Em vias de ser devolvido ao governo do estado pela Odebrecht, o Maracanã pode voltar às suas origens. Inaugurado como equipamento esportivo municipal da então capital federal do Rio de Janeiro, o estádio é motivo de negociação do governo do estado com a prefeitura da cidade. A intenção do prefeito Eduardo Paes é fazer Parceria Público-Privada, com apoio e administração conjunta de Flamengo e Fluminense, que finaliza esta semana estudo de viabilidade econômica para conhecer a fundo as possibilidades do estádio.
A intenção da prefeitura animou as diretorias da dupla Fla-Flu. Em mais de uma oportunidade, o Flamengo afirmou que estava pronto para assumir o Maracanã e até administrá-lo com parceiros, o que hoje não é possível por impedimento de edital de licitação do estádio, vencido pela Concessionária Maracanã, encabeçada pela Odebrecht. A crise da própria construtora e do estado do Rio abriu as portas para novo marco regulatório do Maracanã.
Em abril deste ano, em nota oficial, o Flamengo afirmou que era contra a simples sucessão de um consórcio pelo outro sem a participação do clube, o que geraria impasse e um rompimento do clube com o estádio – o time não jogaria em condições em que não fosse protagonista da gestão e administração do estádio. O clube da Gávea quer conhecer e estudar o modelo para entrar no negócio. Comissão formada na Gávea avalia há alguns meses esta e outras possibilidades pra o Flamengo ter a sonhada casa própria.
Em conjunto com o Fluminense, o Rubro-Negro tenta chegar ao modelo de equilíbrio entre despesas e receitas para entrar de cabeça no projeto. Análise anterior já apontava gastos excessivos da Concessionária no funcionamento do estádio – o que era repassado em preço de aluguel e serviços no Maracanã. A dupla Fla-Flu estuda cortar bastante esses custos. Apesar da ideia ser embrionária, o repasse já foi motivo de alguns encontros com dirigentes da Gávea.
Pelo lado do Fluminense, o presidente Peter Siensem também se mostrou entusiasmado com a ideia de dividir a administração do Maracanã com a prefeitura do Rio e com o Flamengo. Peter aproveitou para elogiar Eduardo Paes.
– A ideia é muito boa por diversos motivos. Primeiro que o Maracanã é um equipamento que tem todas as características para pertencer ao Município. Não faz sentido pertencer ao Estado. Segundo que o Eduardo Paes tem sido um parceiro dos clubes cariocas. Ele foi fundamental para viabilizar o nosso CT que será inaugurado em breve na Barra. Com a visão moderna que ele tem, Flamengo e Fluminense tem tudo para construir um projeto com a Prefeitura que torne o Maracanã viável e rentável – disse o presidente do Fluminense.
Fonte: GE
EBM deixa esse elefante branco nas maos das florzinhas e desse governo inutil do RJ, e trabalha p fazer o nosso larga com essa mania de ser nostalgico porra, vc ta tendo a chance de mudar a historia e realiza o sonho de tds os rubro negro de ter o nosso proprio estadio SRN
xô, a Nação quer estádio próprio, não quero mais 120 anos sem estádio !
Tem que ver a viabilidade do Maracanã… construir um estádio tem suas vantagens? Claro que tem… mas suas desvantagens tb… tem que avaliar…
Vai construir na Gávea? pra quantas pessoas? ainda assim vai ter que jogar vez ou outra no Maracanã…
O Maracanã é a casa do Flamengo… se tiver um parceiro pra dividir as contas fixas… e mais um para vender shows no estádio… pode ser muito lucrativo…
Como eu disse, tem q sentar e ver os prós e os contras… hj n temos nada…
O Maracanã seria excelente…
Se já tivéssemos um local CERTO, liberado pra construir… teríamos com o que comprar.
Viabilidade na mão de pessoas serias tem e muito… Agora na mao de politicos e empresas corruptas, ai fica bem difícil, ja que a intenção dessa corja suja sempre sera outra… Eu acho bem dificil isso acontecer, pq muitos que nao sao Fla nem Flu vao fazer de tudo para impedir esse negocio
Tb acho que não será fácil… só que tb acho que o Flamengo n pode desistir sem conhecer as regras… ver os prós e os contras…
E quando digo desistir ainda lembro que nada foi oferecido até o momento…
Só acho que esse sonho do estádio próprio tb é um sonho… e as dificuldades tb serão grandes…
Dificuldades para arrumar um bom lugar, pra arrumar grana pra construir… o tempo que vai demorar até ficar pronto e etc.
E claro… tem que pagar e n pode ser um tiro no pé como está sendo pro Corinthians
A ideia do prefeito é de assegurar alguns esquemas de corrupção que há na administração vigente da Odebrecht. Cuidado Flamengo vc pode está entrando de laranja na história, ABRE O OLHO!
Se a prefeitura tornar isso realidade, se nao ficar so no ti ti ti, sera sim excelente ao Flamengo, ter um estadio novinho, o maior e melhor do Brasil, pronto p uso no melhor local da cidade, a custo ZERO ! Manter as despesas mensais, junto com o Fluminense, nao sera tao dificil, ja que so de patrocinios com placas de publicidade, pode-se faturar muito alto… sem contar com as rendas, faturamento dos bares, e etc.. e outras acoes de Marketing !
Nós sabemos muito bem o quanto a prefeitura tem sido “parceira” dos clubes cariocas.
O Fluminense ganhou terreno para construir CT, o Flamengo por outro lado não ganhou a compensação financeira equivalente. O tratamento foi desigual e nós não esqueceremos disso. Eu pelo menos não esqueço.
além de não ganhar nada, ainda não aprovaram a construção do ginásio de basquete…
Daqui a pouco a diretoria traz o Messi ou CR, mas vão criticar também.
DIRETORIA: VOCÊ É UMA LENDA! Obrigado por fazer um time com administração amadora ser o com maior potencial disparado nas américas. Agora o maior do mundo tem uma administração que merece.
O Flamengo precisa mostrar que não precisa do governo, da ferj e nem da cbf, precisa entrar sozinho e fazer parceria com o flôr, todos querem se aproveitar do mais querido.