A ineficiência rubro-negra nas finalizações

Compartilhe com os amigos

Muriel, Dênis e Gatito Fernández. Três goleiros de nível médio a baixo que possuem algo em comum. Todos eles fecharam o gol contra o Flamengo. Mas será que foi bem assim mesmo? Será que eles acordaram em dias tão inspirados? Será que o Yashin incorpora nos goleiros adversários quando enfrentam o Flamengo?

Vejamos. O primeiro é reserva de Danilo Fernandes no Internacional. O segundo é altamente contestado em seu clube, fazendo a diretoria são-paulina cogitar a contratação de Paulo Victor. Já o último é um goleiro apenas razoável, que joga em um time de pequena expressão.

Mas como então três goleiros que não passam de medianos conseguiram este feito? A resposta a esta pergunta está totalmente associada a atual fase do nosso time no quesito finalização. As defesas realizadas por esses goleiros não são nada espetaculares. Devemos considerar mais a má pontaria rubro-negra, do que o mérito do goleiro adversário. Marcelo Cirino, Felipe Vizeu, Éverton e Alan Patrick vêm desperdiçando oportunidades dignas de “Inacreditável Futebol Clube”.

Aliás, um de nossos melhores jogadores, Alan Patrick vem perdendo chances de gol claríssimas nos últimos jogos. É bem verdade que está apresentando um ótimo futebol, organizando as ações ofensivas da equipe com bons passes, viradas de jogo e assistências. Porém, perdeu algumas oportunidades que fizeram inveja até no inesquecível Deivid.

Em alguns jogos, esses gols perdidos não fizeram falta. Não matamos o jogo, mas ganhamos de 1 x 0 e conquistamos os importantes 3 pontos. Entretanto, em jogos contra Figueirense, São Paulo e Fluminense, as chances perdidas fizeram muita falta. Se tivéssemos um melhor poder de fogo nessas partidas, poderíamos estar ainda mais próximos da liderança do campeonato.

O nosso próximo confronto é contra o Corinthians, de Cássio. Goleiro de boa qualidade, mas que vem falhando muito nas últimas partidas. Recentemente foi colocado até no banco de reservas pelo ex-técnico Tite, devido à má fase.

Resta ver se consagraremos mais um goleiro adversário, ou se a “síndrome de Deivid” que assola nossos jogadores será curada para próxima partida.

Curtinhas pós e pré-jogo:

Flamengo 1 x 0 Internacional – Uma das nossas melhores partidas no ano. Ganhamos apenas por um gol de diferença novamente, graças à supracitada má pontaria. Que nossos jogadores terminem logo essa competição para ver quem leva o “Troféu Deivid 2016″.

Corinthians x Flamengo – Fora de casa, tem tudo para ser um dos jogos mais complicados do campeonato. A ver como Zé Ricardo vai montar a zaga com a possível volta de Juan. Caso ganhemos esse jogo de 1 x 0, quero ver quem vai ousar criticar a má pontaria do time.

Bruno Petrocelli

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Venho falando que nossos problemas começam com as laterais, ou seja nossos laterais precisam desses auxiliares de lateral (Everton e Cirino) pois não marcam ninguém e quando podem ¨entregam a ¨rapadura(Rodinei e Jorge) ¨
    O Zé Ricardo está montando o time em função disso, não escala pela qualidade mas sim em função da deficiência dos laterais.
    Falo isso há muito tempo…
    Acredito que o time deveria ser montado ou começar a ser pelo meio campo, melhor dizendo, teríamos que colocar o que temos de melhor, doa a quem doer!
    Digo há tempos que o Jorge precisa esquentar banco, sendo assim recuava-se o Éverton jogando como lateral e do outro lado ¨¨segurava mais o Rodinei¨¨ assim eliminaríamos a função ¨¨¨¨ AUXILIAR DE LATERAL¨¨¨
    Assim sendo entraria naturalmente Mancuello , Cuellar ou qualquer outro que saiba jogar mais no nosso meio campo, dando qualidade ao mesmo!!!
    Acredito no trabalho do Zé Ricardo,mas ele está tentando resolver o problema atacando às consequências e não as verdadeiras causas…
    Sinceramente; Lateral que não marca, NÃO PODE SER LATERAL!!!! SRN em qualquer situação!!!

