Coluna do Torcedor: “Zé Ricardo, técnico moderno ou Joel Santana repaginado?”

Compartilhe com os amigos

Escrevo depois de muitas horas do fatídico empate de 3 x 3 com o Botafogo. Deixei passar estas horas de propósito, para não escrever no calor da emoção, quando os sentimentos de frustração e raiva eram muito fortes.

Esses sentimentos, alias, são os mais fáceis de serem explicados, já que nada mais frustrante do que estar vencendo um jogo por boa diferença, no segundo tempo, até com certa facilidade, e deixar o adversário empatar. Pior, num jogo em que poderíamos, mais uma vez, nos fixar no G-4. E a raiva? A raiva é decorrência desta frustração.

No primeiro artigo que escrevi para a Coluna do Torcedor, artigo que teve 152 comentários e mais de 3400 visualizações, questionava se o técnico do Mengão era mesmo o Zé Ricardo ou o Jaime, já que as escalações e, principalmente, as substituições, pareciam mais as do retranqueiro e bom ex-zagueiro do nosso time.

Na ocasião em que escrevi o citado artigo, no dia 27 de junho, acabávamos de perder de 2 x 1 para o Fluminense, num jogo em que dominamos o primeiro tempo, com o Ederson jogando bem, e inexplicavelmente o Zé Ricardo mexeu no time no intervalo, tirando exatamente o Ederson e mantendo Marcio Araújo e Marcelo Cirino, contra todos os pedidos da torcida, mantendo Cuellar e Mancuello no banco.

Pois são essas inexplicáveis substituições que me fazem escrever de novo, após perdermos dois pontos preciosos com o empate diante do Botafogo. Já tinha acontecido antes, quando fizemos um a zero no Santa Cruz. O recuo do time chamou o Santinha para o jogo e, se não fosse o Muralha, o Grafite tinha empatado o jogo.  Sem contar, claro os três pontos que perdemos contra o Flu.

Pois bem, quase um mês se passou e Márcio Araújo e Marcelo Cirino continuam intocáveis. O Zé Renato, após o jogo, disseque o Cirino é importante porque marca os laterais e os volantes adversários. Ora bolas, Marcelo Cirino é atacante. E atacante caro! Os adversários é que têm de se preocupar em marcá-lo.

Pois bem, esta declaração nos mostra bem o que quer o Zé Ricardo dos seus jogadores: marcar. O Flamengo está vencendo por 1 x 0? Ótimo! Vamos tirar o centroavante e colocar um volante. Se tiver ganhando de mais, então, a gente coloca mais volantes, podendo terminar a partida  com quatro volantes e nenhum armador, como aconteceu ontem.

Tenho muitos anos de Flamengo. Sou do tempo em que o técnico Cláudio Coutinho comparava o futebol ao boxe e dizia aos seus jogadores: “Se fizermos um, vamos atacar mais, porque o adversário está tonto. Se fizermos o segundo, vamos em busca do terceiro. Se fizermos o terceiro, …

Infelizmente, a escola de Zé Ricardo, que foi campeão da Taça São Paulo de Juniores mantendo o Matheus Sávio na reserva e empatando o jogo final, parece ser a do Joel Santana.

Eu já vi este filme. E não gostei do final!

Mauro Veríssimo


Quer ver o seu texto também aqui? Envie para [email protected]!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ZE O NOVO JOEL SANTANA. UMA PENA.

  • Penso que não se pode condenar nem transformar o Zé no salvador. Se é cedo para criticar também é cedo para elogiar. Ninguém sabe realmente se ele é bom técnico ou não. Assim como que o trabalho do Muricy foi nulo é olhar apenas os resultados.

  • Novo papai Joel , fato!!! Retranqueiro e medroso.

  • Vida longa ao Zé Ricardo a frente do MENGÃO QUERIDÃO !
    Professor, não dê moral para o que alguns “entendidos” aqui escrevem, pois são sempre os mesmos, em todas as noticias, só criticando jogadores, o técnico, o clube, a diretoria, o feriado que cai no domingo, por que o milho verde é amarelo e por aí vai as loucuras desses sem noçao. Eu acho até que alguns ( Alan lima, Vinicius mendes, Tucano, Moises Eduardo dos Reis, Rafael Mengao, etc ) são pagos pela oposição e também pelo euvirus para denegrirem tanto o Mengão.

