Dois meias ou três atacantes? Chegada de Diego vai forçar mudanças no Fla

Compartilhe com os amigos

Com muitos jogadores à disposição no setor ofensivo do elenco, o técnico Zé Ricardo ainda vem testando diferentes formações no Flamengo. Contra o América-MG, por exemplo, ele montou um time com dois meias: Alan Patrick e Mancuello. Nesta semana, Diego deve começar a treinar no clube e vai, obviamente, ocupar espaço na equipe titular. A entrada deste jogador vai forçar pelo menos uma mudança na escalação, porém o esquema tático também pode ser alterado.

Assim como Muricy Ramalho, Zé Ricardo comandou o Flamengo, na maioria das vezes, com jogadores abertos nas pontas. Everton, Fernandinho ou Marcelo Cirino jogam neste setor, facilitando para Guerrero na frente.

A ‘boa dor de cabeça’ deve se concentrar na criação com a entrada do reforço. Alan Patrick vem sendo o principal armador do Flamengo neste ano, mas Mancuello é o maior investimento do clube para a temporada – em termos de aquisição -, já que ele custou cerca de R$ 12 milhões.

Ederson, Adryan e Gabriel, outras opções, são polivalentes e podem jogar como meias ou também como pontas, assim como Fernandinho, Everton e Cirino. O ainda pouco utilizado Thiago Santos é outra alternativa. Isso sem falar em Emerson, que está em fase de transição do departamento médico para o campo.

O meia Alan Patrick não se mostra intimidado com a chegada de Diego e garante que vai seguir lutando por espaço no time.

– Diego é um grande jogador, e quem tem a ganhar com isso é o Flamengo. Ele vem motivado, mas eu também estou preparado e motivado. Somos da mesma posição e, claro, que a disputa acontece. Se o treinador quiser jogar com um meia ou dois, é com ele. Mas todo jogador quer jogar, e vou buscar o meu espaço – disse o camisa 19.

Fonte: UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ————–Muralha—————
    Rodnei—-Donatti–Juan—-Jorge
    —————Cúellar—————-
    ——Arão———Mancuello—
    —————-Diego—————–
    —————————-Éderson–
    —————Guerrero————-

  • ————–Muralha————-
    Rodinei—Rever—Donatti—Jorge
    ——Arao————Mancu——–
    ———–Diego–Alan——-
    ——–Guerrero—Ederson——-

    Mancu e como um segundo volante que sai pro atk assim como o Arao, Diego e Alan são os Armadores, pode colocar o Everton no lugar do Ederson, mas pra mim Ederson tem mais qualidade, Everton seria bom para um contra-ataque

  • ele jogou com 2 meias? mancuello não é meia,é volante ou no maximo 3 homem de meio campo.. e o zé foi professor pardal 2 vezes pq centralizou o mancu de armador e abriu o a patrick na esquerda,jogou no 4231 com m araujo e arão fernandinho de ponta direita alan aberto pela esquerda e mancuello centralizado..
    442 losango,no lance do gol anulado,o time estava ocasionalmente armado assim e foi a melhor jogada da partida..o Dia que for cuellar de volante arão de meia/ala direita,mancu de meia/ala esquerda e diego centralizado de armador solto com guerrero e damião/ederson/vizeu na frente,aí sim sera um 442 autentico

  • Ficou claro na entrevista do Muricy que o flamengo vai adotar um esquema único que será o 4 2 3 1. Não veremos o 4 4 2 em prática. Casualmente pode acontecer

    • Eu gosto muito desse 4231

  • Um meio com Mancuello/AP e Diego não deixa o time lento, é questão de treino e entrosamento, do que adianta velocidade sem qualidade, a qnt tempo somos o time da correria e com pouca produtividade. Um time mais técnico pode ser rápido sim, o que tem que correr é a bola, so olhar o meio do gremio por exemplo, ou até o corinthians campeão do BR 2015, times rapidos, com meias lentos, porém com qualidade de passe. Movimentação e boa troca de passes, isso deixa o time rápido. Sem falar que ainda tem os velocistas que podem fazer dupla com o Guerrero, ou ate compor o meio campo, para puxar contra ataques por exemplo, com elenco que temos, pode se fazer um time com essa mescla de qualidade e velocidade tranquilamente.

