Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Prancheta tática: como armar o time com Diego?

Redação
Redação
Publicação: 23/07/2016
133 Comentários
Atualização: 23/07/2016
Compartilhar

Não há dúvida entre os amantes do futebol brasileiro que a mais importante contratação de um clube em 2016 é a chegada de Diego ao Flamengo. Com direito a festa com mais de mil torcedores no aeroporto, o ex-jogador do Fenerbahce, Atlético de Madrid e Juventus chega com status de ídolo, e gera a chamada “dor de cabeça boa” para Zé Ricardo.

Entretanto, passada a euforia inicial, é hora de o treinador rubro-negro começar a pensar em como montar a equipe.

Não há dúvida que Diego chega para ser titular absoluto. Mas como Zé Ricardo pensa futebol? É possível jogar com três meias? Alan Patrick e Diego podem jogar juntos? Precisamos tanto de jogadores velozes pelos lados para formar um time vencedor?

Zé Ricardo vem mantendo um padrão tático no Flamengo e já deu a entender em entrevistas recentes que não deve alterar muito a forma de jogar do time. Ele gosta de atletas velozes nas pontas, que consigam atacar e recompor a defesa com a mesma rapidez. Ele entende que o equilíbrio do time está na velocidade de organização da equipe, na transição entre o ato de atacar e se defender. Por isso, arma o time em um 4-2-3-1 e não abre mão destes pontas de lado de campo.

form_ze_22

Se Zé Ricardo mantiver esse pensamento, Diego entraria centralizado na linha de três no meio campo. Restaria para Alan Patrick, um de nossos melhores jogadores, aguardar oportunidades com possíveis contusões ou desgaste físico do novo astro rubro-negro. Porém, o maior problema desta formação tem nome e sobrenome: Marcelo Cirino. Imagine Diego distribuindo assistências para este ser desengonçado e vê-lo toda vez brigar com a bola e dar de canela para a linha de fundo.

É bem verdade que o treinador rubro-negro tem grande participação na boa organização do time após a saída de Muricy Ramalho. Porém, futebol pode e deve ser pensado de diversas maneiras e com diferentes formações táticas. Tendo tantas boas opções para o meio, por que não montar um time mais técnico? Há maneiras de se montar uma equipe que ocupe bem os espaços e que não tenha necessidade dos atacantes voltarem para marcar o lateral. E o mais importante, que conte efetivamente com 11 jogadores em campo, e não 10 + 1 Cirino.

Partindo deste princípio, muitos torcedores pedem a saída dos dois velocistas, para a utilização de três meias, com a manutenção do mesmo desenho tático. Porém, penso que Alan Patrick não tem o dinamismo necessário para jogar pelo lado do campo. E Mancuello, mesmo sabendo jogar em mais de uma posição no meio, não se encaixaria jogando aberto pela esquerda no esquema atual do Zé Ricardo. A única forma de encaixar os três meias no mesmo time seria em um 4-5-1, com um meio de campo bastante povoado, extremamente técnico e com muita posse de bola.

form_3meias_2

Porém, estas características são totalmente opostas ao padrão tático que é treinado hoje. Exigiria muito tempo de treinamento para encaixar esta equipe, o que não temos a esta altura do campeonato. Outro problema seria ter Guerrero isolado no comando de ataque. Por mais que se esforcem, o restante dos jogadores não tem tanta característica de aproximação para fazer tabelas e colocar o peruano para jogar. Diego, Mancuello e Alan Patrick são passadores. Deixam o companheiro na cara do gol. Com os três em campo, quem receberia esses passes?

Em minha opinião, a escalação mais equilibrada seria o bom e velho 4-4-2, com uma espécie de losango no meio de campo.

form_ideal_2

Com poucas mudanças em relação ao atual, este esquema pode encaixar com relativa facilidade, sem a necessidade de muito tempo para entrosamento. Na proteção a zaga, Cuéllar entraria na vaga do incansável e imortal Márcio Araújo. Mancuello e Arão se revezariam nas subidas ao ataque, mantendo o equilíbrio do time. Diego seria o maestro e organizador de um meio campo de dar inveja a culés e madridistas. Como segundo atacante, Ederson flutuaria ao lado de Guerrero, servindo como opção de passe em infiltrações e contra-ataques.

É claro que além destas apresentadas, há diversas outras formações táticas possíveis, com diferentes desenhos e jogadores. Há alguns que defendem a utilização de dois centroavantes. Outros pedem a entrada de Adryan. Cada um dos 40 milhões de torcedores rubro-negros tem o direito de pensar de forma diferente. Porém, todos com a esperança de que Diego nos levará a conquista de muitos campeonatos.

Curtinhas pré-jogo

Flamengo x América-MG – Se existe um jogo em que podemos testar formações e dar entrosamento a jogadores com o campeonato em andamento, a hora é essa. Espero que o Flamengo não me venha com mais um daqueles vexames. Se entrarmos com seriedade e sem salto alto, não vejo a menor chance de perdemos pontos.

Bruno Petrocelli

Assuntos:Diegoesquema táticoformaçãoZé Ricardo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
133 Comentários
  • Paollo Fer disse:
    23/07/2016 às 08:09

    A terceira escalação é a ideal.

    Reply
  • Glaydson Taylor disse:
    23/07/2016 às 08:20

    Agora fala isso pra Zé

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      23/07/2016 às 10:08

      Quem sabe ele não lê a minha coluna Glaydson Taylor? Continue acompanhando o site e lendo minhas colunas.

      Reply
  • Hymerfla disse:
    23/07/2016 às 08:21

    A terceira escalação acredito que seja a melhor no momento! Mas poderia experimentar Thiago Santos ou até o Próprio Damião ao lado do Guerrero! Ederson como segundo atacante não proprou a que veio! Jogou melhor vindo mais de traz. É um jogador inteligente e tecnico mas não tem faro de gol! Joga melhor como meia ofensivo!

    Reply
    • Kenedy Farias disse:
      23/07/2016 às 09:01

      O Éderson estava bem antes de se machucar. Fez um gol contra o Inter e colocou uma bola na trave conta o Corinthians. Infelizmente ele se machucou. Mas eu ainda acho que ele é a nossa melhor opção para parceiro do Guerrero. É ele ainda não jogou como segundo atacante. Ele estava jogando como ponta pela esquerda, tendo que voltar para marcar o lateral direito adversário. No 4-4-2 em losango ele não teria mais essa obrigação.

      Reply
      • Hymerfla disse:
        23/07/2016 às 09:44

        Justamente! Ele estava como ponta, vindo de um pouco mais de tras carregando a bola e estava começando a jogar bem! Jogou no inicio, quando chegou, algumas partidas como segundo atacante e nao foi bem! Acredito nele como meia ofensivo pela esquerda! Mas vamos ver oq vai dar

    • Bruno Petrocelli disse:
      23/07/2016 às 10:08

      Precisamos dar oportunidade para a garotada da base também Hymerfla. Alguns deles merecem. Continue acompanhando o site e lendo minhas colunas.