  • PEDE PRA SAIR SEU INUTIL

  • FORA ZE RICARDO!

  • Márcio Araújo, Cirino, Gabriel, dentre alguns outros que todos nós já sabemos quem, todos esses só fazem mal ao Flamengo. Eu não sei o porquê da torcida do flamengo do Rio de Janeiro não pressionam para tirar esses caras do Mengão.

  • Não tenho mais o que dizer desse acéfalo Zé Ricardo que está mais para zé b… Não escala corretamente, parece não se importar com as críticas. Maldito pedante. Teve sorte em ganhar os jogos que ganhou, é um incompetente. Cansei! Até as entrevistas que ele dá pós jogo me irritam. Outro dia defendeu o Márcio Araújo. Agora, defende o Marcelo Cirino. Vá pro inferno! Por quê o Mengão não pode ter um técnico competente e humilde? É proibido? Que raiva!

    • FORA ZR!

  • O elenco precisa de uma enxugada. Acho que poderiam devolver o Fernandinho e negociar Cirino, Gabriel, Sheik, M.Araújo, Chiquinho e Paulo Vitor. Só com o dinheiro que se deixará de gastar com os salários desses o Flamengo poderia vir a contratar no futuro mais dois excelentes jogadores. É hora de utilizar Vizeu, Adrian, Mancuello, Cuellar, Donati, Thiago Santos, Lucas Paquetá e Ronaldo. Teremos, ainda, Damião e Diego.

    O Zé Ricardo erra no esquema e nas trocas do jogo. Se o time está ganhando faz-se necessário pelos menos 2 atacantes rápidos para o contra-ataque. Ao invés disso ele coloca jogadores lentos. Errou feio. Erro tático grosseiro!

    • se acabaram de pegar o fernandinho com certeza nao vai devolver cara, nao adianta, nao existe essa de pegar um jogador emprestado e devolver na mesma hora, ele precisa cumprir o acordo ate o fim do ano, agora o resto da pra dar uma enxugada sim s

  • Gosto de técnico que joga pra frente, como time grande. O Flamengo se apequenou. Faz 1×0 e retranca em cima. Foi assim como cruzeiro e inter. Esse papai joel tem que vazar, ou então, Diego será reserva do Cirino.

  • Não esquece que quase tomamos o gol do grafite por causa do craque cuellar. Só pixotam o MA. MAS ESQUECEM DAS CAGADAS DO COLOMBIANO

    • Bom, já que quer comparar, vamos lá. Fora essa, qual outra? E quer comparar um jogador entrar aos 34′ do segundo tempo, frio, na tora, com quem está atuando direto? E quem deu mole antes foi Jorge e ai o jogador do Santa foi pra cima e Cuellar tentou marcar. Faça toda a leitura OK. Vi bem esse lance. CAGADAS: MA QUASE ENTREGA A RAPADURA CONTRA ATLÉTICO-MG Lembra? Contra o gambá, tomou um drible feio no meio que resultou mais a frente no gol, contra o Bota fogo, marcou o vento, perdidinho…então amigo o Cuellar me parece no saldo ai. Na boa.
      *MA é limitado tecnicamente, só joga pro lado e faz o básico. Zé Ricardo prende o Arão para compactar e fazer o (escudo), pois o CRAQUE MA como é limitado, não pode deixar sozinho, pois ai ferra. Acha que Zé não sacou não! Eu defendo um rodízio, pois Cuellar era titular antes e vinha muito bem até se machucar, mais que tem a Sul Americana pela frente, viagens…desgaste a vista.

