Zé Ricardo não fez mágica, fez um time

Compartilhe com os amigos

Salve Nação Rubro Negra!

Zé Ricardo deu vida ao elenco e não precisou de muito para fazer o time começar a jogar bola e ser grande favorito ao título. Só precisou de um pouco de inteligência e explorar algumas de suas melhores armas.

Zé Ricardo ainda só não conseguiu explicar muito bem as titularidades de jogadores cativos no elenco, falo de Márcio Araújo e Cirino.

Por isso, vim apresentar a vocês algumas variações táticas e algumas ideias que tive e nosso técnico poderia utilizar caso queira exonerar de vez alguns jogadores que não rendem o mesmo que outros.

Antes de mais nada, o Flamengo de Zé Ricardo hoje joga de duas maneiras que conseguiram surtir efeito, baseando um pouco do trabalho que ele realizou na base do clube.

1

2Com algumas mudanças o Flamengo não perderia nenhum de seus principais jogadores e ganharia alguns que ajudariam tanto na qualidade de passe, como também na criação de jogadas.

Lembrando que ao contrário do que se é feito hoje, os estrangeiros contratados neste ano por um alto custo, merecem e devem ser titulares dessa equipe e para isso não é difícil adaptar, veja só:

4

5

Na primeira imagem, vemos apenas as mudanças de peças com a entrada de Cuéllar e Mancuello, os gringos que não conseguem espaços na equipe e seguem como reservas no grupo.

Já na segunda, vemos o que grande parte da torcida pede desde o início do ano, quando vivíamos na Era Muricy, e que não seria mistério algum para o treinador Zé Ricardo tentar implantar, já que os jogadores possuem características semelhantes e ganharia com a questão da posse, do passe e da criação de jogadas conforme citei acima, o feijão com arroz também chamado de 4-4-2.

Em um outro mundo, mas não tão distante… ainda há a possibilidade de sonhar com algo diferente, que seria o 3-5-2. Uma formação um pouco mais defensiva atuando com 3 zagueiros, mas também bem ofensiva já que o meio campo ficaria mais ‘povoado’.

Não vou ilustrar dessa vez e ao contrário do que fiz acima, vou contar com a estréia de Donatti e Leandro Damião, ok?

Meu goleiro continuaria sendo o Muralha. Meu trio de zagueiros seria Juan, Donatti e Réver. Me aprofundando mais na zaga, Donatti recém contratado é um grande jogador, mas tem como defeito a falta de velocidade o que pode ser um grande problema já que Juan também não é tão rápido e Réver ainda não atingiu a forma física adequada, logo, uma zaga entre Juan e Donatti ou Réver e Donatti seria complicada de lidar com ataques rápidos. Já que não temos laterais vamos um pouco mais à frente… Jogando com 2 volantes que seriam Arão e Mancuello, sim, Mancuello! Que tem características de meia, pelo bom passe e visão de jogo, mas seria melhor atuando vindo de trás dando opção para o remate de fora de área. Os alas, seriam Rodinei e Éverton que já jogou assim no passado. Alan Patrick nosso “camisa 10” (claro!) e mais a frente seria um pouco ousado… Paolo Guerrero e? Leandro Damião. Notei em Guerrero a ausência de um companheiro de porte e boa finalização, afinal, Cirino e cia é complicado. Leandro Damião ficaria com um papel mais de área e Guerrero, como jogava no Corinthians e joga na seleção do Peru, um garçom matador, aquele que sai da área, da a opção do passe e toca para o companheiro finalizar. (Por sinal, Cuevas hoje no São Paulo, fez dois gols desse modo no Peru com assistências de Guerrero).

Um 3-5-2 com uma boa defesa e um bom ataque, seriam as armas para o Flamengo ser campeão pela sétima vez do Campeonato Brasileiro. Viajem ou não, é uma possibilidade e pode ser analisada com carinho já que nossos velocistas não conseguem produzir algo útil.

Zé Ricardo não precisa ser mágico para montar o time do Flamengo, precisa apenas ser um bom técnico e isso ele vem provando ser. Basta apenas fazer alguns ajustes e o Flamengo, em um passe de mágica, tira o coelho da cartola.

Enfim, é isso… deixem seus comentários abaixo e vamos debater.

