Ok. Sei que já encheu o saco falar de planejamento por aí. Mas não. Não vou falar do planejamento do elenco, tampouco vou discorrer aqui sobre a falta de planejamento do estádio no ano em que fomos despejados e viramos nômades. Essa palavra, inclusive, é muito interessante por carregar um sentido de identidade, ou falta dela, mas também não será sobre isso, apesar de tocar estes assuntos.
Então vamos começar por ele. O Infame estádio que não sai. O Maracanã não é opção. Fechado. Engenhão, fechado. São Januário, Rá. Na cidade do Rio nos sobram poucas opções e foram, inclusive levantadas no início do ano pelo Cleito Jr algumas. Vamos combinar que Volta Redonda não dá. É longe da capital, a capacidade não é grande (e mesmo assim não enche), o gramado já deixa a desejar, a galera não abraça a ideia. Que fazer?
Dentre todas as opções levantadas naquelas matérias, a opção que mais agradou foi o estádio do Campo Grande, Ítalo Del Cima. A capacidade já é boa, a localização é ótima, existe uma enorme concentração de rubro-negros nas proximidades, o estádio é subutilizado. Problema: Precisa fazer uma obra de aproximadamente 20 milhões. É dinheiro pra caramba! Aí começa a sugestão. Por que não fazer uma parceria com o clube da zona oeste?
20 milhões para ajeitar o estádio de outro é coisa demais, mas os tais investidores que o Flamengo diz ter nunca aparecem. Então, paga. Não dá mais para ficar viajando semanalmente para jogar longe da torcida, não dá. Vai ser de graça? Não! Agora entra o tal do planejamento.
A primeira coisa que temos que ter em mente é que o Campo Grande vai aceitar. Está lá, não investirá, não há porquê não aceitar. Mas o plano está só no começo. O tal investimento do Flamengo dará direito a utilizar o estádio até 2030, 2040, pra sempre talvez. Mais uma vez, não há porquê o clube da zona oeste não aceitar.
Mas a parceria não precisa (e não deve) parar por aí. Visto que a questão estádio (arena para quem quiser) se resolve dessa maneira, lembrando que é para jogos menores, vamos falar do outro lado.
Você sabe onde o Rafinha está jogando? Thomás, Rodolfo, Lucas… a lista continua. Sabe aqueles jogadores que não dá mais para ficar no time de baixo, mas que também não podem ficar no time principal? Porque não emprestá-los para um time parceiro? Transformar o Campo Grande num parceiro grande, uma espécie de Flamengo B. Inclusive ter um plano/Projeto para levar o time ao cenário estadual e quiçá nacional. É urgente que times menores do Rio de Janeiro galguem o cenário nacional. Estamos no ano em que há 5 times Paulistas na série A. E alguém vai dizer: e daí? Mas isso quer dizer mais jogos em casa para fazer, o que explica um pouco do sucesso que há lá, mas isso é assunto para outro dia.
É muito fácil de ver que com a chegada de Vaz, Réver e Donatti, Léo Duarte não vai ter muitas oportunidades. Se ele não vai, imagina o Dumas. Dumas poderia jogar pelo clube da zona oeste, assim como Thiago Santos que tem uma enorme quantidade de concorrentes no setor e ainda merece crescer e jogar pelo Mengão, embora faça jus a mais oportunidades que Everton, Gabriel e Fernandinho. Muitas vezes o Flamengo traz uma aposta e mantêm treinando até que vá embora. Arthur Henrique e Antonio Carlos esse ano, mas também Cristian Borja poderia ter jogado uma série B do Carioca ou C do Brasileirão. Isso por hora. Um time mais encorpado pode subir de posições e acabar no Brasileiro…
Isso não vai impedir o Campo Grande de formar jogadores e o Flamengo poderia ter prioridade na contratação. A parceria pode ser tão boa que até o custo inicial com o estádio seja esquecido. Só de ter um lugar para jogar, sem outros custos, enquanto não tem Gávea, Maracanã ou Guaratiba já é muito bom. Imagina as outras possibilidades. Hoje o campo Grande não joga nem a série C do Carioca, cenário que pode mudar demais em quatro ou cinco anos de parceria.
E você? O que acha de o Flamengo ter um time para o qual enviar jogadores pouco utilizados em vez de emprestá-los à portuguesas, atléticos goianienses e outros mais?
Ah, reparei que enganei vocês e acabei falando do elenco e do estádio. Prometo que não uso mais este artifício.
