          Fora do comum, assim como o Flamengo, assim como você!

  • coloquei um comentário aqui, não sei se foi no seu blog, me xingaram, dizendo que não se pode jogar com vizeu e guerrero juntos, mancuello com patrick, porque não. só não concordo com o gol achado da frança na copa, o gênio zidane jogou demais naquele jogo não merecia um empate imagine uma derrota.

    • Zizou jogou muito, mas, mais do que isto, o Brasil, como um todo, não jogou nada.
      E o gol foi achado, ainda que merecido, mas achar gols tb faz parte do jogo.

      • nada haver

    • Acho que a seleção jogaria melhor com a formação da Copa das Confederações, com Kaká, R10, Adriano e Robinho. Mais leve e rápida.

  • Oi Vinny
    não dá certo Mancuello e A Patrick juntos, vão bater cabeça, melhor ter Mancuello com Diego municiando Guerrero com Vizeu. Patrick reserva do Mancuello, Ederson do Diego, Damião do Vizeu

    442
    Muralha – Rodinei – Rever – Donatti – Jorge – Márcio Araújo (Vaz 1º vol) – Arão (Cuellar) – Diego (Ederson) – Mancuello (AP) – Guerrero – Vizeu

  • Vinha falando há tempos que gostaria de ver o Viseu com o Guerrero no ataque…
    O Guerrero, de fato, não é um centro avante… Ele é um atacante que sai mais da área, faz bem o pivô…
    Mas,
    se tiver um centro avante fixo, como Viseu ou Damião segurando a zaga, o
    Guerrero com certeza terá mais espaço e vai produzir muito mais…

  • Existem sucessos e insucessos em um sem número de combinações de estilos de jogos e jogadores na história do futebol, mas se Ronaldo e Didico, dois mitos, com Kaká e R10 os municiando, não deram certo, não vai ser Guerrero e Damião ou Vizeu e Damião ou Guerrero e Vizeu que darão.

    Numa emergência, pode ser. Mas como regra, não.

    Quem fez o gol que nos eliminou em 2006 foi o Henry.

    • Mas uma derrota comprova o fracasso daquele esquema? Aliás, da forma como a seleção jogou naquele dia, não havia esquema ou estilo que desse jeito.

      • De certa forma acredito que sim, pois além de ser o exemplo mais recente e categórico, dificilmente você vê hoje um time de ponta iniciar uma partida com dois caras enfiados.

    • Todos dos vídeos de grandes lances do Zidane mostram 3 ou 4 jogadas daquela partida. O Zidade acabou, simplesmente, com o jogo.

  • pra min hj o flamengo jogaria no 5-4-1 por incrível q pareça, pois temos 3 ótimos zagueiros agr ( juan, rever e donatti) e meu time entraria assim
    Muralha-rodinei-donatti-juan-rever-everton-cuellar-arão-macuello-a.patrick-guerrero
    Com essa consistencia defensiva o cuellar nn se sobrecarregaria tanto na proteção (ja q vejo falando q ele e majs segundo volante) e os laterais mais ofensivos partiriam com menos responsabilidade ao ataque e so recompondo e com essa criatividade no meio campo o guerrero poderia jogar melhor e fazer mais gols

    • Isso é um 3-6-1, pq o único ai q faz a ala é o everton, mas ele nem marca mt, smp q é colocado na lateral o volante tem q ficar preso cobrindo ele.
      Acho q ficaria mal distribuido.

Comentários não são permitidos.