  • A quantos jogos o Zé treina esse time? Quantos jogos perdemos pontos por “culpa” direta dele? Este foi o primeiro!!! O cara é só elogios ai empata um jogo fora de casa vira um merda, filho da puta, a mãe é uma égua, etc, etc O nome disso é modinha, torcedores de resultado. O trabalho de um técnico não se olha por um resultado, muito menos por um jogo, nem mesmo por 10, 20 deveria ser. Num mundo ideal o técnico deveria ter no mínimo uma temporada inteira pra para mostrar seu trabalho.
    Agora independente dos resultados, que diga se de passagem não são tão ruins, eu queria saber dos corneteiros de plantão o que preferiam, que o Fla trouxesse outro Muricy da vida para que o time tivesse o mesmo desempenho ou pior que o do Zé, ou ter o Zé ai fazendo merda mas com o time lutando pelo G4 e com espaço na folha salarial pra trazer o Diego???

    • TU TA BRINCANDO NE!

    • VC DEVERIA TOCER PRO CURICA, QUEM PENSA PEQUENO TORCE PRA TIME PEQUENO!

      • E vc deveria torcer pro time de Oz. Iludido!

    • Concordo plenamente! O Zé Ricardo está fazendo um trabalho excelente! A perspectiva que o pessoal tinha com o Muricy era brigar pelo meio ou pra não cair, se fosse ver pela sequência de resultados ruins. O Zé pegou o time e logo deu uma cara de time a ele, porém não se muda a cabeça de 11 pessoas da noite para o dia.

  • Não acho que o problema do Zé seja apenas escalar mal e substituir pior ainda. Se fosse só isso estava de bom tamanho porque talvez uma pressão da torcida ou contusão faria o Flamengo chegar ao time ideal.

    O problema maior do Zé Ricardo parece ser filosófico. Explico: Em todas as oportunidades em que o Flamengo encontrou uma vantagem no marcador ele quase que imediatamente recuou o time e abdicou do ataque.

    Contra o Botafogo, com dois gols de vantagem, ele matou o time.

    Fora isso, quando vejo que a principal função do Cirino no Flamengo é marcar os laterais e volantes adversários, entendo porque o Flamengo é um cemitério de promessas de outros clubes e de suas próprias crias (Cirino, Gabriel, Adryan, Thomas, etc.).

    Há muitos anos o Flamengo não se encontra com sua tradição nos gramados. A última vez foi exatamente em 2009.

    O Mengão é time com toque de bola rápido e jogadas incisivas, sempre foi, não é time retranqueiro ou de jogadas aéreas.

    Mais uma vez estamos fadados a ficar nesta estúpida luta por vaga na libertadores e olhe lá. É pouco, muito pouco para quem já viu o Mengão ser a referência no futebol mundial.

  • Não seria minha primeira opção, mas acho uma comparação muito radical e erronea, apesar de alguns argumentos do texto. O engraçado é que se ganha, foi um recuo estratégico, como empatou, é um retranqueiro Fdp. O jeito dele é o jeito dele. Grande parte da torcida não viu a copinha, mas como o flamengo ganhou, achou que o time era uma maquina e tal. ele treinou o time da copinha assim, pq iria mudar nos profissionais?

  • O defeito do Zé Ricardo é que ele escala mal e substitui pessimamente

  • Mauro Veríssimo, também sou do tempo do saudoso e estudioso Claudio Coutinho, e também tenho essa mesma percepção.
    Sei que hoje em dia, no futebol moderno, a primeira preocupação de um time é com a marcação. Isso podemos ver nos times e nas seleções europeias, como também nos melhores times e melhores seleções sul americanas. O próprio Barça, quando perde a bola no ataque, junta suas linhas pra forçar a retomada de bola do adversário.
    Mas não podemos nos esquecer de atacar.
    Vejo que o ZR conseguiu compactar o Flamengo quando se defende. Ao contrário do Muricy, que deixava a zaga (que já era fraca, com o Wallace) muito exposta, o ZR fecha o time atrás num 4141, com apenas o atacante a frente da linha da bola.
    Mas o que adianta ficar atrás, fechado, como o Atlético de Madri, se quando toma a bola, o Cirino, ou o Marcio Araujo, ou o Fernandinho, não sabem o que fazer com ela, e a perdem imediatamente? O pior é que nessa maneira de jogar, onde os “pontas” recuam pra ajudar os nossos laterais, na retomada de bola, os mesmos deveriam ser rápidos, se abrirem pra poder dar opção de saída de bola, mas não… são lentos, e mal conseguem dominar e ficar com a bola.
    O pior é quando fica a frente no placar, e coloca volantes e mais volantes, pra tomarem a bola e não saberem o que fazer com ela…
    A minha esperança é esperar que o ZR consiga evoluir, pra rever esses seus conceitos. SRN

