Coluna do Torcedor: “Ainda bem que Zé Ricardo ouviu Cláudio Coutinho”

Compartilhe com os amigos

Na noite do fatídico empate com o Botafogo, o técnico Zé Ricardo custou a dormir. Em sua mente, rodava os gols do botinha, depois do Mengão estar ganhando por três a um. Sabia que seria massacrado por parte dos torcedores e da imprensa, principalmente porque chegara a usar quatro volantes e acabara o jogo sem nenhum jogador de criação.

“Mas a ideia era boa! Era ter a posse de bola e segurar o resultado. Se tivesse ganhado o jogo, ninguém falaria nada e era até possível ser elogiado pelas substituições”, pensava.

Não sabia ao certo se ainda estava acordado ou dormindo. Só sabia que aquele cara, na sua frente, era o famoso Cláudio Coutinho, ex-preparador físico e técnico da seleção brasileira e do Flamengo, time pelo qual torcia. E Coutinho falava com ele:

– Zé, eu estou vindo lá da casa do Zagalo, meu parceiro de outras épocas, e nós conversamos muito sobre você e o atual time do Flamengo.

– Sobre mim? E qual era o assunto?

– O assunto é que você, com certeza, será um grande treinador. É estudioso, boa praça, os jogadores fecham contigo. Mas você tem que lembrar sempre que não é mais técnico dos juniores e, sim, do profissional. Nós sabemos que não é fácil ser técnico do profissional do Flamengo.

– O que você quer dizer exatamente?

– Seguinte, Zé: o Flamengo é o maior time do mundo, com a torcida mais apaixonada, acostumada a grandes conquistas, a ver o time lutar até o fim pela vitória. Até os mais novos, que não viram o Zico jogar, sentem a influência daquela geração e pensam do mesmo modo. Por enquanto, ainda têm paciência com algumas substituições e teimosia que você vem apresentando, principalmente porque você ganhou a Copinha, é novo e é da casa. Mas uns dois ou três jogos iguais ao de hoje, contra o Botafogo, e vão lhe fritar.

– Mas, Coutinho, eu queria segurar o resultado!

– Esse é o erro no Flamengo, Zé! Quando eu era técnico, ensinava aos jogadores que futebol é igual ao boxe. Se você acerta um soco no adversário, tem que partir para cima, até nocautear. No futebol, quando faz um gol, tem que tentar o segundo, o terceiro, o quarto…Você pode até perder um jogo, mas nunca por covardia. Pode perder tentando ganhar. Isso é o Flamengo.

– E o que você me aconselha mais?

– Faz igual ao Zagalo fez na Copa de 70. Seus melhores jogadores eram de uma só posição, meio campo. E o que ele fez: pegou o Piaza e colocou de zagueiro, deixou Clodoaldo e Gérson no meio, pegou Jairzinho e colocou na ponta direita, pegou o Tostão e colocou de centroavante, pegou o Rivelino e botou na ponta esquerda. Eram quase todos camisa 10 em seus times e todos jogaram naquela seleção. Pelé, é claro, ficou com a 10 mesmo, porque de burro o Zagalo não tinha nada.

– Mas meus jogadores não são tão bons quanto aqueles!

– Claro que não, Zé! Mas você pode, ao menos, atender parte do apelo da torcida. Quer manter o Márcio Araújo, embora todos peçam o Cuellar, tudo bem. Mas, pelo amor de Deus, contra o América Mineiro, tira o Cirino e bota Alan Patrick e Mancuello para jogarem juntos.

Foi aí que Zé Ricardo acordou.

Mauro Veríssimo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Impressionante a mentalidade tacanha e preguiçosa dos nossos jogadores e treinadores de um bom tempo para cá!

    Alguém aqui se lembra da última vez em que o Flamengo goleou algum time, por pior que fosse?
    A mentalidade hoje é parar de jogar bola caso o time esteja ganhando por 2 gols de diferença… No máximo toca-se a bola para os lados… Impressionante a falta de ambição dos nossos jogadores!

    Falam do Romário, mas já o vi várias vezes buscando a bola na rede após fazer o gol, porque percebeu a fragilidade do adversário e a chance de fazer mais gols.

    Hoje em dia, entram e saem jogadores e a preguiça continua no Flamengo!

  • Alguém reparou que arao e m. araujo nao marcam todo tempo como deve marca um volante?

  • Quero corneta cade as materias para isso fica nesse mimimi!!!! vamos falar Flamengo

  • Nada justifica Márcio Araújo, só gosto pessoal mesmo. Mas reza a lenda, se Coutinho fosse treinador. Era Márcio Araújo e mais dez.
    Comparar a seleção de 70 com o flamengo pra justificar a idéia de de alan patrick e mancuello juntos é brincadeira né? E quando chegar o Diego piorou.
    Forçou demais.

