“Buraco no Maracanã atrasa volta do futebol e Fla-Flu poderá ser no América”

Compartilhe com os amigos

Um buraco aberto no meio do gramado do Maracanã para a festa de Abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em 7 de setembro, no Rio de Janeiro, vai retardar a volta do futebol ao estádio. A troca do piso já estava prevista para logo após a festa de encerramento, no dia 18 do mesmo mês. Contudo, com a “cratera” — 2 metros de profundidade, 6,5 metros de cumprimento e 4 metros de largura — os trabalhos demorarão bem mais do que nos Jogos Olímpicos.

Tanto que em 16 de agosto, oito dias depois da festa inaugural, os times femininos de Brasil e Suécia se enfrentaram num piso impecável, plantado apenas três dias antes de a bola rolar. Evidentemente a organização não revela o que vai apresentar, mas os comentários são de que uma cadeiras de rodas ou algo semelhante sairá do buraco.

O gramado foi retirado após as finais do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Depois disso, apenas ensaios para a abertura olímpica aconteceram por lá, sob um tablado que protegeu o que fica sob o “tapete verde”, como o sistema de drenagem, por exemplo. Após a festa inicial, alguns dias foram consumidos com a remoção de toda a parafernália ali instalada; três a quatro bastam para que um novo piso seja colocado, desde que plantado anteriormente em outro local, ou seja, com o devido planejamento.

Tal procedimento é tão comum na Europa que só o Camp Nou já realizou duas trocas em 2016. A empresa que faz a manutenção no Barcelona tem 5% das ações da Greenleaf, que além de cuidar do Maracanã é responsável pelos campos da Arenas Pernambuco e Amazônia; Pituaçu, Fonte Nova, Barradão, Mané Garricha e outros.

Como no Brasil não existem fornecedores de grama esportiva, a companhia alugou uma fazenda em Saquarema, a 100 quilômetros do Rio, e lá ela mesma plantou. Outro gramado está no mesmo local passando por idêntico procedimento para ser instalado após a Paralimpíada, seguindo o acordo com a Rio 2016.

A grama será plantada após a festa de encerramento, já que o estádio não será utilizado durante as competições, apenas nas cerimônias de abertura e fechamento. O prazo para a conclusão dos trabalhos vai depender e de um cronograma. Oficialmente a data para a devolução do Maracanã é até 23 de outubro, ou seja, o Comitê não é obrigado a devolvê-lo antes de tal data.

A colocação do novo piso será feita assim que o evento acabar, mas com o buraco aberto no campo, estima-se em aproximadamente 20 dias o período necessário não só para o posicionamento da grama como a reconstrução de parte do que fica sob o solo. Obviamente se não existisse a “cratera” seria mais fácil e rápido.

Assim é praticamente impossível o Flamengo voltar ao Maracanã em 24 ou 25 de setembro, contra o Cruzeiro, como pretende. Receber o Santa Cruz em 5 ou 6 de outubro também é improvável e o Fla-Flu em 12 ou 13 do mesmo mês pode ser até em Edson Passos. “Já solicitamos formalmente a liberação para os jogos com Flamengo e São Paulo. A ideia é jogar no Maracanã. Faremos o possível para isso”, adianta Peter Siemsen, presidente do Fluminense.

Se o gramado não estiver pronto até lá, o estádio do América entra na pauta para o duelo entre tricolores (dia 15 ou 16) e também o clássico com os rubro-negros. “É uma possibilidade. Dependeria do GEPE”, acrescenta, se referindo ao grupamento da Polícia Militar que faz a segurança nos estádios do Rio de Janeiro. Ao Flamengo restaria o retorno como mandante no dia 23, a data-limite, diante do Corinthians.

O clube ainda faria no Maracanã mais três partidas em novembro, diante de Botafogo (dia 5 ou 6), Coritiba (19 ou 20) e Santos (26 ou 27). Os dirigentes rubro-negros têm pressionado para voltar ao estádio o quanto antes. Não por acaso um show da banda Guns N’ Roses, que lá aconteceria no dia 15 de novembro, será no Engenhão. Mas correm o risco de “tropeçar” no buraco feito no meio do campo.