Saudações Rubro Negras,

Cleito Jr.
Twitter: @cjunior_fla

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O bom disso é realmente enxergarmos que temos opções. Mas apesar Alan Patrick vir apresentando um bom futebol e Mancuello ter que atuar como titular, não vejo muito os dois atuando juntos. Ambos tem bom passe e podem armar jogadas, são de certa forma lentos. Não daria para jogar com cada um nas pontas como proposto acima. Perderíamos muita velocidade.

    Mas certamente é Cuellar de 1º volante. Gosto muito do futebol do Juan, mas é tenso colocar Juan e Rever, faltaria velocidade tb. Tem que limpar a folha e trazer mesmo o Diego Ribas. Sai Sheik, PV, Gabriel, M.A (ou se não vai aproveitar o cara manda o Canteros) ai dá para trazer o cara.

  • Aleluia irmãos rubros-negros…. Até pouco tempo atrás tínhamos dificuldade de encontrar 11 jogadores para começar uma partida, agora discutimos quem é reserva para quem.

    • Isso Vágner! Não adianta ter um time forte, temos que ter um elenco forte
      SRN em qualquer situação!!!

  • Cara, vou dar um papo pra vocês. Eu também queria muito ver os gringos em campo,de repente até numa formação diferente pra que eles possam encaixar melhor e tals. Mas vou falar aqui o que percebi ontem na entrevista do Muricy no Bem, amigos. NÃO VAI MUDAR. NÃO ADIANTA, NÃO VAI MUDAR.

    Por que eu digo isso? Vocês se lembram qual foi uma das partes do projeto que mais agradou o Muricy para que ele viesse treinar o time?

    Foi, o de implementar uma maneira de jogar que vem desde as categorias de base. O Muricy veio e plantou a semente,saiu e veio Zé que conseguiu melhorar o trabalho. Eu também ficava me perguntando, mas porque não mudam pra um 4-2-3-1 ou um 4-4-2? Ontem na entrevista do Muricy ao Bem amigos ele disse:,

    -Os caras estão com projeto implantado com uma forma de jogar que vem desde as categorias de base.E não vão mudar.

    E não vai mesmo amigos, e faz todo sentido. O Fla está criando uma identidade,um jeito de jogar que o fraldinha já vai saber quando chegar ao profissional. Acabou aquela história de cada técnico que chega muda a porra toda, faz experimentos e tals. Eles têm que se adaptar ao Fla e não o Fla se adaptar a eles. É assim que vai ser e eu concordo com a filosofia.

    Ah, mas e as peças? Bom, as peças têm que ser trocadas na minha opinião, mas quando estiverem bem adaptadas ao sistema de jogo, coisa que ,acho eu, que o Zé ainda não identificou nos Gringos por exemplo.

    SRN!!

    • Na minha opinião a filosofia de jogo é ótima… esquema moderno… velocidade… intensidade… ofensividade…. muita pegada na marcação… só que estão realmente com as peças erradas… nossos homens de lado de campo são horríveis… E isso só vai mudar na próxima temporada.. Ou então se conseguirem adaptar algum outro jogador do elenco prá jogar por ali… Eu, assim como você, apoio a idéia…

      • O Zé Ricardo sabe fazer o churrasco, mas deram a carne errada pra ele….

  • Eu gostaria de ver iniciando o jogo, Cuellar e M. Araújo juntos, no meio, liberando o W. Arão e A. Patrick (ou Mancuello) na criação… Ficaria assim:
    Muralha, Rodinei, Rever, Juan, Jorge, Cuellar, M. Araújo, Arão, A. Patrick (Mancuello), Cirino (Ederson) e Guerrero (Vizeu).
    Com essa formação, além de liberar o Arão, liberaria os laterais, já que Jorge e Rodinei mais soltos, são melhores no apoio ao ataque, do que na defesa. Na defesa, Cuellar e MA cobriria as subidas dos dois laterais, claro, que subiriam de forma alternada, mas teriam mais liberdade pra jogarem com ala…
    Além do apoio dos laterais, o ataque contaria com Cirino na ponta, Guerrero, A. Patrick, Arão (bom toque de bola), que seria 5 no ataque, podendo chegar 6 na frente, se Cuellar ou MA der uma adiantada, ficando um dos laterais e MA (Cuellar) na proteção à zaga…

