Globo paga menos, mas aceita Carioca sem Fla e clube pode ficar sem R$ 120 mi

Compartilhe com os amigos

Na proposta enviada pela TV Globo aos clubes, a emissora já prevê um cenário sem o Flamengo. Nele, todos receberiam menos. Mas o que mais deixaria de ganhar seria o próprio rubro-negro: R$ 120 milhões em oito anos. No geral, o contrato seria 25% menor. Saindo dos atuais R$ 120 milhões, para R$ 90 milhões. Juntos, Fluminense, Vasco e Botafogo deixariam de ganhar R$ 36 milhões no período. Já a Federação de Futebol do Rio (Ferj) é quem mais pode perder dentre os que assinarem, pois além de reduzir o valor da sua cota em R$ 24 milhões no período, também teria um produto com menos valor para negociar a publicidade em TV.

Caso o rubro-negro se mantenha firme na posição de não assinar nos termos atuais, o clube continuaria participando da competição, mas com o time B. O principal se dedicaria a outros campeonatos e o clube estuda outras formas de arrecadação no período. Mas ainda não há planos concretos.

A posição do clube em não assinar, como explicado nesta terça-feira, é além de política (entenda os motivos no link ao lado) também financeira. O rubro-negro não acha justo receber menos do que a Federação. Sem o Flamengo, a entidade receberia R$ 9 milhões, no lugar dos R$ 12 milhões da atual proposta. Mas continuaria com o poder exclusivo de comercializar as placas de propaganda nos estádios. Especialistas do setor calculam que com todos os quatro grandes sendo televisionados, a federação poderia conseguir dobrar este valor recebido com a cota, passando a faturar até R$ 24 milhões, por ano, ou R$ 192 milhões (no cenário mais otimista), até 2024.

Há quem diga que mesmo tendo a redução, ainda é muito dinheiro para uma entidade que faz pouco pelo desenvolvimento do futebol. Uma organização que é completamente bancada pelos próprios clubes, com os 10% cobrados em borderôs (no lugar de 5% como a maioria no país). E que mesmo assim vem acumulando prejuízos (milionários) na sua operações, chegando ao ponto de ter de ingressar no programa de refinanciamento de dívidas do Governo Federal, o Profut.

622 347f547b 1b6f 3a61 95f5 3ded5f5212fd
Mauro explica por que Flamengo ‘travou’ negociação sobre dinheiro do Carioca e diz: ‘Não pode ceder’

Na nova proposta, além da cota direta à Federação, ainda há um percentual destinado exclusivamente à manutenção de estádios, a ser gerenciado pela entidade.

Rubinho perdoou Peter

A luta da federação para garantir suas polpudas cotas tem até perdão judicial. Foi o que aconteceu nos bastidores da decisão do Fluminense em assinar o “de acordo” com a Ferj, indo contra o que o presidente Peter Siemsen disse ao longo da última temporada sobre a gestão da entidade. As trocas de acusações eram tantas, que algumas ações judiciais por danos morais foram ajuizadas entre as partes.

Mas numa breve consulta aos sistemas do Tribunal de Justiça do Rio, o Blog encontrou pelo menos três perdões de Rubens Lopes a Peter. São ações que foram movidas pelo mandatário da Ferj contra o presidente Tricolor e contra o clube das Laranjeiras, que foram arquivadas nos últimos meses, por desistência de Rubinho.

São elas:

– 0508139-51.2015.8.19.001 (dano moral) Ferj desistiu do processo em 30/05
– 0476201-38.2015.8.19.0001 (dano moral) Ferj desistiu do processo em 06/06
– 0508064-12.2015.8.19.0001 (dano moral) Ferj desistiu do processo em 14/06

Há informações de que a recíproca nas Laranjeiras foi verdadeira e o clube também teria desistido dos processos movidos contra Rubens Lopes nos últimos meses, mas até o fechamento desta edição, o Blog não havia conseguido confirmar a informação.

O Fluminense deixa claro que embora tenha decidido assinar o “de acordo” para manter o campeonato como está, não está pressionando o Flamengo a assinar.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esta manchete é pura indução. Pois é o mesmo que se diga, que alguém vai ganhar 1 milhão. Caso ganhe 1 mil reais mensais, poderá até ganhá-los, mas serão algumas centenas de meses de espera. “Esqueceram” este pequeno detalhe.

  • O que impede do Flamengo assinar por fora… e a FERJ assinar o pacotão?
    Entendo que o Flamengo está pedindo garantias por causa das manobras bandidas da FERJ… mas ele pode assinar por fora?
    Se sim… ele pode propor um cota maior que cubra os prejuízos que a FERJ impõe.

  • O número 120, impressiona os incautos; mas o número 15, envergonha os rubro-negros. Somos 40 milhões de envergonhados, com a “gorjeta”, que o império platinado nos quer dar!.
    SRN

  • Chamada totalmente sensacionalista…sem o Flamengo em 2 anos esse campeonato some do interesse de publico e da midia….por isso, o certo é não assinar. Colocaram o valor em 8 anos, deixam de informar que a grana deveria pelo menos pagar o custo do futebol do clube por 4 meses, mas sabendo que o clube tem projetado um custo de uns 15 milhões por mês só com futebol nos próximos anos não paga nem um mês. Resumindo esse campeonato não paga nem o do café do Mengão…

  • #NAOASSINAFLAMENGO….Sem os devidos direitos reconhecidos, e o justo pagamento ao clube detentor de maior torcida não compensa nem fazer parte desse lixo de campeonato…

  • Não vai perder 120 mi. Esse valor é pra todo o campeonato carioca. Flamengo ganha quase nada dessa fatia e vê o time ganhar igual aos outros ditos “grandes do Rio”. Flamengo leva o carioqueta nas costas.

    • Rumo a falência.

      • VIRGEM DE MUNDIAL, BI-REBAIXADO E 4 TITULOS POR FAX, O QUE FAZES POR AQUI, CAVALINHO PARAGUAIO???

      • Cavalo paraguaio, sabia que ia aparecer. Ta descendo…

      • Guaraní da capital , sem mundial . Kkkkkkkkk

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…porcada só descendo…empatou ontem pq o juiz ajudou…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Onde estão os mulambos desse blog ?

