Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Maracanã ou arena própria: os projetos de estádio para o Flamengo

Redação
Redação
Publicação: 28/08/2016
94 Comentários
Atualização: 28/08/2016
Compartilhar

Com o fim das olimpíadas do Rio, o imbróglio envolvendo a reabertura do Maracanã evidencia mais uma vez a necessidade do Flamengo em ter uma casa. A dependência do clube a fatores externos e alheios para que possa jogar em sua cidade natal não deve perdurar por muito tempo. Após quase 121 anos de existência, o maior problema do Mais Querido parece estar se encaminhando para um fim. Mas qual seria esse fim?

O debate quanto à utilização do Maracanã ou a construção de um novo estádio é fato constante entre rubro-negros. A atual diretoria, apesar de se mostrar adepta ao lema “O Maraca é nosso”, possui ainda outras frentes quando o assunto é estádio próprio.

Como uma forma de adicionar elementos a este debate, listo abaixo todas as possibilidades que foram ventiladas na imprensa recentemente em relação a “nova” casa do Mengão.

1) Gestão do Maracanã

A atual diretoria acredita plenamente que o Flamengo tem condições de gerir o Maracanã, seja sozinho ou em parceria com outro clube. Peter Siemsen, atual mandatário do Fluminense, tem boa relação com os diretores do Flamengo e já se mostrou favorável a uma parceria entre os clubes para a gestão conjunta do Complexo Maracanã.

O último capítulo desta novela indicava um possível repasse do atual consórcio (composto majoritariamente pela Odebrecht, além de 5% da AEG) para a prefeitura do Rio. Segundo o atual prefeito, Eduardo Paes, se confirmado esse repasse, a prefeitura iria prontamente transferir a gestão do Maracanã aos clubes cariocas que se mostrassem interessados.

Com contrato assinado com o atual consórcio até o final de 2016, a diretoria rubro-negra pressiona governo e Odebrecht para poder realizar a partir de 25 de setembro, todos os jogos como mandante no estádio.

2) Estádio de rugby em Deodoro

Confirmado pelo próprio Eduardo Bandeira de Mello em entrevista recente a FlaTV, o interesse do Flamengo neste projeto é real. Porém, deve ficar claro para a nação, que o Flamengo não pretende utilizar o estádio de Rugby da forma em que se encontra atualmente.

Construído para as Olimpíadas Rio 2016, o estádio possui arquibancadas feitas de estruturas tubulares, ou seja, desmontáveis. Assim, o interesse do Mais Querido seria em relação apenas ao espaço onde está localizado o estádio, onde uma nova arena seria construída, com capacidade para até 35 mil pessoas.

O grande problema desta opção é que esta área é de propriedade militar. Portanto, a liberação do terreno não dependeria apenas da prefeitura, mas também dos militares, o que tornaria a negociação ainda mais difícil.

3) Projeto de arena em Guaratiba

Tratado como bastante ambicioso, o projeto da arena em Guaratiba previa a construção de uma arena para 50 mil torcedores, além de um amplo estacionamento, shopping e até uma escola. As informações ventiladas na imprensa ocorreram graças ao vazamento de fotos e vídeos de uma reunião que aconteceu na Gávea. Na ocasião, uma empresa apresentou o projeto para um grupo de estudos formado por dirigentes do clube para a avaliação de possíveis estádios.

Como possui termo de confidencialidade, não houve novas informações a respeito deste projeto. Assim, não é claro se a diretoria ainda estuda essa possibilidade ou se a possível arena em Guaratiba caiu no esquecimento.

Vale ressaltar que uma parcela dos torcedores rubro-negros foi contra a construção desta arena, tendo em vista a localização. Guaratiba é uma região bastante distante dos principais bairros do Rio de Janeiro, o que dificultaria o transporte de grande parte da nação para o estádio.

4) Arena Multiuso McFla

Caso algum torcedor rubro-negro ainda não esteja ciente, a arena multiuso que deverá ser construída na Gávea não servirá para o futebol. Seria um projeto de arena de pequeno porte, comportando até 3.500 pessoas, servindo principalmente para a equipe de basquete do Flamengo.

