Caros Rubro Negros,
Após a partida atípica que o Flamengo realizou contra o Corinthians domingo passado ficou muito claro que ainda falta equilíbrio emocional a essa equipe. E isso me levou a ver que equilíbrio é algo que tem sido buscado constantemente pelo Flamengo nos últimos anos.
Financeiro, esportivo, estrutural… em diversos esses aspectos o Flamengo vem buscando se equilibrar. E essa busca fica clara quando, por exemplo, da escolha do Muricy para ser nosso técnico para essa temporada, que entre outras coisas, foi uma tentativa de conseguir estabilidade e fugir da péssima alcunha de “triturador de técnicos” que vem acompanhando o Flamengo e sua sina de ter 3 técnicos por ano e que, de fato não ajuda em nada a conseguirmos bons resultados esportivos.
Mas o mais interessante é que essa falta desse equilíbrio já afeta largamente até mesmo na nossa super bem vestida torcida Rubro Negra. De fato somos uma torcida que sabe o lugar que o nosso time deve ocupar na cadeia alimentar do futebol. Porém atuações, situações e atitudes tem levado o Flamengo a resultados inferiores a expectativa da torcida. E definitivamente isso não é de hoje. É algo que vem acontecendo a décadas. E que se reflete nitidamente no nosso comportamento. Mesmo levando em conta que a bipolaridade da torcida do Flamengo já é uma característica marcante, o resultado dessas decepções é percebido com facilidade. O que era “cheirinho de Hepta” em uma semana já virou “troca tudo, do roupeiro ao presidente” após uma derrota muito desagradável. O “rumo ao mundial” virá “vamos brigar contra o rebaixamento” num estalar de dedos. São muitas emoções assim!!!
É muito importante que a torcida tenha muita tranquilidade na hora de fazer certas avaliações. A atitude e a opinião da torcida podem e muito influenciar os rumos que o time toma. A verdade é que nem éramos um time pronto domingo pela manhã e nem passamos a ser um time ridículo domingo à noite. Porém, a despeito das escolhas individuais do Zé Ricardo ( que em muito tem a ver com a parte tática do esquema adotado desde o início do ano e que exige mais do que muitos pensam para ser trocado ) o time vem se mostrando mais competitivo do que no primeiro semestre. O caminho no campo mostras sinais de evolução. O caminho nas finanças também. Quando atingirmos o equilíbrio tão desejado nas mais diversas áreas não estaremos lá em cima por um ano e no outro ano brigaremos no meio tabela…brigaremos lá em cima todos os anos e estaremos novamente no lugar que nos é de direito: o topo do futebol brasileiro. Quem viver, verá.
Nota 0: O que está faltando pra efetivar o Zé Ricardo? Independente do resultado do jogo anterior, passou da hora de acabar com essa de interino. Sem falar que, olhando pro mercado, quem seria o indicado a substituir o Zé agora? Mais um medalhão pra ficar até o fim do ano?
Nota 5: Adryan. A diretoria tem a intenção de vender o jogador e receita com venda de jogadores é algo que faz parte do orçamento do clube. Por outro lado é um jogador que conhece o Flamengo, joga na posição em que hoje temos apenas o Alan Patrick e que acredito ter condição de brilhar no Flamengo. Não seria uma boa ter o Adryan no elenco?
Nota 10: Finalmente a novela Donatti chegou a um final. E um final feliz. Que ele tenha muito sucesso no Flamengo e nos ajude a ter ótimos resultados esportivos!!!
Saudações Rubro Negras!!!
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com.br
Eu confesso que to ficando meio sem paciência com o Zé Richards
Sou um ferrenho defensor dele, acho um técnico moderno e melhor que os ultrapassados Muricy/Abel porém a preferência dele por Márcio Araújo incomoda demais.
Márcio Araújo é esforçado, reconhecemos, mas não coloca Cuellar no banco. O time pode melhorar.
Me cheira tbm a boicote dos próprios jogadores, com ciuminho do Mancuello, não duvido que o Bonde da Stella estejam boicotando ele assim como boicotam Guerrero.
Acho que o Flamengo só terá jeito quando esse Bonde da Stella se dissolver. Tem que sair Cirino, Everton, Pará e até o Alan Patrick.