Com vitória sobre o Grêmio, Fla se credencia para brigar pelo título

Compartilhe com os amigos

Uma vitória que corresponde a todas as projeções em relação ao Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Neste domingo, em Brasília, o time comandado por Zé Ricardo voltou a jogar como candidato ao título da competição.

Liderado pelas boas atuações de Diego e Damião, a equipe carioca foi bem diante do Grêmio, adversário direto na parte de cima da tabela, e mostrou que pode chegar.

A expectativa era grande por parte do torcedor. Era o fim dos 32 dias de espera pela estreia de Diego. Era a primeira partida de Leandro Damião como titular – Guerrero estava suspenso. E a dupla não desapontou. Desde os primeiros minutos, ambos lideraram uma blitz do ataque rubro-negro que não deixou o Grêmio respirar ao longo do primeiro tempo.

Diego centralizado, velocidade pelas pontas, e Damião como referência: a formação do Flamengo  (Foto: GloboEsporte.com)Centralizado no meio-campo, Diego era o organizador do ataque. Gabriel e Everton davam velocidade pelas pontas, ajudando a pressionar a saída de bola. Mais atrás, Márcio Araújo – como já é de praxe – aparecia bem na cobertura. Cuéllar supriu bem a ausência do suspenso Willian Arão, que, até então, havia participado de todos os jogos do Fla no Brasileirão.

Livres para apoiar, Pará e Jorge se apresentavam pelas laterais, e por ali saiu a primeira jogada de perigo. Ao receber a bola com espaço pelo lado direito, Pará errou o cruzamento, mas acertou o travessão de Marcelo Grohe aos 11 minutos. Logo depois, após roubada de bola de Everton, Diego serviu Damião, que acertou o lado de fora da rede.

Damião estava bem. Participativo desde o começo, quase fez um golaço aos 20, quando emendou o voleio dentro da área e exigiu boa defesa de Grohe. Aos 27, foi a vez de Réver tentar jogada parecida, a bola bater no braço de Geromel, e o árbitro marcar o pênalti.

Leandro Damião pegou a bola e guardou no fundo das redes. Era o fim de 287 dias de jejum. O último gol havia sido pelo Cruzeiro (passou em branco no Betis), em 8 de novembro de 2015, contra o São Paulo. Além disso, manteve o bom histórico contra o Grêmio. Pelo Inter, já havia anotado seis gols em 14 jogos, com direito a dois títulos em 15 dias diante do arquirrival.

O Flamengo não perdeu o fôlego após o gol. Ainda no final do primeiro tempo, o centroavante deixou Everton na cara de Grohe, mas o meia chutou em cima do goleiro, perdendo mais uma oportunidade. Chances reais, aliás, não faltaram pelo lado rubro-negro: foram oito ao longo dos primeiros 45 minutos. O Grêmio não chegou nenhuma vez.

O intervalo fez bem ao time gaúcho, que voltou melhor para a segunda etapa. Aos três, Geromel disputou pelo alto na área do Flamengo, a bola tocou na mão de Rafael Vaz, mas a arbitragem não viu pênalti.

O lance mostrava que o jogo era bem diferente no segundo tempo. Sem o mesmo volume no ataque, o Flamengo passou a sofrer mais na defesa. Aos 13, Douglas tocou na frente para Bolaños, que ganhou na velocidade, mas demorou para chutar. Pará apareceu no momento certo para fazer o corte e vibrar como se fosse um gol.

Os sustos fizeram Zé Ricardo mexer na equipe. Alan Patrick entrou no lugar de Gabriel. Aplaudido pela torcida e desgastado fisicamente, Damião deixou o campo para a entrada de Felipe Vizeu. O garoto deu conta do recado e ajudou a desafogar o Flamengo.

Vizeu saiu pela direita, perdeu o ângulo para o chute, mas ainda conseguiu fazer o cruzamento. No meio da área, Diego aparecia para marcar logo em sua estreia e ampliar a vantagem rubro-negra. Um prêmio também para a superação do meia, que deveria jogar por 60 minutos, mas fico no gramado até os 34 do segundo tempo, totalizando 80.

