Juan e mais um? Formação da zaga gera debate no Flamengo

Compartilhe com os amigos

O Flamengo iniciou o ano em busca da formação ideal da zaga. A defesa foi o setor mais criticado na última temporada e seguiu assim até poucos jogos atrás. Três esperados reforços desembarcaram recentemente no Ninho do Urubu e mudaram o status do elenco no aspecto defensivo.

O setor que já contava com o experiente Juan e o jovem Léo Duarte ganhou a companhia de Alejandro Donatti, Réver e Rafael Vaz. As opções que faltavam, não faltam mais. Mas qual será a zaga titular do Flamengo?

Em janeiro, a comissão técnica ainda comandada por Muricy Ramalho idealizou a formação com Juan e mais um. Este, no caso, seria Donatti, embora o treinador reconhecidamente não tenha se mostrado muito a favor da contratação do argentino nas conversas com os dirigentes.

O tempo passou, Muricy deixou o Rubro-negro, Juan se lesionou a situação mudou de figura. Réver e Rafael Vaz passaram a formar a dupla de zaga. Embora ainda em busca do entrosamento, os dois conseguiram agradar.

Donatti chegou um pouco depois e ainda não estreou. No entanto, o clássico contra o Botafogo – empate por 3 a 3 – marcou o retorno de Juan entre os titulares após quase dois meses afastado. Rafael Vaz foi para o banco de reservas e o debate sobre a dupla titular voltou com tudo entre os torcedores.

Juan é o único com a vaga garantida? O pensamento do início da temporada está consumado sob o comando de Zé Ricardo? É possível que sim, mas internamente o Flamengo comemora as cinco opções disponíveis.

Hoje, Juan leva vantagem pela técnica, experiência e base rubro-negro. A disputa aparentemente é para saber quem será o seu companheiro na defesa. E, ao que tudo indica, a briga será entre Réver e Donatti.

Fonte: UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Logo que contrataram o Rever eu falei que tínhamos contratado um baita de um zagueiro e nem tinha entendido direito porque o Inter o tinha emprestado com tanta facilidade. Pra se livrar do alto salário? Acho pouca explicação. Mas vá lá, o fato é que o Rever ainda continua sendo um grande zagueiro, só que eu lembrei também a época que a dupla Juan e Rever não tinham “casado bem” por lá inclusive estando presente naquele fatídico Gremio 5 x 0 Internacional. É a velha tese que eu defendo tem que ser um craque e um rebatedor dois refinados nunca se completam, por isso minha zaga ideal é Rever e Vaz, e não consegui nenhuma explicação para a barração do Vaz a não ser que no Flamengo ainda a caminho da profissionalização total e da modernidade se joga com o passado… E com o nome.

  • Joga quem tiver melhor. Juan é o mais técnico de todos mas pela idade não pode jogar Domingo e Quarta seguidamente senão o risco de lesão é alto. Vaz é o menos técnico e de vez em qdo faz umas lambanças mas compensa pela rapidez e vigor físico. Rever é muito técnico e Donatti não vou comentar porque ainda não jogou .

    • Saudações Weber,
      acho que em relação a parte técnica do Vaz você pode estar equivocado. Observe todas as saídas de bola da dupla Rever/Vaz, e verá a segurança que eles tinham e os adversários nem investiam muito. O jogo contra o Flu foi uma sequência de erros que culminaram na fogueira que ele ficou, na poça melhor dizendo. Ele tem uma qualidade de passe e controle de bola melhor que muitos ali, só que foi traído por essa confiança naquele jogo. Mas o erro nasceu no momento em que perdemos o poder de ataque com a entrada do Sheik num campo encharcado (não parou de chover ), tanto que o Flu foi ao ataque.
      Ele é um ótimo cobrador de falta e se movimenta bem, mas o time precisa manter a mesma pegada e obediência tática, senão f…
      Até pensei no Vaz como 1º volante, que não seria nada mal no lugar do caramujo, assim o Cuellar poderia ser o reserva ideal do Arão,
      e a zaga ficaria com Rever (Juan) / Donatti
      SRN

      • Blza Gregory, acho q vc não entendeu ou eu q não soube me expressar, desculpas. Vaz tem técnica sim só acho q ele é menos técnico do q Rever e Juan. Qto a jogar c 3 zagueiros pode ser, mas não com o ultrapassado 3-5-2 ou de líbero. Isto já não se usa pelo menos uns 10 anos. P jogar c 3 zagueiros teria q ser como a Itália e o País de Gales jogaram na última Eurocopa fazendo a 1a linha de defesa c 5 jogadores. É um esquema novo q surgiu na Europa e q estes 2 países foram as primeiras seleções à adotarem.