Já com as questões burocráticas bastante adiantadas, a construção da arena McFla se aproxima da realidade para dirigentes e torcedores. Em parceria com a rede de fast-food McDonald’s, a arena seria construída com equipamentos de última geração e viraria um alçapão para os ótimos jogos de basquete da equipe rubro-negra. Seria uma bela casa para o “Orgulho da Nação”.

É claro que, além dos apresentados, outros projetos dos quais não temos conhecimento podem estar em pauta pelos corredores da Gávea. A diretoria rubro-negra, através do tal grupo de estudos para estádio, deve ter diversas frentes para que o maior desgosto da imensa nação rubro-negra chegue ao fim. Seria a cereja do bolo do ótimo trabalho que a atual diretoria vem fazendo no clube.

Parece que os dias de gozação da torcida arco-íris em relação a não termos um estádio próprio estão próximos do fim.

Bruno Petrocelli

@brunopet365

Assuntos:deodoroestádioEstádio PróprioguaratibaMaracanã
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
94 Comentários
  • LeandroMgaJP disse:
    27/08/2016 às 08:26

    A Ilha do Urubu é a mais legal, aliás, faria o Flamengo ter o estádio mais top do globo.

    Reply
    • rafa disse:
      27/08/2016 às 08:34

      Realmente

      Reply
      • rafa disse:
        28/08/2016 às 08:34

        O projeto e massa

    • Bruno Petrocelli disse:
      27/08/2016 às 13:55

      Bela ideia de nome para a arena, Leandro. Nome forte. SRN

      Reply
      • LeandroMgaJP disse:
        29/08/2016 às 18:06

        Também achei, mas não fui eu o inventor não;
        aliás, se gostou do nome, vai adorar o projeto, dá um google em “ilha da pombeba flamengo”, é a tal Ilha do Urubu!
        seria fantástico ter um estádio em uma ilha, praticamente um “continente”, para chamar de seu.

  • Sandro' Leonardo' disse:
    27/08/2016 às 08:30

    Torço pro Flamengo fazer uma Arena própria estilo a de Cariacica, um calderão pra 20.000 pessoas

    Reply
    • marcondes Alves disse:
      27/08/2016 às 08:58

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Reply
  • Edil tavares disse:
    27/08/2016 às 08:42

    Essa psicose pelo maracanã é demais,até quando??ja passou da hora do flamengo ter seu estádio,um estadio pra macho,não essas arenas aboioladas que só servem pra encarecerem os preços do ingrenços,gente um estadio com a torcida a três metros da linha de campo,qualquer coisa fora disso não será caldeirão,quero ver juiz aprontar contra a gente.Chega de ser roubado por CBF e outras pragas que tão ai metendo a mão no nosso flamengo.

    Reply
  • Edil tavares disse:
    27/08/2016 às 08:53

    Minha revolta contra a diretoria do flamengo é essa,façam nosso estadio,eu sei q não é facil,mas esqueçam esse maracanã,estadio neutro,que foi palco de títulos,mas tb de muitas vergonhas.Outra coisa esse ano o flamengo veio aqui em SP,em itaquera,a diretoria do cúrintia fez uma cachorrada com nossa torcida limitando os ingressos pra torcida do flamengo deixaram a gente espremido num cantinho,agora espero que essa diretoria mamãezada do flamengo aprenda e de o troco nesses filhos das putas corintianos no jogo de volta,acorda diretoria do caralho!!!a diretoria do flamengo parece que é idiota as vezes,eu tô aguardando com ansiedade o jogo contra os gayvotas de itaquera,quero ver oq a nossa diretoria vai disponibilizar de ingresso pros filhos das putas e onde vão ficar quero ver eles espremidinhos tb!!!

    Reply
  • Bart disse:
    27/08/2016 às 08:54

    Primeiro diminuir muito a divida, reformar, melhorar, ampliar todo os setores fisicos do clube, dar melhores condições de trabalho para atletas e funcionarios, ganhar créditos no mercado para atrair boas parcerias, enfim, tipo uma fênix,renascer. Feito todo esse trabalho e a divida na casa aí dos 200 a 250 Milhões sim, o CRF terá plenas condições de construir um belo estádio. Antes disso tudo é arrumar mais problemas, mais sofrimento.

