Pra quem morre de Flamengo

Compartilhe com os amigos

Salve, salve Nação. Que empate ridículo. Sabor de derrota. Acovardamento substancial. Do técnico aos jogadores. Dois pontos jogados no lixo.

É incrível como entra ano e sai ano, muda técnico, muda jogador, muda uniforme, e o tesão não volta à Gávea. Aquele brio, que em outrora ganhou muitos título para nós, sumiu, e já não é de hoje. Muito pelo contrário. Chega a ser inacreditável.

Historicamente, a torcida do Flamengo não liga muito pra espetáculo, pra toque de letra ou pra finalização no ângulo. Sempre idolatramos os caras que corriam como animais e saiam com o uniforme rasgado e demasiadamente sujo. Amávamos também, aqueles desengonçados que davam um balão pra frente, fazendo com que a bola chegasse aos nossos atacantes caneludos, que de maneira ridícula, a colocavam pra dentro da rede com um toque de canela, de cabeça, ou de qualquer outro membro incrivelmente peculiar.

A realidade, infelizmente, é que o nosso rei Zico, e alguns vários outros mais, nos acostumaram mal. Claro que ganhar dando show, com direito a “olé” e tudo, é sensacional, vide 81. Claro que queremos os melhores jogadores do mundo pra envergar o Manto. Claro que queremos o melhor possível pro Flamengo. Porém, a grande verdade, é que nós sempre nos demos melhor com os cabeças de bagre.

Não estou pedindo pro Flamengo ganhar de 5 a 0 de ninguém. Não estou pedindo pro Cirino acertar um passe. Não estou pedindo, ainda, pro Márcio Araújo jogar bem. Só estou pedindo respeito. Só estou pedindo sangue nos olhos. Só estou pedindo vontade de fazer o certo. Só estou pedindo vergonha na cara, conhecimento das próprias obrigações. Só estou pedindo amor pelas vitórias, pelos títulos, e não pelos carros, pelas baladas e pelas contas bancárias. Não é pra mim. É pro Flamengo.

Sou eu que sofro a cada derrota. Que choro a cada fracasso. É o meu coração que bate mais forte a cada subida ao ataque. E é esse mesmo coração, que quase para, cada vez que a rede não balança. A displicência, o toque errado, a finalização mal feita e a corrida a mais não dada, refletem em nós, não em vocês, grandes craques. Só em nós. E a gente gosta. Gosta de sofrer, porque sofrer pelo Flamengo, é alegria. Não me pergunte o por quê.

No fim das contas, aquela corrida a mais, aquele passe certo, aquele sangue nos olhos e aquela vontade de ganhar, não vão mudar muita coisa nas suas vidas. Não vão ter suas contas bancárias ainda mais cheias. Não vão levar vocês a ganhar a Bola de Ouro. Não vão levá-los a Seleção. Mas na vida de quem quer ver o Flamengo ser Flamengo mais uma vez… Ah meus amigos, se vocês soubessem o que isso vale pra nós… Se vocês soubessem… A sensação que temos quando o Flamengo ganha, paga todo o sofrimento. Isso é tudo que nós queremos. Tudo. Nem uma vírgula a mais. Corram por nós, lutem por nós, sangrem por nós, afinal, de um jeito ou de outro, vivemos por vocês. Vivemos pelo Flamengo, respiramos Flamengo e morremos de Flamengo.

Saudações Rubro-Negras,

Marcus Ferreira
Twitter: @mferre1ra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Marcus…Tempos atrás escrevi um texto parecido com o seu falando dessa característica desse “atual” Flamengo. Esse “novo” Fla que está se recuperando financeiramente e que parece estar próximo de um patamar nunca antes visto, está perdendo suas origens. Como disse Mauro Cézar Pereira, se tornou uma equipe fria…E isso está sendo provado nos pouquíssimo clássicos que conseguimos ganhar. Os vices que estão com uma equipe teoricamente mais limitada, passaram a jogar com uma raça que nem de longe provamos.

    Gostaria de ver a torcida do Fla cobrando dos jogadores essa responsabilidade…Pelo menos jogar como alma o tempo todo, não apenas aqueles 15 min iniciais. Como vc disse, ficamos mal acostumados, e achamos que saia ano e entra, faremos outro “Flamengo de 1981”.

    Estamos contratando à baciada…E a único modo de colocar esse “algo a mais”, é mirando nos atletas “prata da casa”, que são aqueles que nasceram dentro do clube, e foram torcedores. Temos poucos hoje. Apenas PV, Jorge e Vizeu… Tá na hora de olhar com mais carinho esse jogadores. Se tivessem mais cuidado, o Kayke estaria até hj nos dando alegria…Agora contratam esse Leandro “Caminhão”…

    Bom texto, pena que muitos não enxergam isso…

    Srn

  • Pode mandar pra preleção.

  • Texto excelente! Usaria numa futura preleção.

  • Bom texto Marcus.

    Na quinta feira eu estava assistindo o jogo do Boca contra o Indepediente Del Valle. Mesmo após o Del Valle estar ganhando por 3×1 no segundo tempo e o boca ja saber que estava eliminado, os jogadores xeneizes brigaram por cada bola para, pelo menos, não sair derrotados em sua própria casa.
    Não conseguiram, é verdade, mas lutaram por respeito à camisa de um clube como o Boca e pela torcida que em sua grande parte ficou até o Final.

    Acho que falta isso ao Flamengo vez e outra, além é claro, de uma certa maturidade que, tanto os jogadores quanto o nosso técnico não têm. Um time campeão não se forma do dia pra noite, mas temos condições de alcançar o objetivo principal que é a conquista da vaga na liberta. Vamos chegar, mas como você mesmo disse, teremos que lutar!!! SRN

Comentários não são permitidos.