Colunas

A cereja do bolo

Caros amigos rubro-negros, estamos em um momento ímpar de nossa história. Após décadas, temos um time com excelentes nomes em todas as posições, com mais de um titular para muitas. Do meio pra frente, então, nem se fala. Como montar um time com a bagagem de Arão, Mancuello, Alan Patrick, Diego, Adryan, Éderson, Damião, Vizeu e Guerrero, sabendo que ao menos a metade não poderá ser escalada?

Diego veio para complementar um time já bastante qualificado, que, ao meu ver, peca na utilização de pontas tecnicamente inoperantes. Entretanto, tenho certeza de que o cenário previsto por todos vocês antes do início do Brasileiro era bem pior, após pífias eliminações na Copa do Brasil e no Carioca.

O plantel do Flamengo é, sem dúvidas, bom o suficiente pra brigar pelo título nacional, vide a instabilidade e fragilidade das outras equipes. Mesmo sem a contratação de Diego já era possível ver o potencial da equipe, apesar dos pesares que nos afligem. O problema que vejo não é, portanto, técnico.

Falta liderança no time do Flamengo.

A chegada de Juan representou a ascensão de uma liderança incomparável, no Flamengo. Extremamente experiente, vencedor, rubro-negro, profissional e correto, o zagueiro é o espelho que muitos jovens do clube precisam para poder crescer. Além do mais, tem muita bola pra comer, e já provou isso em campo. É, de fato, o capitão ideal para o time.

Mas, não lhes parece que falta algo a mais? Polêmica. O Flamengo já ganhou alguma coisa sem folclore, sem polêmica? Aliás, o Flamengo consegue jogar sem malandragem? Hoje, é isso que falta em nosso time. Não a polêmica negativa, ao melhor estilo Bonde da Stella. Mas aquela que impõe respeito; responder a um jornalista desocupado, provocar o rival, bater de frente com o companheiro de equipe frouxo.

Você, torcedor, se desespera quando vê que, faça chuva ou faça sol, Marcelo Cirino continua como titular, e com grandes chances de jogar a partida completa. Márcio Araújo, mesmo quando está em seus piores dias, nunca é suplantado por Cuéllar. Mancuello, que sempre que pode mostra a sua qualidade, aparece no time somente quando algum jogador de outra posição se lesiona ou tem que ser substituído. Os pontas inúteis e inoperantes não dão lugar a outra formação. Fernandinho, Éverton, Cirino e Gabriel são perpétuos no time, em detrimento de outros bons nomes ou, ainda, bons jovens juniores recém promovidos.

Já perceberam que estes problemas são praticamente unanimidade entre a torcida, mas parecem ser tão confortavelmente aceitos pelos jogadores? Como é que nenhum jogador se posiciona, xinga ou bate no peito pra cobrar certos companheiros visivelmente desinteressados?

O que falta no Flamengo, meus amigos, é algo que só um jogador pode trazer: Felipe Melo. Qualidade, raça, polêmica e, principalmente, liderança. Pois quem quer vencer tem que, obrigatoriamente, querer vencer. Querer ser melhor. Querer ser Flamengo.

SRN

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadofla.com

Rodrigo Coli

Ver comentários

  • Pra um próximo ano,com vaga na libertadores garantida e dentro do orçamento(Liberando umas 6 perebas que estão hoje),seria ótimo. Não ao estilo do Rodrigo da segundona,ele é patético. Mas um cara que vai cima ,chama a responsa quando a fase Ta braba (pq mesmo com ótimo time isso acontece,não sonhem quando Diego jogar SÓ terá Vitória..),é disso que precisamos. Agora,vai baixar salário? Vai segurar a onda na farra ao menos um pouco?

  • Pior que Cirino e o Marcio Araujo é esse lateral esquerdo Jorge preguiçoso lento sem vontade que muitos passam a mão na cabeça e não dizem nada pq veio da base, time joga com 1 a menos.

    • O problema é que o Muricy quis implantar o 433, e agora o ZR adota o 4231, ambos para utilizar pontas velozes, limitando as investidas dos laterais, direcionando mais para a marcação, claro tudo em teoria (nossos pontas são velozes mas nada efetivos)
      O próprio Jorge em entrevista este ano, revelou que o treinamento dele foi todo direcionado a marcação, determinação da comissão técnica.
      Fica difícil cobrar do jogador quando existe toda uma mudança imposta à ele é uma cobrança de obediência tática.
      SRN

  • Uma coisa não tem nada a ver com outra, com a bola nos pés é um excelente jogador, mais essa de liderança não cola, vejam alguns que podem ser chamados de líderes de time: Pet, F. Luciano, Gamarra, L. Moura, entre outros, ou VC acha que pq o cara fala nas redes sociais, ele é um líder, vejo ele como um bom jogador, porém, não pode dar muita liberdade. SRN

  • falta mesmo um jogador pra chama a responsabilidade, um jogadordor de raca,com DNA rubro-negro.SRN!

  • agora só falta um técnico,porque não da para toda vez que ta ganhando recuar o time todo e colocar 50 volante no time.

Notícias recentes

Jogo ao vivo, escalações e mais: saiba tudo sobre Flamengo x Peñarol, pela Libertadores

Jogo do Flamengo na Libertadores acontece nesta quinta-feira (19), às 19h (horário de Brasília) O…

19/09/2024

GABI FORA | LÉO ORTIZ NO BANCO

LÉO ORTIZ TITULAR? Apoio: KTO.com 👉 Vire membro do canal: / @colunadofla ► Acesse o…

19/09/2024

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo contra o Peñarol, pela Libertadores

Transmissão de Flamengo x Peñarol (URU) é no Coluna do Fla O Flamengo volta a campo…

19/09/2024

Escalação do Peñarol: Diego Aguirre prepara time titular com ex-jogador do Fluminense

Flamengo e Peñarol (URU) se enfrentam às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (19) Embalado…

19/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

19/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

19/09/2024