  • Cuellar não é 1º volante, o Ronaldo seria o reserva imediato ou utilizaria o Vaz.
    Hoje não enxergo o Mancuello em parceria com o A Patrick, e sim no lugar dele, mas caso venha o Diego seria uma boa parceria.
    Caso utilizasse o 442 o Vizeu seria o companheiro ideal do Guerrero.
    4231
    Muralha – Rodinei – Rever – Donatti – Jorge – Márcio Araújo (Vaz) (Ronaldo) – Arão (Cuellar) – Ederson (Diego) – Mancuello – Thiago Santos – Guerrero

    4141
    Muralha – Rodinei – Rever – Donatti – Jorge – Márcio Araújo (Vaz) (Ronaldo) – Ederson (Diego) – Arão (Cuellar) – Mancuello – Cirino (Thiago Santos) – Vizeu (Damião)

    442
    Muralha – Rodinei – Rever – Donatti – Jorge – Márcio Araújo (Vaz) (Ronaldo) – Arão (Cuellar) – Ederson (Diego) – Mancuello – Vizeu – Guerrero

    352
    Muralha – Rodinei – Rever – Donatti – Vaz – Jorge – Arão (Cuellar) – Ederson (Diego) – Mancuello (AP) – Vizeu – Guerrero

    Esclarecimentos :
    Márcio Araújo – 1º volante nato, que tem a confiança dentro do grupo, fraco de técnica mas é cão de guarda.

    Vaz – Zagueiro técnico com boa saída de bola que pode fazer a função de 1º volante, desde que os laterais não avancem muito, senão vai cansar. Brigador, mas sem ser violento.

    Ronaldo – tá na hora de preparar o moleque, pois é técnico, brigador, sério e jovem

    Mancuello X A Patrick – técnicos, se movimentam bem, visão de jogo, ótimos cobradores de falta, mas o A Patrick tem a inconstância e falta de combatividade os seus pontos negativos, por isso o argentino sai na frente. Juntos não rola.

    Guerrero – não é o centroavante da pequena área e matador como muitos pensam (inclusive o Sampaoli), mas tem técnica, sabe proteger, fazer a função de pivô, tem chute forte de fora da área, mas precisa de um companheiro de área, matador.

    Vizeu – jovem, humilde, habilidoso, inteligente, sabe se movimentar na pequena área, brigador mas disciplinado. Vai render muito jogando junto ao Guerrero e vice-versa.

    Cirino – veloz, tem uma certa habilidade, incansável ajudando também na defesa, mas gosta de ser garçom e não protagonista, ponta. Por isso o ataque não rende, falta um matador junto ao Guerrero. Se jogar o Cirino não pode jogar o Guerrero e vice-versa.

    Ederson – ao contrário de muitos, vai render, pois no jogo fatídico contra os gambas, estava chamando a responsabilidade para si, indo pra dentro com mais confiança do que os jogos anteriores.

    Thiago Santos – mesmo sendo cru e cheio de ansiedade pra ir por jogo, levo a maior fé nesse garoto, será questão de tempo de trabalho e amadurecimento mas vai valer a pena.

    Diego – dispensa comentários, e se vier vai ser f… de nos aturar, principalmente o pessoal do bacalhau.

    Juan – não descartei e jamais o farei, pois é a RAÇA Rubro-Negra, só que não poderá ser usado em todos os jogos, mas tem completa confiança e admiração.

    Dispenso: Sheik (já foi né), Gabriel, Everton e PV

    Temos que lidar com nossa realidade hoje, com as possibilidades e limitações que temos, pois é o ano em que foi dada a largada para a verdadeira montagem da equipe. É a médio e longo prazo…
    Obs. :
    Não sou defensor e nem admirador do futebol do Márcio Araújo, só que no momento é o podemos.
    SRN

    Sei que vão me bombardear, mas tudo bem, só não vale xingar rsrs

    • Gosto da idéia de tentar utilizar o Vaz como primeiro volante… Se ele cumprir bem o papel (deve cumprir pois já jogou de volante) melhoraria ainda mais nossa bola aérea….

  • O zé usa o mesmo esquema do muricy e que tanta gente criticava. Só mudou algumas peças. A melhora na zaga foi determinante. O primeiro gol, contra o Atlético, aconteceu em jogada que o Muricy sempre buscou, Arão e Mancu trabalhando juntos.

    • com muricy, Gabriel e Cirino não saiam do time. Matava os torcedores de raiva.