    • O melhor dessa estratégia realmente é o A de Madrid, mas vejam o resultado – Vasco da Gama com grife! Sempre vice.

  • Se for campeão, tudo bem, tá tranquilo, tá favorável.

  • Infelizmente, vc está certo Mauro. Ele tá mais parecido com a escola do papai Joel e Muricy. Faz um gol e recua o time. Vi alguns jogos da Copa São Paulo e percebi isso nele. O time joga no contra ataque ou então sofre pressão durante todo o jogo, joga com o regulamento em baixo do braço. Bota os caras pra correr… Ele não consegue tirar o Cirino. Incrível.

    • Hum… O Muricy foi campeão brasileiro “um montão de vezes”, o Joel Santana “salvou” o Flamengo em várias situações (sem contar a arrancada de 2007 em que deixou o time em terceiro). Por fim, o Vanderlei (que muitos não comentaram) tirou o Flamengo da última colocação no campeonato brasileiro com 6 vitórias consecutivas apenas “fechando a casinha”. Então pergunto: qual é o problema de adotar a tática de fazer um gol e jogar fechado? &;-D

      • Gosto do Zé Ricardo, mas ele precisa ¨variar o repertório¨ para segurar o resultado.
        O Ricardo Gomes sabia que se o Flamengo abrisse o marcador iria abdicar de atacar como faz em todos os jogos, foi assim inclusive contra o Atlético Mineiro, assim ficou mais fácil para o Botafogo, atacar sem ser incomodado
        Acho também que o Zé Ricardo com menos de dois meses não conseguiu implantar outros esquemas táticos,
        Mas daqui pra frente precisará em alguns jogos ,ao invés de retrancar ,surpreender com jogadores de velocidade descansados jogando de fato contra atacando quando tiver vantagem no placar. Acredito que se o Flamengo tivesse feito isso contra o Botafogo, nosso resultado fosse outro, ou seja defender , mas em hipótese alguma deixar de atacar.
        SRN em qualquer situação!!!

      • Acho que Flamengo, em toda a sua história não joga pra se defender. Ele sempre armou times para atacar, e com velocidade, os adversários, tanto é que todos os comentaristas falam isso e nós que torcemos percebemos. É até válido que feche atrás depois do gol, mas colocar todo mundo dentro da grande área é complicado. O Flamengo pode mais. Eu sei disso.

      • VAI TNC! VASCAINO!

  • Infelizmente ele acha que “segurar” o resultado é botar um caminhão de “perna de pau” pra marcar, bem feito, deveria ter perdido, e merecia demissão minutos depois, por ser “inexperiente”, espero que aprenda, porque não foi a primeira vez que fez isso, se tornar a insistir com isso que chama de estratégia, não demora e sua saída será sacramentada, e claro, veremos sim se é moderno ou “Joel repaginado”, acredito que por essa vez “passa”, lembrando novamente que não foi a primeira vez que fez isso, a última lembrança foi justamente contra o Atlético, a sorte que o time mineiro (muito desfalcado), estava em um dia terrível, e nem na bola aérea conseguiu surpreender o rubro negro, vale lembrar também da “fragilidade” do Botafogo, com todo respeito a instituição, não se pode perder pra esse time do Botafogo, onde de longe vimos muitos pontos fracos, esses que sem fazer força o Flamengo explorou e fez 3 gols, nessa hora lembro do Vanderlei dizendo, não se iluda com placar, tem chance mete gol baralho, não pode dar sopa para o azar, o Zézin deu e ainda por cima deu nome de estratégia a lambança que consegui, isso mesmo ele consegui fazer na Ilha, escuta uma coisa professor, futebol não é xadrez tá ouvindo, existe sim estratégia, mais isso que consegui fazer com o Flamengo chama-se suicidio!