O Grêmio ainda assustou no fim. Logo depois do gol flamenguista, Henrique, em seu primeiro lance no jogo, ganhou o bate e rebate na área adversário e tocou de biquinho para o fundo das redes.

Ao descontar a vantagem, o Tricolor se animou, chegou a ensaiar uma pressão, mas não estragou a manhã de Diego e Damião. A dupla correspondeu em campo e certamente aumentou o otimismo da torcida para o restante do Brasileirão. A vitória fez o Flamengo voltar novamente ao G-4 da competição. Deixaram chegar.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Passando aqui só para agradecer o “grande” zagueiro Wallace pelo apoio e colaboração na vitória de ontem. Jogou exatamente como jogava na Gávea, ou seja, absolutamente nada!, e ainda colaborou para saídas atabalhoadas do bom zagueiro Geromel, sua vítima atual. E pensar que alguns (muitos!) de nós ainda o defendiam há algumas semanas, lembram-se?

  • Diego e L.Damião. Igual a 2009 PetKoivc e Adriano. Só não ver quem não quer!!!

  • “Vizeu saiu pela direita, perdeu o ângulo para o chute, mas ainda conseguiu fazer o cruzamento”… quem cruzou foi o Pará. Assista ao jogo primeiro, para depois comentar, seu jumento… kkkkkkkkkk

  • Não tem como manter o mancu no banco, e manter Gabriel ao lado de Diego , não dá pra deixar só nas costas de Diego ele vai sr queimar, Mancu tem passe e é inteligente assim como o Diego arrisca mais não tem medo de errar, da pra por os 2 juntos e ainda tem cullar q vez uns tocos e lançamentos de longa distância que deu saudades de bons jogadores que já passaram pelo nosso mengão…

  • para mim esse jogo me deu algumas certezas, Damião fora de forma ja toma vaga do guerrero, Gabriel mesmo com suas limitações e seus petelecos jogou bem, melhor que cirino e fernandinho, Jorge é infinitamente melhor que chiquinho, espero que nunca mais se machuque e que a diretoria corra atrás de um reserva a altura para ele. agora o complicado vai ser escolher entre everton e mancuello, infelizmente o argentino fica sem vaga nesse esquema, pois nas pontas ele não rende tanto, apesar de ter qualidade técnica bem superior ao everton e gabriel.

  • Gabriel Peteleco jogou bem ontem. Melhor que Fernandinho/Cirino. Pelo jeito contra a Chape ele deve voltar ao time titular. Por mim se jogar como ontem, tudo bem! Mas como conhecemos, ele pode voltar a atuar mal. Jorge foi um monstro na lateral. Cuellar sem tempo de bola, porém jogou bem, foi participativo. Damião muito bem e Diego explosivo. Um dos melhores jogos do Fla no ano. SRN

  • Alguém ja prestou atenção nos jogos?
    Enquanto o time fica tocando a bola, o MA fica só olhando como um bobinho os caras tocando e ele nao se apresenta.
    Tem hora que parece a roda de bobinho

  • Ta no bolo e briga por vaga na liberta e título com certeza. Agora tem que ter mais regularidade, não oscilar e Zé Ricardo não inventar moda. Arão, Cuellar, Mancuello e Diego…Damião na frente. Simples. Coloca o Adryan na esquerda ao invés de Gabriel cara, que insistência…só falta voltar o Cirino, Chiquinho. MA é banco para Cuellar cara . Se ajustar esses pontos, o Fla fica muito forte. SRN.
    OBS
    Donatti já pode entrar e fazer a dupla com Rever.

    • com a bola no pé cuellar é infinitamente melhor, agora ele estava afoito na marcacao ontem, deu muitos botes inocentes.

      • Falta de ritmo.
        Márcio Araújo é sortudo demais, tudo conspira pra que ele continue titular.