      • Era tensa a época em que Cirino não saia do time. 🙂

    • O “esqueleto” do time é o mesmo, porém é bem mais voltado à parte defensiva… Note que atualmente dificilmente temos mais posse de bola do que o adversário, coisa que antes era uma regra… Nossa zaga atualmente não joga desprotegida, por isso dificilmente somos pegos no contra-ataque… Hoje priorizamos a defesa, até por isso o MA está jogando no lugar do Cuéllar. Repare que nossos volantes são muito mais cautelosos nas subidas ao ataque… Arão vai um pouco mais, porém o MA sai muito pouco e se encarrega de cobrir a avenida que o Jorge deixa. Nunca mais sofremos com as bolas nas costas do Jorge. E enquanto o MA cobre as costas do Jorge o Jogador que joga do lado esquerdo (Ederson ou outro qualquer) recompõe o setor defensivo um pouco mais centralizado, onde estaria o volante. E isso tudo dá muito certo, pois prá jogar com a posse de bola TODOS os jogadores do elenco tem que ter, no mínimo, muita qualidade no passe, preparo físico em dia, muita noção na recomposição defensiva, o que ainda falta no nosso elenco. Hoje damos chutões quando necessário, antes sempre tentávamos sair jogando. Resumindo: O desenho tático é bem semelhante, mas o comportamente é bem diferente.

    • O esquema era sim criticado e praticamente continua o mesmo; o problema é que apesar de multicampeão, o Muricy simplesmente não conseguiu treinar bem o time; Muricy contava com a esperança de quase todos e decepcionou a quase todos, seja em razão da saúde ou de qualquer outro motivo, ainda assim isto não apaga seu passado vencedor; deixou de saldo, entretanto, alguns perebas (renovação de Sheik e Cirino e vinda de Fernandinho), algumas eliminações ridículas e seis meses praticamente perdidos;
      De qualquer forma, esquemas não ganham jogo, não isoladamente, importa é como se dá sua execução, e o time estava mesmo horrível. Hj não, hoje o time joga bem, ao menos bem melhor que antes, mesmo quando perde.

  • São muitas as possibilidades, muito melhores no papel do que o time que temos visto entrar em campo.

    Mas a verdade é que, gostemos ou não da escalação, o “time do Zé” tem sido muito eficiente, então nem vou me dar ao luxo de escolher a minha escalação preferida.

    Se for pra ser campeão ou ganhar uma vaga na Libertadores com Cirino, Everton e Marcio Araújo de titulares, então que seja.

    • É como já postei um dia desses. Agora ele está tendo a semana cheia para testar variações de esquema e trocar os jogadores. Até o jogo do corinthians, ele não tava tendo nem tempo de treinar e já fez mta coisa. Agora é outra realidade, pois com mais tempo, ele vai acabar vendo q tem cara melhor no banco e encaixar nos treinamentos para q melhore o já está dando certo. Acredito q não ia adiantar colocar um cara com talento e ele não cumprir bem o seu papel tático e sem tempo para treinar, isso ia acabar acontecendo. Volto a dizer, agora com tempo e jogos um pouco mais fáceis é treinar bem com os melhores tecnicamente, cumprindo bem a parte tática e ganhar confiança.

  • Parabéns pelo texto. Para o Ze tirar nota 10 neste momento, basta colocar o Cuellar no time titular, pois assim como o Mancuello, não dá para ele ficar fora do time principal. Ele não é tão dinamico (corre atras dos atacantes) quanto o Marcio Araujo, mas tem uma parte ofensiva muito superior.

  • Faço uma reflexão realista, sem esses idiotista que mudam de opinião a cada jogo e não sabem discutir oponioes diferentes da maioria atual.
    Zé não eecala os gringos por opção dele, e vai continuar assim não tentem justificar com outros motivos. Não adianta fazer variações pq ele não vai mudar isso. (O Carlos Eduardo com o jayme foi assim até ir embora).
    O trabalho do Zé é bom sim, mas o muricy deixou um time nulo, sem padrão, sem nada, qualquer um colocaria mais organização do que estava (sem desmerecer o trabalho do Zé Ricardo).