Anderson Alves, O otimista.
Essa parada de emprestar pro outro time é difícil, já que eles tem que querer
Tirando a questão do estádio e a questão financeira, qual seria o problema do próprio Flamengo criar um time B? será que haveria algum empecilho?
Não existe problema basicamente. A questão é que o time não poderia jogar a mesma divisão do time principal. O que para nós não seja tão interessante. Mas ainda é uma opção. SRN
Acho que é bastante a favor a questão da vaidade. O presidente que fechar esse acordo pode ser o cara lembrado no futuro por ter recolocado o Campo Grande no cenário nacional. Ele vai querer… SRN
É um projeto que sendo bem elaborado pode gerar muitos lucros!!! Talvez fazer com o Bangu, que o estádio é utilizado para os jogos e também fica bem localizado para acesso de torcedores!!!
Pode gerar lucros absurdos, eis que alguns jogadores são vendidos por valores astronômicos ou comprados por valores astronômicos.
Vizeu e Guerrero, na prática, estão tendo quase o mesmo desempenho, qual a diferença de valores entre eles? seria esta a economia.
Mas não acha que seria melhor, tirando a questão do estádio, que o time B fosse em outra praça, tipo em MG ou mesmo em algum time do nordeste ou do sul?
Bom, como eu sou O otimista, já acho que outras praças poderiam ficar com um time c kkk
Mas, sério. A vantagem do time ser carioca faz parte de um projeto de revitalização do futebol Carioca. É bom para o Flamengo, e também para os outros 3, que mais clubes cresçam no cenário nacional. SRN
bom, como eu não sou do RJ, vejo que uma das vantagens viria justamente em manter a torcida de outras praças também satisfeita, pois quem é do RJ já pode assistir ao mais querido em muitas ocasiões; sendo em outra praça, a torcida aí localizada acabaria adotando este time com tanta paixão como faria com o principal.
Também é opção. Boa. SRN
Anderson a proposta é ótima, porém esses jogadores não estão sozinhos, tem o empresário por trás que não vai aceitar por o jogador dele que jogou no time principal do Flamengo ir para um time na 3° do carioca, infelizmente se fosse em outro clube da série b do carioca ou que está na 3° divisão do brasileiro aí seria diferente
Se o cara é bom e brilha então ele vai para o principal do Flamengo e passa a ter direito à janelinha do avião; se não, suas opções são menores: 1. vira servente de pedreiro; 2. continua como jogador de futebol e é emprestado para um time do interior do Pará ou de Rondônia; 3. ou então joga no Fla-B. Eu acabaria preferindo ficar nesta opção.
Eu também. Faltou a opção “ficar encostado no elenco”. SRN
Opa. Valeu o comentário. Mas acho que o empresário vai querer que o jogador jogue. E a ideia é fazer subir o “time b”. Logo as divisões não seriam tão distantes… SRN
Uma ideia fora da caixa, parabéns, espero que isso chegue a pelo menos ser analisado por um dirigente.
Valeu, cara. Esse é o nosso sonho. SRN
Ótimo texto. Agora, voltando a realidade… conhece a Ferj? CBF? Empresários? QI? entao….
mas que bom que voce assina o texto como o otimista.
É verdade, mas como não há nenhum impedimento legal não há nada que as federações possam fazer. Já os empresários vão gostar. Nada melhor que colocar na vitrine o produto escondido. Como exemplo podemos citar o Dumas. Esse cara só voltará a jogar no Flamengo se uma catástrofe acontecer. Precisa o Juan lesionar, então o Donatti ficar suspenso, rever ser convocado e Vaz largar o futebol e virar pagodeiro. É muita coisa. Você não acha que até o empresário vai ver com bons olhos esse time em que ele será titular? SRN
Tendi. O impedimento não é legal. É político. Os clubes tem medo da ferj. Da cbf e de empresários. Sobre isso não sei. Depende da visão do empresário né. Acho a idéia muito boa, mas como tudo no Brasil. Difícil praticar.
Pq não coloca no América por exemplo. Tradicional e tá precisando?
Pra se ter uma idéia
Por esse mesmo motivo pensei no Campo Grande. Como não está no Carioca, me parece não estar fechado com a FERJ. Poderia ser um aliado político interessante.
Mas a grande tradição do América é que pode atrapalhar. Primeiro que é fechado com Rubinho. Depois que nos moldes do “time B” não deve aceitar. O América tem torcida que talvez olhasse desconfiada. No fundo, eles podem sair do buraco sem grandes caridades. Mas depende muito deles. Nesse primeiro momento, um time sem tanto peso seria melhor.