    • Freguês dos gambás… kkkkkkk

      • lkkkkkkkkkkkkkk coitado, pegue o números que você vai ver quem é freguês, aliás quem é freguês dele são vocês e os dois são freguês nossos.

    • Onde está o mundial do parmera. A eles não tem kkkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já tem data para esse lixo falir ? Não conseguem ganhar nem do time reserva do Prantos e acham que serão campeões kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Avanti Palestra.

    • 4º time de SP…

    • Começaram as olimpíadas , e o parmera ainda não tem mundial. E só joga no alians se a w torre deixar . Se tiver um casório em SP . O parmerda vai pra rua com mala e cuia ,e ainda sem mundial.

  • Amém…

  • Se isso for verdade a Globo é muito escrota mesmo, ao invés dela se posicionar no lado que está certo, ela vai passar o recibo que está cagando e andando para a ética e a moralidade (normal para ela), só tem um pequeno grande detalhe, ela estará mexendo com a maior torcida do Brasil, e se tem algo que as pessoas prezam muito nesse país é o futebol, fechar com o errado não é muito sábio não, o Flamengo só está pedindo o óbvio, então nós torcedores vamos ser como sempre os atores fundamentais nessa peça; protestando,exigindo e se necessário boicotando.

    SRN #Issoaquiéflamengo

    • Meu amigo… isso se chama pressão… mas o Flamengo no final ganha! Só o EBM não voltar atrás. Carioca não vai dar mais nada sem Flamengo, e bom que Flamengo já começa a estudar outras emissoras, a partir de agora em tudo, pra sair fora da Globo!

      • Apesar de ser uma Mazela, a rede globo possui um know-how muito grande em relação as concorrentes no Esporte, sem contar que paga bem e possui uma equipe pronta e preparada para a transmissão de grandes eventos esportivos, é preciso negociar com inteligência como você disse, pois um precisa do outro (por enquanto, quem sabe futuramente poderemos fazer igual ao Benfica que transmite seus jogos por 10 euros) no momento a legislação atual não permite que duas emissoras possuam os direitos do mesmo evento é preciso um acordo entre os times, só se sub-licenciar como ela fazia com a band, com a entrada do EI, alguns clubes que fecharam com eles terão que rever esse imbróglio, acredito que a própria globo vai ceder, para poder transmitir também os jogos dos times do EI na casa do adversário. SRN

    • Vocês estão rebeldes em, estão cuspindo no prato que comeram a vida toda, estão batendo na cara da mãe de vocês, que sempre ajudou vocês, sem a Globo o Flamídia não é nada.

      • Volte pra página do time que não ganha nada… FREGUÊS DO CORINTHIANS… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • kkkkkkkkkkkkkk da onde você tirou isso, até os gambas aceitam que são nossos fregueses, igual vocês são do Vasquinho.

      • Será que w torre deixa o parmera sem mundial jogar no alians . Acho que não ,kkkkkkkkk

  • Ficar sem 120? ficará é com muito mais, pois são 120 em oito anos, ou seja, 15 por ano, pouco para o Flamengo já em 2017, imaginem daqui a oito anos, quando o Flamengo for a potência que se espera ser! Aliás, negociar OITO anos de uma vez só!? na pior das hipóteses aceitar 15 por 2017, mas eu prefiro que nem isso.

    • Falou uma verdade. 15 mi anuais é pouco e assinar um contrato de 8 anos, é ruim para o Flamengo. Essa PorcaFERJ quer só dinheiro e está sendo mal gerida a anos e o futebol vem acabando. Quem dá as cartas é o Flamengo agora. Vamos ver se sobrevive…

  • Já pensou o Flamengo fazendo a final e nenhum dos paspalhos podendo lucrar em cima do Mengão. Imaginem final do Carioca, e a Globo passando Faustão, vai ser engraçado
    Agora uma verdade comprovada: Fluminense time de bundões e peidões!!!
    Que a diretoria reflita MUUUUUUUUUUUITO caso obtenha a concessão do Maracanã, pois não aceito que compartilhem administração alguma com esses M…
    SRN

    • Pois é, aí é que dá vontade de colocar o time principal pra jogar; pra jogar bem, ir pra final, quiçá campeão, e ninguém poder assistir!! é a ferj mostrando que, para administrar o estadual, recebe 10%, mas merecia receber 1% ou menos, tamanha incompetência.

    • Teve um ano que o Atletico-PR nao assinou com a globo e jogou o paranaense com o time sub-23, mas acabou indo pra final, o que a Globo fez? Pagou ao Furacão todo o valor que deveria ter pago pelo campeonato todo pra poder transmitir as duas partidas da final. O segredo é se manter firme e não recuar.

      • Valeu por mencionar, isso vale ouro com certeza
        NADA DO FLAMENGO
        TUDO PELO FLAMENGO
        SRN

  • 15 milhões por ano que piada, o Fla pode consegue mais que isso fácil sozinho

  • Presidente do Flamengo, prepare-se para ser esculachado pelos veículos sob o controle do grupo Globo. E vai ter torcedor nosso que vai cair…

    RETROCEDER NUNCA! RENDER-SE JAMAIS!
    Temos força para bater de frente com qualquer um!

    Como disseram alguns amigos aqui, SEJA SÓCIO TORCEDOR!!!

    • Começou no jogo de ontem. Penalti não marcado a favor do Flamengo.

  • Isso é pressão da globo,mas é uma hipótese que duvido muito que saia do papel.
    Flamengo nao assinando todos perdem, a globo vai pagar uma merreca mas terá elencos ridiculos disputando o carioca e nao vai ter audiência, enquanto os “grandes” do rj tomarão no rabo por receberem menos, e o rubinho vai perder mais pois seu produto é pobre e ninguém vai investir.

  • Está decretado o fim do carioquinha. 30 milhões em 8 anos dá 3,8 milhões por ano. Isso o Flamengo tira em 3 amistosos bem negociados.

    Acabou para você, Rubinho e Eumico.