    Acho que o Zé está se queimando demais com essas insistências é exatamente por isso ele não é efetivado. Acredito do potencial dele, mas não pra agora, ele precisa aprender muito ( não só sobre tática, e coisas matérias, mas como lidar com grupos, e coisas que só a experiência trás). Por isso sou a favor de trazer um técnico para o Zé ser auxiliar e aprender ( não venham dizer que técnico medalhão não serve pra nada pois a experiência que eles têm passada a um treinador novo, essa mescla de conhecimento pode gerar bons frutos no futuro), até porque uma série de resultados negativos (o que mais cedo ou mais tarde irá acontecer) causará sua demissão. Além da sul americana, uma competição com times estrangeiros, diferente e o qual o Zé jamais teve que lidar pode causar um grande desgate a sua promissora carreira.
    Então na minha humilde opinião e hora de trazer um novo treinador sim.

    • Voce só escreve merda !!

    • O que mais tivemos de 2013 pra ca foram medalhoes e só tomamos coco, agora que temos um treinador moderno e estudioso e que estamos bem no campeonato quer jogar tudo por água abaixo ?

      • Treinador moderno? Piada! Zé não é treinador moderno como muitos dizem; parece, digo, PARECE ser eficiente mais não é. 1/2 a zero está valendo! Sempre que pega um time mais compacto leva lapada. Arma o time do Flamengo como time de várzea. Quem joga assim é sempre vice! Precisa estudar um pouco o futebol europeu – este sim moderno!

        • O Atlético MG, melhor elenco do brasil, 5 vitorias consecutivas, tudo bem esta desfalcado mas agente estava muito mais, criaram quase nada, passamos por cima, internacional a mesma coisa, ten gente q realmente não se contenta com nada, time encaixado, jogando bem, entrosado, os reservas entram e mantém o nivel e tem gente que ainda critica o treinador.

  • Texto bastante lúcido! Concordo com a maioria de suas suposições! SRN.

  • É uma discussão que vai render muito ainda, eu já dei minha opinião a respeito, do porquê de o Zé Ricardo optar por figuras como Cirino e Márcio Araujo.

    O Zé vai prezar pela segurança antes de tudo, para conseguir resultado. Muito em função da posição indefinida dele no clube.

    Acho que a Diretoria faria um grande favor se efetivasse o cara de uma vez, até porque uma hora eles vão ter que fazer. Ele não vai ficar ganhando 10 mil por mês para ser técnico do maior do clube do Brasil, e que ainda por cima está disputando o topo da tabela do campeonato brasileiro.

    Acorda Diretoria, essa espera já deixou de ser cautela há muito tempo, já virou indefinição.Vão estragar a droga do trabalho à toa.

    • Incomodado com salário? Edson em uma empresa o funcionário que quer crescer tem que se submeter aos interesses desta.

    • Edson, concordo com você quanto à manutenção das peças no time titular, porém creio que com o tempo vai mudar aos poucos, dentro das possibilidades é claro… Quanto à condição do Zé, na realidade nós não sabemos o que ofereceram a ela… Alguns dizem que ele está recebendo por metas cumpridas… Eu acredito que até o fim da temporada ele não se incomode em se manter dessa maneira. Talvez até seja uma forma de preservar ele no clube, pois caso amanhã a casa venha a cair ele pode permanecer no clube para realizar outro trabalho no futuro… Vejo mais ou menos como a cautela que têm ao lançar garotos da base… Se efetivarem ele com um salário alto, se o trabalho vir a cair de rendimento eles tem que demitir e ele acabará indo para outro clube. Voltando ao assunto das peças indesejáveis no elenco, na próxima temporada sim, podem contratar pelo menos dois jogadores para fazer verdadeiramente o papel que os pontas deveriam estar fazendo… Se fizerem isso, é elenco prá chegar como forte candidato à Libertadores.

  • Fez um time sem Mancuello e sem Cuéllar. O quê ele mudou tão radicalmente assim, além de por para mofar no banco os estrangeiros? Porque o jogo mais difícil dele, o do Atlético, ele não estava lá e o os caminhos se abriram pelos pés do Mancuello recebendo do Arão, ou seja, justamente do jogador que ele tirou e só usou na última porque o Ederson estava machucado.
    Porra põe Cuéllar e Arão, eles marcam bem, e Mancuello na esquerda e Patrick mais à direita, podendo revezar às vezes para confundir a marcação, e o Ederson no lugar do Cirino.

    • Cara o time não é só escolher um esquema tático, escolher os jogadores e botar eles pra jogar não! Não quer dizer que o fato dele não ter mudado pra tática que vc queria, que ele não tenha feito nada no time, é cada uma pqp

      • E outra, só pq ele não tava no banco ele não tem mérito? Mérito de quem então do Jayme??????