    Reply
    • Almir Ribeiro disse:
      27/08/2016 às 09:31

      Tudo isso já esta sendo feito…CT, Diminuição da divida, modernização…já se tem o cenário adequado para em fim termos o nosso estádio.

      Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      27/08/2016 às 12:02

      Estamos chegando quase lá Bart. Em breve não teremos mais esses problemas e o estádio passará a ser uma realidade. SRN

      Reply
      • Bruno Pires disse:
        27/08/2016 às 12:36

        Bruno, a construção da Arena McFla inviabilizaria a construção de um estádio de pequeno porte na Gávea?

      • Bruno Petrocelli disse:
        27/08/2016 às 13:54

        Não acredito que seja construído um estádio de pequeno porte na Gávea, Bruno. Veja o trabalho que está dando para construir uma arena multiuso para 3.500 pessoas. Já são mais de 4 anos apenas resolvendo burocracias. Imagine um estádio para 10, 15 mil. Seria inviável. SRN

  • marcondes Alves disse:
    27/08/2016 às 08:59

    o fla tem que assumir o maracanã, esse negocio de construir arena pra 20 mil e tremenda burrice, temos que ter estadio pra 60 mil pra mais.

    Reply
    • Almir Ribeiro disse:
      27/08/2016 às 09:34

      O Maraca é o ideal…imagina a festa que vai ser em…e a torcida gritando: o maraca é nosso!!!!!!!! Eu já escutei isso e muito no velho Maraca. Estou confiante que o Fla jogando duro o Maraca vem. SRN.

      Reply
    • Douglas Reis disse:
      27/08/2016 às 10:11

      A arena de 20 mil é no caso do Flamengo assumir o maracanã, abaixo de 30mil pessoas o maracanã é inviácel tem que pagar pra jogar. Ou o Flamengo constroi estádio pra 50 mil pra cima ou assume o maracanã e constroi um estádio pequeno.

      Reply
      • marcondes Alves disse:
        27/08/2016 às 10:13

        pensamento burro da porra.

      • Douglas Reis disse:
        27/08/2016 às 10:20

        Isso não sou eu que estou falando são os estudos de viabilidade que um grupo do Flamengo fez, se assumir o Maracanã teria que ter um estádio de pequeno porte para jogos de baixo apelo, públicos abaixo de 30 mil pessoas no maracanã o clube teria que tirar dinheiro do caixa para compensar os prejuízos, em uma temporada boa com o Flamengo disputando em cima isto representa 30% dos jogos.

      • marcondes Alves disse:
        27/08/2016 às 13:29

        a diretoria tem que aprender a trabalhar com grandes jogos e com pequenos jogos, tem que levar sempre um bom publico, como, não sei, em jogos pequenos libere para socio, cobra 10,15 reais, tem que fazer algo pra sempre ter o estadio cheio, vc acha que na europa são sempre os mesmos preços, claro que não, então o estudo e errado, temos que ter o pensamento do samuel clein falecido dono das casas bahia, ele sempre pensou no publico de classe c e d. o fla tem que pensar assim.

      • Anizio disse:
        27/08/2016 às 15:58

        Foi pensando no público C e D,essa demagogia com conhecimento de buteco, que o Brasil faliu,,,,

      • marcondes Alves disse:
        27/08/2016 às 18:15

        isso e o dono das casas bahia, ficou bilhonario, pense so na classe a pra ve onde vc vai parar.

      • Douglas Reis disse:
        28/08/2016 às 12:33

        Teoricamente é o que todo clube quer, encher o estadio o ano inteiro, agora me fala uma coisa, como que o Flamengo vai atrair mais de 30 mil pessoas para assistir o poderoso campeonato carioca contra o estrelado Madureira quarta-feira a noite?

      • marcondes Alves disse:
        28/08/2016 às 20:11

        ai que ta, ja pensou entrada gratuita para os sócios, não sócios pagando 10,15 ou 20 reais. outra coisa que o fla tem que pensar, vender ingresso de todos jogos antecipados no ano que vem, isso seria o ponto máximo.