  • Boas observações Mauro
    Fico a pergunta no ar, vai montar um time ofensivo com Cirino e Everton jogando rigorosamente nada (Tah o Everton jogou bem nessa RDD) fica dificil..

    O que sempre me deixa irritado é essa insistencia com o Cirino, tanto que teve que colocar o Canteiros em seu lugar… as ideias do Zé foram boas os jogadores que não renderam, o Neilton consegui fazer gol de cabeça com o Juan na sua cola! O terceiro gol foi ridiculo erro da marcação gritante…. segue o Jogo!

  • Espero que o Zé mané tenha assistido o jogo do Palmeiras ontem p aprender com o Cuca, vencendo fora de casa e p o Inter que é muito melhor que o Foguinho e ainda assim manteve o time p frente….
    Porque Canteiros? Só pode ser p valorizar o passe para venda assim como o Cirino.

    • Cara, penso do mesmo jeito.

  • Acho que as substituições foram boas, a questão é que elas não renderam o esperado. Quando um time com 4 volantes toma dois gols bobos daqueles? Sinais que ou essa formação não foi treinada ou os jogadores tavam em Nárnia.

    • Quando vc vê que o Airton tem melhor passe e melhor controle de bola que o Cirino… e vc vê o Canteros entrando no lugar do Cirino… com o jogo 3×1… tb pensei… boa substituição…
      Mas o Canteros só acertou 1 passe… errou de cabeça e com o pé… eu teria colocado o Adryan, mas n achei o Canteros uma ideia ruim…
      O Everton pelo Cuellar tb achei de boa… reforçava a marcação, já que o Botafogo estava com mais um meia… e me parecia valido até então…
      A merda foi o Neilton ganhar de 3 defensores… do Juan n ganhar no corpo de um cara com metade do tamanho e do peso dele…
      A merda foi o Salguero virar com 3 na marcação dele e chutar… sem ninguém deslocar ele nem no corpo…
      Nosso elenco é limitado… tanto é que o Cirino é titular.

  • Parece uma maldição, o Cristóvão nunca havia jogado com 3 volantes em lugar nenhum, mas no Flamengo ele teimava com essa formação, e agora até o Zé Ricardo faz isso agora, o Flamengo tem muito azar.

    • CONCORDO!

  • Zé ricardo tem que confiar no seu trabalho e no grupo que tem. Colocar os melhores, parar de teima, que na verdade para mim é insegurança. Uma coisa é a base e outra é o profissional. Zé Ricardo tem um grupo forte, como a tempos o Fla não vinha tendo, e com a chegada quase certa de Diego vai ficar mais inda, mas o Zé ainda é “verde” falta sim rodagem, experiência que fica claro quando mexe no time, ele se perde, e isso é um problema…técnico tem que saber mexer e variar o esquema.
    O Flamengo tem tudo para brigar por vaga da liberta e titulo, mas não pode ficar perdendo pontos “ganhos” e bobeira, Zé Ricardo tem que achar o equilíbrio entre atacar e defender. O Flamengo faz poucos gols e isso custa caro até para decidir um G4, Atlético-PR ficou no G4 por saldo de gols, só para ilustrar. Se pode ganhar de 5, porque se contentar com 1. Zé é contigo agora. Boa sorte e mude seus conceitos.

    • Discordo. Ele tem que colocar: 1) quem está bem (não é caso do Cirino); 2) quem está mais alinhado com o esquema tático (é o caso do Márcio Araújo, em que muitos criticam mas até agora, não vi o nome dele “relacionado” no “Bola Murcha”).