Boa idéia e concordo com você. Mas não é caridade. Mas pensei no América por 3 motivos. 1. É um clube que já disputa o campeonato.. 2 é tradicional. 3. A maior vitrine dos pequenos ao lado do bangu.
Mas a olha a política e o orgulho. O América tá quase acabando, a sede da tijuca já fechou as portas
Cara, já falei isso várias vezes. Concordo totalmente.
Nunca citei o Campo Grande, mas já disse várias vezes que o clube que quer revelar precisa de um time B ou um sub 23 pra observar quem ultrapassa a idade Jr, mas ainda pode evoluir.
A parceria teria que ser muito estreita. O clube parceiro deveria “se entregar” ao Flamengo. Em troca receberia um time de jogadores que o Flamengo não esteja usando, teria uma comissão técnica selecionada pelo Flamengo, até as negociações de TV e patrocínio seriam negociados pelo Flamengo porque esse clube vai passar a ter bem mais visibilidade e vai precisar ter receita pra cobrir a folha do time (que óbvio não será 100% paga pela receita oriunda do Flamengo, o clube interessado vai precisar alavancar suas receitas também).
Eu por exemplo assistiria todos os jogos possíveis do clube que receber o Flamengo B.
Só pra vocês verem como o Flamengo tem jogador de sobra pra colocar qualquer clube (hoje no ostracismo) de volta ao cenário da bola:
(Se bobear vai pras semi-finais do carioquinha no lugar do Botafogo).
https://uploads.disquscdn.com/images/ac9fa3245d5cfd7101e354acf25ed85cfaff75facd68a853f5fda39dfdbbba52.png
A ideia de formar um time sub-23 está no Plano Estrategico da Diretoria. Acho que ainda não saiu do papel por causa de grana e pq querem focar no profissional (fonte de receitas e visibilidade do Mengão) pra dar certo! SRN
Não sei se um sub-23 atenderia a totalidade do que o projeto se propõe, mas já seria alguma coisa.
Realmente não atenderia por questão de visibilidade e de competitividade.SRN
A ideia é bem por aí mesmo. Tenho até uma proposta de modelo da parceria. Talvez escreva sobre ela mais a frente… Valeu pelo comentário. SRN
A ideia do Planejamento em relação ao estádio é legal, tá certo, um investimento pesado pra resolver essa questão por alguns anos. Dá pra tentar buscar investidores pra patrocinar, mas pensem que nem esse valor estimado como custo pro CT foi levantado. Porém utilizar uma parceria maior, para aproveitamento dos jogadores inutilizados no elenco do Flamengo não é possível. Falta realidade, tão jogando muito Football Manager! O Flamengo empresta esse jogadores para não ter custo com salários, vistos que não serão utilizados. Esse clube citado, não tem condições de receber esse jogadores, porque acreditem tem um custo muito alto pra folha deles. Então o Flamengo continuaria tem um custo alto, e impossibilitaria outros investimentos. Daqui há 10 anos, quem sabe o Flamengo pode ser Bilionário e se dar o luxo de manter um time b, o Flamengo de hoje mal pagou suas dívidas, não se iludam 400 milhões não é pouca coisa, é necessário muita disciplina, compromisso e inteligência como vem sendo administrado. SRN.
No FM faço isso demais! Mas é isso msm q voce falou. Quem sabe mais a frente SRN
Os torcedores pensam que o Flamengo está em uma situação muito boa. Qualquer jogador da base do Flamengo, integrado aos profissionais assina contrato de no mínimo 25 mil reais. Um ano desse jogador custa no mínimo 325mil reais. Fora outras contratações que não rendem , como Mugni, Canteros, Léo e outros ficam no ostracismos sem oportunidades de jogar. Supondo que fossem 10 jogadores ganhando 25 mil, em um ano já tem um custo de mais de 3 milhões. 3 milhões que poderiam ser direcionados em investimentos, em infraestrutura, pagamento de dívidas, etc… E aqui muitos dizem que iriam assistir partidas desse time… Quem pagaria pra ir no estádio assistir o Flamengo B, no estadual? Pessoal mal vai ver o Flamengo “A” e o clube tem prejuízos… Acho que as pessoas tem que ser mais realistas, pensar antes de falar coisas sem base.