      Reply
      • Hymerfla disse:
        23/07/2016 às 14:46

        Com certeza! Bato nesta tecla sempre! Jogadores como Thiago (gr), Cesar (gr), Leo Duarte, cafu, Matheus Savio, Paquetá, Thiago Santos, Vizeu, Ronaldo, Douglas Baggio, dentre outros, merecem ser testados no time de cima! A comissão precisa dar oportunidades para esses jovens! Eles precisam jogar! Tem q ter minutos de jogo para saber se vão render o esperado! Preservação excessiva e emprestimos para times pequenos não adianta de nada! Os nossos jogadores da base devem se desenvolver aqui no Ninho!

  • Flamengo na veia disse:
    23/07/2016 às 08:23

    Vamos vaiar o Márcio Araújo, igual fizemos com o Wallace… Vamos acabar com esse time que empresário escala. FORA ARAÚJO

    Reply
    • Hymerfla disse:
      23/07/2016 às 08:24

      Acredito que ele não saia por opçáo do treinador mesmo!

      Reply
    • Kenedy Farias disse:
      23/07/2016 às 08:51

      Não faça isso, cara. Precisamos adotar o time. Fazer isso só vai atrapalhar o rendimentos dos jogadores. O técnico está no dia a dia dos jogadores. Ele sabe quem está melhor para jogar. O Cuellar precisa conquistar o espaço dele assim como o Muralha conquistou. Aos poucos. Vamos dar um voto de confiança para o Zé Ricardo.

      Reply
      • Léo Faria disse:
        23/07/2016 às 08:57

        Muralha só teve oportunidades porque PV se machucou, se não fosse isso, estaria até hoje rebatendo bolas pro meio da área, saindo errado em cruzamentos e falhando em chutes de longe. A solução do Flamengo passa pela troca do técnico.

      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 09:35

        Eu acho que vai acontecer o mesmo com o Cuellar. Daqui a pouco o Márcio Araujo fica suspenso e ele vai ser obrigado a colocá-lo. Aí só depende do Cuellar jogar bem e tomar a posição. Assim como aconteceu com o Muralha.

      • Adriano disse:
        23/07/2016 às 13:33

        Nem precisa, é só esperar o Marcio Araujo levar amarelo e ter a suspenção automatica. O incrivel que ele tem apenas 1. Esperar mais dois cartões então.

      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 09:40

        O torcedor do Flamengo tem essa mania de queimar os jogadores. Eu acho que o Muralha falhou no segundo gol do Botafogo. Mas não vi ninguém falar sobre isso pq ele é o queridinho da torcida. O Paulo Vitor é um ótimo goleiro e é cria do Flamengo. Daqui a pouco o cara vai embora pra outro clube pq nós não soubemos valorizar o trabalho dele.
        Não estou dizendo que o Muralha não deva ser titular. Só estou dizendo que essa perseguição a certos jogadores não ajuda em nada nosso time.

      • Léo Faria disse:
        23/07/2016 às 10:36

        Não é perseguição, ele é fraco. A torcida do Flamengo precisa parar com a mania de superproteção a tudo que é cria da Gávea. Isso acontece com o PV, com o Zé Ruela Ricardo, aconteceu com o Ibson e com tantos outros. É simples, é bom joga, é ruim sai. PV é só um goleiro regular que custa muito caro.

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 12:07

        Aaaaa Kenedy, o Paulo Vitor não serve para carregar as chuteiras do Muralha, agora ficar perdendo jogo atoa porque com o P.V. a derrota é garantida e manter o cara só porque o cara é cria da casa, vc tá igual ao Ze Ricardo, deu uma entrevista para um site e falou que o Márcio Araújo é titular não porque joga muito mas por ser educado, dedicado e obidiente faz tudo que manda, isso foi a piada mais ridícula que ja vi e ouve no futebol!!!

      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 12:12

        Sobre o Paulo Victor eu sinceramente acho que ele está no mesmo nível do Muralha e estamos bem servidos de goleiro.
        Sobre o Márcio Araujo, eu não vi essa entrevista do Zé Ricardo e eu duvido muito que ele tenha falado isso.

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 13:27

        Pode acreditar Kenedy, em algum site esta essa entrevista, eu ja li entrevista de que ele escala esses caras que a galera detesta por ordem da diretoria, eu estou falando por que eu li e isso é um absurdo, tudo isso porque ele sabe que não tem o apoio da torcida e sabe que não tendo a torcida ao seu lado uma queda esta bem próximo!!!

      • Emerson Freitas disse:
        23/07/2016 às 10:39

        Concordo a respeito do Muralha Leo Faria.

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 11:07

        Isso mesmo Léo, falou tudo!!!

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 11:04

        Kenedy, esse cara não merece voto de confiança, o Cuella não esta no banco por estár jogando mal, isso é por preconceito dos gringos, e levado ao banco de reservas por um treinador medíocre alem de ser treinador de empresário, o Muralha não conquistou nem uma vaga, ele entrou no time por circunstâncias do momento, ou motivo de força maior, com esse cara nem o Mancuello nem o Cuella vão conseguir ser titular, o que qui o Márcio Araújo faz que o Cuella não faz? Como pode um jogador de seleção ser reserva de um bola murcha?, só no time desse projeto de treinador!!!

      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 11:40

        Melhor do que vaiar MA não seria melhor a torcida gritar o nome de Cuellar, ou de outros jogadores que se deseje?

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 11:58

        Sim Leonardo, mas eu não falei pra vaiar o M.Araújo, eu falei que o Ze não merece voto de confiança, e é isso mesmo temos que clamar por esses nomes como vc mesmo falou, se possível fazer até campanha baixo-assinado qualquer coisa desde que seja benéfico, porque agora o Flamengo tem um time mas é o Navio sem comandante!!!

      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 21:08

        Puxa, agora que vi, quem falou de vaiar foi o “Flamengo na Veia”, desculpe.
        Mas que isto sirva de lição, hein!! 🙂
        SRN!

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 22:48

        Vlw camarada um bom final de semana para toda nação rubro-negra!!!

  • rodrigosaro disse:
    23/07/2016 às 08:27

    Não tem como P Guerrero ser o 1prim atacante no 4.5.1 agora acredito que vamos ter surpresa com adryan. Esquema e o 4.4.2 mesmo

    Reply
  • William Souza disse:
    23/07/2016 às 08:30

    Sem duvidas que o 4-4-2 seria ótimo, mas….impossível de acontecer. Ederson e rápido e tem certa habilidade, acho que seria uma boa opção ao lado do guerreiro.

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      23/07/2016 às 10:05

      Vamos torcer para que o Zé leia essa coluna William Souza. Continue acompanhando o site e lendo minhas colunas.

      Reply
  • Léo Faria disse:
    23/07/2016 às 08:53

    Não sei porque ainda se discute esquema tático. A besta do Zé Ruela Ricardo não vai alterar o esquema, Alan Patrick vai pro banco e Mancuello será segundo reserva!!
    O Flamengo vai jogar fora o melhor elenco dos últimos 15 anos por causa de um técnico burro e teimoso.

