Brasileirão, a Guerra dos Pontos

Compartilhe com os amigos

Parece que começou ontem, mas o Brasileirão deu início na noite passada (sábado) na sua 13º rodada, e apesar de parecer ainda “cedo”, muita coisa já rolou de lá para cá. Muito time que começou embaixo já encostou em cima, e muito time que estava em cima já desceu, ai você pode até pensar: Ahh… mas todo ano isso acontece, é tão normal. Porém meu caro amigo, há muitos anos não vemos um campeonato tão equilibrado quanto este, e para ser mais preciso, 2006.

Vou aqui parar uma de Nostradamus e dizer que já previ isso em colunas passadas (Futebol Brasileiro em decadência?), ou seja, este é exatamente o Brasileirão que eu já imaginava.

Em algumas de minhas colunas passadas destaquei o fato de que este ano, apesar de termos algumas equipes apontadas como “favoritas” ou mais “fortes”, elas vieram sofrendo grandes oscilações. Se pararmos para comparar as previsões no início dos campeonatos estudais, foram pouquíssimas as equipes que eram apontadas como favoritas que foram campeãs, isso vale para todos os campeonatos estaduais, outro exemplo é a libertadores, que simplesmente todos os times brasileiros apontados como fortes foram eliminados logo nas primeiras fases, sobrando somente o São Paulo, que era tido como time a ser eliminado na primeira fase. Times como Atlético-MG, Palmeiras, Corinthians e Flamengo, que tinham considerados “elencos fortes” no começo do ano, não conseguiram se quer ganhar estadual, também estes mesmo exceto Flamengo que não disputou, foram eliminados da Libertadores, e já 13º rodada nenhum time mais está invicto, fator que já foi derrubado nas primeiras rodadas. Agora vamos aos números que eu sei que você gosta.

De 39 pontos disputados até agora, o líder Palmeiras, se encontra apenas com 25, até o momento em que escrevo essa matéria a diferença de pontos entre ele e o 12º colocado com 17 são de apenas 8 pontos, e entre o 4º e o 12º apenas 3, ou seja, uma vitória coloca o time na disputa entre o G4, ou uma derrota pode aproximá-lo do Z4, que a diferença entre o 12º para o 17º são apenas 5 pontos, isso não é visto desde 2006. Até os integrantes do G4 tem sofrido oscilações, alternando entre algumas vitórias, derrotas e empates. O Palmeiras líder tem um aproveitamento de 69%, com 25 pontos, podendo aumentar para 8 ainda hoje à noite, ou diminuir para 2 no caso já que haverá confronto direto entre Grêmio e Internacional, Corinthians e Flamengo, integrantes do G5, lembrando que Grêmio, Internacional e Corinthians chegaram a liderar o campeonato, juntamente com o Santa Cruz, que hoje ocupa a 19º. Atlético-MG apontado como um dos maiores favoritos ao título chegou a estar no Z4, porém despertou e já brigando pelas posições de cima da tabela.

Assim como aconteceu ano passado, este ano, o time que tiver a maior estabilidade nos jogos conseguirá levar o título para casa, como sempre gosto de citar, campeonato de pontos corridos, cada ponto é uma vitória, assim foi o que aconteceu com o Corinthians, conseguiu se estabilizar no campeonato e aproveitando dos vacilos dos concorrentes disparou na ponta da tabela. Ainda tem muito campeonato pela frente, reza a lenda que time que ganha o primeiro turno nunca dura o restante da competição, ta tão confuso que até para explicar fica difícil. Mas uma coisa espero, que o Flamengo possa estar sempre no meio dessa confusão, para que nosso caminho rumo a reprise de 2009, se faça a cada rodada.

Eae nação? Acredita que conseguiremos repetir 2009? Qual time no momento você vê mais cotado ao título? Deixe sua opinião nos comentários. Saudações Rubro Negras!

Twitter… Siga-me os bons! @ma_theusantos

Matheus Gonzaga: [email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões,
    Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos
    Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, A queimadora de Khals , a Primeira de Seu Nome.

    Venho aqui expressar que eu como legitima Targaryen que ostenta as cores Rubro-Negra dou a lealdade da Minha Casa e meus Dragões , principalmente DROGON que é Rubro-Negro na pele ao CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO na luta da guerra dos pontos.

    FIRE AND BLOOD NELES MENGÃO , creio que ninguém ficará no nosso caminho rumo ao hepta.#SRN.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Hahaha Daenerys Targaryen, mitando nos comentários.

    • kkkk, ótima!

  • Palmeiras, Flamengo, Galo e Grêmio G4!!! SRN

  • “…campeonato de pontos corridos, cada ponto é uma vitória…” Concordo plenamente
    Se o Mengão conseguir 9 pts de cada 15 disputados, fica “engraçado” o campeonato pra noix.
    Prefiro arrancar 3 pts dos times de cima e empatar com os de baixo! É uma estratégia! SRN

    • Justamente o contrario. N perder pontos pros times de baixo é fundamental. São pelo menos 10 times fracos. Isso já rende 60 pontos, contra 4 ou 5 ponteiros.

      • Entendo Dieki, mas falo de times na parte de cima da tabela e não time “fraco” e “forte”! Prefiro ganhar do small do que do AME-MG, pq tiramos 3 pts deles no confronto direto. Mas atentando ao que o txt disse sobre a regularidade da campanha. SRN

      • Exatamente o que Breno Silva disse Dieki, o importante é pontuar, aproveitar todas as oportunidades, e não vacilar.

  • Poo nao sendo chato mas (e nao “mais”) uma coluna com tanto erro de português acaba ficando cansativa de ler… já na primeira frase a gente luta pra entender.

    • Perdão pelo vacilo Brotinhas…

  • não tem favoritos o campeonato está louco demais !

  • Pra mim quem leva esse Brasileiro é o Vasco

    • Fala mito 2018 você na Presidência e eu como rainha dos sete reinos :).
      FIRE AND BLOOD NELES.#SRN

    • saudações RN mito2018.

Comentários não são permitidos.