Quanto vale um craque?

Compartilhe com os amigos

Diego chegou! Enquanto a torcida rubro-negra comemora a aquisição de um grande jogador, a imprensa debate se vale a pena investir nele. Questionam se dará retorno, se o investimento não é alto de mais, se valerá a pena. Balela! Não vou questionar a procedência desses questionamentos, até porque sabemos que em determinados veículos o bairrismo impera, mas para você, quanto vale um craque?

Ele é aquele jogador que faz o time dar um salto de qualidade, que desequilibra em um lance, que é referência para o time. Ele leva torcedores ao estádio, vende camisas, arrebanha sócios torcedores, está nas capas de jornais, programas, etc. Não se limita ao retorno esportivo, mas também financeiro,

Antes de mais nada, não quero comparar tecnicamente alguns exemplos que citarei aqui, mas sim o impacto desse reforço para o time que o contratou.

O craque vale cada dinheiro investido, por exemplo, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são respectivamente 1º e 2º colocados entre os jogadores que mais vendem camisas no mundo, embora recebam valores considerados astronômicos de salários, apenas com venda de camisas parte desse valor já é reposto. Considerando que Messi vendeu 1 milhão de camisas oficiais, com média de R$200,00 por camisa e que o clube recebe royalties de 15% desse venda, temos uma boa reposição não acham?

É importante entender o quanto ele agrega de valor a marca, ajuda a divulgar o nome do clube. Um exemplo é Paolo Guerrero, o Flamengo, virou notícia no Peru graças a contratação do grande ídolo do país, e hoje aparecesse em várias capas de jornais peruanos devido ao gol feito na vitória sobre o América.  Outro ponto a se considerar de Guerrero é que ele foi responsável pelo crescimento de mais de 10 mil novos sócios quando foi contratado pelo Flamengo.

Jogadores como Neymar e Kaká, tem milhões de seguidores em suas contas de redes sociais, atraindo mais fãs, que se tornam consumidores do clube que o jogador está, gerando receitas pelo simples fato de gostarem do jogador. Saber explorar essa imagem é algo que ainda é muito carente no Flamengo, mas é algo que tem um potencial fantástico se bem gerido.

Ronaldinho Gaúcho mobilizou toda a imprensa  brasileira quando veio para o Flamengo, sua estréia passou em mais de 70 países do mundo, sua apresentação foi em uma Gávea abarrotada de rubro-negros, foi responsável pela venda de mais de 700 mil camisas enquanto esteve por aqui, e mesmo que alguns rubro-negros queiram esquecer dessa passagem deu um retorno de marketing muito grande ao clube.

Tecnicamente não precisa se falar que ter um craque no time pode significar alcançar títulos, que geram premiações, receitas com bilheterias, incremento nos programas de sócios, gerando mais receitas, trazendo mais craques, alcançando mais resultados esportivos e etc… Tornando-se um ciclo vicioso e vitorioso.

Sonhemos, se o Rei Zico estivesse hoje no auge da sua carreira, imaginem quantas camisas dele seriam vendidas? Quantos não se tornariam sócios? Quantos não iriam ao estádio apenas para vê-lo jogar? Quanto geraria de receita para o clube? E quanto valeria a pena investir para tê-lo?

Portanto, quando alguém perguntar se vale a pena contratar por cifras milionárias, a resposta é que se for um craque, vale sim! Pois o retorno de um craque é imensurável para um time, tanto dentro quanto fora de campo. Lembrando é claro que futebol não é uma ciência exata, e que o jogador pode não desempenhar o que o clube espera.

Mas a contratação de um grande craque é certeza de mídia, (mesmo que negativa) que agrega valor ao clube, afinal se está na mídia vira chamariz para investidores e patrocinadores. Portanto por toda essa mobilização da imprensa esses dias já fica claro que a contratação de Diego já dá sinais de retorno ao clube.

Que Diego seja esse craque que esperamos, que dê retorno fora e principalmente dentro de campo, pois um craque vale cada centavo investido. Que essa lógica de contratar os melhores seja uma constante nesse novo Flamengo que estamos tendo a oportunidade de ver.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @jeronimosjunior!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Muito bom. Dom Diego Ribas da Cunha é exatamente esse jogador que nós precisávamos ele não é o novo Zico mas para mim é um cara que lembra muito ele até no caráter na simpatia, no carisma natural sem excesso, sem exageros, sem forçar nada, sem precisar de polêmicas, e além de tudo um cara que tem uma bela formação e uma bela família, pra mim Diego faz o marketing positivo com o qual qualquer potência do mundo corporativo gostaria de associar a sua imagem. E é por isso que o paulistada esta desesperada vasculhando todas as contas do Flamengo e pressionando o nosso Presidente todo dia a praticamente desfazer o negócio porque se não vai descontrolar nosso fluxo de caixa e quebrar o Mais Querido, aí como eles são preocupados e bonzinhos. Xupa imprensa marrom. Chupa arco-íris.

  • Se Zico estivesse hoje no auge não seria o maior ídolo do Flamengo, nem teria 508 gols com o manto, nem os títulos que ele nos deu, porque depois de um ou dois anos seria vendido pra um clube da Europa.

  • quando se contrata um “craque” serve para a exposição de marcas, hoje vivemos de internet, mas precisamente rede social, os times europeus gostam de contratar varios jogadores de países diferentes para que sua marca seja conhecida nesse determinado país, se hoje for na argentina, colombia e peru e falar dos seu respectivos jogadores o nome flamengo será bastante conhecido, se no brasil trabalhasse somente com 23 jogadores como o pep faz poderia ter uns 5 craques ou nível de seleção no elenco mas com um elenco de 40 jogadores não tem como.

    • N temos nem 30.

      • conta lá pra vc ver.

        • 33… bem longe dos 40.

  • Serão constantes contratações do nível de Diego, Guerrero, Juan….pra cima.

    • Tomara meu amigo Adriano! SRN!

      • Não existem mais no Flamengo brucutus na direção.

Comentários não são permitidos.