    Reply
    • Pedro Alves disse:
      23/07/2016 às 10:40

      Léo, vc está certíssimo, o Ze Ninguém vai por no Banco o Donatti, e vai manter o Cuella vai também o A.Patrick e o Mancu, e vc já percebe nitidamente a estratégia para colocar o Donatti no banco de reservas, ele tirou o Vaz e colocou o velho Juan que vem de um longo tempo de interatividade, o Vaz estava jogando bem porem é o lado mais fraco da corda, isso quer dizer que é mais fácil tirar o Vaz, e para tirar o Juan é mais difícil jogando bem ou mal, ele mesmo falou já pra acalmar os az da galera que não sabe se o Donatti vai ser titular, então fica claro que ele não gosta dos gringos e o artifício que ele usou para mandar mais um gringo para a reserva foi utilizando o Juan, o Mancu só esta jogando porque o A. Patrick estava contundido, elenco para ser campeão brasileiro o Flamengo tem falta urgente um técnico de verdade, com esse treinador meia boca que ao meu ver é a maior mentira dos últimos tempos que inventaram no futebol, vai ser difícil ficar até no meio da tabela!!!

      Reply
      • Emerson Freitas disse:
        23/07/2016 às 10:45

        Concordo Pedro, parece que o ZR tem uma predileção notória pelo bonde da Stella e a tendência destas excelentes contratações estrangeiras, Celular, Mancuello e Donatti é serem banco de reservas.

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 11:39

        Não resta duvidas Emerson, Alto investimento pra nada, antes era intensa as reclamações de que o Flamengo não tinha um time, agora tem e com grandes jogadores, mas não tem um treinador, nesse momento o Flamengo é um barco a deriva!!!

      • Léo Faria disse:
        23/07/2016 às 16:11

        Só vai ficar do meio da tabela pra cima pq o campeonato é fraco. Apesar do Zé Ruela Ricardo o Flamengo vai brigar pelo G4.
        Quando o maracana reabrir a gente vai carregar o time nas costas

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 16:40

        Pode ser mais vai ser sofrido também!!!

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 16:55

        Léo, eu não sei se há uma noticia circulando ai no Rio, mas aqui em Sao Paulo há torcedores do Corinthians afirmando uma possível troca entre Flamengo e Corinthians e essa troca estam dando como quase que fechada, o Pato vai para o Flamengo e vem para o Corinthians por empréstimo o Gabriel, Canteros e o Mancullo, quando o Ze Ricardo assumiu o Flamengo e pos o Mancuello na reserva ouve sim um interesse do Corinthians, e aqui a galera corintiana esta empolgada não pelo gabriel mas pelo Mancuello, não sei se vcs ai no Rio estão sabendo dessa troca mas a galera aqui ta animada e isso pode ocorrer a qualquer momento!!!

      • Léo Faria disse:
        23/07/2016 às 17:35

        Mancuello é um puta jogador e vai ser uma perda enorme mas é melhor deixar ele jogar do que ser segundo reserva. Só não podem esperar que ele seja o 10, ele joga de segundo ou terceiro homem.
        Não aguento mais o Zé Ruela Ricardo.

      • Pedro Alves disse:
        23/07/2016 às 18:03

        É uma pena cara perder um jogador desse nível e ainda para os gambas, inclusive falaram que o Pato não iria jogar hoje foi retirado do time devido essa troca estar em curso!!!

  • Emerson Freitas disse:
    23/07/2016 às 08:55

    Somente a minha opinião, com um elenco desses que a diretoria montou não sei se ZR é o melhor técnico, parece ser muito imaturo, mesmo em suas colocações à imprensa e extremamente retranqueiro e com pouca coragem e capacidade de inovação. Armar um time limitado na defesa para perder um jogo e ganhar outro é uma coisa, agora qual a capacidade do ZR para armar um super time ofensivo?
    SRN.

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      23/07/2016 às 10:04

      O Zé não é um mal técnico Emerson Freitas. Mas precisa pelo menos testar diferentes formações, escalando os melhores. Continue acompanhando o site e lendo minhas colunas.

      Reply
      • Emerson Freitas disse:
        23/07/2016 às 10:37

        Veremos a evolução do ZR agora com um elenco forte, tenho minhas dúvidas Petrocelli.
        Abraços

  • Kenedy Farias disse:
    23/07/2016 às 08:57

    Em um post anterior sobre esse mesmo assunto eu dei essa sugestão do 4-4-2 em forma de losango. Acho que, com esse esquema, vamos aproveitar o que temos de melhor no nosso elenco e ainda teremos opções para variações táticas. Por exemplo, tirar o Mancuello e colocar o Éverton (Fernandinho) vira um 4-3-3, e assim por diante.

    Reply
    • Arthur Lemos disse:
      23/07/2016 às 09:48

      Futebol moderno não se joga com losângo no meio de campo, tem q ter pelo menos duas linhas de 4! Isso é coisa de técnico ultrapassado dos anos 90!

      Reply
      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 11:40

        ah cara, eu não concordo. Esse 4-4-2 pode virar um 4-5-1 na hora de defender. O Éderson sabe recompor o meio campo. Na prática teríamos 3 cabeças de área com bom passe e dois meias com características diferentes. Diego mais cadenciador e Éderson mais condutor.

      • Arthur Lemos disse:
        23/07/2016 às 11:47

        Quanto à fase ofensiva pode funcionar, mas o problema é a fase defensiva e como irão recompor esses jogadores. Jogando num losângo o Diego e o Ederson dificilmente teriam condições físicas de correr pra atacar nesse esquema e voltarem para compor uma 2a linha de 4, por exemplo. E isso comprometeria o equilíbrio defensivo do time deixando mts espaços para o time adversário com a falta de dobra de marcação pelas laterais de modo a prejudicar todo o sistema.

  • Kenedy Farias disse:
    23/07/2016 às 09:03

    Eu penso que, para o ano que vem, o Flamengo deva investir num parceiro de ataque definitivo para o Guerrero. Um jogador que venha para ser titular absoluto.

    Reply
    • Rafael Oliveira disse:
      23/07/2016 às 09:13

      Sim, concordo com você. Mas tem que ser bem analisado. Porque precisa ser um jogador decisivo, bom finalizador, mas também precisa ser rápido, ter obediência tatica e raça. O Pato é um grande jogador, mas não acho que encaixaria, desorganizaria nosso time. Talvez o Vargas fosse uma boa opção.

      Reply
      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 09:32

        Vargas, Vágner Love, Diego Tardelli, Bernard, Tevez, Dudu do Palmeiras…

      • Arthur Lemos disse:
        23/07/2016 às 09:47

        Vagner Love não marca, nem Tevez.

      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 09:49

        Vágner Love não marca? Quando ele é Adriano jogavam juntos faziam todos os gols do Flamengo.

      • Arthur Lemos disse:
        23/07/2016 às 09:51

        Kkkkkkk “Marcar” de voltar pra ajudar na defesa. Fazer gol ele e Tevez fazem, mas já temos 3 centroavantes e necessitamos de atacantes de lado q possam tanto atacar qto marcar com qualidade.