  • Chega de Alan Patrick tbm… Meio campo tem que ser Cuellar, Mancuello, arão e Diego. Alan Patrick é muito inconstante e não marca. Enquanto não tinha outro meia de criação a vaga era dele, mas agora com o Diego, ele vai ser um ótimo banco. Na frente o melhor pra jogar com o Guerrero é o Everton.

    • Concordo com vc amigo, mas só uma opinião eu colocaria o Adryan no lugar do Everton, sou mais um time versátil em assistência do que o Everton correndo!

      • Se for analisar detalhadamente o Arão não diferencia muito do Patrick, pra não dizer que ele é amarelão. Cuellar, Mancu, Adryan e Diego.

      • Tem que ver como o Adryan está né… Dos que já estão o Everton é o menos pior.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk, massa. podia enviar pra ele, pra ver se acorda.

  • Muito bom!

  • O pior lance do Fernandinho foi aquela furada. Se fosse comigo, pediria para sair. Vergonhosa a atuação do Fernandinho, até o empresário deve ter ficado envergonhado com a atuação da peste.

  • O Zé está precisando de uma visita do Telê Santana também…

  • E o pior foi ele dizer que esta fazendo um trabalho para o time facilitar as coisas com o Guerrero… Como? Colocando Fernandinho todo torto na ponta direita puxando pra perna esquerda para dar aqueles lindos chute que ele deu ontem sendo que na maioria da vezes o Guerrero corria se posicionando para receber a bola e ele como sempre olhando pra bola fechando os olhos e chutando para a arquibancada. Isso é a maneira do seu Zé Ricardo fazer o time buscar o homem de referência, o homem que mais preocupa as defesas adversárias? Tá de brincadeira né seu Zé Ricardo.

  • Eu não li o texto, que parece ter ser bem fraquinho, apesar do verniz que foi dado a ele pelo autor abastecendo-o com informações para os mais novos, mas da pra ver só de passar os zóio por cima que não é lá grande coisa embora pareça.
    Agora quanto ao Zé eu nunca achei que ele fosse esse treinador super qualificado e moderno que a maioria dizia por aqui por isso fiquei com um pé atras quando resolveram colocar ele de treinador pois temia que ele pudesse ficar e comprometer nossa busca pelo G-4 do Campeonato, mas depois fiz até um pequeno lobby pela sua efetivação porque me pareceu equilibrado e seguro para sua idade e seu debut no time profissional, mas agora como antes continuo achando que ele não é nenhum fenômeno é apenas um treinador razoável e pra mim tem uma coisa que pesa contra ele o fato de nunca ter sido jogador, Coutinho também nunca foi era um teórico do futebol mas ai é outro papo porque ele era muito acima da média e teve a sorte que pegar uma super-safra de craques, e com a partida de ontem isso veio a se confirmar quando ele coloca Fernandinho na ponta direita ( eu sei que a maioria dos técnicos que foram jogadores estão fazendo o mesmo hoje ) o que cara que entende mesmo da parte técnica e um técnico não só um treinador jamais faria isso sabendo que assim com o Fernandinho que não sabe cruzar nem com a esquerda vai cruzar com a perna direita como para o Guerrero no máximo o que ele vai fazer é puxar a bola para sua esquerda e chutar de qualquer jeito para o gol mas nunca passar para o Guerreiro.
    Portanto mesmo torcendo muito para que o Zé ainda evolua, melhore por enquanto eu acho que não é técnico, parece não entender quase nada de parte técnica porque não esteve lá dentro, ele vai ser no máximo um bom treinador e não é super-moderno como vi muitos dizerem aqui no máximo ele é um treinador modinha desses que ficam invertendo as funções dos jogadores para que se pense que ele está de acordo com as tendências da moda…

    • falou o gênio das táticas do Futebol…
      vc sabe de tudo…
      era pra tá no lugar do Zé que não entende nada de tática é técnica

      • Até tu Stevie Wonder se fosse técnico tinha obrigação de fazer o Flamengo com uma folha salarial milionária e um elenco cheio de jogadores rodados em grandes equipes e até Seleções do Brasil e do exterior tinha obrigação de fazer o Flamengo dar uma goleada num cachorro morto daquele de ontem. Mas como o futebol é uma grande mentira e uma maior benção das profissões qualquer entregador de camisa hoje tem até fã Clube.

        • Cara. Começou bem. Realmente o texto foi dourado, mas é fraco… agora.. terminou muito muito mal….

