De volta para casa

Compartilhe com os amigos

Volta Redonda, Cariacica, Brasília, Juiz de Fora. Várias foram as “casas” do Flamengo em 2016. É triste ver o Mais Querido mandar jogos longe de solo carioca. É esportivamente prejudicial ao clube. Da mesma forma que os torcedores cariocas sentem saudade de ver seu time em campo, o time sente saudade de seus torcedores locais.

A longínqua data de 14 de fevereiro de 2016 foi a última em que o Flamengo jogou uma partida na capital do Rio de Janeiro. Neste dia, confrontamos a equipe do Vasco da Gama, que atuou como mandante no estádio de São Januário. Perdemos o jogo pelo placar de 1 x 0 e por jogar em campo rival, não nos sentimos necessariamente em casa.

Agora, se levarmos em consideração apenas partidas como mandante, a orfandade dos torcedores rubro-negros é ainda maior. O último jogo foi a mais de 7 meses atrás, ainda no ano de 2015, pela última rodada do campeonato brasileiro, em uma derrota para o Palmeiras por 2 x 1 no Maracanã.

Entretanto, após um longo período peregrinando Brasil a fora, o rubro-negro enfim voltará a jogar “em casa”. Mas nem tanto. O jogo é na capital do Rio de Janeiro, mas o mando de campo é do Botafogo, na recém-reformada Arena da Ilha. Naquele mesmo estádio em que tanto o Flamengo, quanto o Botafogo, usufruíram em 2005, quando o antigo Maracanã entrou em obras para os jogos Pan-Americanos de 2007.

Infelizmente, graças as recentes desavenças entre as diretorias, o Botafogo decidiu liberar apenas 10% da carga total do estádio para a torcida rubro-negra. Nada de torcida dividida como comumente vemos nos clássicos cariocas. Apenas 1.500 felizardos rubro-negros poderão matar a saudade de ver ao vivo o Mais Querido em campo. Essa quantidade de torcedores que estarão presentes no jogo é irrisória perante aos 40 milhões da maior torcida do mundo.

Porém, tenho a certeza de que esses 1.500 rubro-negros farão mais barulho do que o restante alvinegro no estádio. A torcida se inflamará e contagiará o time como se estivessem em pleno Maracanã lotado, tamanha é a saudade dos flamenguistas cariocas.

Torço para que a diretoria resolva logo esta questão de estádio, para que voltemos a ver nosso clube desfilando seu futebol em solo carioca com mais frequência. Que assumamos de uma vez por todas a gestão do Maracanã ou que saia do papel a construção da “Arena do Urubu”. Os torcedores cariocas não merecem ficar sem ver o Flamengo, da mesma forma que o Flamengo não merece ficar sem ver os torcedores cariocas.

Que os 1.500 façam o barulho de 40 milhões. Que os 40 milhões se sintam representados pelos 1.500.

Curtinhas pós e pré-jogo:

Flamengo 2 x 0 Atlético-MG – Ganhamos e convencemos. Freamos a boa sequência de um possível adversário direto. Mancuello começou como titular e mostrou que não pode ser banco nesse time. Zé Ricardo precisa arranjar uma maneira de colocar o meia argentino junto com Alan Patrick no time.

Botafogo x Flamengo – Não podemos dar sopa para o azar e temos que emplacar uma boa série de vitórias nos próximos jogos. Porém, clássico é clássico. Já vi muito time considerado melhor perder clássico para adversários infinitamente piores.3

Bruno Petrocelli

bruno.petrocelli@colunadoflamengo.com.br

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É “comovente” a preparação do foguim, para este jogo contra o CRF. Para eles, trata-se de uma final de copa do mundo. O Fla, e essa sua sina de ser o gigante a ser derrotado. Notemos que, todo e qualquer time , Brasil a fora, recupera logo logo seus jogadores que estejam no DM, quando do enfrentamento com o Fla.

    • Realmente, mas e quando os goleiros frangueiros resolvem segurar tudo contra o Mengão? kk SRN

  • Tem que ganhar e ganhar bem. No jogo de volta, 06/11, já terá Maracanã. Fazer boa publicidade e dar 10% da capacidade para o botafogo também. Tem que ganhar bonito hoje e lá.

    • Concordo em dar somente 10% da carga para o Botafogo no jogo de volta Anderson. Continue acompanhando o site e minhas colunas.

    • Se dermos 10% pra torcida do Botafogo fica uns 3% vazio…

  • Na boa, não sou do RIO, assisto todos os jogos pela TV, exceto contra o Figueirense, eu adoro ver o mengão jogar pelo Brasil afora e mostrar para todos que em qualquer lugar que o Flamengo for, nossa torcida estará presente…..nenhum outro time do Brasil pode fazer isso….

    • O Fla só não enche casa no Rio de Janeiro.
      Públicos ridículos em Volta Redonda. Fato.
      Prefiro ele em Cariacica Brasília São Paulo.
      A torcida comparece.

      • Volta Redonda não é na capital do Rio, Eduardo F. Alvarenga. Inclusive coloquei na minha coluna como um dos mandos longe de casa. Continue acompanhando o site e minhas colunas.

        • São Paulo é a capital de São Paulo.
          E lotou.

      • Volta Redonda não é na cidade Rio de Janeiro, nem da região metropolitana o estado

        • Mais e do Estado. Desculpa esfarrapada pq nos últimos anos o Fla só enchia estádio na final isto porque nós torcedores de outros Estados invadiamos.

          • Então vamos fazer todo ano uma turnê pelo Brasil pq é melhor né, é fácil encher um estádio onde o time não joga faz anos ou joga 1 vzs por ano

            • Continua tampando o sol com a peneira. Os cariocas estão devendo amor ao time e faz tempo.

            • Pode mandar todos os jogos em SP… nos enchemos… kkk relaxa somos todos fla.

  • Perfeito. No aguardo do Fla novamente em SP.
    Botinha besta vai ter preju, sua torcidazinha não enche estádio.
    Bora sacolar, nada de entregar o ouro igual pro FluC.
    Afff

Comentários não são permitidos.