    • vc faou tudo meu caro,nosso time ja joga assim desde 2014 com o luxa e parece nunca estar entrosado,defender pontas pq corem atras de lateral é dose…442 losango é a bola da vez é o famoso feijãozinho com arroz que da certo meu amigo,totalmente equilibrado…nosso time sequer consegue contra-ataques perigosos que resultem em gol,o que se ve é o everton perdendo a bola,o cirino tentando cruzar e acertando a propria mão…olha,é difícil…Tem muita gente que fala em modernidade e tal pra defender a correria,mas quendo o time é bom,quem corre mesmo é a bola e o adversário atras dela…enfim..

    • Ao meu ver o problema é o equilíbrio entre ataque e defesa… Essa formação fuça mais lenta na recomposição. Caso o time consiga manter a posse de bola, com qualidade de forma que o adversário fique acuado no campo de defesa é o ideal… Vão contrário a tendência é o time apresentar um futebol mais vistoso, tendo volume de jogo e tomando gols de um adversário mais fraco que joga recuado explorando contra ataques, principalmente pelas pontas… É algo que tem que ser testado com cuidado, por isso o Zé Ricardo resiste… Mas é interessante.

  • Tem uma escalação que me agrada e pode ser usada, pelo menos ao meu ver de duas maneiras distintas (podendo ser até mudada durante o jogo pra defesa e ataque).
    Muralha, Rodinei, Donatti, Rever, Jorge, Cuellar, Arão, Mancuello, Diego, A. Patrick, Guerrero.
    A variação viria no meio, com uma primeira opção um 4231,
    com Cuellar e Arão, Mancuello (esquerda), Diego (central), A. Patrick (direita)
    ou
    4321 com Mancuello (fazendo a função que ele fazia no Independiente) , Cuellar e Arão mais recuados e A.Patrick e Diego a frente.

    É um time mais lento, sim, porém com uma técnica incrível, passe refinado e perigoso, alem das bolas que chegariam até o Guerrero com muito mais frequência, e mais “redondas”, o poder de chute de fora dá área da equipe aumenta muito com esses três no meio.

    a segunda vejo num momento defensivo da equipe, com Mancu recuando, e Diego, A. Patrick e Guerrero dando um primeiro combate.

    • Eu só colocaria o Éderson no lugar do A. Patrick. O Éderson é um jogador mais versátil. Pode jogar como atacante pela esquerda e como meia. Além disso, A. Patrick e Diego possuem as mesmas características.

      • E tem gente que ainda acredita no ederson

        • Sim, e tem torcedor que acredita que é especialista em futebol e sabe mais do que os caras que estudaram e trabalham com isso todos os dias. Nosso papel como torcedores é apoiar o time e os jogadores.

          • Não sou uma mula, que enxerga o que querem que eu enxergue. Acredito que esses tais “profissionais”, a que você se refere, devem ser bem amadores, basta olhar para fernandinho, gabriel, chiquinho, cirino, sheik, ma de titular…

    • Excelente Jardel!

      Penso o time com as mesmas peças que você citou, e as mesmas variações.

      E o que tem nos faltado nos últimos anos: você olhar pro banco e poder chamar no segundo um Ederson, um Adryan, até o Canteros que não esqueceu de jogar bola, sem que a qualidade caia.

      Discordo de algumas peças que o ZR tem utilizado, mas apoio a mudança que ele conseguiu implementar no campo e principalmente no psicólogo dos jogadores.

      Em pouco tempo estaremos de novo no nosso lugar de direito. No topo!!

      Abçs!

      SRN!!

