Está faltando aquele pensamento de campeão!

Compartilhe com os amigos

Oi meus amigos, essa semana quero abordar com vocês sobre algo fantástico, vamos tratar aqui de uma subjetividade muito importante no mundo do esporte, falarei sobre o “pensamento de campeão“.

A cada dia que passa temos visto o investimento maciço em psicologia esportiva e os clubes tem procurado levar aos atletas um pouco da sua história de gloria e conquistas. Não é por acaso que notamos a frequente presença de campeões na rotina de treinamentos e também no vestiário antes das partidas.

A australiana Rhonda Byrne, escritora do livro “O segredo”, mais um dos tantos exemplares de auto-ajuda, mencionou uma celebre frase “aquilo em que você mais pensa ou se concentra se manifestará”. Qual a relação do que foi dito até aqui com o Flamengo de hoje? Tudo, amigos.

Falta ainda no time de Zé Ricardo a mentalidade de campeão, é comum a busca desenfreada pelo gol e a retração após o mesmo, de forma surpreendente. Passamos de donos do jogo para “cães acuados” e não importa se faltam 5 ou 35 minutos para o final da partida.

É notável, nos campeões, inteligência emocional para controlar os adversários e ainda assim ter comportamento agressivo. A manutenção de jogadores pouco expressivos e capazes de mudar a partida reflete o temor do Zé em arriscar e procurar o que diferencia um mero membro do G4 e um campeão (detalhe, entenda jogadores pouco expressivos como Márcio Araújo, Fernandinho, Chiquinho, Gabriel).

Vivenciamos tantos anos de campanhas pífias que me assusta o comodismo de uns e a felicidade de outros em estarmos no G4. No Flamengo é importante pensar em títulos e glórias. Craques como Zico, Leandro, Junior, Petkovic, associados a 40 milhões de torcedores merecem esse respeito.

Quer ser campeão? Pense como campeão, use seus melhores atletas, personalidades capazes de mudar o placar a qualquer momento, dar um passe surpreendente, contagiar a torcida. Zé, use as sábias palavras de Norman Vincent, autor de “O pensamento positivo”, “mude seu pensamento e você mudará seu mundo”.

Mauricio Dias
Deixem suas sugestões, criticas e comentários.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Salve companheiro!! Eu tenho pensado muito sobre essa questão de “melhores atletas” e sempre me vem a mente que em um esporte coletivo como o futebol existem atletas que podem ser melhores individualmente mas não para o time. A frase “o coletivo é mais do que a mera soma dos valores individuais” explica bem esse meu pensamento.

    No mais acho que esta faltando mais efetividade por que as oportunidades tem aparecido para o time fazer placares mais elásticos.

    Abraços!!!

  • Márcio Araújo, coitado! É paulada em quase toda coluna.

    • Coitado de noix em vê-lo absoluto na titularidade! SRN

      • Não é pra tanto,amigo.

        • Ainda não, mas tá chegando kk SRN

  • Precisa se perceber que existe uma longa distancia entre ter mentalidade de campeão e cornetar o time pra alcançar algo que está mais complicado.
    O palmeiras por exemplo foi o time que mais investiu nesse ano e ignorar os adversários é burrice, ser campeão ou não pode acontecer, cobrar isso como obrigação é que não da!

    • Exato!

  • Melhor texto que já li aqui , parabens, não fechou os olhos para os problemas igual alguns aqui fazem.

  • Acho que já temos mentalidade de campeão sim. Todos os jogos estamos pressionando e dominando. O problema é a efetividade. E pra isso temos que centralizar o time e escalar um pouco melhor. Sacar Fernandinho e Everton e entrar com Diego, Mancuello e Cuellar. Só ver o Corinthians do ano passado, com Tite escalando Renato Augusto e Jadson juntos, além do Elias. Só que ao invés de Renato Augusto temos Mancuello, de Jadson temos Diego e de Elias temos Arão. Estamos melhores que o Corinthians campeão do ano passado. SRN.

Comentários não são permitidos.