Fonte: ESPN | Mauro Cezar

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Essa matéria é sobre o Maracanã, mas com o mando de campo do Flor…
    Agora estamos caminhando apara apenas 3 jogos com o mando de campo no Maracanã… até agora digamos que não estamos tão prejudicados pela falta de casa…
    Mas o Bandeira comeu mosca em não ter resolvido esse problema de não ter um lugar pra jogar no RJ.
    Tomara que consiga a administração do Maracanã para corrigir essa falha grave em sua gestão.

  • pra começar,pra que paraolimpíada? Não seria melhor pegar o dinheiro e investir em melhor qualidade de vida ou tratamento as pessoas que tem deficiencia?
    Cara o flamengo precisa mesmo é fazer seu estadio,não adianta,com o maracanã,sempre teremos que sair ou dividir com alguém.

  • Por que não realizaram essas cerimonias no Engenhão, que é um estádio olímpico e tem um campo maior? Não teria necessidade de usar os 2 estádios da cidade para as Olimpíadas; em Londres teve cerimônia, futebol, atletismo no mesmo estádio; em Pequim também; em Antenas tbem. Palhaçada, viu!

    • É verdade Vinicius, tudo isso poderia ser feito no Engenhão.
      Eu tenho certeza que essa decisão de deixar o Maracanã parado, ocupado só com abertura e encerramento das paralímpiadas só tem uma única finalidade, prejudicar os times cariocas, principalmente o FLAMENGO, pois, as cerimonias poderiam e deveriam ser feitas no Engenhão que é um estádio olímpico.
      O maracanã com essa reforma que o transformou em arena de futebol de campo, só deveria ser usado para o futebol(que na paralímpiada não é disputado).

  • É surreal mesmo. Brasil o país da desorganização. Foda isso. O Engenhão é que deveria ser usado para a paraolimpíada. Obvio, mas a burrice é tremenda que não o fazem.

  • Quem precisa dessa bosta de Maracanã?? Pqp vei esse estádio é um lixo nunca vai ser nosso vamos jogar no espirito santo ali sim é bom… será nossa casa até termos estádio de verdade.

  • Que novela… Como deixam fazer um buraco no gramado?
    Se faz parte de um efeito especial, arrume outra ideia! Onde já se viu isso?!
    Estamos desde março sem jogar no maracanã.
    Tem que pressionar os políticos.

  • as paraolimpíadas deveria usar somente o Engenhão.

  • Que américa o que!, prefiro que o Fla jogue em cariacica a ter que jogar um clássico em campo neutro (meio a meio) como esse América (que n sei de onde tiraram) e do próprio Maracanã.

    • O mando de campo é do Fluminense amigo, por isso caso o jogo não seja no Maracanã será onde eles tem mandado seus jogos, o Edson Passos (campo do América). SRN

      • Então que seja no Maracanã kkkkkkkk

    • O mando é do fluminense

  • O Maraca é nosso! SQN…
    kkkkkkkkkkk

  • Pqp que palhaçada, os caras querem fuder com o heptacampeonato mesmo! Tomar no cu!

  • Podiam aproveitar e enterrar quem teve essa ideia no buraco!!!

  • Caracas… que foda isso. Depois reclamam que a população não apóia os jogos. Apoiar como com uma palhaçada dessa: fazer um buraco no estádio de futebol mais famoso do mundo. PQP…

  • A diretoria já tinha que ter esquecido essa merda de Maracanã faz tempo. Tá loco e muita palhaçada isso.

    • A diretoria e boa parte da torcida… Mas tem gente que prefere viver iludido…

    • Mas se tem contrato tem que jogar lá mesmo. Além de que não precisaria mais viajar.

      • Sim mano tem contrato. Mais em tese e um contrto que não serve pra porra nenhuma estamos a um anos sem joga no maraca. Quando tá perto de volta vem essa história de buraco vão entregar só final de outubro pó Flamengo fazer 4 jogos só. E melhor manda esse consórcio e o governo do RJ pra puta que pariu e procurar outro lugar viável pra manda os jogos ano que vem. E deixa eles com essa bomba aí

        • Mas o contrato só vai até o final do ano mesmo, só joga lá no ano que vem se for como administrador do estádio, caso não consiga a administração, vão partir para outro lugar mesmo.

Comentários não são permitidos.