Entendo seu ponto de vista, mas se vc parar para pensar esses garotos da base recebe uns 15mil no maximo. Qnd passam a semi profissional jogando com o elenco principal chega a uns 40mil. Entao se bancar uns 10 jigadores ganhando uns 30mil, dara menos que o Fernandinho recebe. Vai fazer caridade? Nao. Pelo menos para dar um pouco de visibilidade a esses garotos o carioquete serve. Vide o AudaxSP. Negociou boa parte do elenco apos o paulistao desse ano. Na mh opiniao seria bem viavel. Porem o trabalho teria q ser bem profissional para nao ficar no preju. Sem contar se o Cpo Grd adotasse esse titulo de “Fla B” poderiam usar esses jogos para distribuir ingressos e dar uma esquentada no ST. SRN
Mas a grande jogada é não adotar o nome “Flamengo B”, porque o regulamento impede que o time B esteja na mesma divisão do principal. Na prática funcionaria como tal, mas podendo jogar a mesma divisão. Em três ou quatro anos no carioca dá, já para o Brasileiro mesmo que não consiga rápido, só de estar na C ou B já seria bom. Valeu pelo comentário. SRN
Olha, o contrato com a Ambev foi renovado com esse intuito (CT). Acho que vai rolar. Entendo o seu ponto de vista, mas há jogadores que o Flamengo continua pagando salário e não têm chance. Para citar alguns do elenco atual que estão só treinando e recebendo: Dumas e Duarte, Ronaldo, Paquetá, Nixon. Não estou dizendo para emprestar todos, mas há no elenco jogadores que o Flamengo continua pagando salário e que seriam melhor aproveitados pelo “time B”. SRN
Achei que iria comentar de uma forma generalizada (diversas situações)
Opa. Tudo bem? Não entendi…
Olá Anderson. Estou bem, obrigado!
Quando lí o título me interessei porque falava sobre Planejamento – adoro falar sobre planejamento. kkkk
Óbvio que não deixa de ser uma sugestão de planejamento. Mas devido ao nome que colocou no seu título achei que seria uma tema muito mais abrangente sobre o Flamengo, por exemplo: clube, futebol, financeiro, esportes olímpicos etc
O Flamengo (LEIA-SE DIRETORIA ATUAL E OS ANTIGOS DA CHAPA AZUL QUE SAÍRAM) hoje pensa estrategicamente muito além de todos os outros dirigentes de outros clubes da América.
Isso é o que eu venho observando desde 2012 (programa da chapa azul) até o presente momento.
Duvido que não fizeram um planejamento de 10 anos ainda lá em 2012 e iniciado sua execução logo no primeiro dia da nova diretoria.
Como deve saber que há planejamento de curto, médio e longo prazo (chamo de longo prazo acima de 10 anos a partir de 2013).
Essa diretoria sabe que existe uma coisa muito mais importante que o dinheiro e é isso que estão implantando no Flamengo a longo prazo: jogador optar pelo Flamengo por algo muito maior que apenas mais um clube de futebol.
Talvez posso utilizar alguns adjetivos para isso, como: sonho, orgulho, confiança, prazer …em defender OS esportes do clube do Flamengo (todos os esportes e não apenas o time de futebol).
Vou citar alguns exemplos para compreender melhor do que estou imaginando: imagine trabalhar no Google, Microsoft,.Cisco, IBM, Shell, Boeing, Apple etc etc etc
Acredito pelo que venho observando é isso que essa diretoria quer fazer com o Flamengo. Muitos jogadores tem o sonho de defender o Barcelona pela sua história e não só pelo dinheiro oferecido pelo Real Madrid, PSG, Chelsea etc
Obviamente nas suas proporções porque não tem como o Flamengo chegar aos níveis financeiros desses clubes porque o futebol brasileiro é medíocre. Sem contar que em toda as Américas único país que está acima de qualquer país no mundo é o Estados Unidos. Todos os outros países da América não se compararam com a importâncias dos outros países europeus. Infelizmente é a pura verdade. Dificilmente teremos um futebol de nível europeu se os outros clubes das Américas não seguirem os novos modelos de gestão como o Flamengo, agora o Fluminense e o Palmeiras que acordaram. O Corinthians é um caso a parte pq teve e tem muita ajuda política por detrás desse clube.
Bom. Voltando ao planejamento sugerido por vc é interessante mas não acredito que seja a melhor opção de planejamento. Isso na minha opinião. Não quer dizer que estou certo. Opinião cada um tem o seu.