      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 11:32

        ah sim, agora entendi rs. Eu gostaria de ver o Vágner Love de novo no Flamengo pela identificação que ele tem com o clube e pela versatilidade. Ele pode jogar tanto como centroavante como segundo atacante. No Flamengo com o Adriano ele saía mais da área pra buscar jogo e no Corinthians do ano passado ele era o centroavante do time. Nos dois casos ele foi muito bem.

      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 11:36

        Ah, sei lá, já vimos o Vágner Love; se fosse brilhante ainda vá lá, mas sabemos que não é; é como rever Sheik;
        Sei que talvez seja muito, mas ver Tevez com o atual elenco seria muito interessante e ele é muito decisivo.

      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 11:49

        O Vágner Love estava bem no Flamengo, cara. Foi embora na época por questões financeiras. É flamenguista roxo. Eu torço para que ele o Felipe Melo voltem. O Flamengo precisa de jogadores assim tmb. Identificados com o clube.

      • Kenedy Farias disse:
        23/07/2016 às 11:54

        Mas eu concordo que o Tevez seria o melhor de todos. O problema é que ele voltou pro Boca por ser o seu clube de coração. Acho que dificilmente ele sairia.

      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 21:13

        Tá, então a gente contrata os dois, só pra esnobar! 🙂
        SRN!

      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 21:13

        Eu tb achei a passagem dele boa sim, acabei desnecessariamente desfazendo dele, curto o futebol dele também; mas, como você mesmo disse a seguir, Vagner Love é bacana, mas Tevez seria ainda mais.

      • Michel Holanda disse:
        23/07/2016 às 10:26

        Desses ai o melhor seria Diego Tardelli e Dudu para fazer a função nas pontas. Mas eu tentaria a contratação de Tevez. Um ataque com Tevez e Guerrero serio o melhor das Américas disparado.

      • Rafael Oliveira disse:
        23/07/2016 às 22:34

        Tevez sem chance, abriu mão de muito dinheiro e da titularidade na Europa pra jogar no time de coração. Tardelli e Love já passaram dos 30, já não tem a mesma velocidade e condições de ajudar na marcação como nosso treinador quer. Bernard e Dudu são excelentes jogadores, poderiam dar certo. Tenho só dúvida porque são pontas, não são jogadores de jogar próximo do centroavante.

    • Bruno Petrocelli disse:
      23/07/2016 às 10:01

      Depender dos atacantes de lado de campo que temos hoje no elenco é realmente difícil. Continue acompanhando o site e lendo minhas colunas.

      Reply
  • Arthur Lemos disse:
    23/07/2016 às 09:09

    As pessoas não entendem q para se jogar hj em dia o mínimo q se precisa é ter duas linhas de 4, essa formação em losângo só existe na cabeça de técnico ultrapassado que não sabe a importância de uma marcação com linhas compactas. O único jeito seria colocar Mancuello pela esquerda, Diego pelo centro e adaptar uma meia pela direita(Ederson, Adryan, Alan Patrick) e msm assim o time fica sem profundidade é necessário pelo menos um jogador de velocidade no time.

    Reply
    • rubro negro disse:
      23/07/2016 às 09:41

      concordo com vc, porém escalar Cirino não dá, Éverton, Fernandinho ou Éderson ainda vai

      Reply
      • Arthur Lemos disse:
        23/07/2016 às 09:49

        Sim, perfeito. Até por isso preferia a contratação de um atacante de lado pela direita pro Zé Ricardo ter uma opção melhor por ali, até pq nenhum dos nomes q citamos aq são unanimidades!

    • Zoro disse:
      23/07/2016 às 10:00

      Perfeito. Hoje em dia todo mundo joga com pontas, e o 442 losango tem problemas para fazer o balanço defensivo nas laterais. Este esquema só funcionaria com jogadores excepcionais e muito treino. Eu iria de 4231 mesmo, trocando o Cirino pelo Adryan e MA pelo Cuellar. Na fase defensiva, recuaria os pontas pra defender num 4411.

      Reply
      • Arthur Lemos disse:
        23/07/2016 às 10:41

        Tbm é o meu pensamento como esquema, o Jadson ano passado já fez essa função de meia vindo pela direita para armar o time e acho q o Adryan pela velocidade e juventude tbm pode fazer. Outra, tenho ctz q se o Cuellar entra no lugar do MA nosso meio de campo vai dominar mt mais o jogo com uma posse de bola agressiva pq além de marcar bem, o colombiano vai mt bem na fase ofensiva sobretudo na primeira fase de transição defesa-ataque achando passes mais verticais q o MA q só sabe voltar a bola pro zagueiro. Ps: Ronaldo tbm sabe fazer isso!

    • PET 43 disse:
      23/07/2016 às 10:12

      CONCORDO! Sempre opino nesse sentido! Esse 4-4-2 sem jogadores rápidos tem que ter muito treinamento e muita capacidade dos jogadores, o que não é possível no Brasil…

      Reply
      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 11:19

        Não concordo não; o ideal é que os jogadores consigam fazer o que se propõe a fazer, nossos jogadores rápidos seriam excelentes, se não fossem ridículos: erram tudo, absolutamente tudo, o que tentam; na prática, já saímos com dois jogadores a menos, o que só piora com a lentidão do Jorge e seus cruzamentos de menino de 13 anos de idade, à inaptidão de MA em saídas rápidas, deixando de aproveitar o “potencial” dos pontas;
        Claro que a marcação compacta é imprescindível no futebol moderno, mas isto guarda mais relação com a disciplina e treinamento do que com o desenho tático, eis que a disposição em linhas até facilita a triangulação, tanto a própria quanto a do adversário; o desenho em linhas distintas tem justamente a característica inversa, mas, na prática, o que mais conta é como isto é executado;
        Claro também que o ideal seria um jogador de velocidade, mas então porque o Flamengo não se mexeu para contratar alguém com tais características na janela? pois os que temos são ridículos e hoje são o principal problema no time; não é crítica à diretoria, sei que não estamos ainda em condições de ter ótimos jogadores em todos os setores, mas enquanto isto não ocorre, então façamos uso do que possuímos de melhor, o que certamente não são os pontas.
        Agora, sem jogadores rápidos há que se ter muito treinamento e capacidade dos jogadores? talvez, mas treinar, treinam todos os dias, e capacidade o meio já demonstrou ter muito mais que os pontas; aliás, muito mais capacidade do que qualquer outro time do Brasil, então é questão de fazer.

  • Arthur Lemos disse:
    23/07/2016 às 09:12

    O Flamengo nem precisava tanto de um meia, trouxe? OK, vamos torcer. Mas a necessidade do time eram atacantes de lado melhores oq encaixaria mt em termos de evolução do time para o Zé Ricardo. É só parar pra pensar, se estamos brigando pelo G4 com Cirino e Fernandinho de pontas, imagina com, por exemplo, Michel Bastos e Rafael Marques!

    Reply
    • LeandroMgaJP disse:
      23/07/2016 às 11:08

      Brigando pelo G4 com dois jogadores a menos em todos os jogos.

