Coluna do Torcedor: “O que esperar de Adryan Tavares?”

Compartilhe com os amigos

O dia é 21/01/12 às 19:30, jogo contra o Bonsucesso (4×0) em partida válida pelo Campeonato Carioca. Na época muitos – inclusive esse que vos escreve – acreditavam que aquela partida marcava a estreia oficial no profissional do que viria a ser um dos melhores jogadores do mundo futuramente. Adryan na ocasião tinha 17 anos, entrou no lugar do Camacho aos 30 minutos da etapa final e aos 43 pegou de primeira um bom cruzamento do Magal para fechar a goleada.

Voltando ainda mais no tempo podemos perceber o porquê da expectativa em cima de um menino de 17 anos ser tão alta.  Adryan teve presença frequente nas seleções brasileiras de base desde o sub 15, se destacando principalmente em 2 competições: O campeonato mundial sub 17 em 2011, onde foi o artilheiro da seleção com 5 gols e jogando pela seleção sub20 a Copa Internacional do Mediterrâneo(2012), onde o time acabou sendo eliminado na semifinal, mas Adryan foi eleito o craque do torneio. Pela base do Flamengo ganhou o Campeonato carioca de Juvenis em 2010, a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2011 e o Torneio Octávio Pinto Guimarães, também em 2011, tendo boas atuações em todos eles.

As boas apresentações na base renderam a Adryan apelidos como “Novo Zico” e comparações com Kaká, pelo estilo de jogo que alguns consideravam semelhante. Chegou até receber sondagens do Manchester United.

Infelizmente nem tudo são flores e aconteceu com Adryan o que acontece com a maioria esmagadora de promessas do Flamengo que chegam ao profissional. Por N fatores a joia que vinha da base cercado de expectativas não conseguiu render o esperado.

Em 2012 o Flamengo não conseguiu fazer um bom ano, chegou a brigar contra o rebaixamento durante o campeonato brasileiro e viveu meses conturbados na diretoria naquele que foi o último ano de mandato de Patrícia Amorim no clube.

No ano de 2012 Adryan recebeu algumas poucas oportunidades no time profissional do Flamengo após a saída de Ronaldinho, marcou 2 gols, um deles em partida vencida por 3×2 contra o Atlético GO e o outro um golaço em cobrança de falta perfeita contra o Grêmio no Engenhão (1×1).

Não há muito o que falar sobre o ano de 2013 de Adryan, coletivamente foi campeão carioca e da Copa do Brasil, mas em nenhum deles se destacou individualmente, sendo reserva na maioria dos jogos.

Em 2014 começou seu tour pela Europa. Em 2 anos(2014-2016) passou por Cagliari (ITA), Leeds United (ING) e Nantes (FRA). Foram 5 jogos e nenhum gol por Cagliari e 13 jogos e nenhum gol pelo Leeds. Na França atuando pelo Nantes foi onde teve seu melhor momento na Europa, sobretudo na última metade da temporada 2015/2016. Foram 29 jogos (21 como titular e 8 vindo do banco) pelo clube francês, 1670 minutos jogados, marcou 7 gols, deu 2 assistências e recebeu um cartão vermelho em jogo contra o Rennes.

Tudo indica que o Flamengo vai seguir atuando no 433 pelo menos até o final do Brasileirão, esquema esse que depende MUITO dos pontas para que se possa criar jogadas ofensivas, e apesar de ora ou outra nossos jogadores pelo lado conseguirem acertar boas jogadas continuam sendo bem inconfiáveis e irregulares, não sendo exagero dizer que foram abaixo da média na maioria das partidas até aqui, e é nessa posição que Adryan pode nos ajudar a ficar ainda mais forte na briga pelo título. Observando as partidas do Nantes na temporada passada pode se perceber que ele atuou caindo pelos lados quando o time atacava, e é bem percebível também que o Adryan tem mais qualidade com a bola no pé do que nossos pontas atuais, podendo quebrar linhas defensivas com um drible de habilidade ou aproveitando sua boa qualidade no cruzamento e achando um de nossos jogadores na área adversária.