    • Melhor esquecer este negócio de lateral.. o fla vem passando raiva com lateral esquerda desde o Juan, agora no Coritiba.
      O Leo Moura era para ter saído em 2013, mas como quem estava melhor se machucou, ele ressuscitou.

      Melhor jogar logo num 3-4-3 , bota 3 zagueiros, que subam pouco, coloca um meio campo de mais qualidade com Cuellar e Mancuello, manda o Caramujo de volta pro banco, bota um dos laterais para jogar no meio, o Vaz na frente da zaga com Rever e Donatti.
      Na frente Allan, Guerrero e Fernandinho, qdo voltar o Ederson, bota ele.

      Chega de por lateral, ninguém é Cafu, os caras não aguentam subir e voltar para marcar.
      A lateral tem ferrado o time em vários jogos e faz muitos anos isto.

      ataque de merda!!
      horrível!
      pode dispensar/vender e trazer jogadores descentes:
      SHEIK
      EVERTON
      CIRINO
      GABRIEL
      GUERRERO

      Não farão falta alguma ao rubro-negro carioca!

      Ontem a franga cásio pegou tudo de novo.

  • Esperar gols de Cirino, Everton, Guerrero, Fernandinho, Gabriel, Thiago Santos, não são goleadores, a média é ruim, se juntar todos n dá nem 10 gols no brasileiro e a diretoria não ve isso

    • Exato!

  • Realmente, nosso finalizadores não conseguem colocar bolas nas redes. Também, com um atacante que marca gol a cada passagem do cometa Halley… Não dá pra reclamar de chances, pois todos nossos atacantes tem pelo menos uma a cada jogo. Acho que isso é deficiência técnica mesmo.

  • Bom, parece que isso já virou consenso pelo menos entreaqueles que tem alguma noção sobre futebol. Discordo que foram lances dignos de deivid, pois estiveram longe de ser tão bizarros, mas é muita chance e pouco gol. Temos pontas muito ruins de finalização sendo assim, pelo menos nosso atacante deveria ser decesivo, o que não é o caso do Guerrero

  • Venho falando isso desde o campeonato carioca… Se convertêssemos em gols a metade dos “gols feitos” que estamos perdendo não estaríamos discutindo a qualidade do time. Ainda na era Muricy, mesmo quando o time jogou mal, poderia ter ganhado alguns jogos que perdemos devido aos gols desperdiçados e esse problema está persistindo. Alguns nunca tiveram qualidade na finalização (Everton, Gabriel e Cirino sempre foram ridículos nesse quesito. Não acho que vão melhorar com treinamento). E não é só Everton, Cirino, Vizeu e Patrick não… Soma-se a estes o Guerrero, Ederson, Mancuello. Isso prá falar somente dos jogadores que tem mais chegada ao gol adversário. Porque se falarmos de maneira geral podemos acrescentar mais alguns outros. Resumindo, na minha opinião, atacante que não tem boa finalização não pode jogar, porque cria-se muito, mas não se produz à altura do que se criou.. E o pior, perde-se pontos que já estão fazendo a diferença… Poderíamos estar na cola do Palmeiras nesse momento.

    • Vejo essa situação de forma muito simples: não há no elenco do Fla um goleador, um “homem gol” nato. Ponto final.

  • Esses jogadores tão precisando coloca pé na forma para não perde esse tipo de gol.!

    • Será que não é preciso mais treinamento de finalizações Joel? Continue acompanhando o site e minhas colunas, aos sábados.

  • Finalmente alguém enxergou isso tbm, quando falo isso nos comentários todos me criticam, acho mto mais grave o Alan Patrick perder 2 gols feitos por jogo do que uma falha de um zagueiro! !!

    • Obrigado Fabricio Benites. Continue acompanhando o site e minhas colunas, aos sábados.