Explico meu ponto de vista. O Clube ainda tem uma dívida de quase 500 milhões a pagar e nenhum parceiro vai se comprometer devido a crise que estamos passando e não é vantagem para o Flamengo investir diversos milhões numa reforma de estádio que vai deixar de ser utilizado meses depois. No meu entender o Flamengo quer e vai ter o Maracanã (Maracanã é sinal de “STATUS” tipo possuir um Iphone recente, uma Ferrari, Rolex… para vc entender). Maracanã é um estádio mundialmente reconhecido assim como Pão de Açucar, Corcovado etc. Para o Flamengo estar como clube de status mundial precisa do Maracanã. Por isso digo que o Flamengo pensa estrategicamente muito além dos outros clubes da América. Por isso precisa do Maracanã. Também posso estar errado e não ser nada disso mas eu adoro analisar cenários, situações etc e eu acredito nisso.
A Odebrecht desistiu do estádio. É questão de tempo o Flamengo conseguir a concessão do Maracanã junto com o Fluminense (provavelmente fizeram acordos o Flamengo compartilhando o Maracanã com o Flu (custos etc) e o Flu cedendo o estádio que ele reformou recentemente do América, salvo engano.
Com esse dinheiro que o Flamengo “economizou” não reformando estádio trouxe jogadores como Mancuello, Cuellar, Rever, Vaz, Arão, Muralha, bem provável Diego Ribas, Damião, Fernandinho, Donatti etc.
Mas isso só foi possível por termos uma diretoria notável e por possuirmos 40 milhões de torcedores espalhados no Brasil inteiro.
Chega… kkkkk
Olá Anderson. Estou bem, obrigado!
Quando lí o título me interessei porque falava sobre Planejamento – adoro falar sobre planejamento. kkkk
Espero que faça muito mais matérias desse tipo porque meu comentário é certo. kkkkk
Óbvio que não deixa de ser uma sugestão de planejamento. Mas devido ao nome que colocou no seu título achei que seria uma tema muito mais abrangente sobre o Flamengo, por exemplo: clube, futebol, financeiro, esportes olímpicos etc
O Flamengo (LEIA-SE DIRETORIA ATUAL E OS ANTIGOS DA CHAPA AZUL QUE SAÍRAM) hoje pensa estrategicamente muito além de todos os outros dirigentes de outros clubes da América.
Isso é o que eu venho observando desde 2012 (programa da chapa azul) até o presente momento.
Duvido que não fizeram um planejamento de 10 anos ainda lá em 2012 e iniciado sua execução logo no primeiro dia da nova diretoria.
Como deve saber que há planejamento de curto, médio e longo prazo (chamo de longo prazo acima de 10 anos a partir de 2013).
Essa diretoria sabe que existe uma coisa muito mais importante que o dinheiro e é isso que estão implantando no Flamengo a longo prazo: jogador optar pelo Flamengo por algo muito maior que apenas mais um clube de futebol.
Talvez posso utilizar alguns adjetivos para isso, como: sonho, orgulho, confiança, prazer, satisfação …em defender OS esportes do clube do Flamengo (todos os esportes e não apenas o time de futebol).
Vou citar alguns exemplos para compreender melhor do que estou imaginando: imagine trabalhar no Google, Microsoft,.Cisco, IBM, Shell, Boeing, Apple etc etc etc
Acredito pelo que venho observando é isso que essa diretoria quer fazer com o Flamengo. Muitos jogadores tem o sonho de defender o Barcelona pela sua história e não só pelo dinheiro oferecido pelo Real Madrid, PSG, Chelsea etc
Obviamente nas suas proporções porque não tem como o Flamengo chegar aos níveis financeiros desses clubes porque o futebol brasileiro é medíocre. Sem contar que em toda as Américas único país que está acima de qualquer país no mundo é o Estados Unidos. Todos os outros países da América não se compararam com a importâncias dos outros países europeus. Infelizmente é a pura verdade. Dificilmente teremos um futebol de nível europeu se os outros clubes das Américas não seguirem os novos modelos de gestão como o Flamengo, agora o Fluminense e o Palmeiras que acordaram. O Corinthians é um caso a parte pq teve e tem muita ajuda política por detrás desse clube.
Bom. Voltando ao planejamento sugerido por vc é interessante mas não acredito que seja a melhor opção de planejamento. Isso na minha opinião. Não quer dizer que estou certo. Opinião cada um tem o seu.