      Quanto às posições, estas decididas pelo saldo de gols são puro acaso quando o campeonato acaba, especialmente depois de umas trinta e poucas rodadas. E muitas vezes, antes do campeonato acabar, as 4 primeiras posições já estão praticamente decididas. Entre jogar ofensivamente e sofrer o risco de tomar gols (pois o adversário não tem mais nada à perder) ou jogar fechadinho, prefiro a segunda opção. Exceto, em casos especiais. &;-D

      • Me desculpe, mas Cirino(como citado), Jorge, Guerrero, não estão bem, e são titulares. *Canteros está parado ha tempos, poderia ter colocado outro (não é o melhor), MA não é a questão em si…o que Zé fez e arrumou um pouco o meio,(ainda deixa espaços, mas está no caminho), foi o Arão ter recuado, isso protegeu mais o meio e compactou mais, ai MA que faz o básicão, não fica na “podre”. Quando fica no mano a mano, complica e muito… Cuellar a meu ver é muito melhor e faz o que MA faz, com mais qualidade. Passa melhor, sai melhor com a bola…MA toca pro lado, corre, *mas não vem bem, no jogo contra o Gambá falhou, Contra o Atlético-MG quase entrega a Rapadura…contra o bota fogo, marcou o vento… e ai, porque não pode sair e dar lugar ao Cuellar para testar. Já que tem que jogar os melhores. Ah! Esquema, me desculpe mas não vejo em que Cirino possa ajudar, Cuellar tem características de 1º volante e sabe marcar, não iria alterar em nada nesse contexto. Estou seguindo a sua lógica…então não é bem assim. temos um bom elenco e o técnico deveria fazer um rodízio. Opções boas tem. é só minha visão. SRN.

      • TA DANDO MUITO CERTO JOGAR ATRAS NE SEU CRETINO! CALA BOCA!

      • Entendi seu ponto de vista. Parabens pela coragem, a galera ia querer limar voce se tivessem lido isso a um dia atrás kkkkkkkk

        Eu concordo contigo. Escrevi sobre isso. Pode compactar o time, jogar atras da linha da bola, não fazer subsituições aos 30 do segundo tempo, tirando alternativas de jogo,

  • O maior problema deste time é a marcação. Enquanto o Zé ou qualquer outro treinador não colocar em prática a marcação pressão assim que perde a bola, a marcação dobrada ou triplicada no homem que está com a bola e principalmente o que não vemos a anos no nosso time voltar parando a jogada ir picotando o jogo até que o adversário se canse, esmoreça e perca a concentração e o impeto não vai ser Zé, nem Pepe, nem ninguém que vai dar jeito neste time e nem fazê-lo chegar a lugar nenhum que não seja uma posição decente na Tabela.
    O primeiro gol do Faísca é um lance tipico do que muitas vezes acontece durante o jogo e é um dos principais defeitos da nossa marcação, ou falta dela né? Cirino vem fingindo que vem correndo, correndo para não chegar como ele faz sempre, que não está se atirando no chão e simulando faltas, e para no meio do caminho e deixa o mlk lateral esquerdo deles virar no Nilton Santos.
    Pram mim ele não é nenhum dos dois, nem Coutinho que tinha um timaço e um cabeça de área que jogava sozinho mais do que todos esse que estão lá juntos, e nem o ‘Papai Joel’ que nos livrou de poucas e boas e fez um milagre de nós tirar uma vez da lama para nos levar a uma Liberta e só e visto hoje em dia pelo que não fez. Pra mim o Zé é um treinador em formação e como qualquer um em formação ainda vai ter que errar, só vai aprender errando pelo jeito e ainda não da para definir se vai ser o grande treinador que tem potencial pra ser ou não, mas o fato é que ainda que ele tenha culpa pelo fato de estar errando mais quando troca do que quando escala até, pra mim no frigir dos ovos o culpado maior pra mim são os jogadores porque pra mim treinador não ganha, pode até perder, mas não ganha, quem ganha jogo é jogador.