  • Nosso sistema ofensivo não funciona bem por causa dos nossos jogadores ofensivos. Parece algo óbvio, mas ainda tem muito torcedor e até dirigente e jornalista que acreditam que o Flamengo tem um poderio ofensivo que não está sendo bem utilizado pelo treinador, eu discordo disso, acredito que o treinador faz um ótimo trabalho com as peças meia-boca que tem em mãos e se tiver os reforços certos o time vai engrenar.

    Peça por peça ofensiva o Flamengo tem:

    Guerrero é um bom atacante, mas não é um atacante excelente, logo não merece receber um salário excelente como recebe. Sua maior média de gols na carreira é 0,4/partida. Aqui é 0,3/partida. Ele até está ajudando, mas se desapegarem do Guerrero e conseguirem negociar bem é possível transformar o dinheiro desperdiçado nele em combustível pra 2 jogadores decisivos, mesmo que não tenham grife.

    Cirino está horrível, nunca vi tão mal. Um jogador caro, trazido com uma pompa que não se justifica. Não vejo potencial para ser um grande jogador, mesmo na sua melhor fase é mediano, mais dinheiro jogado fora.

    Mancuello, esse eu fiquei um tanto decepcionado, fui um dos que mais se empolgou com a chegada dele ao Flamengo, mas é difícil de escalar o super-Mancuello em um lugar que ele produza. Ele não rende na meia ofensiva, nas extremidades do campo nem no ataque. No 4231 que o Flamengo está jogando ele só tem vaga no lugar do Arão e esse não tem como barrar. Visto por esse lado é justo não ser titular.

    Gabriel, Fernandinho, Sheik, Everton: não é preciso comentar. Todos até já tiveram uma boa fase em algum momento da carreira, mas hoje apresentam um futebol medíocre. É aqui que o Flamengo precisa de uma transfusão sanguínea. Mas não por jogadores sub-20. Por jogadores no auge da carreira. Nossos sub-20 são bons mas serão eles que irão compor o elenco, não se deve esperar que eles ganhem o campeonato pra nós.

    Alan Patrick evoluiu muito em um ano de Flamengo. Hoje é um jogador participativo, criativo, já decidiu vários jogos e poderia ter sido decisivo em outros, por ser jovem ainda pode melhorar. O que ele tem apresentado tem sido muito útil e ainda acredito que pode crescer mais.

    Ederson é uma grande charada, ninguém sabe o que vai sair dali.

    Conclusão, Flamengo no 4231 que tem jogado, precisa de no mínimo mais um meia-ofensivo (ideal são 2) de QUALIDADE pra formar a linha de 3 que jogam por trás do atacante. E se for possível trocar esse atacante por um que tenha mais faro de gol, não vai precisar participar tanto da armação quanto o Guerrero participa, visto que com 3 meias a bola vai chegar redondinha, só precisamos de alguém que guarde fácil la na frente.

    É isso. Podem discordar e concordar a vontade, mas sempre com educação. SRN.

    • Ferreira Duarte, falou tudo… O técnico não tem culpa.. Qualquer técnico tenta adaptar o esquema de jogo às características do elenco.. Nós temos um batalhão de jogadores que jogam pelos lados (Everton, Sheik, Gabriel, Ederson, Cirino, Fernandinho e o inexperiente Thiago Santos, que me parece ser o melhor deles, porém como você mesmo disse, não dá prá colocar a responsabilidade nas costas dele, Pode até vir a ser um jogador que resolva a parada, mas no momento não podemos afirmar isso) Todos os treinadores que passaram pelo Flamengo desde a era Luxemburgo montam o time para sair em velocidade, simplesmente porque nosso elenco foi moldado para isso. Só que as peças que o compõem são horríveis. Minhas últimas esperanças (a não ser em caso de contratação de algum jogador) é que Ederson “acorde” e que Thiago Santos consiga fazer o que sabe fazer. Zé Ricardo tem que ser apoiado para que termine a temporada na melhor posição possível e no ano que vem sim, ele ajude a montar um elenco da forma como ele desejar.