Uma coisa é certa, Adryan pode ajudar o time se for bem utilizado. Infelizmente não atingirá o nível que era esperado dele quando saiu da base, mas quem sabe não pode se tornar umas das peças importantes de um tão sonhado hepta?

Abaixo vídeo com lances do Adryan na última temporada atuando pelo Nantes:

José Vitor Carvalho Garcia


Quer ver sua coluna publicada? Envie para [email protected] e aguarde o nosso contato!

Assista também:


Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Comparar com Djalminha, Marcelinho carioca aos 18,nem no sonho,aos 21 então… Eles não estouraram no Flamengo e provaram seu valor como outros. Quem é bom ou craque sempre brilhará em algum momento num clube.Adryan tem que botar cabeça no lugar, pode virar um bom jogador.Se não focar dedicar,ser humilde e recomeçar pode virar uma versão melhorada da eterna promessa Jean Chera.Aquele que aos 14 anos,o pai determinou que merecia ganhar 120mil,e hoje,depois de ser dispensado de grandes clubes, europeus, brasileiros,e até de série D.Aposentou aos 21.

  • Nada. Não espero nada de Adryan. Se fosse bom estaria no Barcelona, Real Madrid, Bayer etc
    Jogador comum como qualquer outro do nível de Pará, Canteros etc. Nada demais.

  • Primeiro. Nada de Adryan Tavares… só Adryan mesmo.
    Segundo. Nada de Novo Zico… só Adryan mesmo.
    Terceiro. Nada de salvador da patria, melhor do que A, B ou C… só Adryan mesmo

    aí veremos a contribuição que ele pode dar.

  • eu espero que ele tenha chance,pq não da pra esperar muito do cara que entra aos 37 do segundo tempo,e olha que ele entrou muito bem contra o Santos..esse video aí,mostar que ele é infinitamente melhor que cirino/ fernandinhogabriel e everto,que até é esforçado,mas é outro corredor e só…

  • não espero nada, não joga, é reserva do Éverton, Cirino e Fernandinho.

  • A maior chance do Adryan é se disputarmos com um time misto a Sul-Americana.

  • Pra mim a pergunta deve ser feita ao Zé Ricardo. Ele vai utilizar o Adryan? Adryan amadureceu muito nessa passagem na Europa, pode fazer o lado direito com Pará ao invés de Cirino (banco pra mim). Zé tem que usar o que tem de melhor. QUALIDADE. E quando Ronaldo terá uma chance? Porque o trouxe…são questões que norteiam a pergunta inicial. Zé tem que aproveitar a molecada campeã, três nomes pelo menos, ViZeu, Ronaldo e Paquetá/Matheus Sávio, ou vamos jogar fora toda essa geração…SRN.

    • Ele vai conseguir ACOMPANHAR o avanço dos laterais/pontas do time adversário? Ele vai conseguir puxar um RÁPIDO contra-ataque? Se tivesse VELOCIDADE para isso, com certeza seria titular. Mas INFELIZMENTE, não é o caso. No entanto, com o time realizando a marcação mais à frente (na saída de boa do adversário), o espaço em campo se reduz, se tornando mais propício para o futebol de jogadores habilidosos ao invés de velozes… &;-D

      • Nessa situação (que é o que o Muricy fazia) a defesa fica exposta… É preciso zagueiros velozes, técnicos e com gás prá disputar corridas com os adversários… É um futebol mais bonito sem dúvidas, porém mais arriscado… Eu gostaria de ver, mas não creio que o Zé Ricardo fará.. .Não nesta temporada… Talvez na próxima.

      • Amigo, o que deixa um jogo rápido é a velocidade da bola…. Não são somente atletas ligeiros. Tanto é que no meu flamengo ideal o meio seria… CUELLAR, ARÃO(VOL)… ADRYAN, DIEGO E MANCUELLO (MEIA).
        A qualidade nos passes daria velocidade ao jogo!!! #ForaCirino, Fernandinho, Gabriel, sheik, MAraujo…

      • Amigo,o cara jogou uma temporada completa na europa,onde a intensidade é muito maior,vc ainda tem duvida se ele aguenta? Esse garoto saiu como uma promessa da base,hoje ja é um jogador profissional,pelo amor de Deus…é uma piada esse rapaz dar lugar pro fernandinho/cirino..