        • Sei que o 352 já não se usa mas enxergo no Vaz um jogador que tem a experiência como defensor, a velocidade necessária para a função é a qualidade de fazer a ligação junto com o Arão para a linha de frente, ao contrário do Márcio Araújo que é limitado até na distribuição do jogo, entende?
          O Arão precisa de um reserva top como o Cuellar assim como o Mancuello com o A Patrick, pois evitará que num momento que se faça necessário a substituição, o nosso técnico utilize jogadores improvisados. Acho que se cada jogador tiver seu papel definido no esquema tático adotado, será possível o revezamento sem cair a qualidade.
          SRN

  • Pode ser o zagueiro mais técnico e mais experiente, mas hoje ele è banco. A melhor zaga seria Rever e Vaz ou Donatti e Vaz.

  • por isso o tite e fera,com ele não tem essa,joga quem esta melhor então vaz e rever seria a zaga,e cirino seria banco,e cuella estaria no time titular pois não fez nada pra erra pra sair do time assim…

  • Quando o Juan foi contratado não sabiamos se ele iria nos satisfazer técnica e fisicamente. Nos surpreendeu positivamente atuando em grande nível (apesar da contusão). Agora tem um monte de “torcedor” com memória de peixe falando que o Juan acabou, no melhor exemplo de ingratidão.

    Se hoje o jogador não deve ser titular, não é por ser incapaz, mas porque temos vários jogadores de bom nível pra disputar só duas posições. Mesmo assim ele será muito importante, já que temos a sul americana e suspensões entre zagueiros são comuns.

  • Sinceramente, Rever e Vaz essa é a zaga….
    Estavam indo muito bem, foi o marcou a evolução do Flamengo. O Vaz me surpreendeu e muito, não sentiu o peso da camisa estava jogando como se fosse titular a 3 anos. Continuaria com REVER E VAZ, e depois com tempo, colocaria o DONATTI.
    Temos que pensar, que JUAN foi muito importante o primeiro semestre, carregou p piano, não tínhamos pecas, só ele e o Léo Duarte. Obrigado JUAN pelos serviços prestados. O contrato dele se encerra final do ano, ele não pode terminar o ano como titular. Se não ano que vem, iremos demorar muito tempo para ter solidez na zaga. Ela tem q ser formada e consolidada esse ano, e ano que vem já teremos uma de time forte.
    JUAN excelente banco, durante o brasileiro.
    O REVER está em franca evolução será sua décima partida consecutiva maior evolução desde 2013. Estamos recuperando o melhor zagueiro do Brasil, ano q vem ele estará voando. O cara só tem 31 anos, o q faltava pra ele, era oportunidade é um centro de excelência para combater lesões.
    Entre ele (31anos, duas vezes melhor zagueiro do brasil ) e o JUAN ( 38 anos, terminando a carreira em Dezembro ) ficaria com ele como titular pensando em 2017. Na libertadores, que se Deua quiser estaremos!!!

    • Mas o Rever é emprestado, não é!?
      Se ele for emprestado, então vale o mesmo raciocínio que utilizou para o Juan.

  • O Juan deu uma carteirada no Vaz.

    Pela bola atual (não estou falando do passado) o Vaz é titular nesse time.

    Outra mexida que não entendi do mediano Zé Ricardo.

  • O Inter perdeu d 5×0 para o Grêmio, a zaga acho q era Juan e Réver, tem q testar o Donatti para ver se realmente é bom, aí a zaga teria q ser Réver e Donatti, SRN

    • Inclusive o rever fez um gol contra naquela partida. SRN

  • Juan não pode ser titular, a disputa tem que ser entre Rever. Donatti e Vaz. Juan vai acabar com a defesa.

  • Rafael Vaz e Réver deveriam continuar.

  • “o Flamengo comemora as cinco opções disponíveis”.
    E nisso que a torcida tem que focar,parem de procurar pelo em ovo!

  • Acho que o Juan estava muito bem antes da contusão. É normal que volte sem ritmo nos primeiros jogos, mas acho que ele é importante como referência técnica e como liderança (era o capitão antes da contusão). Além disso, o Juan qualifica a saída de bola, o que é fundamental para um time que evita dar chutão.
    O Rafael Vaz tem potencial, mas é excessivamente autoconfiante, o que o deixa meio displicente às vezes. Se amadurecer será um ótimo zagueiro.
    O Donatti, quando estiver bem fisicamente, deverá ter uma chance, até pelos valores do negócio. Prefiro não criar muitas expectativas e aguardar pra ver. Não acho que chega com status de titular absoluto.
    Réver tem se mostrado bem melhor do que o esperado. Comete algumas falhas, como qualquer jogador, mas ajeitou nossa defesa.
    Desse modo, acho que Réver e Juan devem formar a zaga titular, com o Donatti devendo ser testado em algum momento e Rafael Vaz como uma ótima opção. Enquanto isso, o Léo Duarte vai encorpando e aprendendo para na próxima temporada subir mais um pouco na hierarquia dos zagueiros do Fla.
    SRN.