      • Eu acho um meio termo, nem um Muricybol e nem troféu Daivid;
        Acho que outros times conseguem converter jogadas difíceis, o nosso nem tanto;
        Também acho que o time deve ser mais incisivo e rápido quando decide finalizar, talvez esteja faltando do AP e do Arão passarem a atuar como comandantes, talvez ainda não se sintam nesse papel;
        Várias chances poderiam ser convertidas, apesar de não achar nenhuma delas tão absurdamente fáceis que perder seria vergonha;
        Vale treinar finalização e o toque final antes da finalização.

    • Pois é, Ferreira, é impressionante o número de jogadores inúteis que temos no ataque com baixíssima produtividade.

      Acho que sheik, gabriel e fernandinho são os piores e a diretoria deveria promover uma liquidação dessas tralhas, seja lá como for, para aliviar a folha e abrir a possibilidade para a chegada de outros.

      Quanto ao gierrero, sempre achei que é superestimado, desde a época do small. Dependendo da proposta, seria um alívio e tanto na folha, mas confesso que gostaria de vê-lo um pouco mais nesse time do ZR para ter uma melhor avaliação e opinião formada.

      Já o cirino, vejo que ele corre, tem voltado pra marcar as laterais, até torço pra que voltar a jogar cono era no cap, mas ele me irrita com os erros constantes e com o desperdício de contrataques e finalizações.

      Sugestões? Essa semana falaram no nome do Diego mas fiquei bolado com os números dele, muito abaixo, e sinceramente não sei como ele vem jogando, já que precisávamos de um meia, para não sobrecarregar o Alan.

      Para o ataque, gosto do Nilmar, que é um goleador técnico e rápido, do Vargas que faz a função de chegar com velocidade pelas pontas, e gostaria de ter o Brocador compondo o elenco.

      E quais nomes vc sugere?

      Abs

      • Bom, não digo sugestão, mas um sonho seria chegar na Gávea Calleri, Cazares e Arrascaeta kkk aí companheiro podem entregar a taça. Ou então Vargas, Diego e Conca…

        Mas nenhum desses parece ser possível financeiramente.

        Então, se for pensar no que é possível trazer com os pés no chão, o atacante é o Brocador mesmo, na meia tem as opções de Maicosuel, Alejandro Guerra (Atlético Nacional), Óscar Romero (o irmão gêmeo, porém bom de bola, do Romero do curintia), Marcos Guilherme do CAP, quem sabe até o Adryan não possa ter uma chance é encaixar no time já que tanto ele como o Flamengo estão vivendo um momento bem melhor do que o período 2011-2013 quando ele esteve aqui…

        Enfim, tem muitos outros jogadores que poderiam ajudar esse time a conquistar seus objetivos. Torço pela manutenção do treinador e reformulação do elenco durante a janela.

    • Bom comentário Ferreira Duarte. Continue acompanhando o site e minhas colunas, aos sábados.

    • Péssima avaliação de Muricy e Caetano do setor ofensivo rubro negro. Direcionaram 20 mi em dois jogadores “mais do mesmo” a reforçá-lo devidamente. Já estamos em julho e a temporada até agora foi perdida.

      Só uma coisa, AP tem 25 anos, não acredito que melhore mais do que vem apresentando.

      • Com certeza, aliás, o Fernandinho ninguém entendeu até hoje a vinda dele; Talvez um acordo secreto para nos livrarmos do Wallace, coisa de bastidores.
        Foi sim uma péssima avaliação no passado, mas agora com a janela isto pode ser finalmente consertado, vamos ver se a diretoria se mexe!
        Não precisa nem trazer alguém melhor, livrando-se do que certamente nunca irá ser utilizado, já estará melhorando as metas financeiras.

      • Verdade, o planejamento do elenco realmente ficou a desejar. Como sempre estamos dependendo de fatores inesperados como a organização que o Zé Ricardo deu ao time, crescendo em um momento onde não estavamos esperançosos.

        Quanto à evolução do Alan Patrick, poder pode. Geralmente os jogadores atingem o seu ápice técnico/físico aos 27 28… pode ser que o Alan não evolua mais, pode ser que evolua… quem sabe… vamos acompanhar o cara. SRN!