      • O que eu acho que poderia acontecer é o Fla se livrar de alguns jogadores, principalmente M. Araujo (não vem comprometendo, mas já deu, bola no pé dele é parar o time inteiro por sorte o contrato termina no fim do ano, torcer pra não renovarem denovo), Cirino, Fernandinho, Gabriel, Emerson e talvez o Everton (apesar dos pesares, destes que jogam pelas pontas é o menos pior, é polivalente e destes, é o único que joga com raça).

        Com o espaço e o dinheiro que conseguir destes jogadores trazer 2 jogadores rápidos de qualidade que tenham visão de jogo e um passe de qualidade e saiba finalizar, não apenas velocistas, justamente pra em determinado momento, caso precise dar velocidade ao time, vc ter alguém que possa entrar e realmente fazer algo, e não apenas sair correndo como os que tem hj no plantel.

        • Concordo!

          Tanto nos pés dele, como quando nossos zagueiros e laterais estão com ela. Falta ele dar opção pra sair jogando. E nisso o Cuellar dá de goleada no MA. E marca tão bem quanto.

          Claro, eu gostaria que o MA fosse um Schweinsteiger brasileiro, mas não podemos cobrar essa técnica toda dele. Uma coisa pra se elogiar dele é o respeito pelo Manto. Dedicação nunca faltou. Acho um bom nome para compor elenco.

          Agora, meio/ataque acho muuito válida a idéia do ZR. O que mata são as peças. Cirino, Fernandinho, Gabriel, absolutamente não dão mais. Correm demais, mas parece que o cérebro para de oxigenar na hora de definir. Não sabem se cruzam, se finalizam, se continuam correndo. E recompõem tão mal quanto atacam.

          O Cirino (sem implicância, juro) ainda tem um agravante. O cara não tem fundamentos básicos. Um domínio, um passe com a minima qualidade… Nada!!

          Nomes de jogadores que são velozes, e aliam qualidade técnica com consciência tática existem. Luan (Atletico MG), Dudu (Palmeiras) e outros estão aí pra mostrar que é possível.

          E melhor ainda. Temos em casa o Adryan, depois de 2 temporadas fora acredito que tenha amadurecido nesse ponto. E a molecada da base. Thiago Santos, Paquetá…

          Apesar de tudo, vamos continuar acreditando. O FLAMENGO é muito maior q isso. Até dezembro teremos coisas boas.

          SRN!!

  • Na 17ª rodada do campeonato do ano passado o Flamengo perdeu para a Ponte Preta por 1×0 com o seguinte time:

    P. Victor, Pará, C. Martins, Wallace, Jorge, M. Araújo, H. Canteros, A. Patrick, Éverton, E. Sheik e Guerrero

    Mudou bastante o time do ano passado pra cá rs…

  • Acho que dá pra jogar com 2 meias… mas tem que ter um sistema defensivo bem solido… acredito que o nosso ainda não pode ser chamado de bem solido…

    Mas acho que dá pra jogar com 1 primeiro volante (Cuellar, Vaz ou Marcio Araujo, Ronaldo) 2 segundo volantes (Mancuello, Arão (na reserva do Arão o Canteros)) e um meia (Alan Patrick ou Diego)…

    Se precisar deixar o time mais rapido pode substituir o Mancuello (SEGUNDO VOLANTE) pelo Everton… perde em habilidade e ganha em velocidade.

  • * Guerrero – Vizeu – Damião: joga um desses dois. Não adianta querer enfiar centro avante, eles ficarão longe do gol, isso é impraticável, a não ser que seja no seu FIFA.

    * Pelo que conhecemos do ZR, Mancuello deve jogar com Diego, depois de treinado e acertado o time. O Diego não precisa estrear sem estar 100%. Eu e toda torcida esperamos muito dele, então é possível que entre no segundo tempo no seu primeiro jogo, e pouco a pouco assuma a titularidade. É melhor um jogador bem preparado e totalmente apto, já que possuímos bom elenco.