        • Na verdade, esse time de domingo foi o Zé quem montou e não o jaiminho!!!!

        • Se a lógica é esta, o demérito do domingo anterior tbm foi dele e não do Jayme, como estão dizendo!

          • Ianzinho, o demérito pela derrota foi do Zé Ricardo… Prá começar não devia ter sido expulso… Claro que o Jayme como membro da comissão tem sua participação, assim como o mérito pela vitória foi do Zé e o Jayme tem sua parcela que lhe cabe… Mas o responsável por tudo sempre é o Comandante, nesse caso o Zé Ricardo.

    • Mas quando ele assumiu os dois já não estavam no banco… O Cuéllar estava. O Mancuéllo não me lembro bem se estava no banco. O que me lembro é que ele não estava jogando nada… Mas que o time mudou, isso é indiscutível… Estamos com pontuação de G4… Há quanto tempo não víamos isso? Um time disputando G4 desde o início do campeonato?

  • Que história é essa que o Cuéllar defende pior que MA? Ele defende tão bem quanto. Não é ´porque é um volante que sai melhor que ele precisa ser ruim de defender. Até onde vi, ele defende até com mais raça. Parece que não assistiram o último jogo, o MA às vezes fica apático para defender, teve uma bola na zaga que quase tomamos gol porque ele sequer correu…ele andou para tentar tirar a bola do Atlético em plena zaga!

    • Positivo BVZ, o pessoal pensa que marcar é ficar feito um doido correndo. Marcação “moderna”, é o preenchimento de espaços, coisa que o MA está longe de fazer; na realidade eu acho o MA um jogador muito raçudo, porém muito limitado.

      • Aí que você está equivocado… Uma das únicas qualidades dele é justamente a ocupação de espaço que ele faz como nenhum outro volante do elenco. Ele só sabe ocupar espaço e recompor com velocidade… e é por isso que está no time… Não assisti ao jogo, mas nos jogos anteriores eu vi que ele não tem preparo para correr da mesma maneira durante o jogo todo… talvez esse lance tenha ocorrido no final do jogo.

        • Mac Mac O MA é muito raçudo sim, mas sabe apenas correr nada mais; por isso nunca foi unanimidade em nenhum clube que passou.

  • O Mancuello é substituto natural do Alan Patrick só que ainda tinha aprendido a jogar ali, quando entrava corria para todos os lados e desmontava o sistema tático, no jogo contra atlético ele se comportou como o Alan, ai sim, vai ser só uma questão de tempo para ele ficar como titular, quanto ao Cuellar é mais difícil porque ele tem uma excelente saida de bola mas defende pior do que o MA, e entre apoiar e defender o técnico vai sempre optar por quem defende melhor por ser um homem de proteção de zaga, se fosse segundo volante até poderia, mas primeiro a opção é sempre para defender e depois apoiar, na frente ele só deve optar por mais de um centro-avante no caso de estar correndo atrás do resultado.

    • Excelente

    • Cuellar defende pior que caramujo ?? Por vc é um defensor das cagadas do Zé Ricardo mesmo heim.

      • Quem defende melhor? Cáceres ou MA? Cáceres tromba, faz falta, dá carrinho, tira a bola ou derruba o adversário… Mas a melhor maneira de defender é estar no lugar certo na hora certa.. Se isso ocorrer o jogador que está com a bola nem tem a chance do passe.. Vide o jogo contra o Internacional, onde o time ocupou bem os espaços e o Inter tocava a bola sem produzir nada… MA ocupa o espaço… Quanto tempo não há uma jogada de perigo contra nós nas costas do Jorge…. Isso porque ele sempre está lá. Ele tem MUITA, mas MUITA limitação técnica, mas taticamente falando é talvez o mais disciplinado do elenco. Não sei se o termo correto seria dizer que defende melhor que o Cuéllar, mas com certeza tem sido mais útil defensivamente que o Cuéllar, e a defesa sólida foi o que fez o time evoluir. Até sofrermos aquele apagão contra o Corinthians éramos se não me engano a segunda melhor defesa do campeonato.

