Coluna do Torcedor: “A vida de um Zé pequeno em um time grande”

Compartilhe com os amigos

Ultimamente tem-se visto uma enxurrada de críticas voltadas ao técnico Zé Ricardo, principalmente às suas opções de time titular e substituições táticas durante o jogo. Mas será que ele é um técnico tão ruim assim para o Flamengo?

É de se entender que técnico de um time de futebol seja uma profissão inerente a críticas, até porque suas atitudes estão diretamente ligadas ao desempenho da sua equipe. Porém, quando se trata de um treinador que não tem muito renome e treinando uma equipe grande as críticas tendem a ser mais fervorosas do que deveriam, principalmente por parte da torcida. E é o que está acontecendo com o Zé Ricardo no Flamengo.

Algum de vocês acha que se, por exemplo, o Muricy ainda fosse nosso técnico e tivesse obtido exatamente o mesmo desempenho, com as mesmas decisões que teve o Zé Ricardo, ele estaria sendo questionado e apedrejado como o Zé está? Claro que não.

Como a maioria dos torcedores, também questiono algumas decisões do Zé. Tal como a insistência no 4-3-3, no o Marcio Araújo e principalmente Marcelo Cirino no time titular, e recuar a equipe quando o time consegue vantagem no placar. Entretanto, é preciso uma análise mais aprofundada na situação antes de falarmos que esse é um técnico não serve para nosso time.

Primeiramente, comparemos o desempenho da equipe com o atual técnico e com a dos técnicos anteriores. Olhando os resultados já se vê bastante avanço, mas vamos deixar os resultados de lado e analisar o desempenho e postura da equipe em campo. É notório o avanço desde que o Zé assumiu. A postura da equipe está incomensuravelmente melhor. Temos o domínio do jogo e as melhores chances de gol na grande maioria dos jogos.

Agora digamos que mesmo com esta análise queiramos mudar de técnico. Quem temos no mercado que poderia proporcionar indiscutivelmente melhores resultados? Abel Braga? Dunga? Mano Menezes?
E que certeza teríamos que outros técnicos teriam o desempenho melhor que o atual?

E ainda, analisemos o custo benefício desses treinadores. O Muricy, por exemplo, estima-se que recebia cerca de 400 a 600 mil no Flamengo. Que seria basicamente a faixa de salário de outros treinadores “medalhões”. Enquanto o Zé Ricardo recebe menos de 100 mil. E com isso foi aberto espaço da folha salarial para as contratações como a do Diego e Leandro Damião.

Se o Zé mudasse a equipe em alguns quesitos poderíamos ter resultados melhores? Claro que poderíamos. Mas também poderia ser bem pior uma nova mudança para um novo técnico.

E aí, o que vocês acham? O que vocês fariam? Comentem!

SRN

Thales Gonçalves


Envie também a sua coluna, que se aprovada, será publicada aqui também! Os textos devem ser enviados para [email protected].

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O cara é “malandro” hein!? Ah espertinho… Colocou no título o que parecia ser um esculacho no Zé e depois encheu a bola do cara, só faltou falar do fã Clube. Isso é que é saber ganhar buscar cliques hein camaradinha?

  • Zé mudou o time do Flamengo. Antes dele, o time nao tinha um mínimo de competitividade, vide resultados do primeiro semestre. Claro que bosn reforços chegaram, mas, atualmente, é muito difícil ver um jogo que o Flamengo jogue mal. Desde o início do brasileiro, na maioria dos jogos temos jogado bem e só não estamos em uma posição melhor na tabela por vacilos nos finais de jogos.
    Claro que o Ze nao é perfeito. As retrancas armadas em finais de varios jogos, a incistencia com alguns jogadores, principalmente o Cirino. Contudo, o saldo é bem positivo.

  • Quem condena o Zé, xinga , e quer ele fora do flamengo não é torcida dor de verdade, apaixonado, pois é inegável que o time está muito melhor de quando era com Muricy . A verdade é que a maioria desses torcedores são bipolares. Vcs querem ver o time ganhando com o Márcio Araujo ou uma incógnita com Cuellar, pois este é segundo volante ,e viram o que aconteceu qndo o Muricy colocou ele de primeiro. Não estou criticando ele não , pois acho um excelente jogador , mas o foda é que a maioria da torcida do flamengo só sabe criticar, flamengo não é um Barcelona não amigos , para dar sacode em todos os times ( menores) . Ao menos ainda não.. PACIENCIA POR FAVOR

  • Quero só que vcs me digam, antes de qualquer análise, quando vcs viram nosso time jogar tão bem taticamente, com jogadas ensaiadas e dominando todos os jogos independente do adversário e local do jogo?

    • Vide jogo em Itaquera.

  • Penso o seguinte:
    Assim como a equipe é nova e está buscando entrosamento, o técnico também é novo na função e está aprendendo do cargo, que não é nada fácil, diga-se de passagem.
    Não podemos nos esquecer que ele é um cara estudioso e até mesmo teve grande mérito na conquista da Copinha com a galera sub 20…
    Então, resumindo, vamos apoiar o Zé e torcer para que a equipe, os holdins ao seu lado o ajudem a enxergar o melhor para o Flamengo neste campeonato.
    Deixem o cara trabalhar.

    • Sim, mas apoiar não significa fechar os olhos para os erros. As críticas são no sentido de melhorar o trabalho, e não de derrubá-lo, a não ser aquelas que expressam claramente o desejo de limar o técnico.

      Se tirar caramujo, cirino, fernandinho, gabriel e chiquinho, ganharemos muito em qualidade, sem contar que muitos moleques da base deixam de ter oportunidades pelo fato dessas malas serem mantidas.

      Abs

      • É isso que eu venho dizendo, rs. Muito bem.

Comentários não são permitidos.