Coluna do Torcedor: “Mesmo quando a catástrofe acontece, algo de bom surge!”

Compartilhe com os amigos
Saudações Nação!
Acho que 29 em cada 10 torcedores de melhor gosto do mundo concordam que sábado foi um pesadelo, uma piada de muito mal gosto!
Perder ou ganhar é irrelevante (Mentira! Do “Nunca Serão Campeões da Serie A” é obrigação! Brincadeira… Né não! Tô zuando… SQN!), mas ser derrotado sem jogar é triste.
Triste por ver um time em que os 11 que melhor tratam a redonda não são titulares por opção técnica… Triste porque quando mexe e bota o time para frente o Tio Zé faz uma bagunça tática e “queima” seus bons de bola em um momento que o time nada rende…
Mas nem tudo está perdido! Talvez (calma, ainda é um talvez), talvez nosso querido professor, o grande Tio Zé, tenha visto que existe vida sem Scout Caramujo! Em 45 minutos sem o dito cujo, ou seja, sem o tal volante que é pereba e não tem nenhuma intimidade com a pelota, mas é um pitbull (Discordo tá? Pra mim quem esbarra com o Calleri (moleque que jogava nos bambis, com cara de leite ninho) e cai de nádegas no chão tá mais para Lessie, mas vá lá!) e com apenas 1 segundo volante fazendo sua função e dois meias ofensivos, fomos menos ameaçados pelos “Nunca Serão Campeões da Serie A”.
Tio Zé finalmente (espero que continue assim), viu que existe vida sem caneleiro no Maior do Mundo. Torço para que também entenda que se com um bom de bola na proteção funciona, com dois ele vai ter proteção e qualidade! Um sonho! Que é o que busca somente 48 em cada 10 técnicos e ele tem e não usa, ou melhor, não usava, estou esperançoso!
Não será ainda para o próximo jogo, pois ValderramArão foi suspenso, mas conta o Ih!mortinho, o Colômbia 220v vai entrar e pedir passagem nos 11 iniciais, agora é só esperar o Scout Caramujo jogar tão miseravelmente quanto neste último jogo, ou seja, sendo o Caramujo de sempre, sem nos comprometer e/ou entregar a paçoca (pelamordiDeus!) e correr para o abraço com o meio tão esperado por (quase) todos da Nação…
FIGURA 01
PS.: Por mim, hoje, o Alan Patrick esquenta banco fácil, fácil! O cabra tá mais cansado que o Ronaldinho Gaúcho depois daquelas épicas e famosas noitadas pré-jogo! Isso aqui não é florminense não seu moço! Tô nem pedindo mais refino técnico não, somente que transpire sangue, suje o calção, rale a bunda no gramado, corra e lute até desmaiar de exaustidão! Nada de mais! Isso aqui é Flamengo @#$%^&*!
Saudações Rubro-Negras!
Glauco Alvarez


Quer ver também sua coluna publicada? Envie seu texto para [email protected] e seja colunista por um dia!
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Aguardemos a escalação…pois duvido muito que ele barre esses caras…caramujo não sai por causa do arao, mas chiquinho,cirino vai estar lá com certeza.
    Por algum motivo surreal aparecer o Everton na lateral esquerda ou até o pará e colocar o 442 e retirar o cirilixo do time,aposto na vitória.
    Tem que ganhar de concorrentes diretos,chegou a hora de o zé parar de teimosia e panelinha e colocar os melhores.

  • Glauco. O que achou do Arão levando a mesma trombada e caindo? O que ocasionou o gol do sport? Lessie também?

    • Fala João! Obrigado pelo comentário!

      O Valderramarão não é se enquadra do perfil “volante pitbull”, o tal brucutu que é cão de caça e que não cairia nem levando trombada do Rincón, tipo Willians que jogava no Mais Querido.

      O questionamento que fiz foi para mostrar minha opinião contra argumentando contra aqueles que dizem que precisamos de um cão de guarda ali na 1º volância… A meu ver não precisamos, mas para aqueles que acham que sim o Scout Caramujo seria ele? Não faz sentido para mim, para que serve um pitbull que até menino leite ninho derruba? Este foi meu questionamento.

      Se chamarem o Valderramarão ou até mesmo o Colômbia 220v de pitbull, sim, talvez estejam mais para Lessie, mas veja bem, jogam muito mais bola que o Scout Caramujo no melhor dia do seu melhor sonho!