      • Adriano Gomes disse:
        27/08/2016 às 11:23

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • LeandroMgaJP disse:
        27/08/2016 às 18:11

        Manter o Maracanã é muito caro;
        Por isto, e não estou defendendo isto, que acho que o Flamengo vai acabar recebendo a administração, pois o próprio governo verá ser uma furada ficar com ele em mãos; Depois o Flamengo irá compartilhar o estádio com o Fluminense, pois a chance de ter grandes públicos aumenta, pois serão dois clubes a jogar concomitantemente, portanto, o número de clássicos ou jogos importantes sobe, além do que os custos de manutenção são divididos; Depois, com menos urgência, o Flamengo irá construir um estádio pequeno para mandar os jogos de pequeno apelo, sendo que o Fluminense já tem as Laranjeiras; Aliás, acabará sendo mesmo a Gávea, pois, depois que o Flamengo pegar o Maracanã, não haverá mais razões para o governo travar a construção ali, apenas a associação de bairros que, mais cedo ou mais tarde, acabará sendo vencida, mesmo porque o estádio será mesmo pequeno.
        A história já está mais ou menos escrita em tal sentido, eu gostaria da Ilha do Urubu, mas é isto aí.

  • Werbet Dias Cunha disse:
    27/08/2016 às 09:20

    Tá na hora de termos um estádio nosso.. Para fazer todos os adversários tremerem.. Pelo menos uma capacidade de 50 mil pessoas

    Reply
  • Almir Ribeiro disse:
    27/08/2016 às 09:29

    Maracanã é o ideal, mas como vemos a questão é muito complicada. O terreno dos Milicos, seria ótimo, mas…o de Guaratiba seria um projeto saído do Zero, 50 mil, mas na realidade da grande torcida que temos. “parte da torcida não gostou, devido à dificuldade de transporte…acredito que dentro do projeto estejam previstas melhorias para facilitar o acesso…”não sei se tem”. Gosto mais dessa ideia e do Maracanã (ai seria um sonho mesmo). O fato é que o Fla não pode mais ficar nessa de “cigano”, indo para todo lado, tem que ter um estádio seu, isso é fundamental para o crescimento do clube. Não tem mais como o Fla não ter sua Arena. SRN.

    Reply
    • Thiago de Castro disse:
      27/08/2016 às 10:03

      Almir tb prefiro o Maracanã… já é a nossa casa… está pronto e essa diretoria é profissional o suficiente pra fazer a coisa dar certo…
      Outra opção que já foi ventilada e não foi citada é o Engenhão… dizem que o Botafogo pode devolver o estádio… em termos de custos… o Engenhão é muito mais barato que o Maracanã… não tem os mesmos atrativos mas tb resolveria o problema.

      Reply
  • Mayko Priscila Krakeker disse:
    27/08/2016 às 09:38

    Não sei,todo mundo que fez estadio ta se complicando…o palmeiras,volta e meia tem que sair pq tem show etc..o gremio ta lascado por causa de estadio,o curica não consegue pagar,por enquanto esta sendo beneficiado,mas logo a casa cai…Acho que seria viável se pudesse construir com recursos proprios,ou se tivesse um baita patrocinador como a fly emirates fez com o arsenal,mas aí é sonhar demais…
    Sendo assim,o melhor é o maracanã,ja esta pronto,não teria esse negocio de ficar sem bilheteria como o curica fica etc..espero que de certo logo.

    Reply
    • Douglas Reis disse:
      27/08/2016 às 10:08

      Precisa de um estádio pequeno o Maracanã abaixo de 30 mil tem que pagar pra jogar.

      Reply
      • Mayko Priscila Krakeker disse:
        27/08/2016 às 13:29

        verdade,mas o problema é o preço dos ingressos,sem um atravessador no caso a concessionaria,daria pra diminuir bastante o valor dos bilhetes sem falar que estamos com time bom e lutando nas cabeças…é outro panorama,vale a pena tentar..