  • O maior problema do nosso time é marcação isso se mostrou muito mais latente neste jogo em que mais uma vez deixamos a nossa entrada livre para os arremates do caras. O time tem um problema crônico de marcação na frente da sua área e isso acontece não só por culpa do nosso treinador mas por causa da ruindade dos nossos volante o Arão é um bom volante já fez grandes partidas e nos ajudou a conquistar resultados em varias ocasiões mas deixa a desejar na marcação e o Caramujo não faz bem nenhuma das duas funções que deve fazer um volante. A outra coisa está ligada a essa, o nosso time não volta marcando os adversários e deixa eles prosseguirem a vontade sem marcação muitas vezes durante o jogo, eles para no meio do caminho ou em menos na metade do caminho é comum ver o Mancuello, fazer isso o Everton fazer isso, o Caramujo e o Cirino então é brincadeira basta ver o que ele fez, ou melhor não fez, naquele primeiro gol do Faísca, simplesmente parou a corrida e deixou o cara chutar como quis. Não sei se o maior culpado disso é o Zé porque nenhum treinador corrigiu isso ai até hoje mas é claro que ele como treinador deveria enxergar e treinar isso ai, ele tinha ou vai ter que entender ( ele e qualquer outro que for treinar este time ) que tem que voltar matando a jogada truncando o jogo até o adversário se cansar, esmorecer se desconcentrar e ir perdendo o impeto enquanto a gente vai se organizando lá atrás porque se ele não se tocar pra isso infelizmente não vamos chegar a lugar nenhum neste Campeonato a não ser uma posição honrosa na tabela e talvez ele não emplaque 2016 no comando.
    E pra mim ele não é nem Coutinho e nem Joel, mesmo porque o professor Joel embora agora ninguém nem lembre mais nos tirou do buraco mais de uma vez, até nos tirando da lama para levar para Libertadores e isso não e ganhou título também e isso não é pouca coisa e o professor Claudio Coutinho tinha um timaço e um cabeça de área que jogava mais do que todos esses que nós temos la juntos.

  • Zé Ricardo é um Joel Santana sem status, pois não tenho nenhum título é não vai chegar n.perto do papai Joel. Zé Ricardo tem que entender que a.melhor defesa é não dar chances ao adversário de jogar, portanto tem que marcar o campo todo a todo momento, essa é a tal da oi intensidade, jogar o tempo tempo todo sem diminuir o ritmo. Colacar volantes e volantes ruins como nós temos, é charma o adversário pra cima. Tinha que ter tirado o Arão que tava uma bosta no joga, morto e lento, fazendo jus ao apelido de Arão lentidão.

  • Cirino marca tão bem que deixou o lateral do botinha livre na hora do gol, não estava sendo marcado por ninguém e o mais perto advinha?ele mesmo Girino. comparar Zé ao Joel não dar tbm, claro ele é retranqueiro sim, mas é o estilo jogo do cara sempre foi assim não mudou isso agr, ele não é técnico na minha visão e um auxiliar de alto nível, o negócio dele é dar padrão ao time mas quando o negócio é montar o time ele já fraqueja.

  • Ótimo texto, lúcida análise. Ao mesmo tempo que ele deu um padrão ao time ele peca nas suas escolhas e subistituicoes, porém o mais preocupante é que ele em entrevistas dadas diz que não irá mudar, que cirino e Araujo continuam e que o esquema tático e esse.
    Zé Ricardo não é um técnico moderno ou inovador, não se compara ao roger do Grêmio que foi uma exceção (assumir o time e dar conta do recado com personalidade), Zé Ricardo tem seus méritos, claro, mas lhe falta muita experiência, bom senso e principalmente coragem.
    Deixando de lado o fanatismo mas quer um exemplo de técnico que precisou de tempo e experiência e vem crescendo? Jorginho do Vasco, isso mesmo. Treinou alguns times, inclusive o nosso e após passar por todas essas experiências vem fazendo um bom trabalho e crescendo muito. (Ele anulou taticamente o Flamengo em todos jogos que tava no comando do Vasco).
    Então meus caros, Zé Ricardo e um burro com sorte e devido a suas insistências é questão de tempo até ser demitido, e com razão pois no papel tem um dos melhores elenco do Brasil e se contenta covardemente e imbecilmente com jogadores como Marcelo cirino, Fernandinho, Márcio Araújo, etc.

    • Um burro que deu um padrão tático ao time em um tempo curtíssimo e que à todo o instante está pleiteando uma vaga no G4… &;-D

Comentários não são permitidos.