  • Arrecadaremos muito mais com alguns amistosos e pela Primeira Liga do que com esse campeonato varzeano! Quero ver se o time B do Fla chegar na final como a Globo fara para transmitir! kkkkkkkk

  • Lembrando q esses 15 mi são para as 18 datas do carioquinha… mengao consegue fácil esse valor hehehehe. SRN

  • A manchete da materia esta errada ou, pelo menos induzindo o leitor menos atento ao erro.Não perderemos 120 milhões esse ano como sugere num primeiro momento, mas ao longo de oito anos.Numa aritimetica simples, seriam 15 milhões ano (8 anos X).Com o time que o Fla ja tem e outros que virão daqui pra frente, com maiores investimentos, em jogadores de nome e com certeza ganhando titulos(não da serie BBB), TODO MUNDO gostara de ver o Fla, mesmo que em amistosos,portanto phodda-se o roubioca 2017,18,19..2024 Qualquer amistoso desse, rendera 1,5-2 milhões em valores de hoje.Portanto deixo aqui meu recado para os mamadores das tetas do Flamengo.ACABOU!!! A FONTE SECOU!!! QUER A GENTE, PA-GUE-NOS O QUE MERECEMOS!!! E por ultimo_”Va tomar no chu, Roubinho,FFERJ, eumicu do VICE, faisca e ate os tricoletes do peter arregão.SRN

    • Lógico que estou a favor do flamengo, mas sem dinheiro não se monta time. Discordo da parte radical do texto. Mas concordo quando escreveu. Quer o flamengo, pague o que merece….


  • – É mesmo?
    – É!
    – Então foda-se!”

    Sem noção, Joselito.

  • Deve ser 15 milhões por ano que vai quebrar o Fla… Que assim seja, time B no estadual…

    • Teremos um super elenco, qual time possui um campeonato de profissionais para treinar sua base!?

  • O Fla poderia transmitir seus jogos pela FLA TV, cobrando 10 reais por mês. O Benfica fez isso pra fugir da televisão lá em Portugal.
    Agora é hora da galera apoiar tbm, sócio torcedor, compra de material esportivo original, ir ao estádio e etc.

    • Não sei se a fla tv tem estrutura para isso…mas realmente é uma boa idéia…e se a legislação permite.

    • A legislação brasileira não permite. Os direitos de imagem em Portugal pertence somente ao time mandante; aqui no Brasil ao mandante a ao visitante.

      • Então se o Fla não assinar, Flamengo e Vasco não pode passar pela globo por exemplo ?

        • Não, não pode.

    • Não é tão cabuloso quanto parece. 15 milhões por ano, o Fla consegue negociando bons amistosos pelo Brasil, e talvez pelo mundo no período do carioca. Uma bilheteria num jogo entre Flamengo e um time grande europeu seria super rentável, vende pro EI ou Fox, ou ESPN e taí a grana. E pro torcedor, com certeza seria melhor que assistir “Flamengo x Cabofriense”… SRN

      • O Problema é que a FERJ não vai querer autorizar esses amistosos.

  • Tenho certeza que a torcida do Flamengo vai prestigiar a Primeira Liga, e a falta desse dinheiro da Globo no carioqueta nem vai ser sentida

  • Flamengo deixa de arrecadar 120 milhões nossa quanto dinheiro!!!! Dividindo isto em 8 anos seriam 15 milhões por ano. daqui a 8 anos estes 15 milhões serão uma merreca.
    2016 a previsão de arrecadação é de 419 milhões, então a previsão p 2017 deve ser mais. Se pensarmos q 2017 por suposição a arrecadação fosse igual a de 2016, ou seja 420 milhões arredondado, os 15 milhões dariam 3,5% da arrecadação total p 2017. Ou seja este dinheiro repassado é uma mixaria p o Flamengo levando em conta seu potencial de arrecadação. Imaginem em 2024 no último ano do contrato.

  • Isso não me assusta. A Globo é bandida, facínora, e vai botar pressão agora, mas eu não dou 2 campeonatos sem o Flamengo pra tudo isso desabar como um castelo de cartas. Sem patrocínio, sem audiência, sem apelo, um campeonato de várzea que a própria Globo vai desistir de bancar.

    É pagar pra ver quem tem a força. Senhor presidente Bandeira, ouça a nação e os jornalistas sérios e NÃO ASSINE.

    • Ela vai ceder!!! Não existe competição sem o Flamengo. Os patrocinadores dela vão exigir isso, vc vai ver.

    • Favor, rubro-negro, não assistir a essa imundicie de programação da Globo, principalmente a essas novelas de merda. Kkkkkk

  • Não temos medo, podemos passar mais 5 anos sem fazer alto investimentos mas não queremos ser explorado, a torcida está contigo.

  • Paga pra ver BM, e tenta negociar com outra emissora, participe de outras competições, a primeira liga vai render uma grana. Há alternativas, não tem que ceder e pronto. Um recuo agora é pra mim se nivelar por baixo. Fluminense nunca foi confiável, e só fez barulho. Time frouxo. O Fla vai se sair bem dessa. A Globo vai ficar pressionando na parte da grana, como foi o Carioca desse ano quando obrigou o Flamengo a colocar time titular…agora o Fla está jogando duro e tem que fazer valer a sua influência. Eu mesmo já vou cancelar PPV, Premiere…agora a nação da a resposta e a Globo que se foda. Carioca é prejuízo pro Fla, não vai perder tanto assim.

    • “Fluminense ter saído fora por grana…” — Na verdade, estou GRATO pelo Fluminense sair… &;-D

      • Concordo amigo. Nunca gostei dessa de contar com Fluminense…esse time é “maria vai com as outras”. O Fla tem que contar com a Nação e com seus esforços.

    • Estou totalmente de acordo… já temos a Primeira Liga que tem times muito mais interessantes que o Carioca…
      Pode participar de mini torneios caça niqueis… que rendem sempre uma boa grana…
      E o Carioqueta que se lasque

  • Não ceda Bandeira. Estamos todos com o Fla. Eu comprei o brasileiro e o carioca pela Sky. Vou trocar por outro campeonato estadual qualquer.

  • Tendencioso esse título 120 milhões EM 8 ANOS,15 milhões nos conseguiremos em 5 jogos no maraca, só convidar times europeus que sempre fazem excursões em janeiro tipo o shaktar que não cobraria tanto, certeza que iria lotar mas acho que mesmo assim teríamos que pedir “permissão” pra esses safados. o certo pra mim era se desvincular dessa federação fdp e não jogar mais esse campeonato.

    • Eu sempre achei o Flamengo um patrimônio nacional, já que a maior parte da torcida sequer está no Rio; a vontade é desvincular mesmo, mas acho que não é possível.

