Vai quebrar? Conheça a real situação financeira do seu clube

Compartilhe com os amigos

Os balanços de 2015 de alguns dos principais clubes de futebol do Brasil são tema de uma série de posts neste blog com análises de Amir Somoggi, Consultor de Marketing e Gestão Esportiva. Aqui você confere gráficos e tabelas que resumem o mais relevante envolvendo as finanças em âmbito nacional. Clicando abaixo, por Estado, acessa em maiores detalhes o que mostraram os balanços dos clubes mais importantes entre cariocas, gaúchos, mineiros e paulistas.

RIO DE JANEIRO

RIO GRANDE DO SUL

MINAS GERAIS

SÃO PAULO

FONTE: AMIR SOMOGGI

Em detalhes a situação econômicas de clubes brasileiros em época de Profut
Em detalhes a situação econômicas de clubes brasileiros em época de Profut
Fonte: ESPN (Mauro Cézar Pereira)
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se esses caras tivessem chegado mais cedo, com certeza o Flamengo seria uma potência hoje. Jogamos 3 anos no lixo com a Patrícia Amorim.

  • O que mais admiro é a quantidade de juros que deixam de ser devidos com a diminuição das dívidas! É uma espiral positiva!
    Dever, ainda mais com os juros brasileiros, é uma tragédia para qualquer pessoa ou instituição.

  • O que mais me agrada e interessa nessas planilhas ai e que deu para constatar uma diminuição no nível de pagamento de dívidas para poder investir e montar um time decente a altura de nossas tradições, pois é inaceitável perder quase todas dos Gambás nos últimos dez anos e do ano passado pra cá perder até para o Vice ainda por cima ficarmos disputando para não cair todo ano. Foi só aumentar o nível de investimento que a nossa posição na tabela também mudou com relação aos outros anos, apesar do equívocos que ainda são feitos no que se refere a contratações, mas estamos melhorando neste aspecto também o que é fundamental pois Flamengo ganhando vira uma mina de dinheiro que ninguém terá igual no mundo e vai fazer essa dividazinha ai virar pó em pouco tempo.

    • E ao olhar os valores com o departamento de futebol eles foram reduzidos de forma muito acentuada também, o que ajuda no superávits.

      • Pergunte a qualquer jornalista paulista se ele acha melhor que o Flamengo pague só suas dividas deixando o Depto. de Futebol a pão e água ou diminua um pouco o volume destes pagamentos para poder investir no futebol e fazer um time mais forte ou pelo menos mais estrelado que eles sem sobra de dúvidas vão escolher a primeira opção já para os times paulistas eles vão cobrar é que deixe a divida explodir mas que monte times para eles continuarem tendo a hegemonia do futebol brasileiro.
        Somos todos menos alguns, mas só alguns eles conseguirão enganar por todo tempo.

  • Maluco é isso mesmo????!!!! A dívida de 2011 pra 2012 saltou quase 450 milhões????E ninguém foi preso????Ninguém foi expulso do clube???

    • É porque em 2012 quando os blues assumiram contrataram auditoria externa para calcular a REAL dívida (não a fake que vinha sendo publicada pelo Fla ha anos, similar ao que fazem até hoje times como Corinthians e Galo)

      • Exatamente. Por isso justamente Flamengo e Botafogo, times que vieram com diretorias focadas em pagar dívidas, possuem as maiores. Se fosse apurar quanto realmente deve Corinthians, Atlético MG, Vasco e até o Santos, ia feder mt. Acaba que tudo fica oculto e volta e meia eles se pegam em crises financeiras e ai não conseguem reforçar e atrasam salários. Torço para que um dia a casa caia e times como esses se afundem como o Botafogo, e que a justiça seja feita

  • Lógico que esse balanço aí tá errado, o flamengo não deve isso ali não.
    Tá na faixa dos 415 a 430 por aí.

    • Não está errado. Eles são do final de 2015. O de Março de 2016 no site do Fla a dívida está em R$ 469 milhões.

    • Depende da data filhão

  • Todos (me incluo nessa) deveriam olhar pra esses números antes de criticar os Blues. Por mais que os resultados em campo e algumas contratações não terem dado certo, esses números representam muito mais. Desde que entraram reduzem em média 90 milhões em divida por ano. Isso é absurdo.
    Parabéns, Blues!

  • Até no superavits o Vasco é vice do flamengo kkkkkkkk!
    Desculpa, mas não resisti!

    • O pior é que nem com treta eles conseguem ficar perto. Vasco e Botafogo incluíram as antecipações das cotas de TV deste ano.
      Um colando do outro, rsrsrs
      SRN

  • Uma pergunta aos amigos rubro negros: Alguém aí confia no balanço do cruzeiro? Kkkkkk
    E no do Vasco? A variação é tão grande que chega a ser ridículo a cara de pau desses dirigentes..

    • Ouvi um dia desses exatamente isso sobre ambos,de um representante de Empresa de Marketing em futebol. Ele afirmava que ambos, mas citou o Vice especificamente, que as dividas eram irreais. Para o mercado.afirmou ele, Eumicu da lama jamais ira fazer o que nosso presidente fez, de chamar a imprensa e colocar os numeros na mesa.Perguntado por um reporter, ele disse que acreditava que a divida do VICE estaria na casa dos 600 milhões.PS- São Januario como ja foi reportado esta empenhado por conta de dividas.SRN

      • Nem precisa ouvir especialista. O Júlio Brant, empresário que foi candidato à presidência do Vasco em 2014 e que é conselheiro do clube, foi no Bate-Bola uma vez e disse que a dívida do Vasco com certeza era muito maior do que os balanços apresentam.