  • Juan: dizem que falhou contra o botafogo.
    Rafael Vaz: Fluminense, Figueirense certeza que falhou. Contra o Corinthians as subidas e botes frenéticos. Mas como brasileiro tem memória curta, não é de se espantar essa amnésia. Srn

    • Lembrando que o Juan vinha sendo um dos melhores do time até se lesionar, agora já não serve mais na visão de alguns.

  • Bom tem varios fatores a ser vistos, em todas as escalações que boto aqui no site, coloco Donatti e Juan titulares, mas não que seja a melhor dupla pois ainda não foi testada e sim por Donatti ter feito uma ótima libertadores e o Juan um dos melhores do flamengo no primeiro semestre, ja o Réver estava esquecido no inter, isso quer dizer que o Réver não possa hoje ser nosso melhor zagueiro? Pode sim, e até esta jogando para isso, muitos vão falar da falha do Juan no ultimo jogo, mas foi mais por falta de ritmo do que falha tecnica e isso ele só vai ganhar jogando, e se voltar a jogar o que jogou no primeiro semestre no meu ver é Juan e mais um sim! Ai é que esta a incognita de saber seu companheiro, Réver esta muito bem desde que chegou e só sairá no meu ver quando o Donatti tiver a oportunidade de entrar e mostrar que é ainda melhor que Réver esta sendo. Mas hoje estamos bem servidos de zagueiros e nesta parte não deveriamos ficar preocupado pois todas as opções darão conta do recado o que apenas falta é o encaixe perfeito.

  • Dois lentos não vai dar certo, eu vi jogos do Donatti e por incrivel que pareça é mais lento que o Juan e o Rever, Fla vai sofrer com jogadores rapidos, hj minha zaga seria Rever e Vaz estavam bem, então que continuem

  • Rever (Juan) / Donatti (Vaz), senão a defesa fixará lenta comprometendo o esquema tático. Tínhamos o jogo mais limpo do campeonato com 11, 2 faltas de média. Contra o Faísca fizemos 21 faltas, e foi aquilo que todos viram
    SRN

    • Não podemos esquecer que levamos uma lavado do Corinthians e perdermos um ponto em uma falha bisonha do Rafael Vaz. O time hoje tem a pior defesa entre os cinco primeiros.

      • Me desculpe Tulio, mas o jogo contra os gambas foi a maior sacanagem, pois botamos uma pressão no 1º que calou o Itaqueirão, mas o Heber ferrou com o emocional de todos sendo muito complacente com eles. Hoje eles tiram onda como o próprio Romero após o jogo, mas sabem que se não fosse pelo Heber, perderiam. Contra o Flu, não se esqueça que chuva sem parar, e que no 2º tempo piorou. O ZR ao invés de colocar o Everton no 2º tempo, põe o Sheik que vinha de lesão e não arriscaria algum lance mais impetuoso. Resumindo, nosso ataque perdeu velocidade e combate, chamando o Flu para o nosso campo. O 2º gol nasceu de mais um mole nosso no ataque (PQP, todos quando sofrem alguma falta e o juiz não marca, ficam parados reclamando) jogando a nossa defesa na fogueira, pode rever todo o lance. O Vaz realmente deu mole? Sim, mas tem que levar em consideração o que foi o jogo. O Atlético MG, o Internacional foram jogos mais pesados e nos sobressaimos. A nossa defesa era pior com Wallace e companhia, até com o Juan. Se você tiver a chance de rever os jogos do Rever com o Vaz, notará a segurança que eles tem na saída de bola. Temos que analisar as partidas de maneira fria, pois nem sempre o resultado traduz o que realmente aconteceu.

        • Não acho que foi culpa do Heber. Ninguém pode derrubar seu emocional apenas você mesmo. Isso é básico. O heber errou como irão errar a nosso favor também. E outra dominar e não marcar é um erro enorme, talvez maior que não dominar. Perdermos na estratégia. Contra o Flu o erro do Vaz e indefensável, perdemos por conta do individual. Vaz podia estar bem, mas eu pessoalmente não senti essa segurança toda.

    • Réver, Donatti e Juan são todos lentos, Vaz e Léo Duarte são mas velozes. Mas no meu Ver acredito que a zaga será dois jogadores mas lentos sim.

      • Também acho que vai ser assim
        SRN

Comentários não são permitidos.