  • Thiago Ferreira disse:
    27/08/2016 às 09:46

    Esse projeto de Guaratiba é igualzinho ao da arena do palmeiras. O flamengo merece um projeto original

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      27/08/2016 às 11:58

      Mas o projeto lá parece estar dando certo Thiago. Pode dar certo para a gente também. SRN

      Reply
  • Nick Sousa disse:
    27/08/2016 às 10:25

    URGENTE – time treinando hoje com Muralha, Pará, Réver, Vaz, Jorge, M Araújo, Arão, Mancuello, Diego, Guerrero e Damião, vejam no globoesporte.

    Reply
  • Vinicius disse:
    27/08/2016 às 10:41

    “Caso algum torcedor rubro-negro ainda não esteja ciente, a arena multiuso que deverá ser construída na Gávea não servirá para o futebol.”
    Amigo, vc deve ter se referido ao futebol de salão, né? Porque não tem como jogar futebol numa arena de basquete, rsrs.

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      27/08/2016 às 11:57

      Mas eu falei exatamente isso Vinicius. Que essa arena não servirá ao futebol. SRN

      Reply
      • Vinicius disse:
        27/08/2016 às 12:39

        Eu juro que eu tinha lido: “não servirá apenas para futebol” kkkkk Desculpa, cara.

      • Bruno Petrocelli disse:
        27/08/2016 às 13:52

        Sem problema. Tmj

    • Tesouro disse:
      27/08/2016 às 12:22

      Uai…??
      Vinicius…na salada se coloca vinagre e não Vodka.
      Abraço.

      Reply
      • Vinicius disse:
        27/08/2016 às 12:38

        Kkkk

  • Vinicius disse:
    27/08/2016 às 10:46

    Eu acho que o ideal para o Fla seria um estadio com 50 mil lugares, mas que pudesse ser ampliada, com assentos removíveis, até 80 mil. O Itaquerão pode ser ampliado, o Engenhão pode, a Arena Fonte Nova pode, isso que é a tendência. Porque a nossa média de público atualmente é de 30 mil na média, não é toda semana que colocamos mais de 50 mil nos estádios…Quem fala em uma capacidade maior que essa com certeza não está ciente dos custos para a manutenção de um.

    Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      27/08/2016 às 22:20

      Por isso acho IDEAL um estádio de menor porte (25 ~ 30 mil), que possa ser utilizado como secundário para os jogos de menos expressão. O Maracanã e o Engenhão seriam para jogos mais importantes.

      Pessoalmente, NÃO concordo com o Flamengo gerir o Maracanã, em respeito aos demais clubes pela sua história do futebol do RJ. O Maraca deveria ser um campo neutro para os grandes clássicos do Rio. &;-D

      Reply
  • Adriano Gomes disse:
    27/08/2016 às 11:45

    Sinceramente não há outra alternativa melhor do que o Maracanã. Se não conseguir o Maracanã azedou de vez.

    O estádio já está lá de pé, funcionando, reformado, mundialmente conhecido (contribui para construir mais forte a marca Flamengo – Marketing), todos conhecem o Maracanã, viabilidade de acesso muito boa, blá blá blá…

    Nessa crise como estamos passando poucas empresas irão se arriscar a investir uns 500 milhões para construir um estádio e repassar ao Flamengo. Essas grandes construtoras investiam antes porque desviavam bilhões mas agora com a operação lava jato acabou ou diminuiu muito. kkk

    Salvo engano, todos os estádios estão gerando prejuízos para os clubes, exceto o Palmeiras mas mesmo assim são obrigados a jogar em outro estádio para jogar de vez em quando. Corinthians está vendendo até as calças do presidente para pagar o estádio e não conseguem pagar inclusive está na justiça o estádio (boa chance de perder o estádio). Só contrataram o Cristóvão porque aceita receber qualquer dinheiro (até parece que é pouco rs), aceita tudo que mandam etc.

    Olha o estádio de Brasília que não conseguem nem pagar para manter o gramado (até pouco tempo não renovaram o contrato com a empresa para manter o gramado).

    O que mais se tem é estádio gerando prejuízo para o estado ou para os clubes.

    Estou torcendo para o Flamengo conseguir o Maracanã. Não vejo outras soluções que sejam melhores que o Maraca.