        Não falou nenhuma novidade, mas é alguém de dentro falando.

  • Trabalho duro que vem dando resultados! Daqui a uns anos os que hoje criticam irão reconhecer e agradecer o que essa diretoria está fazendo com esse clube! Não me canso de apoiar e reconhecer o trabalho realizado!

  • O Flamengo deve isso em valores brutos. Porém, aí está contando a dívida com o consórcio plaza, que o Flamengo já tem depósitos das penhoras para pagar. Ou seja, a dívida líquida é na casa dos 400 milhões.
    Outro dado interessante é ver que o Flamengo era o que mais arrecadava e um dos que menos investia em futebol. Menor percentual do faturamento. O resto era para pagar dívida.

  • 579 Mill de dividas ta certo isso?

    • Sim. Olha o título do quadro. Número em milhões

    • Ainda é muito grande mas sair de 750 milhões para cerca de 579 milhoes, redução significativa em três anos de mandato.

      • Já imaginou os msm 200 Mill indo para o fut? Íamos ter uns 65 Mill ano para contratações se n estivéssemos com essa divida (750) naquela época.

        • Esse ano o Fla teve 20 mi pra contratar na pré-temporada e, se não me engano, um dos caras da diretoria disse que ano que vem já teremos 70 mi.

          • Se bem que, algumas compras foram parceladas.

            • Sim, as contratações desse ano extrapolam os 20 mi(só cuellar e mancuello já dão 20) e como a diretoria comprou parcelado, acredito que esses 20 mi são para as parcelas desse ano, e também que parte dos 70 mi do ano que vem já está comprometida com as parcelas das contratações desse ano que ficaram pro ano que vem.

      • Salvo engano, a dívida vai estar abaixo dos 400 milhões até o final de 2016.
        Dos 490 milhões uns 280 milhões é com o governo.

    • também achei estranho. Flamengo diz que a dívida estava em torno de 460 milhões. A intenção é estar abaixo dos 400 milhões ao final de 2016.

      Ele deve estar incluindo custos com salários, custos trabalhistas, luvas etc

      • Sim. Veja q é o balancete final de 2015. O balancete de Março de 2016 a
        dívida está em R$ 469 milhões. É só ir lá no site do clube.

        • Está estranho. Ele deve ter incluído valores das contratações de 2016, salários etc ou o Flamengo e está mentindo.

          • Não Adriano esta matéria pega todos balancetes de 2015 oficiais dos clubes. E o Fla terminou 2015 c a dívida de 579 milhões. No balance de Março de 2016 a dívida está em 469 milhões apesar de ainda está em fase de auditoria.

            • Existe a dívida bruta e a dívida líquida.
              O Flamengo divulgam as duas mas levam em consideração a dívida líquida.

      • No caso do Corinthians eles estão maquiando a dívida porque eles põe a dívida da Arena na contabilidade da empresa criada p a gestão do estádio e não nas finanças do clube. Toda a arrecadação das bilheterias dos jogos do clube são amortizadas diretamente na dívida da Arena, por isto q o Corinthians não contabiliza receita de bilheteria no seu balancete.

        • Juiz Sérgio moro vai chegar nesse estádio. Se é que já não chegou. Kkkkkkk

        • No caso do Corinthians, não é propriamente uma dívida. Aquele estádio está mais pra um leasing do que que para um CDC. Se os gambás não pagarem, perdem o estádio e acabou a dívida. Se eles pagaram, no final do Leasing podem ficar com o Gambazão.

  • Resumindo: O Flamengo conquista o Mundial de 2018 com seu time galático.
    Fora a brincadeira, isso deveria ser matéria diária para quem acha que o Flamengo é só nas quatro linhas.
    Infelizmente retrocedemos devido a gestões anteriores. Mas logo seremos unanimidades na América do Sul.
    E lembremos, o pior já passou. SRN

    • Em toda a América.

    • Os carecas sempre disseram que o ano que iriamos deslanchar seria 2018, estamos ainda em 2016.E’ so vcs darem uma olhada onde nossa divida ja esta, nosso CT, sede, piscina e ate mesmo nosso time, que com todas as limitações apontadas não deve nada aos primeiros do CB, e descobrir porque existe tanta campanha contra o Flamengo. Tem um ditado que diz_ “agua morro abaixo, fogo morro acima e mulher quando quer dar ninguem segura.Vou parodiar_ Agua morro abaixo, fogo morro acima e Mengão quando quer ganhar,
      ninguem segura”. Pra cima deles Mengão!!SRN

      • O CT ainda não está pronto. Só vai ficar em 2018. Quanto a isso, estamos realmente muito atrás. Olha a Toca da Raposa ou os CT do SPFW. Mesmo com o nosso pronto, será que teremos estrutura só para a divisão de base como tem o São Paulo? Em uma venda, pagaram o CT todo.

        • Sua preocupação é super válida mas, segundo a própria diretoria disse que o CT Profissional será entregue 100% finalizado agora em outubro próximo.

  • Flamengo é o que está com o melhor gasto / renda… Disparado…

Comentários não são permitidos.