      • Possível até e,mas teria que se vincualar a outra é começar o estadual da última divisão.

        • Ah sim, achei que vc estava defendendo não ser vinculado a federação alguma, caso em que acredito não ser possível.

          • Ja pensei nisso mais acho que mancharia a história do clube,primeiro o flamengo sempre foi do rio e segundo jogar uma série c de estadual seria um pouco vergonhoso.

  • #torcidaFlacontraGlobo

    • Cara a briga não é contra a globo é sim com a Ferj,a globo mesmo sendo bosta só oferece proposta aceita se quiser.

      • A briga é contra a Globo também amigo, se você não percebeu, a Globo não vai atender a exigência do Flamengo. Como sempre, esse empresa bandida prefere manter as relações com corruptos das federações e da CBF.

        Tá comprando uma briga com a torcida do Flamengo que eu não sei se ela consegue peitar…

        • Cara blz que o flamengo e o maior clube do rio,mas existem outros 3 “grandes”que concordam com a Ferj e assinaram a renovação,quer que só passei jogos do flamengo tbm?os caras dão merecidamente e poderia ser até mais muita grana de TV pra nós,ja pra outros dão 30M,20M…as maiores exigências são sobre as regras impostas pela Fer,j eu não queria a globo mas nos somos os que menos temos que reclamar de injustiça de globo minha opinião.por mim o molde do futebol brasileiro teria que ser igual a barkleys divisão quase igual a todos,mas tenho quase certeza que vc não concordaria Pq pelo seu comentário, vc só se interessa por aquilo que vai beneficiar só vc é seus interesses.

          • Va torcer p o volta redonda.

            • Ninguém falou contigo não brother cala a boca.

              • Se escreveu é para todos q leem e mais o futebol e capitalista e nao socialista. divide o seu salario com quem ganha menos. Essa e sua proposta.

          • O mundo inteiro é assim amigo. Existem os times top, de elite, que ganham mais, e os de medianos pra baixo. Estes sempre vão choramingar querendo ser grande, mas não dão retorno, não dão audiência, não compram PPV, não vão aos estádios, então por que diabos têm que receber o mesmo de quem faz tudo isso?

            Igualdade com o chapéu alheio é mole.

            • Mano a questão não e divisão igual,claro que nos não podemos ganhar o mesmo que o América,mas pro nosso futebol ser algo sério nos teríamos que ganhar no mínimo 15 a 20 milhões a mais e 25 a 30 no máximo a mais que o Corinthians, que seria provavelmente o segundo a ganhar mais, o resto dos mais de 1 bilhão seria dividido por posição,venda de PPV,media de público.tenho certeza que assim libertadores viriam todo ano pro Brasil e 7:1 não haveria mais.

  • Não é pelo dinheiro, que o Fla talvez nem precise, mas é pelo desaforo…
    A Globo não divulga os absurdos da Ferj, porque se beneficia desse monopólio de transmissão…
    Vamos ameaçar boicotar a audiência para que a emissora fique do lado do Fla…

  • 15 milhões por ano?? Nada q uma excursão de 10 jogos no início da temporada resolva!!

    • Fora uma venda de um jogador mediano da base por uns 2M de euros. SRN

  • Boicote total à Globo pela torcida do Fla se a Globo não assinar com o Clube…
    Divulguem em todas as redes sociais…
    A Globo vai amarelar…

    • Puro blefe, da tal Globo. O CRF, que não caia nesta conversinha. A mesma Globo, perdeu as Olimpíadas passadas, e logo logo, voltou ao “jogo”.

  • A transmissão da Record é uma bosta, mas, não assistirei mais a Globo enquanto a emissora não assinar com o Fla…

    Se a Ferj é essa máfia, a culpa principal é da Globo que não faz nada só para continuar a ter o monopólio…

  • Acabei de mudar de canal… Estava assistindo ao jogo feminino Brasil
    x China pela Globo, mas ao ler que a Globo vai assinar sem o Fla eu
    mudei para a Record…

    Não assistirei mais a Globo enquanto a emissora não assinar com o Fla…

    Se a Ferj é essa máfia, a culpa principal é da Globo que não faz nada só para continuar a ter o monopólio….

    • O difícil é tentar fazer uma pessoa alienada mudar de canal , hoje eu vou escutar o Jogo pelo radinho, aqui em casa so assistimos a Rede esgoto quando o Flamengo joga , Hoje vai ser no radinho.

      • Vou assistir pela net, so pra não computar audiencia kkk SRN

        • Tou pensando nisso tambem kkk

    • não fala merda vascaindo traveco a culpa não e da globo e da frj e do euvírus que ta acambado com o carioca querendo dinheiro do mengão(SUGANDO O MENGÃO) alis a globo e doida pro mengão fazer isso so assim ela não podera mais aumenta a proprosta pro carioquinha falido então a briga não e com a globo e com a frj e euvirís….

  • Vamos bagunçar com a audiência da Globo…

    Todos os flamenguistas mudem de canal para assistir as Olimpíadas na Record, enquanto a Globo não assinar com o Fla…

    E se assinar sem o Fla o boicote tem de ser geral…

    • Cara, a questão não é a Globo. Não esqueça que ela pagou 120 milhões ao Fla de luvas por ter fechado a transmissão do BR por tv fechada, e com esse dinheiro (70 milhões esse ano) pagamos dívidas importantes e trouxemos Diego.
      A questão é a ferj. É só não dar moral pro carioca.

  • A torcida do Fla tem de ameaçar a Globo em todas as redes sociais:
    Se assinar sem o Fla, a torcida vai boicotar a Globo e assistir às
    Olimpíadas pela Record e depois seguirá sem assistir aos programas da
    Globo…

  • galera vamos twittar geral #fechadoComBandeira #NãoAssinaFlamengo

  • Depois não me venham aqui, os “advogados gratuitos”, da Globo. Este blefe Global, tenta colocar o CRF na defensiva. Mamam o futebol Nacional, faz décadas, e querem que tudo fique como está. O CRF que se prepare, para o bombardeio que sofrerá da mídia capitaneada pelo “sistema Globo”. Resista, senão , nunca terás o respeito que , como protagonista deveria ter. Já vi matéria, até de futebol jogado sem a bola, pois até com bola de papel pode-se “brincar” de futebol. Mas nunca vi futebol, na tv , sem os devidos times, um de um lado e um do outro.Toma jeito Globo, o futebol já existia, muito antes da tua primeira transmissão.