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      27/08/2016 às 11:56

      Com bons estudos e contratos justos acredito sim que possa ser possível construir um estádio próprio. SRN

      Reply
    • alfredo disse:
      27/08/2016 às 12:47

      Amigo!empresa não falta!pois essa parceria até data x é ótima pra elas.

      Reply
      • Adriano Gomes disse:
        28/08/2016 às 09:16

        Tomara

        Todas as grandes construtoras estão envolvidos em desvios de dinheiro (LADRÕES).

        Será que uma construtora multinacional vai investir tanto dinheiro para receberem ao longo de 30 anos?
        Será que uma construtora nacional não envolvida em roubalheira tem capital para investir tanto dinheiro em um estádio para receberem ao longo de 30 anos?

        Com tantos estádios gerando prejuízo e o BNDES com restrição de crédito vai emprestar dinheiro para construção?

        O que me deixa otimista é que toda a diretoria é extremamente competente.

      • alfredo disse:
        28/08/2016 às 11:06

        Sim,mas continua seus negócios,honestos e desonesto.

    • Luciano Pereira disse:
      27/08/2016 às 17:32

      Concordo em partes, entretanto, a manutenção do Maracanã é muito cara. Se o time estiver em má fase é prejuízo na certa.

      Reply
      • Adriano Gomes disse:
        28/08/2016 às 09:05

        Por isso disse que o Flamengo pode limitar o acesso. Ao invés de liberar acesso aos 70 mil lugares no Maracana podem, por exemplo, para 20 mil lugares. Assim reduz muito os custos com funcionários extras, segurança, quebras, água…

        Existem custos fixos e custos variáveis. Os fixos não alteram em nada para um lugar ou 70 mil lugares, por exemplo: aluguel, funcionários fixos etc.
        Custos variáveis variam para mais ou para menos se forem para mil lugares ou 70 mil lugares, por exemplo: segurança, energia, água, quebras de cadeiras etc, qtd. de bilhetes etc etc etc

        Se bem planejado Flamengo náo terá problemas com prejuízo com o maracanã, aliás prejuízo nós já termos com ele ou sem ele.

    • BORA MENGAO MINHA PORRA disse:
      27/08/2016 às 22:56

      O investimento, diante dessa crise, pode até ser melhor, caso tenha uma empresa visionária. Crise é um período de oportunidades, é um fato; os grandes empresários se aproveitam dela para aumentar o lucro. Entretanto, esse investimento teria que vir de uma multinacional, e não das falidas estatais.

      Na verdade, acho que teve, sim, oportunidades do Fla fazer um estádio nesse período, poderia tentar fazer um projeto sem pé nem cabeça, como muitos fazem, apenas por populismo. Só que essa não é a característica do EBM. Quando for sair, saiba que será um ótimo estádio e na realidade financeira do clube, nada de péssima qualidade ou superfaturado.

      Reply
      • Adriano Gomes disse:
        28/08/2016 às 08:39

        Espero que esteja certo. Mas os fatos atuis não ajudam em eu acreditar tão cedo na melhora da nossa economia.

        PIB deve cair pelo menos 3,3% em 2016.

        Grandes empresários retiraram seus investimentos no Brasil por causa da corrupção. O país perdeu a confiança dos grandes investidores.

        Nossa crise é política (políticos corruptos) que é muito pior. Não é uma crise financeira do país, como a bolha nos EUA há pouco anos, Grécia, Portugal etc. Salvo engano, o prejuízo com a corrupção na Petrobrás estava por volta de 42 bilhões (PF estima que prejuízo da Petrobras com corrupção pode ser de R$ 42 bi. Fonte: G1)

        Estão dizendo que o número de desempregados são de 12 milhões -que é uma baita mentira. É muito, muito acima desse valor divulgado. Na minha opinião deve estar pelo menos o triplo desse valor.
        A empresa onde trabalhei haviam uns 400 empregados e hoje ninguém (está na beira da falência). 400 desempregados em apenas uma empresa. Imagine o efeito cascata…

        …
        Espero que eu esteja totalmente equivocado.