      A era dos pitbulls já passou, ainda que o Caramujo não seja um!

      SRN

      • Entendo perfeitamente seu comentário. Eu sou um dos que defendem o MA. Não vejo outro jogador com a velocidade e recomposição dele no ATUAL elenco do Fla. Torço para que ele saia do time? Sim. Mas que entre outro e faça a mesma função, com um toque de bola mais refinado. Cuellar pra mim não mostrou isso. Tem ótimo passe mas não acompanha os atacantes. Me baseio nos jogos que vi e não no nome cuellar, que jogava na colômbia e se destacou como 2 volante. Função do apelidado Valderrama por vc. Blz. Achei injusta colocar a culpa por aquela falta não marcada igual a que o Arão sofreu e também resultou no gol adversário. Saudações e vamos pra cima deles!!!!

        • Desculpe João pelo equivoco que meus apelidos causaram, o Valderramarão é W. Arão e o Colômbia 220v é o Cuéllar…

          De qualquer forma na Colômbia o Cuéllar jogava de 1º e de 2º volante, dependendo da composição do meio campo do time e aqui ele somente jogou de 1º no time do Muricy, que todo meio campo e laterais viravam centroavante com a bola e ele tinha que ficar na 1º volância sozinho e ainda coberto pelo Wallace, é até cruel querer comparar aquele time defendendo com o atual, o Tio Zé arrumou a cozinha maravilhosamente bem…

          Ainda sim, para aqueles que acham que o Cuéllar é ofensivo demais para ser 1º volante, nos temos um menino muito bom, destaque da copinha, que pode entrar e ser testado ali, 1º volante de origem, muito melhor que MA em marcação e com passe muito mais refinado… Particularmente eu sou contra colocar qualquer desses meninos de titular por ora… eu acho que eles podem pegar mais “casca” antes, mas é melhor que manter o MA que nem na sua melhor fase consegue ser melhor que os outros em baixa..

          SRN

          • Não confundi os apelidos não, o arão estava subentendido. Disse que o cuellar jogava na colômbia de 2 volante, função do apelidado valderrama(função do arão). Mas ai. Gostou do 220? Eu não. Faz muita falta e não consegue chegar no tempo certo. Tem um carrinho horroroso que tentou dar no ponta do grêmio. Sem falar nas faltas cometidas.

            • De 2º volante não gosto não, acho que ele rende mais de 1º volante, como ele também jogou na Colômbia, lá ele jogava nas duas funções, assim como o Mancuello jogava de 2º volante e de 3º homem de meio um pouco mais adiantado mas atrás do meia…

              • E ai??? Gostou das lambanças do seu craque? Jogo horrível dele hoje. Vai esquentar banco até do ronaldo.

            • Ah… O apelido do Cuéllar na Colômbia não era Valderrama e sim Fosforito, até por que são funções diferentes, o Valderrana era meia e não volante…
              SRN

              • Jovem. Leia denovo meu texto. Nunca disse que o estabanado era o valderrama. Sei quem foi e vi jogar. O cabelo lembra o arão…affff até os colunistas???? Ai deu ruim…

  • Trabalhar… trabalhar… de que adianta se não escala direito? se não treina, exaustivamente, bolas paradas. Sim, porque se treinasse, nós veríamos o Flamengo fazendo muitos gols de bola parada. Não há mais nada o que fazer a não ser rezar muito para que o Flamengo termine, pelo menos, em quarto lugar. Com esse técnico zé b… só vamos ganhar o hepta por milagre. SRN

  • Torcida modinha! Deixa o Zé trabalhar em paz!

    • Belo argumento pra defesa ao Zé Ruela Ricardo. Por que todo mundo que critica esse aprendiz de técnico é modinha?
      Pedir a saída do Márcio Araújo, Cirino, Gabriel, Fernandinho,…e a mudança do esquema que não funciona e modismo ou coisa de quem enxerga futebol de maneira óbvia?

      • Concordo plenamente

      • Tem toda a razão, eu nem me dou mais ao trabalho de explicar que as críticas sobejam o óbvio.
        Só não enxerga que Márcio Araújo, Cirino, Gabriel, Fernandinho e Chiquinho são o derrame do time quem se contenta com a migalha desse esquema frágil e sem criatividade, incapazes de perceber que o time não disputará o título sem os melhores.