      Reply
  • Andreas Cauê disse:
    23/07/2016 às 09:33

    Sou a favor do 3_5_2 Muralha – Juan – Donatti – Rever — Cuellar – Arão – Mancuello – Diego (centro) – Alan Patrick – Guerrero e Damião!

    Reply
    • Arthur Lemos disse:
      23/07/2016 às 09:45

      Time sem laterais??? Blz, quando tomar de 5 não reclamem depois!

      Reply
      • Emerson Freitas disse:
        23/07/2016 às 10:56

        Arthur mesmo com laterais e velocistas marcadores já tomamos de 4 do curica e tomamos 3 gols do poderoso foguinho , sei não.
        SRN.

      • Arthur Lemos disse:
        23/07/2016 às 11:09

        Não é por esse lado que devemos analisar, imagina um time q jogue hj sem nenhuma proteção pela lateral. Com ctz estaria fadado ao fracasso, tome como exemplo os times europeus e os últimos campeões no Brasil, todos jogam com laterais e pontas para marcar as laterais fazendo no mínimo um 4-4-2 com duas linhas na fase defensiva, sendo q na 2a linha não precisam ser pontas, mas meias q possam fechar os lados como Jadson fazia pela direita no Corinthians!
        SRN

  • vinicius oliveira disse:
    23/07/2016 às 09:47

    Não adianta sonhar, Zé Ricardo já deixou claro que manterá os dois pontas velozes dele, então sai Alan / mancuello e entra diego. Nosso banco de reserva cada vez melhor !!

    Reply
    • Emerson Freitas disse:
      23/07/2016 às 10:50

      E que banco de reservas, Vinicius Oliveira , titulares em qualquer outro time brasileiro.
      Abraços

      Reply
  • Helms Carvalho disse:
    23/07/2016 às 09:51

    O Zé é um treinador que parece ter muito medo de tentar o novo. Isso é um absurdo. Ele deveria de forma contrária, inovando e testando situações. Teve oportunidade de fazer isso com semana cheia. O Tite quando perdeu Renato Augusto e Jadson partiu para um 4-5-1com sucesso.
    Acorda Zé! Coragem !

    Reply
    • Emerson Freitas disse:
      23/07/2016 às 10:53

      Concordo Helms, o ZR tem fobia ou não sabe mudar, veja suas subtituiçoes durante as partidas também.
      Abraços

      Reply
  • PET 43 disse:
    23/07/2016 às 10:04

    Pelo o que o ZR disse ontem, e era o que imaginava, ele nunca vai escalar esse 4-4-2, pois o time fica lento…Por isso, o FLA teria que contratar jogadores de lado melhores, que sejam rápidos e habilidosos. Com Cirino, Fernandinho e Gabriel nunca vai dar certo…O Everton, apesar da ruindade técnica, pelo menos tem garra…Tem ainda o Tiago Santos e Adryan, mas não sei se o Ze tem coragem para bancar e barrar os medalhoes…

    No fla sempre tem laranjas podres…PQP

    Reply
    • Arthur Lemos disse:
      23/07/2016 às 10:37

      Sim, Diego foi uma grande contratação e com ctz vai ser titular mas o nosso meio não era a posição mais carente, pois já tínhamos Alan Patrick e Mancuello. Agora pontas ou meias pelos lados temos mt quantidade e pouca qualidade: Cirino, Gabriel, Fernandinho, Everton e Ederson. As maiores esperanças são em Thiago Santos um mlk da base, Ederson q só vive machucado e Adryan q não sabemos como voltou e joga melhor de MA, Everton é só esforçado e os outros mt fracos.

      Reply
      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 11:06

        Cirino já teve um milhão de oportunidades e não correspondeu em absolutamente nenhuma ocasião; Acaso o ZR deseje mesmo insistir no jogo com pontas, então que dê oportunidade para Adryan e Thiago Santos.

  • Marcelo Miranda disse:
    23/07/2016 às 10:39

    Esse 4-4-2 e o time ideal.
    Esse Zé Ricardo fala como se Mancuello, Allan Patrick não corressem nada.
    Onde MA é melhor que Cuellar?
    Quais jogadas fenomenais esses caras: Cirino, Gabriel e Fernandinho fizeram?
    Sei não, mas na minha opinião tinha que trazer um técnico da Europa.
    Não digo um medalhão, mas alguém da Alemanha ou da Espanha que pensa um futebol com mais habilidade, mais bem jogado.
    Manter Márcio Araújo, Cirino é pensar naquele futebol retranqueiro de botinadas, passes para trás, jogo horizontal, cabeça baixa, temos condição hoje de ser um modelo de jogo no país, agora manter esse Zé Ricardo é retroceder a época de papai Joel (com todo respeito a história dele).

    Reply
    • Emerson Freitas disse:
      23/07/2016 às 11:02

      Concordo Marcelo.
      SRN.

      Reply
  • Gabriel disse:
    23/07/2016 às 10:48

    O que mais me impressiona é que os piores jogadores do nosso time são justamente os velocistas que jogam como ponta (Cirino, Gabriel, Fernandinho e Everton), e o que o técnico faz? Monta um time dependente desses jogadores. Enquanto isso, nós temos um meio de campo composto por Arão, Alan Patrick, Mancuello e Diego, que sem dúvida é um dos melhores do país (Nem contei com Cuellar porque já desisti de acreditar que ele vai ser titular), mas Zé Ricardo prefere deixar 2 deles no banco, em prol de dois jogadores que não produzem.
    Meu maior receio é que o time não dê certo justamente por essa teimosia de Zé. Vai ser duro ver Cuellar, Mancuello e Alan Patrik no banco e Cirino e Gabriel de titulares.
    E de que adianta ter rapidez nos contra ataques se os nossos velocistas não sabem dar um passe certo ou vivem perdendo a bola? Um meio de campo técnico e com bom passe é muito mais efetivo.

    Reply
    • Emerson Freitas disse:
      23/07/2016 às 11:00

      Concordo plenamente com o seu pensamento Gabriel.
      Abraços

      Reply
      • LeandroMgaJP disse:
        23/07/2016 às 11:04

        TODOS, menos o ZR, concordam com o seu pensamento Gabriel.

    • thiago disse:
      23/07/2016 às 11:12

      O medo dele é de tomar gol kkkkk, por isso q quando o time faz um gol ele bota 5 volantes!!! A justificativa dele é: vou colocar pontas para não tomar gol, só q ele esquece q esses pontas não produzem nada.

      Com Cirino, Gabriel, Fernandinho e similares o time não tem muito futuro não, capaz de nem o G4 conseguir!!!!

      Reply
    • Arthur Lemos disse:
      23/07/2016 às 11:14

      Perfeito, e nada impede o ZR de posicioná-los de forma q não comprometa o time defensivamente. Por exemplo, fazendo uma segunda linha com:

      Adryan-Arao-Cuellar-Macuello
      Diego
      Guerrero

      Reply
  • Rone disse:
    23/07/2016 às 10:56

    Zé da uma olhadinha no esquema do corinthians ano passado, eles jogavam com Renato Augusto e Jadson, porque o flamengo não pode jogar com Mancuello e Diego(Alan Patrick)?