    Claro que da pra jogar com dois atacantes fixos. Claro que da pra jogar com 3 meias. Assim como da pra jogar com 4 volantes.

    Equilibrio é fundamental. Jogadores de velocidade são importantes pro elenco e vez ou outra entrarão no time titular para dar amplitude e mobilidade, além de fortalecer as laterais do campo. Tem dúvidas sobre isso? Discorda? Faça uma análise dos bons times, dos esquemas que são efetivos, montados por Roger, Cuca.. a diferença é que nossos jogadores e velocidade são Fernandinho é Marcelo Cirino. O Palmeiras achou um Roger Guedes muito produtivo. Grêmio tem um Luan polivalente, um Everton muito rápido e eficiente. Alguns dirão até Negueba. Eu prefiro não pronunciar o menino de alegria nas pernas.

    Fato é que os conceitos não mudarão totalmente. As idéias de jogo do Zé Ricardo tem um princípio muito bom. Ele anda se enrolando nas substituições sim, em colocar o time para trás quando não deve, mas o mais importante ele tem: padrão de jogo eficiente. O time entendeu isso, e, com ou sem Diego, temos muito a crescer.

    • O Bayern brincou com o barcelona jogando com quatro na frente. Dois pontas e dois avançados. Apenas dois no meio e um deles um meia. Claro o Flamengo não é o elenco do Bayern mas os adversários também não são o Barcelona.

      • Tempo!

        Calendário!

        • Sem a bola eles passaram a maior parte do tempo. O Barcelona, como quase sempre, teve maior posse. Para marcar eles se agrupavam, diminuindo os espaços entre um e outro. É claro todos marcavam e todos jogavam.

      • Como eles funcionavam sem a bola? Como nosso time funcionaria?

        Se você tiver argumentos.. kkkk

        • Agora realmente o calendário não ajuda. Mas o que parece ser pior mesmo é a mentalidade, até do próprio jogador. Hoje estamos ficando atrás até na América do Sul.

  • Muralha
    Réver. Donati

    Rodinei. Jorge
    Cuellar
    Arão. Mancuello
    Diego

    F. Vizeu
    P. Guerrero

    • Bom time pra escalar no FIFA 16

    • Mano, acho que dois centroavantes não vai dar certo. Acho que ele pode armar no 4-2-3-1, o famoso 4-1-4-1, que acho o mais provável que ele faça isso com tanto meia bom. Acho muito dificil ele jogar com o AP e Diego. eles jogam da mesma forma e ocupam a mesma faixa do campo. Ou então o 4-3-1-2 e coloca o Mancu, Arão e Cuellar na linha de 3, Diego na Frente e Guerrero com um parceiro rápido e bom.

  • “Everton, Fernandinho ou Marcelo Cirino jogam neste setor, FACILITANDO para Guerrero na frente”. Eles fazem tudo, menos facilitar qualquer coisa.

    • Kkkkkkkkkkk. Acho muito difícil jogar dois meias, no máximo um meia e um meia atacante.

      • Quem que joga com dois atacantes kkkk isso é impraticável. Tem cada maluco

        • Se for pra jogar com Vizeu e Damião no ataque eu concordo que o ataque vai perder mobilidade… agora se for com Guerrero e Vizeu eu acho que pode dar caldo…
          Até prefiro um segundo atacante com velocidade… mas só temos velocistas… n temos atacantes… Cirino n sabe dominar uma bola… Fernandinho é muito individualista e na maioria de suas tentativas não acerta nem o gol… Gabriel Peteleco o nome já explica tudo… e o Everton é um colaborador polivalente… n é atacante…
          Com o atual elenco o melhor ataque seria na minha opinião Vizeu e Guerrero.

          • Você consegue enxergar que são jogadores que rendem próximos do gol? Algum dos dois teria que jogar fechando espaços do primeiro volante, com o que faz o Patrick, isso é fato. Logo, o Patrick, ou Diego, teria que fechar e correr atrás do segundo volante adversário (sacrificando os nossos melhores jogadores). Tudo para que tivéssemos dois atacantes. Ok.