        Abs

    • Todos temos direito a opiniões diversas e aceito todas elas, mas quando eu entender que é bom vou enaltecer, quando entender que é lesivo ao Maior do Mundo vou criticar, é assim, divergindo, que as coisas crescem e melhoram, isso não serve apenas para o o Tio Zé, servia para o Muriçoca Estressado, serve para o Bandeira (excepcional e histórico trabalho nas finanças do clube e até ano passado gastou mal o pouco din din que tinha, e corrigiu o rumo a partir da contração do Guerrero, de lá para cá só contratou bola…)

      Quem ama de verdade alguém ou alguma coisa sempre vai querer o seu melhor, mas cada cabeça é uma cabeça e temos que respeitar que em um amor incondicional que abrange 40 milhões de apaixonados, haverá discordâncias, mas todos com o mesmo intuito, o melhor do Mengão.

      SRN

  • Time ideal
    Muralha, Rodnei, Rever, Juan ou Donati, Jorge; Cuellar, Arão, Mancuello e Diego, Adryan e Guerrero.

    • Essa é a base dos sonhos da maioria da torcida do Flamengo.
      As divergências são a presença do Adryan e a formação da dupla de zaga. Como são 4 bons zagueiros, a única discussão seria a posição do Adryan onde alguns pediriam Vizeu, Ederson, Damião, Everton,Alan Patrick ou até Cirino.
      A base é essa mesma, só o Zé Ruela Ricardo não vê.

      • Cirino não né…

    • Poha mano só joga 11, não fode…

  • Acho que a solução é trocar o Zé pelo Luxemburgo ou Joel Santana afinal como pode um time sem casa terminar o turno na 4ª posição e antes do Sport ter ficado 40 dias sem derrotas. Zé é fraco. Bom foram os outros que lutavam para não cair.

    • Perfeito Henrique, esse povo reclama de tudo, Zé não é perfeito, mas tá indo bem e aos poucos vai sacando quem não presta e colocando quem presta, agora, jogador é que se escala e treino é que escala jogador.

    • Pega os elencos e o nível dos campeonatos e compara e vai entender o motivo das reclamações.

    • Bom Henrique, se você acha que o Zé é fraco tudo bem, mas eu discordo! acho que ele é teimoso mesmo, mas tá fazendo um bom trabalho, apesar de Caramujos e Girinos….

      • ELE QUIS DIZER IRONICAMENTE CARA, ele elogiou o zé

        • Mas como reconheceu a ironia dele e não a minha?!? O.o

          SRN

  • E voves estão vendo que aos poucos ele está eliminando esses jogadores.

    • Não. Sábado foi só desespero mesmo.

      • kkkkk….Cara…deixa eu te falar uma coisa : Remédios Homeopáticos com vodka não faz bem não. Melhor vc parar com essas misturebas ..kkk

  • Concordo com o que foi dito, mas lembro que qdo o meio era Cuellar, Arão, Mancuello e Everton, perdemos até pro fortaleza em casa no primeiro semestre, pq não tinha marcação e aqui mesmo li, voces dizendo que esse time não tinha alma, cara de flamengo etc. Quero muito que dê certo.

    • Vc só não lembra q tínhamos Wallace na zaga e q qse ngm voltava para marcar

      • Então Paulo naquele time apenas Cuellar marcava e Arão , apesar de bom jogador, marca menos e Marcio Araujo que é inferior ao Cuellar tem um maior poder de marcação, vamos torcer prá esse meio acertar agora.

        • Não marca não. Arao é melhor que o Márcio Araújo inclusive marcando. A diferença é que com muricy ele jogava adiantado e o Zé Ruela Ricardo, em seu único mérito, o recuou para segundo homem, sua posição de origem.
          Lembra que o Arao vivia entrando na área adversária e isso diminuiu drasticamente? Foi a mudança de posicionamento.

        • Como o Léo falou, Arão subia mto aí para marcar demorava um pouco para voltar, principalmente em contra-ataque, como foi contra o fortaleza q recuava, mas tinha um time rápido no contra-ataque.. hj o time joga mais compacto e isso ajuda na defesa como um todo, sem falar q temos bons zagueiros e os laterais tbm estão dosando mais a subida.. Não vejo o MA como um bom marcador, a única característica boa q vejo nele é a rapidez, mas ele não é um bom jogador para dar combate, o q tem favorecido é o sistema q tá pressionando mais, aí facilita o trabalho dele q chega somente para tomar

    • Milton, é verdade, com a diferença que nossa zaga tinha César Cheio de perna Martinho, Wallixo, e o preparo tático decepcionante do Muriçoca Estressado..

