Botafogo e Flamengo já mantiveram uma boa relação nos bastidores apesar de toda a rivalidade que compõe a história dos clubes. Neste sábado (16), às 16h (de Brasília), os times protagonizam o novo ato de uma relação tumultuada nos últimos tempos. Eles inauguram a Arena Botafogo, resultado da reforma promovida pelo Alvinegro no Luso Brasileiro.
O Rubro-negro tinha preferência por atuar em outra praça no início do Campeonato Brasileiro, mas o Botafogo viabilizou rapidamente o espaço para suprir as ausências de Maracanã e Engenhão por conta dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Com autorização dos órgãos competentes e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o clube de General Severiano tem a vantagem de jogar um clássico fundamental em casa.
O Flamengo tenta surpreender o rival diante de um estádio com maioria alvinegra – apenas 1.500 ingressos foram destinados aos rubro-negros. Mais do que os três pontos, o clássico é uma espécie de tira-teima em razão das recentes polêmicas. A rivalidade sempre existiu, mas atualmente Alvinegro e Rubro-negro passaram a inimigos pela rixa nos bastidores entre as diretorias.
Relembre as polêmicas recentes entre os rivais:
Lados opostos em briga contra Ferj
A briga política contra a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) iniciada por Flamengo e Fluminense gerou um racha entre os clubes. Vasco e Botafogo não compraram o ideal da dupla. Isso afastou os dirigentes e deu início ao clima pesado nos bastidores para a discussão de qualquer tema envolvendo Rubro-negro e Alvinegro.
Lançamento polêmico de uniforme
O clima entre Botafogo e Flamengo já não era bom e piorou em maio de 2015, quando o Rubro-negro lançou o novo uniforme com uma iniciativa polêmica. O marketing utilizou-se do canal “Porta dos Fundos” para tirar uma onda com o Alvinegro e o excesso de patrocinadores pontuais. O caso parou na Justiça e as partes aguardam a definição.
Willian Arão no Flamengo: rivais viram inimigos
A relação azedou de vez após o Flamengo contratar Willian Arão. O Botafogo trouxe o jogador por empréstimo de um ano em 2015, com opção de renovação por mais uma temporada mediante ao pagamento de R$ 400 mil. O Alvinegro exerceu o direito, mas o volante preferiu defender o rival, no qual se transformou no “motor” do time. Novamente o caso está na Justiça. O Rubro-negro ganhou em 1ª instância e o Alvinegro recorreu.
Assédio ao Engenhão
BOTAFOGO X FLAMENGO
Data/hora: 16/07/2016, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Botafogo
Sidão; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Rodrigo Pimpão e Sassá
Técnico: Ricardo Gomes
Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello; Fernandinho, Marcelo Cirino e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo
Fonte: UOL