            Esse atacante mais recuado, quando em contra ataque, receberia essa bola no campo de defesa. Já imaginou a velocidade pra ele correr pra área do campo onde ele mais rende ? Quanto tempo isso demoraria? Compensa pro time sacrificar um pouco o meia mais avançado em prol de dois jogadores com características semelhantes?

            Por que não da pra deixar os dois atacantes nos dois zagueiros. Sempre teriam superioridade numérica na nossa defesa. Esses são alguns dos motivos nos quais não pra implentamentar como filosofia de jogo um esquema assim. Não com o nosso calendário, não com as características dos jogadores que temos.

            Aguardando o Ederson pra cumprir com mais mobilidade sua função.

            • Se a marcação aplicada for a partir da intermediária adversária, pode ser feito se os atacantes tiverem alguma noção defensiva. O que eu vejo em marcações sob pressão é que não há a correta coordenação entre os atacantes e o meio, que não fecha os espaços atras dos atacantes, deixando um buraco no meio. O nosso time era uma peneira por isso, o ataque marcava alto, o meio não fechava os espaços, deixando adversários livres para receber os passes nas costas dos nossos atacantes e a zorra tava armada. Não importa o esquema, os homens mais avançados terão que marcar, sacrificando algo de sua ofensividade. Se o Diego não cobrir espaços, vai ferrar nossa zaga.

              • Mas ele cobre, isso tenho certeza que ele fará. Noção tática dele é ótima.

                O problema que eu vejo Dieki, é que um Vizeu ou Guerrero quando pegam a bola longe da área, tendem a demorar mais tempo pra se aproximarem do último terço do campo. Quando um jogador de velocidade tem a bola num contra ataque antes da intermediária, ele abre o jogo, arrasta um com ele em deslocamento, muito mais rápido que um Vizeu. Cirino se jogasse o que ja jogou, seria perfeito pra isso. Cria mais. Mesmo que não seja pra ele. Agora imagina puxar contra ataque com Vizeu e Guerrero ? Vão trocar três passes e mal passariam do meio campo. Mesmo que o Felipe seja mais rápido e móvel.

                Um Everton precisa trocar 3 passes pra receber a bola na cara do gol. Tá certo que a maioria das vezes ele erra kkkkk mas aí é outro problema.

          • Veja Thiago, temos muitas questões com o time sem a bola, e até mesmo com a bola. Ultrapassagens e puxadas rápidas de contra ataques são extremamente importantes.

            Ninguém, nenhum bom técnico abre mão disso. O time fica muito lento, afunila muito, e não tem amplitude.

            Oremos pra que algum velocista suba de produção assim como o Ederson subiu.

            • Futebol evoluiu para times com maior marcação e menor vontade de fazer gols…
              O Vizeu e o Guerrero voltam… claro que n como um Cirino… mas com a bola lá na frente eles são objetivos e tem muito mais qualidade que os velocistas…
              Fora que seguram a defesa… o time do Flamengo tem muita posse de bola… e sempre que bate na canela do Cirino perdemos essa posse… tanto o Vizeu quando o Guerrero sabem segurar a bola…
              Toda substituição vem com algum ganho e alguma perda… eu acredito que temos mais vantagens com a entrada do Vizeu…

              Acho que o Thiago Santos deveria ter tido mais chances no Carioca, amistosos e primeira Liga… para quem sabe ser uma opção agora…

              Nixon se machucou, mas apesar de jogar como centroavante ele faz bem esse lado de campo e poderia ser útil, mas foi emprestado…

              Ainda prefiro mais um jogador de meio campo do que ter que aguentar o Cirino e sua turma de velocistas inúteis.