  • Pessoal, o problema todo é FERJ. A globo não fatura tanto com o carioca, seria melhor uma primeira liga ou rio-sp. Bem capaz dela agir nos bastidores pra melhorar a primeira liga.
    Comecem a publicar bas redes sociais #NãoAssinaFlamengo

    • a liga e melhor ..a rio sp ja era ja faliu a muito tempo …e alis eu acho melhor o clubes se reunir e fazer um carioca sem a frj….mais eu acho dificil porcausa do bostafogo e euvirús(VASCAINDO)

  • O flamengo não deve assinar, mas deve jogar o carioca com o time titular e não com o time reserva. Imaginem a globo sem poder transmitir a final do campeonato carioca, o quão isso atrapalharia a Ferj e os patrocínios. E chegar a final do campeonato carioca vai ser rotina p o flamengo nos próximos anos.

    • Seria o maior anticlímax do mundo. Uma final, com o CRF, mas sem a transmissão. A tal de Globo, logicamente trairia os três patetas, e pagaria ao CRF por dois jogos , de uma provável final o mesmo que os três patetas ganhariam por toda uma ralação. Kkk
      SRN

      • Mas e os roubos que ia acontecer contra o Mengo pra chegar até lá? Ia ser bem legal, mas não compensa. Melhor rodar o BR e faturar com isso. SRN

        • E nos arbitrais a ferj cobrando os times pequenos para darem o sangue contra o Flamengo, pois se não ela fecha as torneiras para eles.
          Seria todos contra o Flamengo.
          Quer saber!? pode vir! Flamengo contra a rapa!!

  • Léia a matéria na ESPN milhares de comentários , torcedores de Vasco bota e Flu conscientes apoiando o flamengo contra a federação , torcedores que sabem que a federação está acabando com o futebol do rio. Parabéns a estes torcedores que não são cegos e apóiam o flamengo.
    #naoassinaflamengo

    • Venham ser feliz no Mengão!

  • Duvido!!!!!!!!

  • Somos “FLAMENGO” contra tudo e contra todos. Agora é a hora da união Rubro Negra, vamos chegar aos 100 mil sócios, para não dependermos desse contratinho da globo. Eu fiz a minha parte e vc fez a sua?

    • Eu fiz

      • Eu faço a 3 anos . Vamos peitar a ferj
        # naoassinaflamengo

    • Não é pelo dinheiro, que o Fla talvez nem precise, mas é pelo desaforo…
      A Globo não divulga os absurdos da Ferj, porque se beneficia desse monopólio de transmissão…
      Vamos ameaçar boicotar a audiência para que a emissora fique do lado do Fla

    • Desde 2013

    • Eu fiz. Sócio off-rio desde 01.03.2011 (me associei para votar contra PA) e sócio torcedor + Paixão desde 08.04.2013. Quem puder ajude o Mengo a se tornar independente. Só nós torcedores devemos carregá-lo.

    • Eu já sou a anos. Agora é hora de se unir e mandar Globo, FERJ, a PQp.

      • vc so gala merda a globo não tem nada ver com a briga…a briga e entre o mengão e frj e a globo não e contra o mengão…se informa primeiro….

  • E melhor assim , não assina e pronto . A torcida exige que se estinque essa federação carioca deixe o campeonato pra lá se a globo vai contra a moralidade que ele mesmo tanto prega incentivar a ferj mostra que são da mesmo laia corrupta. Esses 15 milhões anuais o ST paga só pra não ver esse campeonato fuleiro com o Rubens e Eurico tramando resultados , parabéns rede esgoto e assim que vc quer um futebol melhor incentivando cânceres do futebol.

  • Campeonato deficitário, gera mais prejuizo do que lucro muito por não ser um produto vendável. Não só na questão do dinheiro de TV mas na valorização da marca. Um campeonato carioca forte quer dizer que os times cariocas fora os 4 tem que estar fortes, no paulista é isso que mantem o dinheiro só crescendo. A ferroviário, o ituano, o audax, ponte preta… não é um campeonato moleza e é cada ano mais atraente pois tem mais investimento em times.

    O carioca precisa ser reformulado e precisa de investimento principalmente nesses pequenos e médios times, se não ele nunca vai ser atraente. É uma pena mas o que estamos vendo é o fim do futebol carioca, a televisão não quer mudar, os times nao querem mudar e as entidades responsáveis não querem mudar.

    Para o Flamengo isso não faz muita diferença, o clube mais bem estruturado do país com projeções e receitas recorde e um caminhão de dinheiro para receber por isso.

    Pensem bem, o morro da viuva alugado por um mês gera 120mil só para colocar um anuncio em cima do prédio. Se só esse anuncio fosse mantido pelos próximos 8 anos ao mesmo valor por mes teriamos perto de 12 milhões. Só por um anuncio no topo do prédio!!! Imagina um consórcio de um hotel 5 estrelas!!!!

    SRN

    • Pois é, aluguel apenas da cobertura!

  • Se o EBM mantiver essa posição conclamo à nação para ajudar o Flamengo de todas as formas possíveis para arrecadarmos muito mais do que estes 15 milhões /ano da Globo.
    Vamos conseguir!
    Parabéns presidente pela nossa independência, não mude sua posição!
    SRN

  • o problema não é a globo galera, o problema é a FERJ.

    • Problemas são os dois , tudo farinha no mesmo saco.

      • cala boca vascaindo a globo ta a favor do mengão ela que mesmo que o mengão faça isso pra ela não paga alto pro carioca…..cada vez que vc abre a boca vc so fala bostas defenca pela boca traveco vascaindo…

  • Mudando de assunto, vendo jogo do Brasil, futebol feminino, tem mais público nesse jogo que toda a torcida somada dos 3 times. Tem até mais gente com camisa do Flamengo nesse público que os públicos de Botafogo e Fluminense.

  • A matéria está confusa. A proposta alternativa co templa o Flamengo com time b ou não contempla o Flamengo?