          A raiva de não ter goleado o america mineiro, ok. Agora, que argumento é esse de folha salarial? Fala sério.

          1. A opção tática do fernandinho Jogar pela esquerda é uma coisa. O fato dele ser horroroso e outra. Mas quem pediu foi o muricy. Lembra?

          Falando em muricy piorou. O trabalho do zé é bem melhor que o do muricy, mesmo sendo contestado e meio que “””desqualificar””” o ze porque ele não foi jogador profissional, pareceu mais preconceito que opinião.
          Estamos em 2016 cara… abre o olho. Arrigo sacchi nunca foi jogador. Mas talvez você não o conheça, então vai outro. Jorge Sampaoli nunca disputou uma partida como profissional. Outro? Mano menezes nunca foi profissional.
          Esse pensamento boleiro é que faz escolher luxemburgo e cia limitada.

          Abraços

          • Arrigo Sacchi bom treinador… Mas é aquele que fez uma defesa veemente do Dunga como sendo um super-técnico? É aquele que tirou o Baggio de campo num momento mágico dele para colocar o goleiro Marchegiani, e que arrumou confusão com o Van Basten por achar que ele não gostava de marcar? Sei… Acabou o debate. Abraço. SRN

            • Campeão italiano
              Bi campeão da liga dos campeões
              Campeão da super copa européia
              Vice mundial
              Eleito o melhor treinador italiano de todos os tempos.
              Para quem nunca chutou uma bola….
              Até que não tá ruim.
              Vdd… acabou o debate.

              • Com Baresi, Rijkaard, Van Basten e Gullit até você… Ou até eu que nunca assisti uma partida de futebol.

  • Cláudio Coutinho jamais manteria caramujo, tanto que pediu a contratação de Paulo Cesar Carpegiani na época.
    Valeu pela tentativa, mas vacilou no final.

    • O caramujo do Cláudio Coutinho era só o Andrade, quer mais? rs

      • E o Merica?

      • Primeiro foi o Carpegiani, em 1979, depois da trágica morte do Coutinho, o Carpegiani passou a ser técnico e o Andrade entrou. Outro nível, meu caro. Dureza é ouvir gente defendendo esse arremedo de jogador.

  • Sonho com o dia que verei o Zé escalando esse time

    ………………………………MURALHA………………………….
    …………………REVER…………………….DONATI…………..
    RODNEY………………………………………………….JORGE
    ………………………CUELLAR/ARÃO (quem estiver melhor)
    …………………………………………….MANCU………………….
    ……………………………..DIEGO………………………………….
    ……….EDERSON……………………………ADRYAN………..
    …………………………..GUERRERO…………………………….

    O Arão pode render mais que o caramujo de 1° volante e o Mancu de segundo além de melhorar o passe do time não perde em nada no combate, ai sim se o Zé quiser fechar o meio depois de meter uns 4 saca o Ederson ou o Adryan e põe o volante (Arão ou Cuellar – o que não tiver entrado de titular) e fecha o meio campo. SRN

    • Donatti joga pelo lado direito

      • O Donatti joga pelos dois lados

      • Pelo Menos no ex time, jogava pela esquerda!!

    • Não vejo o Arão com pegada de 1° volante. Mar mal, basta ver que volta e meia leva umas canetas. Nesse seu time, prefiro revesar o Mancu com o Adryan

      • Acredito que o Arão por pior que marque ainda seria melhor que massaraújo, mas alteremos, coloca o Cuellar de cabeça de área e o Arão disputa com o Mancu, só que ai, mil vezes o Mancu. SRN

    • Ninguém sabe como o Adryan está atualmente, só jogou 5 minutos, não dá pra bancar a escalação dele assim de cara.

    • Sonho que esse dia nunca chegue rs

  • Bacana, mas parece lenda urbana.
    Gostei do texto.
    🙂

  • pqp perdi meu tempo lendo isso

  • Ele só tem que ter a PERSONALIDADE do COUTINHO e parar de insistir em MEDIOCRIDADE. É tudo que peço. De oportunidade para alguém da base no lugar desse Gabriel ridículo. Pois com este pensamento você parece com os antigos treinadores que passaram pelo FLAMENGO. Muita LUZ!!!! na sua mente.

  • Aposto que coutinho não pediria Fernandinho e muito menos, Gabriel. Tô puto até agora desse cara ter feito o sétimo jogo.

    • Todos estamos. E o pior, teve pitaco do Jayme. pqp.

    • Falou tudo…

    • fica tranquilo, o hepta vem até com gabriel.

    • Me too! (Mito?)

Comentários não são permitidos.