O Flamengo iniciou o ano em busca da formação ideal da zaga. A defesa foi o setor mais criticado na última temporada e seguiu assim até poucos jogos atrás. Três esperados reforços desembarcaram recentemente no Ninho do Urubu e mudaram o status do elenco no aspecto defensivo.
O setor que já contava com o experiente Juan e o jovem Léo Duarte ganhou a companhia de Alejandro Donatti, Réver e Rafael Vaz. As opções que faltavam, não faltam mais. Mas qual será a zaga titular do Flamengo?
Em janeiro, a comissão técnica ainda comandada por Muricy Ramalho idealizou a formação com Juan e mais um. Este, no caso, seria Donatti, embora o treinador reconhecidamente não tenha se mostrado muito a favor da contratação do argentino nas conversas com os dirigentes.
O tempo passou, Muricy deixou o Rubro-negro, Juan se lesionou a situação mudou de figura. Réver e Rafael Vaz passaram a formar a dupla de zaga. Embora ainda em busca do entrosamento, os dois conseguiram agradar.
Donatti chegou um pouco depois e ainda não estreou. No entanto, o clássico contra o Botafogo – empate por 3 a 3 – marcou o retorno de Juan entre os titulares após quase dois meses afastado. Rafael Vaz foi para o banco de reservas e o debate sobre a dupla titular voltou com tudo entre os torcedores.
Juan é o único com a vaga garantida? O pensamento do início da temporada está consumado sob o comando de Zé Ricardo? É possível que sim, mas internamente o Flamengo comemora as cinco opções disponíveis.
Hoje, Juan leva vantagem pela técnica, experiência e base rubro-negro. A disputa aparentemente é para saber quem será o seu companheiro na defesa. E, ao que tudo indica, a briga será entre Réver e Donatti.
Fonte: UOL
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Ver comentários
Rever (Juan) / Donatti (Vaz), senão a defesa fixará lenta comprometendo o esquema tático. Tínhamos o jogo mais limpo do campeonato com 11, 2 faltas de média. Contra o Faísca fizemos 21 faltas, e foi aquilo que todos viram
SRN
Não podemos esquecer que levamos uma lavado do Corinthians e perdermos um ponto em uma falha bisonha do Rafael Vaz. O time hoje tem a pior defesa entre os cinco primeiros.
Me desculpe Tulio, mas o jogo contra os gambas foi a maior sacanagem, pois botamos uma pressão no 1º que calou o Itaqueirão, mas o Heber ferrou com o emocional de todos sendo muito complacente com eles. Hoje eles tiram onda como o próprio Romero após o jogo, mas sabem que se não fosse pelo Heber, perderiam. Contra o Flu, não se esqueça que chuva sem parar, e que no 2º tempo piorou. O ZR ao invés de colocar o Everton no 2º tempo, põe o Sheik que vinha de lesão e não arriscaria algum lance mais impetuoso. Resumindo, nosso ataque perdeu velocidade e combate, chamando o Flu para o nosso campo. O 2º gol nasceu de mais um mole nosso no ataque (PQP, todos quando sofrem alguma falta e o juiz não marca, ficam parados reclamando) jogando a nossa defesa na fogueira, pode rever todo o lance. O Vaz realmente deu mole? Sim, mas tem que levar em consideração o que foi o jogo. O Atlético MG, o Internacional foram jogos mais pesados e nos sobressaimos. A nossa defesa era pior com Wallace e companhia, até com o Juan. Se você tiver a chance de rever os jogos do Rever com o Vaz, notará a segurança que eles tem na saída de bola. Temos que analisar as partidas de maneira fria, pois nem sempre o resultado traduz o que realmente aconteceu.
Não acho que foi culpa do Heber. Ninguém pode derrubar seu emocional apenas você mesmo. Isso é básico. O heber errou como irão errar a nosso favor também. E outra dominar e não marcar é um erro enorme, talvez maior que não dominar. Perdermos na estratégia. Contra o Flu o erro do Vaz e indefensável, perdemos por conta do individual. Vaz podia estar bem, mas eu pessoalmente não senti essa segurança toda.