    Reply
    • Arthur Lemos disse:
      23/07/2016 às 11:03

      Boa ideia, meu esquema preferido é 4-1-4-1. Só acho q o Arão aberto não tira o seu melhor q é a sua chegada de trás vindo pelo meio, e trocar com Diego por exemplo faria o 35 marcar pelo lado oq acho difícil para ele fisicamente, mas se bem adaptado e treinado pode funcionar!

      Reply
      • Rone disse:
        23/07/2016 às 11:05

        Então acho que até o Diego estiver 100% fisicamente jogaria com Arão fazendo a beirada mas é só na recomposição, quando o time estiver com a bola o Arão inverte com o Diego, quando o Diego estiver bem fisicamente pode fazer tranquilo sem ter que fazer as inversões quando o adversario estiver com a bola, pois assim como o Jadson foram jogadores que aprenderam na europa que todo o time tem que marcar e não iria ter problemas com isso.

      • Arthur Lemos disse:
        23/07/2016 às 11:17

        No Atlético de Madrid, Diego jogava de meia por dentro. Mas nada que não se possa adaptar, o seu exemplo do Jadson é o mais palpável, o David Silva tbm fecha pela direita no City e com isso não compromete a recomposição, enfim vamos esperar q o ZR consiga encaixar um time técnico!

    • PET 43 disse:
      23/07/2016 às 15:07

      BOA, mas Malcon é muito diferente de Ederson, que apesar da qualidade, é lento! Por isso, que o ZR não escala…Ele precisa de um cara veloz na frente. O FODA é que só temos os perebas do Cirino e Fernadinho…Apostaria na vontade do Everton, pelo menos, ou no T.Santos ou Adryan!

      Reply
      • Rone disse:
        24/07/2016 às 02:05

        Ederson nao é lento, tem uma ótima arrancada, e era titular do zé até o proprio se machucar, mas ainda tem as opçoes do adryan, everton, thiago santos e cirino. Fernandinho, gabriel e sheik sao descartados.

  • Adriano disse:
    23/07/2016 às 10:57

    No futebol de hoje em dia se joga com duas linhas próximas para compactação e infelizmente essas opções que você citou não serão usadas. Ao meu ver eu prefiro ter o esquema de hoje 4-2-3-1 com o Cuellar de Volante, o Ederson na meia esquerda e o Everton na Direita (Aproveitando que ele é canhoto) no lugar do Cirino. Pois assim teriamos dois jogadores eficientes pelos lados que ja mostraram muito mais que os outros nessa posição. Ederson com a devida sequencia jogou muito bem, fez um gol, e sua recomposição foi excelente, anulando o Fagner no primeiro tempo do jogo do Corinthians. Já Everton quando começa jogando sempre rende. Nosso primeiro gol no Brasileiro foi dele, e na ultima partida consagrou mais um gol e duas assistencias, sem falar na sua recomposição e velocidade. Penso nos dois alternando vide uma hora ou outra pelos flancos.
    Outra alternativa de esquema seria o 4-1-4-1 que não precisa necessariamente de uma recomposição rápida pois já são postados em duas linhas, a diferença é a movimentação, transição e deslocamento. Como o Corinthians de 2015 com Jadson e Emerson(Malcon) nas pontas, com o Jadson descolando da ponta pro meio, deixando a função da profundidade pro Malcon pela velocidade. Ficaria assim: Cuellar (Ralf); Arão (Elias), Alan Patrick (Renato Augusto), Diego (Jadson) e Ederson (Malcon). O Ederson apesar de não ser um ponta, ele se infiltra bem dando profundidade, não precisando ter outro jogador no ataque de origem.

    Reply
    • Rone disse:
      23/07/2016 às 11:00

      Apenas acho que as caracteristicas o Mancuello são mais parecidas com o Renato Augusto do que do próprio Alan Patrick, da uma olhadinha no meu comentario abaixo amigo.

      Reply
    • Rone disse:
      23/07/2016 às 11:02

      Apenas acho que as caracteristicas o Mancuello são mais parecidas com o Renato Augusto do que do próprio Alan Patrick, da uma olhadinha no meu comentario abaixo amigo. Mauro Cézar Pereira da ESPN fez essa comparação.

      Reply
      • Adriano disse:
        23/07/2016 às 11:11

        Eu sinceramente vejo os dois ocupando aquela faixa do campo, mas acho que o Alan Patrick tem mais técnica acrescentar, pelas bolas enfiadas e tiros de média distancia. O Mancuello vejo ele mais como um alçador de bola longa, e de toques mais rápidos e avanços pra receber de volta. O Alan Patrick segura mais a bola e carrega ela. No meu gosto pessoal prefiro o Alan, mas também entendo quem pede o Mancuello, são dois bons jogadores.

      • Rone disse:
        24/07/2016 às 02:02

        Mas esta comprovado por analise tatica que alan patrick e mancuello ocupam faixa de campo diferente e quem se aproxima mas ao renato augusto é o mancuello, isto esta comprovado.

    • Arthur Lemos disse:
      23/07/2016 às 11:26

      Bom comentário, o colunista deveria estar mais antenado com oq se passa no futebol moderno, meio de campo em losângo não cabe mais no futebol moderno, pois desequilibra o balanço defensivo no que tange à marcação das laterais. Acho q o Mancuello pode fazer tanto a função do Renato Augusto quanto fechar pela esquerda. E em relação ao Diego acho difícil pelo menos no começo ele fazer o msm papel defensivo q o Jadson pela direita por uma questão física, mas se adaptado seria o melhor dos mundos: Cuellar(Ralf), Arão(Elias), Mancuello(R.Augusto), Diego(Jadson), Ederson(Malcom), Guerrero(V.Love)

      Reply
      • Adriano disse:
        23/07/2016 às 12:02

        Dificilmente 0 4-1-4-1 será utilizado esse ano. Essa espectativa é para o ano que vem com pré-temporada e tempo para testes. Respondendo sua duvida em relação ao Diego, vai depender de como ele vai estar quando chegar. Fiz a comparação dele com o Jadson, pois os dois são meias e tem a idade parecida, sempre jogaram no meio, e o Tite o adaptou para jogar na ponta direita se descolcando para o meio, ou seja, ele não precisou avançar e dar profundidade e depois marcar o lateral, se não mataria o jogador. Creio que o Diego possa fazer isso.

  • farsantes disse:
    23/07/2016 às 11:03

    Essa última escalação sua é muito boa. Acho que ficaria melhor assim: Muralha, Rodinei, Donatti, Vaz e Éverton (Jorge); Cuellar, Arão, Maculello e Diego (Adrian); Éderson (Thiago Santos) e Guerreiro (Vizeu). Os jogadores “pseudo velocistas” só entrariam para opção de segurar o resultado nos contra-ataques (meio do segundo tempo).

    Reply
  • Luiz Carlos disse:
    23/07/2016 às 11:05

    Esquece Bruno, pelo que estamos acompanhando ultimamente, se fizermos um gol contra o América ou no máximo 2, pode ter certeza que esse Zé vai recuar o time pra jogar em contra ataques e depois só segurar o resultado, acho que o time do Flamengo é muito grande para o pequeno treinador que temos!