        • É tão difícil assim ASSUMIR que o cara está jogando bem? &;-D

          • ele roubou algumas bolas importantes em contra golpes do grêmio e errou poucos passes, as vezes o feijão com arroz é necessário para engrenagem andar, lembra do williams em 2009? será o MA de 2016. e não adianta inventar o cuellar no lugar dele pois ele nao é primeiro volante

            • KKKKKK o cara fala que é primeiro volante e vc quer dizer que ele não é ? Wilians marcava muuuuuuito melhor que Marcio Araujo, que so corre.

              • willians era todo atrapalhado com a bola, no inicio do campeonato errava muitos passes e a torcida pegava no pé dele, marcio não é o maior ladrão de bolas porque o arão da mais combate que ele na frente. mas a diferença de roubadas é pequena. cuellar tem um bom passe, virada de jogo, mas é muito afobado na marcação.

                • Comparar Wilians com Marcio Araujo só faz sentido se for com as bolas nos pés, pq na marcação o Wilians era muito superior a MA prova disso foi que ele foi LIDER de roubadas de bola do campeonato, Quando o MA vai ser lider de algo ? NUNCA.
                  Outra coisa que tem que se levar em conta é que no ano de 2009 o Wilians era o melhor que o Fla tinha na posição coisa que não acontece este ano, não tem justificativas um atleta com melhor movimentação, marcação e passe ser reserva pra outro inferior em todos os quesitos.
                  Uma boa dica pra o Marcio Araujo é que o Bolt se aposentou e agora ficará facil pra ele usar a unica qualidade dele: CORRER!

            • Willians d 2016? Willians foi o maior ladrão de bolas do campeonato e nem era primeiro volante. Márcio Araújo não é nem o maior ladrão do Time

              • William não era o primeiro volante de 2009! Então quem era?

                • Maldonado

                  • É mesmo, havia me esquecido. Valeu pela lembrança.

          • De quem você tá falando? Do colombiano né?

            Por um momento achei que você tivesse falando do ma

            • Não me entendam mal: GOSTO do Cuellar. Em um time tradicional (onde a escalação e o esquema tático é definido de acordo com a equipe), ele seria o titular absoluto, já que apresenta qualidades mais bem-definidas, de acordo com a sua posição. Mas acontece que o Zé Ricardo dá PRIORIDADE ao esquema tático (que por sua vez, privilegia a VELOCIDADE e OCUPAÇÃO do campo), adaptando os jogadores à ele dentro de suas possibilidades. Neste contexto, o Márcio Araújo ENCAIXA melhor que o Cuellar.

              Mas infelizmente, há torcedores tão cegos que não enxergam o ÓBVIO… &;-D

              • Não é óbvio. É sua opinião.

                Assim como eu acho óbvio as qualidades do Zé, ha pessoas que não as enxergam. Mas é a opinião delas, por mais que fuja do meu entendimento.

                Entendo sua perspectiva, mas discordo totalmente. Uma coisa é você entender as opções do técnico de acordo com o sistema adequado, outra é justificar um erro notável. É isso que acontece. Cuellar ocupa melhor os espaços pois tem mais técnica e é mais inteligente. Ambos possuem velocidade, o colombiano só tem mais qualidade no passe, domínio e condução de bola. Isso é elementar. Assista ao jogo de estreia dele contra o Flu esse ano. E a qualquer um do Márcio kkkkk É evidente a capacidade dele de se adequar ao esquema. A tendência ainda é essa.

                Vamos apoiar e aguardar. Mas se tem algo que é injustificável, até pra mim que defendo e gosto do Zé, isso se chama Márcio Araújo.

        • maldito araujo

    • Concordo… só tenho a falar uma coisa do MA… não é o maior ladrão de bola (o Arão ta a frente nessa questão) e não sabe passar, não se movimenta, o flamengo ainda pega sufoco… pq ele tem que ser titular?? Será que o Zé não é capaz de ajustar o posicionamento do Cuellar e fazer o cara atender sua necessidade. Pow ganharia qualidade no meio! é brincadeira insistir com MA e Arão com aquele jogo ridículo que fizeram contra o Sport.

Comentários não são permitidos.