Explico meu ponto de vista. O Clube ainda tem uma dívida de quase 500 milhões a pagar e nenhum parceiro vai se comprometer devido a crise que estamos passando e não é vantagem para o Flamengo investir diversos milhões numa reforma de estádio que vai deixar de ser utilizado meses depois. No meu entender o Flamengo quer e vai ter o Maracanã (Maracanã é sinal de “STATUS” tipo possuir um Iphone recente, uma Ferrari, Rolex… para vc entender). Maracanã é um estádio mundialmente reconhecido assim como Pão de Açucar, Corcovado etc. Para o Flamengo estar como clube de status mundial precisa do Maracanã. Por isso digo que o Flamengo pensa estrategicamente muito além dos outros clubes da América. Por isso precisa do Maracanã. Também posso estar errado e não ser nada disso mas eu adoro analisar cenários, situações etc e eu acredito nisso.
A Odebrecht desistiu do estádio. É questão de tempo o Flamengo conseguir a concessão do Maracanã junto com o Fluminense (provavelmente fizeram acordos o Flamengo compartilhando o Maracanã com o Flu (custos etc) e o Flu cedendo o estádio que ele reformou recentemente do América, salvo engano.
Com esse dinheiro que o Flamengo “economizou” não reformando estádio trouxe jogadores como Mancuello, Cuellar, Rever, Vaz, Arão, Muralha, bem provável Diego Ribas, Damião, Fernandinho, Donatti etc.
Mas isso só foi possível por termos uma diretoria notável e por possuirmos 40 milhões de torcedores espalhados no Brasil inteiro.
Quanto aos jovens do Flamengo acredito que eles irão jogar o Estadual como se fossem o time principal.
Enquantos os time A e B (digamos) irão disputar Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e Primeira Liga.
Obs.: como todo planejamento sempre haverá correções.
Chega… kkkkk
ps.: se precisarem de uma analista aceito convite de trabalho RJ. rsrs
Beleza, Adriano. Entendi. A ideia dessa coluna é de fato dar uma introdução ao assunto e, inclusive com a ajuda dos comentários, desenvolver os tópicos. Tenho prometido detalhar como seriam os moldes da parceria, o que pretendo fazer num post em Agosto. Depois penso em explorar um pouco as coisas que você pontuou e que são muito pertinentesao todo, e não só a este recorte. Espero que nesse momento o time esteja vibrante e brigando pelo título para estes assuntos ficarem mais frequentados. Conto com você SRN
Ok! Conte comigo.
Meu comentário foi um resumo . Há muitos mais tópicos que envolvem planejamento sobre o Flamengo. Qualquer coisa envia emails que posso sugerir como tópicos que vc poderá explorar.
newhisper@gmail.com
O problema e se o Cpo Grande vai aceitar …. pois moro na regiao, realmente e bem localizado com estradas, rodoviaria e trem .. mas os dirigentes do Cpo Grd estao mais interessado en subutilizado com feirinhas e outras coisas e sem contar o pingado que fez da FERJ …. Se conseguisse nesses moldes, seria excelente. SRN
É bem provável.
Além do mais, seria um voto a mais contra a ferj; A vantagem do Cpo Gde acaba sendo principalmente o estádio, pois quanto ao time B talvez fosse melhor ser em outra praça, como em MG, assim disputaria um outro campeonato, outros ares e outras experiências.
O Flamengo ainda pode emprestar para outras praças. Nunca fui buscar, mas imagino que o Flamengo tenha pelo menos uns 50 jogadores profissionais entre os emprestados e o elenco. Também não dá para emprestar um time todo. Mas com 7-8 jogadores titulares no “time B” já é uma boa. SRN
A idéia é boa, porém com essa atual gestão não dá, teria que ser com alguém que entenda de futebol, eles agora estão preocupados em contratar velhos acabados pro futebol, encostados e jogadores com nome e pouco futebol, essa é a especialidade desse DP de.futebol. Com essa visão eles estão pensando nas próximas eleições, sem saber eles que estão cavando um buraco pra nunca mais sair dele,quando for querer a reformulação desse elenco. Verão quanto foi grande contratar jogadores desses biotipos citados. O bom é que podemos sonhar, ter idéias muito melhores que eles, porque nós somos flamengo até morrer e eles são flamengo até obter lucros con contratações, pois penso que é isso que estão fazendo ao contratar tão mal. Os torcedores que amam o flamengo tem sempre algo de bom, uma idéia boa pro clube, um projeto vantajoso, eles não tem porque não amam o flamengo como nós amamos
Quem sabe? SRN