        • te sido mais ultil defensivamente do q Cuellar ? E cada uma , o cara já contra o inter deixou um monte de espaços pelo meio , qm viu o jogo sabe disso , contra o Corinthians deixou espaços nas costas do Jorge , e no meio tbm pode ver os gols não que a culpa seja só dele , Cuellar na época do Muricy era um dos melhores jogadores e o time mais o time era uma zona , Cuellar mil vezes melhor do q esse perebendo , que não se apresenta , deixa espaços e só rouba umas bolinhas e um monte de gnt fala q o cara tabem.

          • Exato Rafael, penso igual vc, e milhares de Rubro Negros tbm pensam da mesma forma. Só mesmo o sr. Jayme, com sua panelinha, acha q o MA é melhor q o Cuellar. Não faz sentido.

        • Vc assistiu o jogo contra os mulambos? Ainda acha que o MA preenche espaço melhor que o Cuellar?

    • Cara, acho que nem pior e nem melhor… a questão não é essa! Eles tem características diferentes, que pro esquema que do Zé, o MA casou melhor! Pessoal tem que dar o braço a torcer, eu entendo as limitações do
      MA, mas isso não quer dizer que eles não tem qualidades. E com Cirino a mesma coisa, tá jogando e o time tá ganhando … corneteiro vai encher o saco pra tirar os caras e depois não entende o que está errado no time, quando começar a perder direto. Lembrando que Beleti, o lateral mais meia-boca que já vestiu a camisa da seleção, entrou numa final de Champions e fez gol de título pro Barça (esse aí tinha estrela mesmo!! haha)

      • Mesmo no Barça, no RM ou na seleção da Alemanha 7X1 sempre haverá alguém que estará no time mais por questões táticas do que por ter qualidade superior aos respectivos reservas, compreendemos isso.
        Mas… às vezes…
        Aliás, a própria justificativa cria uma falsa realidade, fica a impressão que MA é um reba total mas que seria taticamente impecável, nem tanto um nem tanto outro;
        Eu, de qualquer forma, queria Cuellar, mas tá bom tb…

  • Mancuello na ponta esquerda? Seria triste de ver o coitado, que tem muita consciencia tática e defensiva, acompanhar um William, um Marcos Rocha.

    Mancuello compoe o meio, pela esquerda. A unica possível que vejo, seria o Arão pela direita, fazendo o que o Willians já fez em 2009, por exemplo. Ou que o Elano fazia na seleção em 2010.

    De resto, 3-5-2 é suicídio. Quanto mais 2 atacantes como Guerrero e Damião. O Vizeu ainda é mais jovem, consegue compor o meio, fechar o primeiro volante, dar combate em lateral quando preciso. O Guerrero mal faz isso nos zagueiros.

    Abraço!

  • Concordo que é o Zé fez de um bando um time, coisa que infelizmente o Muricy não conseguiu, estava torcendo muito pelo Muricy. Mas imagine se o Zé fosse mais justo e menos paneleiro, o time estaria muito mais forte.

    Manter a titularidade e a preferência de entrada de jogadores como MA, Cirino, Fernandinho e Gabriel, com o elenco com o Flamengo tem é surreal.

    • Cara mas que tá afirmando que ele é isso (injusto e paneleiro) é vc, vc não é o técnico, não viu um treino do Fla na vida e quer saber mais que o cara que tá lá no dia a dia instruindo os caras e vendo quem está bem ou mal

      • Jogo é jogo, treino é treino né pae?

        O MA nunca foi jogador para ser titular no Flamengo, ele é no máximo esforçado e só. Cuellar é mil vezes melhor que ele, não é injusto ficar no banco?

        Sabemos que o futebol tem seus intere$$es, discordar disso seria ingenuidade.

        • Não veja o jogador somente quando ele está no combate direto ao adversário, ou dando um passe ou efetuando um drible. Como exemplo, no futebol italiano que é a referência mundial em sistemas defensivos, eles deixam um zagueiro técnico no banco e colocam um zagueiro de pouca técnica mas de bom posicionamento prá jogar. Saber onde estar no campo é mais importante do que outros quesitos mais notórios ao torcedor, a menos que o jogador em questão seja capaz de resolver o jogo sozinho.

          • Concordo com vc. Por isso que eu afirmo q o MA não deveria ser titular NUNCA no Flamengo. Observe q ele se esconde do jogo, deixa brechas para o adversário, não se posiciona muito bem. Isso sem contar q é limitadíssimo na técnica, muito mal consegue acertar um passe para frente. Ele só é um jogador mediano esforçado, tanto que não foi aproveitado em clubes menores como Palmeiras e Atlético MG.