      Agora temos um ótimo trabalho tático do Zé que organizou o time coletivamente, arrumou a cozinha (o que se dá pelo recuo do Valderramarão e não a entrada do Scout Caramujo, que agora é, de fato, 2º volante e com Muriçoca era mas meia sem muita responsabilidade defensiva).

      O Colômbia 220v com esse time arrumado vai render muito bem, não só porque ele é ligado no 220v e corre para caramba, como porque ele tem um qualidade de saída de bola melhor que vai ajudar muito…

      SRN

  • A saída do MA no último jogo pelo menos me leva a crer, que o Zé acordou do seu conto de fadas achando que o MA era bom em algo.Ja dizia o ditado, “pior do que jogador bom em fase ruim é jogador ruim em fase boa.” incrível que em 3 jogos médios do medíocre ele enganou um bocado de trouxa, que tenho certeza que o criticou ano passado. Cuellar não tem que ser titular somente Pq tem somente 23 anos e pode evoluir muito ainda,ja e jogador de seleção e custou 8 milhões de reais mas sim, Pq e disparado melhor que o caramujo e sairá pra Europa mais rápido que o arão.

    • Acho que ele não percebeu nada, foi desespero mesmo.

  • O problema é que o mais provável é nosso mediano treinador não ter se tocado ainda.

    Uma pena, teve a chance fazer o Urubu voar mais alta mas está se contentando com o sexto lugar.

    Sexto lugar com esse time até o papai Joel conseguiria.

    • O Muricy não estaria em sexto. Calma Lucas, calma. Sabemos que você não é fã do menino Ze, mas vai com calma bixo kkkkkkk

      • Não sou muito fã do Zé Ricardo, mas também nunca fui fã do Muricy.

        Taticamente acho o Muricy horroroso, mas motivacionalmente e em termos disciplinares fui a favor da vinda dele. Era o que precisávamos. Não seu certo e ele saiu (ainda bem).

        Zé Ricardo até tem minha simpatia. Só precisa deixar de ser teimoso.

        Ele quer jogar com pontas? Tudo bem. Mas roda o elenco pra vê quem se encaixa lá. Insistir em Fernando e Cirino é burrice.

        Da chance pro Tiago. Da chance pro Paqueta.

        O Paqueta treinou com a seleção sub23 e o Micale já convocou ele pro sub20. Jogou pra kceta na copa são Paulo fazendo essa função. Porque não dá chances? Porque ele não é velocista?

        Tem o Adryan que pode fazer o lado.

        Vai se afogar abraçado com aqueles perebas.

        Mas hora nenhuma peço a saída do zé Ricardo. Sei que tem coisa pior no mercado. Só acho ele Mediano. Mediano não é ruim.

        • Eu sei, acompanho seu ponto de vista, vez ou outra estamos por aqui trocando umas ideias.

          Até acho que vemos o jogo igual, o que difere é meu otimismo.

          Thiago, Paquetá (e não é pelo vídeo do passe pro gol do Diego), Adryan.. precisam ser testados. E mais de 7 minutos. Ederson creio que quando voltar, voltará a ocupar o lado esquerdo. Não ligo que ele entre com Fernandinho no segundo tempo. Vá lá, é rápido, voluntarioso. Vontade não falta. Só não tem cérebro. Agora, ter o cara como potencial titular não!

  • Excelente texto!
    Cirilo e Allan agora são bancos!
    Tomara que Caramujo também.
    Precisamos de competência e qualidade, caso queiramos algo neste campeonato, G4 e/ou Liderança!!!

  • Que nada!
    Próximo jogo nosso MA está de volta à sua titularidade com mais pegada , mais força, mais criatividade.
    Jogador digno de vestir a 8

  • Se retranca o time, geral cai em cima (inclusive eu, aquilo não existe).

    Se tira o volante Brucutu contestado pra por um meia ofensivo e não empata o jogo, geral cai em cima por que ele fez bagunca tática.

    Ou seja, não tem critério nenhum pra criticar. O técnico atual nunca será o ideal. O estrangeiro que virá com grife, ou o medalhão cheio de nome é conquista na década de 90 também.

    Existem vários mereceredores de Joel Santana. Não por conta de críticas ao Zé Ricardo, que comete vários erros sim, mas por não reconhecer a evolução dada por ele a equipe. É frisar os defeitos, optar por não apoiar o que vem dando certo.

    Espero que ele de a resposta necessária nesse momento que, acho eu, é o mais complicado do campeonato. Precisamos desses três pontos.

    Agora, se ganharmos o jogo, não esqueçam de reconhecer as qualidades do senhor Zé Ricardo, por que pedir a cabeça dele em caso de derrota, isso já fazem até nas vitórias.

    Qaue Zico nos abençoe domingo!

    • Discordo de você na questão de tirar o caramujo e colocar o meia (AP), pois realmente ele fez uma bagunça tática pior do que já estava e abaixo vou tentar explicar melhor…
      O time estava jogando mal porque não tinha saída de bola, ninguém se apresentava, o Caramujo sempre se escondia e se escondeu nas saídas de bola…
      O que Osvaldo fez, subiu o time do Sport e marcou a saída de bola com Arão e Mancu…ficamos sem saída de bola…pode ver que ninguém ia dar o bote no caramujo, nem o David Luiz rubro-negro (vulgo Vaz)…pois sabiam que dali não iria sair nada além de passes longos sem objetividade e passes pro lado e para trás…Outra coisa que Osvaldo sabia e todos nós sabemos, resumindo, cada 10 torcedores, 3237 sabem que Everton e Cirino (Gabriel, Fernandinho, Sheik) não servem para armar a jogada, voltar, aparecer, buscar o jogo, abrir espaços…servem apenas para correria, receber bolas em profundidade…coisa que com Arão e Mancu marcados, ficariamos com 2 a menos…somando, no total, ficamos com 5 a menos, mancu e arão marcados, caramujo é sempre menos 1, e os dois pontas atacantes que são titulares pelas funções defensivas…kkkk só rindo mesmo…
      Voltando….Tanto é que o gol saiu de uma falha de Arão voltando para buscar o jogo e já sofrer a marcação no nosso campo, errou, acontece…agora não vi ninguém falar mal da tentativa de marcação do MA no lance dentro da área…o cara é tão ruim que não poderia imaginar que o atacante poderia cortar para dentro? Porra, o canto já estava fechado com o Muralha, se o cara chutasse e fizesse o gol paciência…ele vem correndo, não diminui a velocidade (igual criança quando vai jogar bola com adulto)…o cara puxa a bola e já era, perdeu o tempo do lance e a jogada…com isso fode o muralha, que fechava o canto esperando um chute de esquerda, meio sem ângulo, e o cara fica agora com mais ângulo para chutar e poder dar o passe, que foi o que aconteceu…
      Ae o Zé me vem e coloca o Patrick, sem sangue, que não marca, não fez nada, só fodeu o meio campo, dando, após a entrada dele, mais uns 3 contra-ataques…um deles o arão tomou amarelo…
      Na minha opinião o que ele deveria ter feito, falado pro Cirino pedir para ir cagar e ir embora…tirava o Cirino e colocava o Damião, tirava o chiquinho que não serve para nada e colocava o Adryan (como ele realmente fez), recuando para a esquerda o Everton…e Cuellar no lugar do MA…
      Com isso o Sport não iria subir a marcação, pois teriam 2 atacantes entre os zagueiros, Adryan e Mancu mais soltos e Arão e Cuellar, sendo os primeiros a receber a bola…o Sport não teria condições de marcar sempre a saida de bola com esses 4, cada hora um voltando…e em contrapartida, David Luiz ia fazer apenas a marcação, e não 32445 passes longos sem objetividades…
      Espero que tenha conseguido me fazer entender, pq ainda to puto com essa derrota e escrevi na emoção…kkkkk
      SRN…

      • Kkkkkkk relaxa, eu entendi!

        Mas não fiquei convencido quanto a alternativa de colocar o Patrick. Esperar velocidade dele é um erro. É o terceiro do campeonato com mais dribles certos. Dribles curtos. Nada de correria. Finaliza bem, passa bem. O Arão foi recuado pra fazer essa saída de bola. Acontece é que não deu certo. Na teoria a ideia era muito boa.

        Demorou um eternidade pra tirar o Cirino mesmo. Meu santo Cristo que raiva desse jogador. E o pior, ele não sai nunca, pqp!