  • Nessas horas que se percebe a diferença entre um clube gigante como o Fla e um pequeno como o Flu.
    O que são R$120 milhões em 8 anos. 15 milhões/ano. Os estaduais ocupam 18 datas, dividindo estes valores, teríamos R$833 mil por jogo.
    Acho que o Fla fazendo “tours” por Europa, Asia, conseguiria mais que isso em amistosos e pequenos torneios.
    Poderia por exemplo, fazer finalmente uso do “World of Sports”, ai dizem que pré-temporada no Brasil é inverno na Europa e fica difícil ir pra lá, mas quem disse que precisa ser em janeiro, pq não em março, abril, passar 15 dias fazendo uso de um dos mais modernos (senão o mais) centros de treinamento do mundo, disputando neste período 2 ou 3 jogos por lá.
    O Fla poderia tb, por exemplo, fazer um Tour pelo Japão, pede pra Zico ir junto como porta bandeira do clube, imagine o quanto o clube poderia arrecadar em 3, 4 partidas no Japão, o Clube de Zico, que é idolatrado por lá. Os japoneses, e os flamenguistas que la moram ficariam super felizes, Imagino uma propaganda na tv japonesa com o Zico convidando para ir ver o jogo.
    E pra finalizar, pra um clube que esta previsto arrecadar mais de R$400 milhões em um ano, R$15 milhões não é nada (3,75% apenas).

    • Se não conseguir no exterior, faz jogos aqui mesmo no Brasil… Vende os direitos de transmissão e, juntamente com a bilheteria e publicidade, arrecada esse dinheiro.

      • Eu ainda gostaria que o Fla marcasse alguns jogos no Japão, tendo a forma que Zico é idolatrado por lá, Imagina 3 jogos, Kashima, Campeão e vice do campeonato do ano anterior. Só pra ter noção, o Estadio do Kashima tem capacidade pra 40 mil, o Campeão de 2015 foi o Sanfrecce Hiroshima (50000 capacidade, o Vice foi o Vasco… quer dizer o Corinthians… ou quer dizer o Gamba Osaka (quase 40 mil), 3 jogos com estádios lotados só pra ver o Flamengo.

    • Tem o amistoso contra o psg em Janeiro

  • Galera tem q ser menos euforico e mais racional, espero muito q o Bandeira não assine, mas não assinar implica muitas coisas, se lembrem que o Flamengo é afiliado a Ferj e infelizmente para fazer um monte d coisas ela tem q autorizar, então torcemos para o Bandeira fazer o que ele achar mais conveniente, pois podem dizer q ele não é eximio conhecedor de gestão em futebol, mas gestão em finanças e administração tenho certeza que ninguem pode questionar, então Bandeira, a decisão que tomar terá o apoio de todo verdadeiro flamenguista.

    • Tem que permitir jogo no Brasil, n ouvi em relação a jogos fora do País.

      • Fora do país tb não sei como funcionaria, só procurando saber, vou ver se consigo ver isso amanhã.

        • Aproveitando, já que vc vai pesquisar sobre o assunto, fiquei tb curioso para saber de que maneira podemos ser retalhados pela feri.
          Se souber e puder depois me esclarecer isso, te agradeço.
          Acho que seria legal até como informação para nós torcedores que participamos aqui na coluna.
          Abs

    • N da pra se filiar ao ES?

      • Podemos nos filiar a outro estado depois de se desfiliar da FFERJ, e só é permitido jogar competições no Brasil caso seja filiado à alguma Federação. De toda forma o Presidente da Federação Catarinense no início do ano abriu as portas para o Flamengo e disse que aceitaria imediatamente caso o Flamengo saísse da federação carioca.

    • Entendo sua ponderação e prudência, Fabiano, claro, vc tem razão, não devemos meter os pés pelas mãos, mas eu penso que se recuarmos agora fortaleceremos a ferj. Veja vc que as reivindicações do Flamengo são absolutamente plausíveis, e quem apóia a ferj é porque tem o rabo preso a ela. Afinal, o Flamengo exige transparência nos números e maior rentabilidade aos clubes do que à federação, já que são eles os protagonistas do espetáculo, e sem eles não haveria federação. Temos que derrubá-la agora. Porque senão sempre ficaremos submetidos a ela. E lembremos que o confronto é com ela, e não com a Globo, que amanhã ou depois vai procurar o Fla para negociar, ou vc acha que ela vai deixar o Flamengo vender seus direitos de transmissão para outra emissora e perder a maior audiência do futebol brasileiro?
      abs

        • Ok

      • Concordo com o amigo acima, temos de ter cautela e saber o que fazer e quando fazer, mas agora é hora de conseguir alguma vitórias, acho improvável o Flamengo conseguir tudo que exige agora, num processo como esse os 2 acabam cedendo só espero que consigamos uns 70% ao menos do que se pede, a briga é de patamar em patamar, hoje por transparência, no futuro imagino que para acabar com as federações ou colocar elas apenas como representantes do estado e das vontades dos clubes e nada mais, elas não tendo lucro e nem administração fora manutenção da própria e apoio aos filiados.
        A Globo poderia ajudar o Flamengo exigindo o cumprimento do que o clube pede para assinar o contrato então ela tb tem sua culpa.
        Conseguir derrubar a federação agora é utópico, nada cai assim do dia pra noite, o que vejo é o Flamengo maior força do Estado e País minando a FFERJ e tendo apoio de seus torcedores fica mais fácil para se manter na posição.
        Por fim para lhe esclarecer, a Globo não vai poder procurar o Flamengo depois para fazer contrato do campeonato pagando mais, talvez seja possível fazer contrato jogo a jogo, ou no caso um par de jogos, como finais. Não poderemos vender direito de transmissão para nenhuma outra emissora, pois é proibido algum time vender para duas emissoras diferentes o direito de transmissão, e digo isso pois para passar o jogo a detentora deve ter direito de ambos os clubes, não é possível passar o jogo pois os outros serão filiados à Globo (raciocine basicamente, se a Globo não pode passar Vasco e Flamengo pq não fechou com o Flamengo, pq a Record p.e. poderia passar Flamengo e qualquer outro time se não fechou com o outro).
        Mas ao menos poderíamos fazer amistosos viagens e torneios de pré temporada e aí sim vender os direitos.
        PS: Flamengo ainda tem e já aceitou proposta da Globo pelos direitos de transmissão do Brasileirão, tem um contrato em vigor e já aceitou o futuro, aquele que a EI fechou com outros clubes, e nesses anos caso não façam algum acordo entre si, vários jogos não poderão ser transmitidos por nenhuma das 2, pois cada 1 terá 1 time da partida. Detalhe que o contrato que fechamos existe uma cláusula que nenhum clube pode receber mais que o Flamengo e caso algum feche o contrato com um valor maior automaticamente nosso valor é aumentado para igualar a este.