        • Não vejo porque jogar com dois atacante seja impraticavel. Jogar com dois postes é tenso, mas um de pivô e o outro mais livre funciona perfeitamente. Não é raro a área adversária estar vazia porque o guerrero fez o pivô fora dela. Além do mais, um atacante é bem fácil de marcar, dois fortes dá mais trabalho e obriga o adversário a prender mais um. Você diz: e porque a maioria dos times joga no 443? Porque não são times ofensivos, jogam na retranca aguardando o contra ataque. E na maioria dos casos não funciona. O 443 era O esquema nos anos 70/80. Depois perdeu força e agora foi revivido pelo Barcelona. A função de ponta tinha sido sepultada a décadas, voltou com força e ganhou aspectos defensivos. O 442 continua sendo um esquema mais equilobrado, além do mais um bom 433 precisa de muito treino e boas peças, a não ser que vc jogue na retranca.

          • Em outras palavras:

            Um 442 é mais complicado de ser afinado. Os jogadores precisam se adaptar para se posicionarem e fecharem os espaços certos. Os atacantes precisam de ótima orientação tática.

            Um 433 é mais “fácil e rápido” de ser treinado. De se adaptar em campo. Quer um exemplo de falta de consciência tática do time? O Zé espelhou o time contra o Botafogo e fez o terceiro gol. Colocou exatamente a mesma formação do adversário, pra facilitar a marcação e deu certo. O duro foi quando o adversário colocou um ponta e tirou um homem de meio. Tínhamos superioridade numérica mas ineficiente. Os jogadores, por erro do técnico, perderam suas referências e o time desandou. Único erro dele até agora, ao meu ver.

            • Ruan discordo de vc,esse time ja joga no 433,desde o Luxemburgo em 2014 meu caro,e parece nunca ter entrosamento,lógico que mudaram algumas peças,porém foi assim o ano passado inteiro,com cirino,everton,guerrero,m araujo canteros pará,jorge A patrick…pra mim,442 losango seria o ideal,primeiro pq não mexeria na estrutura defensiva,a mudança real seria na pratica recuar os pontas pra faixa intermediária e colocar quem entende do oficio.Me recuso a defender o atual esquema com o argumento de que os mesmos são importantes pra recompor e acompanhar lateral adversário,pois além de não saberem marcar,ainda se desgastam e atacam muito,mas muito mal…Jogamos com jogadores velocistas e quase não fizemos gol de contra-ataque,os caras não conseguem ter uma puxada que leve pergigo ao adversário..enfim…Eu colocaria cuellar centralizado de 1 volante,mancuelo pela esquerda e arão pela direita,jogando de área a área,formando uma trinca de meias atacando e uma trinca de volantes defendendo,isso possibilitaria liberar mais os laterais e tbm abriria a possibilidade de o Guerrero ter um companheiro de ataque,pois o mesmo pena dependendo de cruzamentos que na maioria dão muito errado,No atual esquema não se ve triangulação,não se ve uma tabela,enfim,o time torna-se previsível e desequilibrado.No 442 losango teriamos jogadores no plantel para substituir e manter o esquema como tbm os velocistas pra mudar um panorama e jogar no contra-ataque no 2 tempo,em minha humilde opinião isso não é um bicho de 7 cabeças,aliás não precisa ser nada moderno pra implementar isso…

          • Esquecide completar:

            O 433 é mais fácil de ser colocado em prática com menos treinamento e insistência. Nosso calendário e um absurdo. Imagina você no lugar de qualquer técnico, com a maior torcida te cornetando e pronta pra pedir sua cabeça. Ao meu ver, pra mim, ele já se consolidou. Poderia testas alternativas táticas. Mas isso é utópico. Apenas o tite tinha total segurança no cargo. Até o Roger, pra mim o melhor em atividade, quase caiu depois do início de ano irregular.

        • impraticável ? você é maluco ?

          • Kkkk pois é

    • Me pergunto se quem escreveu isso realmente viu o jogos do Fla, pq pode ter feito muita raiva, agora facilitar pro guerrero…

    • Concordo, eles não sabem cruzar, e eu tenho que me virar …

Comentários não são permitidos.