    Reply
  • Gustavo disse:
    23/07/2016 às 11:12

    Espectativa:

    Muralha, Rodinei, Rever, Donatti, Jorge; Cuellar, Arão, Mancuello, Diego; Guerrero e Ederson.

    Realidade:
    Paulo Victor, Pará, Réver, Juan, Jorge; Márcio Araujo, Arão, Alan Patrick (Diego); Cirino, Fernandinho e Guerrero.

    Reply
    • Rodrigo Andrade disse:
      23/07/2016 às 12:05

      A realidade já foi pior, o Gabriel a pouco tempo era intocável.

      Reply
  • Kenedy Farias disse:
    23/07/2016 às 11:46

    Sabe o que eu acho que falta nesse ataque do Flamengo? Proximidade entre os pontas e o centroavante. Quantas vezes vc já viu uma jogada de tabela entre um dos pontas com o Guerrero na frente da área fazendo o pivô? Os pontas do Flamengo parecem mais laterias que cruzam mal e não sabem marcar. Por isso que eu acho esse 4-3-3 é ineficiente no Flamengo. Os pontas são fixos, não existe troca de posições entre eles e o centroavante. No Barcelona por exemplo, Messi e Neymar procuram o Suarez o tempo todo. Não estou querendo comparar a qualidade dos jogadores. Só estou dizendo que a forma como está sendo implementada ese 4-3-3 no Flamengo é ultrapassada.

    Reply
  • Alessandro Rezende Gomes disse:
    23/07/2016 às 11:48

    Esse losango seria perfeito.

    Reply
  • Lourival carvalho disse:
    23/07/2016 às 11:51

    Com esse Zé Ruela no comando sei nao se digo nao vai ser banco

    Reply
  • MP disse:
    23/07/2016 às 12:09

    Criticar a insistência no Cirino e insistir no Ederson: não faz sentido.

    Reply
    • Paollo Fer disse:
      23/07/2016 às 18:54

      Não dá pra comparar cara. Claramente o Éderson é um jogador que nunca teve uma sequência de 5 jogos como titular, é um cara que percebe-se que o problema é falta de ritmo de jogo. Já o Cirino é por deficiência técnica mesmo, o cara não sabe dominar uma bola.

      Reply
      • MP disse:
        24/07/2016 às 12:50

        Cara, o Ederson foi um bom jogador, isso não se discute. No flamengo jogou bem logo após a estreia e não repetiu boas atuações depois da contusão.

        Diferentemente de Mancuello, que quando entrou deu passe, chutou, o Ederson não conseguiu criar jogadas, fez um gol quando a bola bateu nele. Quando tentou driblar perdeu, quando tentou enfiar uma bola errou e o pior: não tem comprometimento na marcação. Se melhorar um pouco, será um bom reserva. Se voltar a jogar como já jogou, pode ser titular.

        Pedir ele de titular hoje em dia é bobagem, seja a posição que for. Na meia, tá atrás do Alan, do Mancu e do Diego. Como segundo atacante/ponta, perde pro Éverton e a invenção de por ele de centro-avante eu nem comento.

        Pedir pra trocar um jogador que não faz nada por um que não faz coisa alguma não dá certo, mas acredito que o Flamengo possa recuperar o jogador, porque qualidade ele tem.

  • Janilton Rodrigues disse:
    23/07/2016 às 12:19

    Esse treinador Zé medroso está tendo uma oprtunidade única,foi a nação que conseguiu convencer a diretoria que seria uma boa efetiva-ló como técnico já que o mesmo mostrou muito potencial tático e psicológico.
    Mas está sendo teimoso e ingrato com a nação rubro negra,escalando o time de forma equivocada e mantendo esquema que na minha opinião não funciona,simplesmente pq nossos atacantes que jogam nessa posição são limitadissímos.
    Cirino no time e Márcio Araujo é uma afronta contra nação….
    Dessa forma ele será demitido pois a torcida vai pressionar a diretoria , ainda mais se os resultados não acontecerem….
    Poderia emprestar : Gabriel,canteros,Mugni
    Rescindir contrato : Chiquinho
    Vender : Sheik , Marcelo Cirino
    Meu time : Muralha , Rodnei,Donatti,Rever,Jorge,Cuellar,Arão,Mancuello,Diego,Adrian,Guerreiro.
    Colocaria Adryan no ataque fazendo dupla com Guerreiro,pq pode flutuar na linha de frente sem posição fixa, ele é rapido , habilidoso , tem ótimo passa e bastante inteligente…Nenhum dos atacantes do flamengo tem a qualidade de Adryan que pode jogar como primeiro atacante…
    Obs: Caso flamengo contrate Pato,entraria no seu lugar,pois é craque.

    Reply
  • CARIOCA disse:
    23/07/2016 às 12:21

    esse e o meu meio campo …

    Reply
  • Tulio Mêne Melo disse:
    23/07/2016 às 12:27

    A formação com dois atacantes abertos na lateral é eficiente. O problema é que não temos jogadores de qualidade.
    Na minha visão temos:

    Ederson: jogador habilidoso, ajuda na armação e chega ao ataque, tem boa bola parada, chuta muito bem, e sabe fazer gol…….

    Everton: Jogadpr muito rápido, dá boas assistências, cruza muito bem, e está começando a gostar de fazer gols. Pontos fracos: chuta fraco, não chega ao ataque com constância, não ajuda na armação.

    CIRINO, FERNANDINHO e GABRIEL, são a mesma coisa, jogamos sempre com menos um.
    SHEIK, um excelente ex jogador. Agora tá só enganando e ganhando 350 mil por mês, pra ficar de H no departamento médico

    Reply
  • Tulio Mêne Melo disse:
    23/07/2016 às 12:29

    Fica claro que precisamos de um atacante de excelência na lateral para ser companheiro de Ederson e Guerreiro no ataque, se for pra preservar o esquema.
    E a oportunidade está aí
    PATO….
    Se não continuaremos a ver, CIRINO, FERNANDINHO, GABRIEL, SHEIK

    Reply
    • Adriano disse:
      23/07/2016 às 13:15

      Deus me livre pato, jogador sem compromentimento. O pato não gosta de jogar bola, esquece esse cara !

      Reply
      • Herculano Erlan Lima disse:
        23/07/2016 às 13:29

        Poxa, tem como dizer que esse não seria o melhor/mais forte time do Brasileirão? Tá, Pato é sem sangue mas o Ganso também e olha o quanto jogaram ano passado pelo São Paulo. Ou seja, comprometidos eles rendem acima da média. Pato tem futebol, mais do que Cirino, Fernandinho, Everton, Sheik, Gabriel. Vindo num bom negócio porque não?

      • Adriano disse:
        23/07/2016 às 13:38

        Existe uma enorma diferença entre Ganso e Pato, Ganso é muito mais competitivo do que o Pato, tanto que na primeira oportunidade de jogar na Europa ele foi. Pato é diversas vezes cotado pra jogar na Europa e só foi jogar no Chelsea (Passou férias em Londres, não foi jogar), o cara ta enrolando a Diretoria corinthiana, por que não aceita ser cobrado. Jogador com talento, mas falta compromisso, muito muleque, não tem perfil pra jogar em time grande. Flamengo precisa de jogador que gosta de vencer.