Réver, Donatti e Juan são todos lentos, Vaz e Léo Duarte são mas velozes. Mas no meu Ver acredito que a zaga será dois jogadores mas lentos sim.
Também acho que vai ser assim
SRN
Dois lentos não vai dar certo, eu vi jogos do Donatti e por incrivel que pareça é mais lento que o Juan e o Rever, Fla vai sofrer com jogadores rapidos, hj minha zaga seria Rever e Vaz estavam bem, então que continuem
Bom tem varios fatores a ser vistos, em todas as escalações que boto aqui no site, coloco Donatti e Juan titulares, mas não que seja a melhor dupla pois ainda não foi testada e sim por Donatti ter feito uma ótima libertadores e o Juan um dos melhores do flamengo no primeiro semestre, ja o Réver estava esquecido no inter, isso quer dizer que o Réver não possa hoje ser nosso melhor zagueiro? Pode sim, e até esta jogando para isso, muitos vão falar da falha do Juan no ultimo jogo, mas foi mais por falta de ritmo do que falha tecnica e isso ele só vai ganhar jogando, e se voltar a jogar o que jogou no primeiro semestre no meu ver é Juan e mais um sim! Ai é que esta a incognita de saber seu companheiro, Réver esta muito bem desde que chegou e só sairá no meu ver quando o Donatti tiver a oportunidade de entrar e mostrar que é ainda melhor que Réver esta sendo. Mas hoje estamos bem servidos de zagueiros e nesta parte não deveriamos ficar preocupado pois todas as opções darão conta do recado o que apenas falta é o encaixe perfeito.
Juan: dizem que falhou contra o botafogo.
Rafael Vaz: Fluminense, Figueirense certeza que falhou. Contra o Corinthians as subidas e botes frenéticos. Mas como brasileiro tem memória curta, não é de se espantar essa amnésia. Srn
Lembrando que o Juan vinha sendo um dos melhores do time até se lesionar, agora já não serve mais na visão de alguns.
Acho que o Juan estava muito bem antes da contusão. É normal que volte sem ritmo nos primeiros jogos, mas acho que ele é importante como referência técnica e como liderança (era o capitão antes da contusão). Além disso, o Juan qualifica a saída de bola, o que é fundamental para um time que evita dar chutão.
O Rafael Vaz tem potencial, mas é excessivamente autoconfiante, o que o deixa meio displicente às vezes. Se amadurecer será um ótimo zagueiro.
O Donatti, quando estiver bem fisicamente, deverá ter uma chance, até pelos valores do negócio. Prefiro não criar muitas expectativas e aguardar pra ver. Não acho que chega com status de titular absoluto.
Réver tem se mostrado bem melhor do que o esperado. Comete algumas falhas, como qualquer jogador, mas ajeitou nossa defesa.
Desse modo, acho que Réver e Juan devem formar a zaga titular, com o Donatti devendo ser testado em algum momento e Rafael Vaz como uma ótima opção. Enquanto isso, o Léo Duarte vai encorpando e aprendendo para na próxima temporada subir mais um pouco na hierarquia dos zagueiros do Fla.
SRN.
"o Flamengo comemora as cinco opções disponíveis".
E nisso que a torcida tem que focar,parem de procurar pelo em ovo!
Rafael Vaz e Réver deveriam continuar.
Juan não pode ser titular, a disputa tem que ser entre Rever. Donatti e Vaz. Juan vai acabar com a defesa.
O Inter perdeu d 5x0 para o Grêmio, a zaga acho q era Juan e Réver, tem q testar o Donatti para ver se realmente é bom, aí a zaga teria q ser Réver e Donatti, SRN
Inclusive o rever fez um gol contra naquela partida. SRN
O Juan deu uma carteirada no Vaz.
Pela bola atual (não estou falando do passado) o Vaz é titular nesse time.
Outra mexida que não entendi do mediano Zé Ricardo.