        • Valeu muito pelo esclarecimento, TD, mas se ela não se posicionar favorável ao Fla, essa relação tende a se desgastar daqui pra frente, ou não?
          E o processo de destruição das federações pode soar utópico agora, pois seria revolucionário e abriria precedentes para que isso ocorresse em outros estados.
          No mais, sem querer parecer retórico, não há revoluções seu utopia.

          Forte abraço, meu irmão.

          • Levem em consideração também que o contrato oferecido é por OITO longos anos; o Flamengo está renascendo no futebol apenas agora e em 2017 já será bem melhor; imaginem como será em 2020, por exemplo, e estará ainda atrelado ao mesmo contrato… não vale a penas de jeito nenhum!; imaginem em 2024, o Flamengo tendo um super time, tendo que jogar a bosta do estadual com um times semi profissionais, por uma merreca, enquanto poderia estar excursionando o mundo ou se preparando de maneira decente para estes campeonatos zoados e com calendários bizonhos!!
            Este valor já não parece grande coisa agora; valerá cada vez menos quando o Flamengo não tiver mais dívidas, quando o faturamento do Flamengo for ainda maior e quando o time for muito melhor e cheio de craques!

  • Por mim, não colocaria nem time b.

  • Não adianta ficar esperneando no face ou twiter ou sei la o que, tem que acessar o naçaorubronegra e se associar…assim faremos a diferença

    • Andrei, você já é sócio torcedor? Por que aqui nesse Blog, a maioria é.

      • Sou ST desde o dia 27/03/2013! Sou off rio e não estou esperando estádio, Messi, to ajudando com muito prazer!

  • Aqui em casa eu e mais três somos sócios, tinhamos cancelado o St, mas se o Bandeira não recuar retornaremos pra apoiar o clube, muito embora ainda certo que esse Dp de futebol precisa ser reformulado, pois estão longe de entender de futebol.

  • Apoio irrestritamente o Flamengo abandonar essa porcaria e ainda dar o dedo do meio pra rede bobo.

    Se o Flamengo for até o fim a nação compra essa briga, tenho certeza que o ST vai dobrar porque flamenguista de verdade gosta de desafiar os antis.

    • Perfeito

    • O caminho é por aí, pois torcedor do Flamengo não leva desaforo pra casa.

  • Eu espero que os outros clubes assinem o mais rápido possível esses 90 mi. O cenário é este: A Globo tá dando a corda e os clubes desesperados por grana vão usar pra se enforcar. Um campeonato estadual sem o Fla vai ser um prato cheio pra Primeira Liga.
    Não vai levar nem 3 anos pra acabar o campeonato estadual. Tomara!
    O que é preciso, é que os campeonatos estaduais estejam apenas os clubes de séries D e os que não possuem divisão, para que siga o caminho correto: Municipal, Estadual e Federal, assim os estaduais que hoje dão vaga pra série D, sejam pré-requisito apenas e os times tradicionais das séries A e B disputem torneios regionais, como RJ-SP, Copa Nordeste, Copa Verde, Sul-Minas. Aí sim.

    A primeira liga vai dar um enorme salto com o Fla fora do estadual. SRN!

  • Vamos boicotar a Globo , hoje mesmo eu começo assistir jogo pelo radinho , Fora rede esgoto.

    • Tá ligado!

  • Amigos, sei que é uma atitude corajosa do nosso presidente e que devemos lutar pelo oq é certo, mas, a Globo manda no pais, não duvido que os juízes comecem a nos roubar, a CBF tbm. Globo tem muito poder e tentar bater de frente, talvez não seja uma atitude mt boa, mas vamos que vamos SRN.

    • Otimo comentario, torço para cada vez mais nos desligarmos da federação, mas infelizmente não é tão facil quanto muitos falam e imaginam, o q me deixa tranquilo é q o Bandeira é um eximio gestor financeiro e administrativo, então a decisão que for tomada será para o melhor para o mengão.

    • Rede esgoto e uma das responsáveis pelo Brasil tá do jeito que tá , manda em tudo esses fdp até no futebol eles mandam.

  • Vamos quebrar o site da globo e da ferj…entupir as redes sociais…
    Criticando esses corruptos e postando
    #nãoassina

  • Se o flamengo não assinar, o cenário do futebol carioca vai ficar caótico:
    Primeiro ponto: Os anunciantes começarão a pressionar a emissora.
    Segundo Ponto: Os anunciantes da FERJ tambem não pagarão pra anunciar em um campeonato sem o fla(Ou pagarão bem menos).
    Terceiro ponto: Os 3 grandes e os pequenos terão prejuizos astronimicos com bilheterias, pagaram pra jogar entre si.
    Que se instaure o caos na FERJ
    #fechadoComBandeira #NãoAssinaFlamengo

  • Parece um movimento da globo de jogar os outros clubes contra o flamengo e pressiona-lo. Ai ela lava as mãos. Obvio que o Flamengo não quer e nem deve ceder (embora seja fácil falar). Mas acho que a globo e a ferj perdem mais, porque os anunciantes e patrocinadores vão oferecer muito menos. A questão é: Se o flamengo for o primeiro “boi” a abrir o portão….

    • Passa boi, passa boiada…SRN

      • Acho que esse é o maior medo deles…

  • NAÇÃO! Isso demonstra que a Globo está em alguma maracutaia com o Rubens da FERJ!!! O Flamengo quer que haja TRANSPARÊNCIA… e a Globo é contra isso?? EBM MITOOOO!

    • Nada, é como disseram na ESPN: há um lado da Globo pro-FERJ e outro pró-Mengo. O Negócio é fechar um pessimo contrato com todos,menos um. E fechar um contrato exclusivo com o Mengão. SRN

  • Imagina o prejuízo da Globo com o Flamengo jogando a Libertadores já em 2017 e a audiência caindo muito. Acho que eles sabem que vão tomar prejuízo. Agora é realmente hora de peitar a globo.