  • Valmir disse:
    23/07/2016 às 12:53

    Se for para manter os velocistas prefiro usar o Rodnei na vaga do Cilixo, não têm ninguém mais veloz que ele, mantendo o Pará na lateral, ele no pior de tudo é melhor que o Cirino e vira e mexe faz bons cruzamentos, na esquerda mantém o Everton ou Ederson, aí pode deixar o Diego enfiando bolas pra eles. SRN

    Reply
    • Herculano Erlan Lima disse:
      23/07/2016 às 13:24

      Válido, bem pensado.

      Reply
  • Emerson Freitas disse:
    23/07/2016 às 13:00

    Só posso salientar que já vi vários jogos do Flamengo no estádio esse ano e esse velocista Cirino é a maior enganação que já vi no futebol a sua dificuldade em domínio de bola é bárbara , mas tem que ser títular e arruinar o time para ser vendido e evitar o prejuízo, esta é a realidade.
    SRN

    Reply
  • Sávio Machado disse:
    23/07/2016 às 13:41

    Muralha

    Rever Vaz

    Rodinei Jorge

    Arão

    A. Patrick Mancuello

    Diego

    Guerrero Ederson

    1 – A zaga estava vindo bem, então não mexe, se começar a falhar aí sim, faz as substituições necessárias. ( Prefiro o Juan do que o Vaz. SO QUE A ZAGA ESTAVA MUITO BEM COM O REVER E O VAZ ).

    2 – Arão de 1° volante sim, já jogou assim, e tenho praticamente certeza que dará certo de 1° volante.

    3 – A. Patrick e Mancuello de 2° volante. A melhor fase do Mancuello foi jogando do 2° volante pelo lado esquerdo. E A. Patrick jogou uns 3 jogos no brasileiro do ano passado como 2° volante, e jogou muito bem.

    4 – O Ederson jogaria com uma certa liberdade para ir buscar a bola no meio ou nas laterais, a ajudaria na marcação do meio de campo.

    *** MEIO DE CAMPO SÓ TEM GENTE QUE SABE TRATAR BEM A BOLA *** 😀 😀 😀

    Reply
  • Ivan Nilo disse:
    23/07/2016 às 13:50

    Galera, creio que Adryan tem espaço nesse time podendo jogar na posição do Cirino ou Everton. Logo, o ataque ficaria Ederson Gerrero e Adryan. Não é meu esquema predileto, mas pode dar certo.

    Reply
  • Sávio Machado disse:
    23/07/2016 às 13:52

    ———————————-Muralha—————————————

    ———————Rever———————–Vaz—————————

    Rodinei—————————————————————–Jorge

    ————————————–Arão—————————————–

    —————- A Patrick——————-Mancuello——————

    ————————————-Diego—————————————-

    ——————Guerrero——————Ederson———————–

    1 – A zaga estava vindo bem, então não mexe, se começar a falhar aí sim, faz as substituições necessárias. ( Prefiro o Juan do que o Vaz. SO QUE A ZAGA ESTAVA MUITO BEM COM O REVER E O VAZ ).

    2 – Arão de 1° volante sim, já jogou assim, e tenho praticamente certeza que dará certo de 1° volante.

    3 – A. Patrick e Mancuello de 2° volante. A melhor fase do Mancuello foi jogando do 2° volante pelo lado esquerdo. E A. Patrick jogou uns 3 jogos no brasileiro do ano passado como 2° volante, e jogou muito bem.

    4 – O Ederson jogaria com uma certa liberdade para ir buscar a bola no meio ou nas laterais, a ajudaria na marcação do meio de campo.

    *** MEIO DE CAMPO SÓ TEM GENE SABE TRATAR BEM A BOLA *** 😀 😀 😀

    Reply
    • Fillipe do Nascimento disse:
      23/07/2016 às 23:51

      Acho interessante, mas embora a zaga passe segurança, creio que seria inviável devido a falta de um meio-campista defensivo.

      Reply
      • Sávio Machado disse:
        24/07/2016 às 00:06

        Sim. Também penso que só seria possível se houvesse um grande comprometimento de A. Patrick e Mancuello na marcação.. Mas hoje em dia não só nessa formação com esse esquema e com esses jogadores precisasse de um grande comprometimento e sim em todas. Hoje em dia tem que ser todos atacando e todos defendendo. Acho que conscientizando os dois da importância deles em ajudar na marcação acho que seria possível essa formação.

    • Carlos Felipe Galvão disse:
      25/07/2016 às 12:25

      Acredito sim que seja possível, ja havia pensado nessa formação, mais isso requer um pouco de treino, nessa formação o A.P e Mancuello teriam que cobrir os laterais, em quesito qualidade seria de dar inveja a muitos times mundiais caso encaixe. O problema é, mudar o esquema a essa altura do campeonato, mais pensando pelo lado técnico, seleções Não tem tanto treinamento e trabalham com várias formações, por isso acredito nessa formação, pela qualidade técnica dos jogadores.

      Reply
  • Márcio Araújo disse:
    23/07/2016 às 14:47

    Ta loco rapaz, ainda bem que vc não é tecnico do time. Nao pode me tirar do time não vey. O time sou eu e mais 10.

    Reply
    • Eduardo Bandeira de Melo disse:
      23/07/2016 às 17:56

      Isso aí, continue se esforçando, MA.

      Reply
      • Márcio Araújo disse:
        23/07/2016 às 20:44

        Muito obrigado Sr. EBM, concerteza vou continuar treinando e me dedicando ao máximo como sempre nos treinamentos.

    • Kenedy Farias disse:
      23/07/2016 às 22:36

      kkk sensacional

      Reply
  • MATHEUS GUEDES DE SOUZA disse:
    23/07/2016 às 14:51

    Meu time é esse…excelentes armadores e poder de fogo pois todos são grades finalizadores.

    Reply
  • Flavio disse:
    23/07/2016 às 16:36

    São 3 as principais possibilidades. 4-2-3-1, 4-4–2 losango e 4-4-1-1.
    Em qualquer caso, esqueçam 2 armadores, não vai rolar.

    Reply
  • Ibsen Perdigao disse:
    24/07/2016 às 00:51

    Muito bom. Realmente eu me divirto. Parece que estamos num congresso tecnico da uefa. Seminario mundial sobre taticas modernas no futebol. Tecnico de fora de cuh eh rola. A solucao ta logo ali… Ou melhor… Logo Aqui no blog. Pode fechar o olho e pegar qualquer um daqui que o flamengo vai ser campeao com 4 rodadas de antecedencia

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

3 1

Flamengo vence Palmeiras fora de casa e sobe posições no Brasileirão

13 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

O esclarecimento do lateral do Lyon sobre rumor de proposta do Flamengo

13

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

26 71
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

67 6

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

4 1
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. cenario musical brasil em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar. Mantenha com o bom trabalho. Já favoritei!

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo