Colunas

Mais coragem, Zé Ricardo!

Bem amigos, infelizmente o bom resultado não veio, mesmo diante de um Santos completamente desconfigurado sem suas principais estrelas, o time de Zé Ricardo não foi eficiente obtendo apenas um empate sem gols. Pouco? Sim muito pouco! Para um time que vislumbra o título nacional. Vale salientar que embora o mando de campo fosse da equipe paulista a maioria nas arquibancadas era rubro-negra, mais um motivo para questionar um resultado tão ruim.

É fato que após a entrada de Zé Ricardo como treinador, o time está mais focado e competitivo, embora eu não concorde muito há quem diga também que o sistema defensivo está eficiente graças as suas intervenções (creio que seja mais em decorrência das boas opções de zagueiros do plantel). É suficiente? Para quem pensa em título nacional, sem dúvida NÃO!

As referências históricas da antiguidade recebiam após o nome um pseudônimo que tinha por função definir o indivíduo. Na Grécia antiga o rei Alexandre, por exemplo, era denominado: Alexandre “O grande” pela sua eficiência em batalhas. Nosso treinador nesse período não tenho dúvida que seria mal visto, quem sabe não receberia o título de Zé Ricardo “O Medroso”.

Embora tenha destacado suas qualidades, Zé tem se provado um treinador muito limitado, insiste em manter um 4-3-3 onde os pontas são mais marcadores dos laterais adversários do que efetivamente atacantes e um centroavante isolado. Vem perdendo a oportunidade de usar jogadores contratados a peso de ouro como o Mancuello e Cuellar, em detrimento de atletas bem menos eficientes como o limitadíssimo Marcio Araújo e a dupla Cirino e Everton, isso quando ele misteriosamente não escala o fraquíssimo Fernandinho.

Ontem foi um show dos horrores, a começar por quem entrou em campo, aquele velho “mais do mesmo” com Cirino de titular e Mancu no banco. Mesmo assim a partida parecia favorável, apertávamos o Santos no setor defensivo e o Cirino jogava até bem, contrariando a lógica. A escalação inicial era questionável, o time jogava a mesma “bolinha” de sempre, mas, parecia que ainda assim seria o suficiente para a vitória, dada a limitação do desfalcadíssimo adversário.

O inesperado aconteceu e o Cirino sentiu uma lesão aparentemente muscular sendo necessária sua substituição. Quem entra? Mancu, que vinha jogando bem? Adryan, que chegou de boa passagem pelo futebol francês? NÃO, AMIGOS! “Mais do mesmo”, entra o Fernandinho para manter o mesmo fraco esquema tático.

É de onde não esperamos que de fato não vem nada mesmo! (risos/choro). Fernandinho foi o pior em campo, juntamente com o “apagado” Chiquinho sem dúvida! No mais víamos uma dupla de zaga constante, Everton esforçado, Alan Patrick e Arão pouco inspirados, Guerrero isolado e o Marcio Araújo com seus passes de 3 metros e dessa vez permissivo na entrada da área de modo que o Santos tinha espaço para chutes de longa distância.

A demora para substituição também é uma marca do nosso Zé Ricardo, “O Medroso”. Mancuello entrou com pouco mais de 20 minutos para mostrar serviço, pior foi o Adryan que teve 8 minutos.

Mesmo assim ambos foram bem, Mancu acertou lindo chute de fora da área, pena que tinha o travessão para atrapalhar, Adryan deu passe açucarado para Mancu que chutou, mas, foi bloqueado pelo bom goleiro santista. Ouso dizer que Mancuello foi o melhor em campo. Poderíamos ainda sair com a vitória, mas, o Juiz não deu um pênalti em toque de mão santista dentro da área no último lance da partida.

Mais uma vez o Flamengo se apequena na hora de provar que é grande! Um salve aos rubro-negros e um pedido ao Zé Ricardo: Coragem, não aceite ser denominado Zé Ricardo, “O Medroso”.

Mauricio Dias

Deixe suas críticas e sugestões!

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Não posso opinar sobre o jogo de ontem, pois já estava decepcionado vendo Cirino em campo, quando entrou o Fernandinho simplesmente desliguei a TV.

  • Acho o Zé um bom técnico, não diria que esses 'erros' e 'insistências' seja medo de ousar, talvez medo em outro sentindo (intimidação) agora do que, e de quem? (És a questão)

  • Mancu entrou mt bem, quando Diego entrar deve ter os 2 no meio campo.

  • São Paulo, Botafogo e agora contra o santos 3 empates com sabor de derrota. O empate contra o bota então escandaloso. 6 pontos que nos fazem falta, afinal a vitória em qualquer um dos três jogos nos faria lideres hoje, quanto mais os 6, que com 37 pontos estaríamos isolados no topo da tabela.

    • Sequancia de últimos 5 jogos: 11pts em 15 possíveis, o trab. E gradual torcer para melhorar.

      • verdade, silas. Mas acho que ficaria mais feliz se tivéssemos feito 13/15 ou seja a vitória contra o botafogo.

      • O pessoal tem elogiado algumas opiniões que eu tenho postado. Como faço pra fazer parte do blog?

        SRN

    • Papel, caneta e uma mochila. Pegue a caneta e escreva no papel. Quando estiver pronto, coloque dentro da mochila. Pegue a mochila e coloque na suas costas. Pronto! Seu texto estará na coluna!

  • Zé Ricado tem tudo para virar um ótimo técnico. Deu um estilo de jogo ao time rubro-negro, situação que inúmeros outros, que eram já carimbados, não conseguiram, e isso num curto espaço de tempo. Claro que ele ainda faz algumas substituições erradas, mas é natural para a 'imaturidade' dele no cenário profissional. Lembrem-se que o Tite, quando assumiu o Corinthians, era muito criticado pelo estilo retranqueiro, mesmo praticado pelo Zé no Fla. No final, ganhou vários títulos e se tornou, talvez, o maior técnico da história do Timão. Não seria estranho para mim se o mesmo ocorresse com o Zé.

    • ZR e mil vezes mais retranqueiro do q o tite , os times do tite nunca jogaram dessa maneira que o time do ZR joga , essa comparação ei já vi aqui nessa coluna de torcedores querendo comparar esse futebol feio praticado pela equipe do seu técnico incompetente com o tite , as equipes montadas pelo tite dificilmente toma um sufoco do adversário , a marcação das equipes do tite e tudo sufocante , veja o Grêmio de 2001 jogando e dps venha aqui e mude sua opinião.

      • Converse com algum torcedor lúcido do Corinthians, e procure se informar sobrecomo era o início do trabalho dele. Empatite.

        E ai sim, o espaço está aberto para que você mude a sua opinião.

        • O início de trabalho dele foi bom , pegou o time no final do Brasileirão de 2010 e levou ao terceiro lugar , dps teve aquela eliminação , mas de qualquer maneira retranqueiro igual o ZR ele não é , mas conversar com vc sobre o ZR e difícil né?? Vc é mais um defensor ferrenho do "gênio" então nem compensa , pegue os trabalhos do tite e veja o time dele jogando e compare com o Do ZR.

          • Sempre foi bom, assim como o do Zé também é Rafael. Negar isso é não ter vivência de Flamengo. Tenho certeza que você vê inúmeras qualidades e inúmeros pontos de evolução. Acompanho seus comentários, concordo com algumas coisas, discordo de outras, o debate é sadio. Mas você fala como se tivesse que mandar embora o Zé amanhã e ficar como o São Paulo, cogitando até Vanderlei Luxemburgo, devido a falta de técnicos bons disponíveis, e pela dificuldade de se trazer um estrangeiro em meio de temporada e esperá-lo se adaptar, correndo risco de ser pior que o Muricy foi (se é queisso é possível).

            Não precisa da ironia, nunca disse que ele é um gênio. Muito pelo contrário. Ele vai evoluir, como vem evoluindo desde a sua estreia. Só temos que terais paciência e raciocinarmos um pouco mais nos aspectos que envolvem o futebol. Fora isso, ele comete erros em quase todos os jogos. Até duas semanas atrás o Cuca era o melhor técnico do mundo pra qualquer palmeirense. Hoje a galera ja começa a cornetar por deixar Dudu no banco.

          • A única coisa que eu não concordo com o que o amigo ali disse , e q o Tite e retranqueiro isso eu não concordo se vc ver as equipes do tite vai vê como as equipes são bem montadas , muita gnt fala que o Corinthians campeão da libertadores era um time que jogava na retranca eu não concordo , já quanto ao zr eu acho que ele deveria arriscar mais a equipe dele faz um gol e coloca todo mundo lá atrás e nem sair no contra ataque sai , SRN

  • Foi um jogo bom de assistir.
    Um jogo bastante leal por parte das 2 equipes se propuseram jogo e foram pra cima.
    Agora as limitadas e inúteis substituiçoes do ze Ricardo pelo amor de Deus.
    Cirino, Fernandinho, M Caramujo, Chiquinho... não, não dá.
    Mancuelo e Cuellar no banco é sacanagem .
    E o Alan Patrick morto, novo Sheik.
    Fez porra nenhuma no jogo.
    Muralha, Donati e R. Vaz , Jorge, Pará, Cuellar,Arao, Mancuelo, Adrian, Diego, Guerrero

  • Com todo respeito, Fernandinho, não dá!
    Acho que o Zé poderia fazer um teste com o Vizeu mais adiantado e o Guerrero como segundo atacante.

  • tá ficando cansativo
    são reclamações de todos os lados sobre as escalações
    daqui a pouco vai perder o grupo, jogador não é burro, sabe qdo o outro está melhor, pior ainda jogador não gosta de técnico cagão e medroso

Notícias recentes

Torcedores do Flamengo pedem demissão de Tite e elegem substituto “livre no mercado”

Trabalho de Tite não vem agradando boa parte dos torcedores do Flamengo A derrota por…

20/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

20/09/2024

Alex Sandro aponta principal erro do Flamengo contra o Peñarol e dá dica ao elenco para a classificação na Libertadores

Alex Sandro foi titular pela segunda vez com a camisa do Flamengo A reestreia de…

20/09/2024

Ídolo do Flamengo xinga Tite e pede demissão imediata do treinador após jogo da Libertadores

Beto, capitão do Flamengo nos anos 90 e 2000, subiu o tom contra Tite depois…

20/09/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta sexta, 20/09/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 20 de setembro O Flamengo perdeu para o…

20/09/2024

Diego Aguirre provoca torcida do Flamengo ao exaltar torcedores do Peñarol: “Maracanã estava mudo”

Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Peñarol (URU), na Libertadores Diego Aguirre não…

20/09/2024