        Eu não sou fã de colocar dois atacantes e ficar fazendo chuveiros na area. Por que é isso que eles fazem, por falta de opção. Nao se aproximam, pois tem dois na areas. Entao, tem que meter a bola lá pra dentro mesmo e ver o que acontece. A não ser nos últimos minutos de jogo, aí eu concordo. Nunca com 15 do segundo tempo. Não tem mobilidade.

        • Mas não é porque tem dois atacantes que é necessário ficar fazendo só chuveirinho na área…é só olhar o Atl. Mineiro…Fred e Pratto…quando um sai, o outro esta dentro da área, sempre atrapalhando a marcação do sistema defensivo. Agora, com esses dois pontos, ou melhor, os 5 que temos, não assusta ninguém e na verdade fode com o guerrero, que gosta de sair da área para receber, fazer pivo, dar passe…com esses pontas é que só temos chuveirinhos procurando ele…
          Uma coisa que não consigo enxergar com Diego é o AP jogando junto com ele…dois que cadenciam o jogo? Dois que não marcam e não voltam para recompor…Prefico Diego e Mancu, que volta, é raçudo, tem disposição…com Arão e Cuellar mais recuados, e Vizeu/Damião/Guerrero na frente, dos três pode escolher dois…
          SRN

          • Eu também prefiro, e acho que serão eles a serem os titulares: Diego e Mancu. Gosto do Patrick, mas, ele fica como boa opção. E bom tê-lo no elenco, revezar, por lesão ou cansaço, e sulamericana.

            Agora, não da pra comparar a mobilidade do Pratto com nenhum dos nossos Atacantes. O Damião é poste, vai malema sair da área pra abrir pra infiltrar um meia. Jamais jogaria pelo lado. O pratto da a vida pra correr atrás de segundo volante e lateral se preciso. Exemplo de raça e dedicação. Tem gente que fala que o Guerrero pode jogar saindo da area. Eu concordo, mas na recomposição, ele da um pique em quem está com a bola, no máximo. E depois vai demorar 30 segundos pra fechar os espaços. Entao, ao meu ver, ou é um ou outro. Os dois só no abafa. O Vizeu descansado pode se doar mais. Mas como não é da sua característica, 15 min e ele não tem a mesma pegada de movimentação no ataque.

            E por isso que eu lamento a ineficiênciados nossos pontas, por que jogar com dois postes é pior ainda perdemos ainda mais o meio campo. Aguardando a volta do Ederson e mais chances ao Adryan.

    • Diga, especificamente, o que o Zé Ricardo mudou no time. Eu só vi o posicionamento do Arao. O resto da melhora foi a troca do goleiro,as chegadas dos zagueiros e a empolgação com técnico novo. Ainda assim o time nunca jogou bem sequer 2 tempos seguidos.

      • Fala Léo!

        Vou te dizer o que eu vejo, minhas opiniões à cerca dos jogos. Mas antes disso, uma coisa eu tenho certeza, sem ser profissional da área: um time não sobe de rendimento apenas trocando peças. Não por muito tempo pelo menos. É evidente que melhora, mas sistema tático, movimentaçao, compactação.. tudo isso vai fazer um jogador que já é bom, melhorar demais (por isso quero o Cuellar jogando logo, o time apresenta sistematização tática, e o talento vai prevalecer ainda mais) A zaga era absurdamente fraca, melhorou imensamente, o goleiro digamos que entrou um com 1% de qualidade e em melhor momento.. mas não consigo acreditar que se altere e dê padrão só tirando um e colocando outro. É isso que difere um grupo de bons jogadores, de uma equipe com bons nomes individuais. Eu pelo menos quero uma equipe, e não um apanhado de bons jogadores.

        Além do que você citou, eu vejo:

        – Quando perde a bola, apenas os jogadores atrás da linha da bola se esforçavam pra recuperá-la: Cuellar, e a linha de defesa, normalmente desfalcada de pelo menos um lateral, quando não os dois. Os homens de frente davam um migue até o jogador adversario com a bola, e depois que ela era tocada, adeus. Só faltavam sentar em campo e esperar a próxima possa. Hoje em dia não. O centro da jogada é atacado por quem a perdeu, e eles voltam compactando até o último terço do campo. Saca? Tudo em bloco, ou se não perfeito, pelo menos vejo os jogadores tentando se organizar para isso (não vejo ninguem no Brasil atualmente executando isso com solidez 90 min, o ultimo que eu vi foi o Corinthians do ano passado).