            O Cuellar tem todos os fundamentos melhores do q o MA, TODOS. Tanto é vdd q o Cuellar vinha jogando muito bem, apesar de termos uma zaga horrível (Wallace e Cesar na época) e apesar do Muricy ter deixado o Arão mais solto na frente, ainda assim o Cuellar estava monstrão, até ter o azar de se machucar e misteriosamente ter ido para o banco justamente com o sr. Jayme assumiu o time.

            Imagine agora com uma zaga mais estabilizada e com um sistema melhor de jogo, vc não acha q o Cuellar renderia muito mais q o MA?

      • Vc ainda tem dúvida da panelinha. Eu acredito até que os caras estavam sendo displicentes com o Murici, tanto que os únicos elogiados como exemplos de entrega eram os estrangeiros. Ou esqueceram das notícias passadas?

    • Como podemos afirmar algo desse tipo? Não acho que seja paneleiro.. Também não acho que esteja equivocado nas escolhas… Ele simplesmente está fazendo o simples: arrumando o time defensivamente para depois se preocupar em ensinar jogadores que são mais técnicos a terem a disciplina tática que os perebas estão tendo. É questão de tempo

  • Exelente texto Cleito, se o time melhorou sem ter os melhores jogadores em campo, quando o Zé alinhas os melhores com o padrão tatico que ele fez o time ter, vamos brigar ainda mais longe esse ano! Só vejo que no esquema 4-1-4-1 que você montou na minha opnião o Mancuello não deveria recompor pelas beiradas e sim por dentro, mas ou menos nessa imagem:

    • O problema é esse: O Zé não vai alinhar os melhores nunca. Esquece!

  • Otimas colocações Claito. Gostaria muito de ver o Flamengo nesse 442 porém, com o meio campo em forma de losango. Com o Cuellar mais plantado na entrada da área e com o Mancuello na função de médio volante pela esquerda e o Arão pela direita e como Alan Patrick centralizado, porém livre para inverter posição com os dois.
    Quanto ao Márcio Araujo, acredito que nós dois nutrimos o mesmo amor por este jogador… ou seja, nenhum rs porém acredito que o Cuellar ainda não ganhou a posição dele porque ainda está se adaptando a jogar como primeiro volante.
    O Muricy tinha uma mania, desde os tempos do SP, de contratar jogadores para determinadas posições sem que estes jogadores nunca tivessem desempenhado tal função ou até jogado muito pouco.
    Acredito que o Cuellar sofre desse mal. Ele tem o passe milhões de anos luz melhor que o MA, é um bom marcador, tem boa saída de bola mas, como jogou a vida toda de segundo volante, ainda se perde um pouco na marcação, as vezes acompanhando o adversário através do campo e deixando a entrada da área desprotegida. Mas acredito que com essa pequena correção ele se tornará, em breve, o melhor primeiro volante do Brasil .

    • Bruno, o problema do losango no meio é que ele não encaixa a marcação nos times que jogam com jogadores abertos (quase todo mundo no Brasileirão hoje). Os meias centrais precisam abrir muito na hora da fase defensiva, a não ser que seja uma formação fluida.

  • Vamos perder pro Botafogo sábado.
    Tão jogando demais,vamos perder feio,se não tomarmos de 4 de novo é sorte

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Quem vai perder é teu pai a oportunidade de ficar em casa no sábado e levar uns chifres

  • Esse Zé Ricardo não serve pra peso de papel.

  • O flamengo usou Mancuello – Arão – Cuellar e rendeu bem, pelo menos enquanto o Arão ficou de volante. Um dos buracos que tinhamos era justamente o deixado pelo Arão, que nunca voltava e desprotegia a zaga. Se os jogadores de meio fizerem uma boa recomposição, teremos um bom esquema.

    • Eu insistiria mais nesse trio. Tem muito mais qualidade que AP, Arão e MA, na minha opinião.

  • Óbvio que Zé tem meritos na organização do time, único questionamento que fica são as peças que são usadas, o que o Marcio faz em campo o Cuellar faz melhor, ele era sempre opção de passe graças a sua movimentação e conseguia ter uma saída de bola pra frente e não pra os lados como se tem hoje com Marcio.

  • Esse 4-4-2 seria bom em?

Comentários não são permitidos.