        • Acho ele muito frio, pouco vibrante, sem sangue. Às vezes some em campo. Eu tento gostar dele mas não consigo.

  • o Problema do flamengo é que as chances ditas claras, não são tão claras assim, exeto o pena perdido pelo Alan, não vejo essa comparação, pelo contrário vejo que nosso time não consegue criar se observarmos os gols que fazemos dois ou três foram de jogadas trabalhadas com a pelota no chão e dignas de um provável entrosamento,
    visto o primeiro gol de carrinho esse ano e um placar magro contra Sport, acho que esse tal trofeu deivid não cai bem na gávea visto que jogadas claras de gol por jogo o flamengo pouco faz, contudo quando aparecem não conseguem empurrar a pelota, por isso que esse ano a jogada que tem mais contribuído é a bola aérea, quantos gol fizemos jogando a pelota por cima, até gol contra fizemos,
    Creio que se nosso sistema ofensivo realmente construísse durante as partidas de 5 a 6 jogadas ” Trofeu Deivid” os resultados seriam melhores, só que esse equipe beira a lentidão e o que vejo que o time é montado para se defender e fazer um gol no máximo dois” jogamos parecido com a Islândia uma seleção que joga por mais para que o outro time erre e vença do que realmente se interessar em vencer usando seus proprios meios.

    • Eu considero o jogador sozinho na frente do goleiro como chance clara. Lance na grande ou pequena área, mesmo que cercado, porém que é só empurrar, é chance clara. E chance assim perdemos aos montes.

      Eu vi Evair, Romário jogar. Eles não perdoavam. São muito irritantes essas jogadas desperdiçadas pelo time.

  • Bom… só de termos um padrão de jogo já me anima… a qto tempo eu não via isso no Fla!

  • Outra coisa jogadores fominhas.

    Em um lance Alan Patrick era pra ter tocado pro Cirino e resolveu chutar mal pra caramba. Alan bate muito fraco.

    Flamengo tá perdendo muitos gols, pouca eficiência.

    • Concordo, parece que os jogadores desesperam na hora de concluir a jogada. Eles abrem espaço e chutam, enquanto tem um jogador livre, pronto pra fazer o gol. Mas são lances rápidos e difíceis mesmo, só treinando.

      Nesse lance do Alan, ele poderia ter tocado pro Cirino, seria melhor. Mas ele bateu bem na bola, acho que ela iria entrar, mas houve um desvio sutil e fatal do zagueiro que fez a bola ir pela linha de fundo, infelicidade.

  • podem reparar maioria dos chutes dos jogadores são Fracos sem Força muito menos tecnica ,treinos estamos vendo QueTem Sim Mais como estar sendo feito pelo jeito estar tudo errado ninguem acerta o Gol comissão tecnica Olha Isso Isso ja e velho rsrs

  • Cara, se jgar contra o chorinthians o que jogou contra o inter, vou chingar até criar calo na lingua. Pow, dominio absoluto do jogo. Nem um sustinho teve. Mas aqueles pixulecos no ataque sao tensos. Mas estamos dominando os jogos senpre e iso é sensacional. Nem lembro o ultimo time do fla com padrao de jogo.

    • Fala camarada. Acho qie amanha o gayvotas vao vencer o jogo porq ao contrario do nosso tecnico o CB coloca os melhores para jogar. Vamos começar falando do meio de campo deles eu olho BH, Elias, Marquinhos Gabriel e rodriguinho e vejo do Flamengo MA, Arao e Alan Patrick e Ederson olho no Banco de reservas Mancu e Cuellar po cara nao tem nem como falar vamos perder porque, Arao, Guerrero e Muralha nao sao o milagreiros de plantao sao simplesmente jogadores e sozinho nao vao poder fazer nada.

      • Bh e elias estão fora machucados.

        • Hum mais a de covir Elvis que o meio de campo do Gayvotas e melhor que o do Fla pois temos -2 jogadores dependendo do dia jogamos com -4, isso e fato.

Comentários não são permitidos.