  • Em termos né … pq até o ano passado não havia a Primeira Liga, onde o Fla poderá vir com força total e time B no carioquinha …. ou então, se não tiver a Liga, vai de amistosos … acho até que o mengo ganhará mais, e ainda poderá utilizar todos seus jogadores, inclusive da base … quem vai perderé a Globo e a FERJ (os outos)

  • Este contrato é somente para o canal aberto do carioca, correto? Por que PPV o Flamengo já ganhou um aumento significativo. Os torcedores do Flamengo que mora no Rio boicota a globo. É só mudar de canal na hora do jogo. Eles vão tomar um grande prejuizo

  • Se bem que depois a globo pode negociar um contrato só com o Flamengo, acho que eles farão isso pq assim eles atendem aos pedidos dos dois, e mais, os outros 3 não podem chorar durante 8 anos, é só imaginar a audiência cair que eles procurarão o Flamengo. SRN

  • Imagina o time B chegando na final e nao podendo ser transmitido!!

    • perfeito… fiz exatamente o mesmo comentário… e digo mais…. imagina se for o campeão brasileiro agora!!! Imagina com vaga na Libertadores ano que vem??? A Globo e a FERJ que vão para o inferno

  • VOCÊ QUER AJUDAR O FLAMENGO NESSA QUEDA DE BRAÇO COM A FERJ E OS PEQUENOS DO RJ ..

    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .

    VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA.

    FLAMENGO > FERJ + VASCÚ + FLOR + BOSTA.

    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRA !
    #TH1981.

    • Isso mesmo amigo, tamo juntos!

    • Tamo junto. Aqui já sou. A família toda. Tem que criar essa campanha nas redes sociais, fomentar a fala. To nessa. SRN.

  • Simples esqueça esta merda de estadual, como todos nos sabemos isso nao vale de nada. Enfia tudo no cu FERJ.

  • VOCÊ QUER AJUDAR O FLAMENGO NESSA QUEDA DE BRAÇO COM A FERJ E OS PEQUENOS DO RJ ..

    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .
    SEJA SÓCIO TORCEDOR .

    VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA.

    FLAMENGO > FERJ + VASCÚ + FLOR + BOSTA.

    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRA !
    #TH1981

    • Perfeito! O ST bombando vais mostrar para todos que a torcida está do lado do Flamengo…..#, twiter, face, podem fazer o escândalo que quiserem, se a torcida não abraçar de vez o ST isso não valerá de nada….

  • 120 – 90 = 30 é a parte do mais querido direto com a globo, tá de bom tamanho por enquanto.

  • Time B no carioca apoiado. Podemos faturar mais com amistosos e jogos preparatórios no exterior.

  • Bom, 1 Liga + os amistosos, o fla n deve perder tanto!

    • Clássicos com os Regionais do Nordeste por exemplo, a EI da excelentes cotas.

  • 120 milhoes e muito? Seria muito se isso nao fosse em 8 anos, vamos perder “somente” 15 milhoes por ano, isso da para recuperar em amistosos durante o carioca.

  • 8 anos para ganhar 120 milhões ?
    Flamengo consegue mais em menos tempo.
    Pode partir para competições de pré temporada, fazer jogos da primeira liga ou amistosos.
    carioca dura de janeiro a maio se não me engano de 4 a 5 meses Flamengo precisa ganhar 3 milhões por mês. Acredito que com um bom esquema supri facil esse dinheiro de TV

    • Eh só revelar um jogador da base todo ano e vendê-lo por 3M de euros! Já ganhamos o dinheiro do Carioca! SRN

    • É só participar de torneios internacionais, já sai no lucro e ainda internacionaliza a marca!
      A melhor coisa que pode acontecer ao Flamengo é não assinar, ainda que aumentem o valor!

  • espero que não assine seja firme e mande a ferj a merda

    • Isso, tem que ser firme até o fim. Contrato tem que ser bons para os dois lados num negócio. E o fato é que nessa questão só é bom pra uma lado, que é o da Ferj.

  • Mais do que nunca, é hora de adesão em massa ao programa sócio torcedor.

    • Com certeza, já sou sócio desde 2014.
      Tem um pórem ai. A FERJ como uma federação tem poder político sobre os clubes,e como o Flamengo está no Rio de Janeiro depende da FERJ pra assinar e autorizar o clube a participar de competições.
      Sabendo que o Flamengo não vai assinar a FERJ poderá prejudicar o Flamengo na Copa do Brasil, Primeira Liga e até Libertadores.
      Eurico Miranda vai conseguindo o que queria desde o início, puxar a FERJ e os 3 grandes do Rio contra nós.

      O Bicho vai pegar pelo visto …

      Se o carioca não puder ser transmitido, acho que não deveriam colocar o time reserva, e sim jogar com força total pra chegar em uma final e impedir o jogo de ser transmitido.

  • Teremos que ser fortes pois a coisa vai engrossar para os lados do Flamengo, galera, a hora é agora, St neles, não pensem em benefícios agora, estádio, títulos, vamos mandar nossos R$30,00 por mês para engolirmos todos e não dependermos de mais ninguem….

  • FLAMENGO > FERJ + VASCO + FLU + BOTA.
    Sem mais.

    • Coloca a globo aí também, agora é briga de lobo.

  • Não tem que assinar coisa alguma. O Flamengo não precisa da Globo nem da FFERJ

    • Precisa sim amigo, não precisaremos no dia em que chegarmos pelo menos a 200 mil sócios torcedores, mas bem ou mal, ainda precisamos dos dois, do dinheiro da Globo e das autorizações da Ferj…essa é a realidade

      • O Flamengo só precisa assinar se for bom pra ele. Se for ruim, não deve. Esse contrato fajuto oferecido pela Globo, a primeira liga supre juntamente com amistosos. Se curvar diante desse descalabro, jamais!

      • Perfeito comentario.

  • Bem, isso já era previsto: O fluminense arregando, deu mais poder para que a Globo fizesse essa forma de negociação. Espero que o Flamengo mantenha sua posição para podermos ver o SUB-20 Rubro-Negro disputando essa competiçãozinha que é o carioqueta.

Comentários não são permitidos.