        • Por isso, ACHO que o Zé Ricardo deve escalá-lo em futuras partidas, justamente porque o vejo fazendo alguns ajustes interessantes no Flamengo (como adiantar a marcação e promover a entrada do Mancuello). Mas são só palpites… &;-D

      • E quem faz isso? Cirino? Fernandinho? Me poupe neh. Eh uma afronta ver cirino e quando ele sai, o fernandinho. Parece ate que, tipo, fAzem de sacanagem pra provar aue quem decide sao eles e que o torcedor que se foda

        • Só por estarem presentes, os laterais/pontas sobem com mais cautela… &;-D

          • Então vc concorda que se os atacantes do Flamengo forem Ibsen e ednei dá no mesmo? Vamos prender os
            Laterais que vão ficar com mais cautela. Concorda? A parte ofensiva nossa!? Soh um pequeno detalhe quase irrelevante.

  • O que esperar de Adryan Tavares? Resposta: NADA! Não é para esperar nada dele até pq ele não vai jogar! Quarta opção no meio! AP, Mancuello e Diego estão na frente! nas pontas Tem Cirino, Everton, Sheik( se voltar) e Fernandinho! Se ele se quer jogar vai ser um milagre! Adryan tem que comer muito feijão com arroz pra ser titular nesse time, ainda mais agora que o time tá numa crescente! Não espero nada dele!

  • Eu quero é renovar o contrato do EBM. Melhor presidente do Brasil.

  • O que eu espero: velocidade, acerto de passe, domínio de bola, chute razoável, cruzamento razoável, pouco cabeceio, bom drible.

    Pessoal gosta de comparar com Jadson e Renato Augusto, então imaginem o Adryan jogando onde rendeu o Malcom, porém, com menos velocidade e mais técnica e qualidade com a bola próxima aos pés.

    Já resolveria todos nossos problemas pela esquerda. Interceda Deus!

    • Não sei o que ele tem jogado ultimamente, pois não acompanho futebol francês… O meu palpite é que o Zé Ricardo vai tentar novamente o Ederson na esquerda quando ele tiver condições…

    • Nessa estamos juntos…kkkk

      • As vezes dá pra concordar um com o outro po kkkkkkk

  • queria fazer essa pergunta pro Zr , pelo jeito ele acha o Fernandinho e o Cirino bons jogadores e não v qualidade melhor no adryan do que nesses dois perebas.

  • Sera apenas reserva do Fernandinho…

  • Bom jogador, parece esforçado.Merece mais chances que Fernandinho.

  • No meu time ele joga!!!
    –Muralha–
    Pará-Réver-Vaz-Éverton
    –Cuellar-Arão—
    Adryan–Diego–Mancuello
    –Guerrero—
    SRN em qualquer situação!!!

  • O Flamengo precisa, de maneira urgente, contratar profissionais para trabalhar nas divisões de base. Vai ao Santos, ao Inter, a clubes que conseguem aproveitar bem as divisões de base,oferece uma grana e tira os melhores profissionais de lá. Traz os profissionais e implementa o modelo desses clubes.
    O Flamengo é muito responsável pelos jogadores que não vingam no time.

  • Sei lá, pergunta no posto Ipiranga.

  • Lei pele! Ou o clube paga salários altos para segurar os jogadores e os moleques “na maioria” perdem a cabeça ou o clube corre o risco de perde los igual Caio Rangel.

    • acho que nao tem a ver com lei pelé. e acho fácil resolver isso ai. Só a torcida parar de superar valorizar
      qualquer jogador da base que acerta um chute e um cruzamento. Ai os
      cartolas (tanto
      os bem quanto os mau intencionados vao parar de oferecer salários lá no
      alto).
      Quantos garotos vao bem na base e nada? O Neymar ganhava 20 mil na base
      do santos, enquanto tem uns ai que só falta pedir limousine…… Cade o
      tal do Jean Chera por exemplo?

Comentários não são permitidos.