        – Muito se fala no 433, mas é totalmente diferente do Muricy pro Zé. O antigo técnico sempre disse: amplitude máxima a equipe, Sheik espetado numa ponta, Cirino na outra. Ok, realmente abre a defesa. Mas quando a bola tendia pra uma beirada do campo, o outro ponta em vez de fechar no facão pra dentro da área, ou pro meio, infiltrando ou dando opção pro passe, demorava muito a sair lá da bandeirinha. Resultado: cansei de ver o cirino tentar virar bolas no segundo pau pro Sheik. Nenhum dos dois tem essa qualidade técnica pro passa longo, e com zagueiros altos, nunca teve efetividade. Hoje os “pontas” tendem a exercer um comportamente de “meias pela beirada”. Ou seja, ataque pela direita? Quando o pará avança, ele deixa o corredor pro lateral atacar esse espaço com liberdade. Antes o Rodinei quase que tinha que passar por cima do Cirino. Isso é muito fácil de marcar dentro do campo, um jogador inteligente que consiga ler a jogada já segura esses dois.

        – Percebe que quem faz o lado direito é o Arão, e o Pará sempre tá além da linha da meio campo? Isso é quase que mantra. A cada saída de bola isso se repete. Nosso lado direito é o mais forte (já era com Muricy), a diferença é que o time fica “torto” pra priviliegiar esse lado. O Jorge segura bem mais, sempre atrás do meio campo na saida de bola, pois não é o mais ágil dos laterais. Tende a cadenciar e pensar mais o jogo, enquanto que Rodinei (e agora Pará) se utilizam de ultrapassagem.

        – Além do Arão ter ficado mais, como voce mencionou, Patrick/Mancuello são intruidos a fechar até o meio campo, principalmente quando o ponta fecha no meio, pra ficar na segunda bola.

        Cansei de digitar kkkk isso é o que eu sempre vejo e lembrei agora. Somado a isso, sinto o time muito mais junto, mais aberto. Sempre sou a favor de renovação, novos profissionais com ideias diferentes. Imagina se voce é jogador e é trinado pelo multicampeão muricy. Passam 4 jogos, o time numa draga da porra, eliminação pra Fortaleza e etc, tu ve o que tá dando de errado. Se tu não tiver uma moral monstra, ou um nome e liderança forte, tu não chega pra ele pra dar ideia. O Zé parece mesclar isso. É como em uma empresa, os funcionários, diretoria, gerencias.. tudo deve ser ouvido para que o resultado final apresente uma excelencia maior.

        E tu Léo, o que vê assistindo aos jogos do Flamengo e o que sente que tem que melhorar? (sem aquela enrolação de Márcio Araujo no lugar de Cuellar e tal, essas coisas batidas que é consenso de todos, e me incluo nisso. Nem falei essas obviedades kkkkk )

        Abraço!

      • No aguardo, espero ter conseguido me expressar bem, escrevi sem ler depois.

      • Suponho que você tenha concordado, já que não houve réplica.

        Com um pouco de atenção e cuidado, há inúmeras outras abordagens positivas.

        • Na verdade deu preguiça de ler um texto tão grande. Kkkk
          O técnico é muito fraco pra eu ler tanto.

          • Kkkkkkkkk po, é uma pena, você perde todos os seus argumentos críticos que pareceu ter.

            Mas a maior parte da torcida é assim mesmo, vê o jogo no celular, lê resumo do GE.. torcer pra que cada vez mais continue tendo pessoas responsáveis pelo clube que vivam e analisem o futebol de maneira coesa.

            Abraço mlk!

  • Concordo com texto. Com MA em campo perdemos por 1×0 e quando ele saiu não sofremos gol, o Tio Zé Ruela precisa mudar essa escalação, ou então adeus! Marcio Araujo não é digno de vestir a camisa do Flamengo, NUNCA teve futebol para jogar nem no vice imagina no MAIOR DO MUNDO. Tomara que a direção não renove com esta peste. TCHAU MARCIO ARAUJO!!!!!!!

    • kkkkkkk, anti caramujo 🙂

      • Sempre! kkkkkkk

  • Parei de ler à partir da frase “Tio Zé faz uma bagunça tática”… &;-D

Comentários não são permitidos.