      • BORA MENGAO MINHA PORRA disse:
        28/08/2016 às 12:04

        Perdoe-me, mas a crise não é política, foi uma crise programada, algo próximo ao que aconteceu no Paraguai. Muitos políticos de direita latifundiários planejaram essa crise, justamente para retomar o poder, aproveitando da fraqueza política que passa o PT, demitiram em larga escala para conseguir o poder. E olha que estou longe de ser petista, mas reconheço que ocorreu isso. Tanto é que em pouco tempo de Governo Temer, a situação mudou da água para o vinho, já aparece características de ‘reação’, coisa que não aconteceria se tivéssemos, de fato, numa crise.

        Existe, sim, corrupção no Brasil, mas tem em todos os países, é algo natural quando se tem poder, mas lá fora é abafado, como era no país antigamente (política do ‘rouba, mas faz’). Sabe a Panamá Papers? O primeiro ministro inglês estava envolvido, nem sequer foi investigado, tudo abafado. No Brasil, apesar de todos os problemas, o cenário político, pelo menos, cada vez é menos endeusado, principalmente pelo judiciário.

      • Adriano Gomes disse:
        28/08/2016 às 13:35

        Pode ser. Sinceramente tenho minhas dúvidas.

        Não acha muita coincidência a Globo e a Record antes da Dilma Rousseff ser afastada do cargo só informava as piores notícias econômicas todos os dias e depois do seu afastamento reduziram drasticamente esse tipo de noticia?

        Não acha muita coincidência depois de seu afastamento a Globo e Record começarem a apresentarem notícias de melhoras na economia uns 15 dias depois?

        Não acha muita coincidência o Temer assinar o mesmo tipo de operação de crédito e só a Dilma ser julgada? Quando o presidente viaja o vice presidente assume a presidência, então é culpado tanto quanto ela.

        Não acha muita coincidência o PSDB, DEM… e todos os políticos que estão a favor do impeachment fazerem acordo com Temer para ele não sair como candidato a presidente na próxima eleição em troça de apoio ?

        Não acha muita coincidência milhões de pessoas desempregados em menos de 1ano? A crise começou no início de 2015, pois até dezembro de 2014 a empresa onde trabalhava estava vendendo e produzindo muito e logo no início do ano parou de haver pedidos.(fabricamos tratores)?

        Não acha muita coincidência que quase todos os envolvidos na lava jato estarem nas suas mansões gastando do dinheiro que roubaram?

        Não acha muita coincidência acabaren os vazamentos do juiz Sérgio Moro?

        Não acha muita coincidência que só o PT rouba e ninguém mais, DEM, PSDB, PMDB… ?

        Para min houve um grande acordo político e grandes investidores para derrubarem à Dilma Rousseff.

        Não pelo roubo mas pq pobre está tomando vagas nas empresas que só os filhos de milionários, políticos, ricos etc chegavam.

        Pobre passou a ter carros novos, viajar de avião para toda a parte no Brasil e no mundo, ter casas boas, frequentar bons restaurantes, passou a ter acesso a faculdade federal com muita mais quantidade, pobre estudando medicina/engenharia/ etc, pobre conseguindo vagas para estudar no exterior pagos pelo governo federal, etc

        …

        Na minha opinião a crise é política. Foi planejado por eles. Agora vão f. os pobres.

  • Lucas disse:
    27/08/2016 às 11:46

    Nada me fará pensar diferente de um modelo de estádio como o ninho do pássaro na china… seria o ninho do urubu… n existe modelo mais perfeito pro mengao!

    Reply
    • Breno Silva disse:
      27/08/2016 às 13:37

      Ja imaginou?? Seria perfeito msm

      Reply
  • Mariano Gomes disse:
    27/08/2016 às 12:04

    O estádio já existe, é o Maracanã. A diretoria está saindo pela tangente, mas está apenas esperando o desenrolar dos fatos, para ver quem será o próximo explorador do estádio; podendo continuar tudo como está, com a própria Odebrecht no comando. Tudo jogo de cena. Sequer será o CRF, a administrar. Então, esqueçamos essa estorinha de estádio próprio, pelo menos nos próximos anos. Não existe fomento, e acima de tudo incentivo, para tal empreitada. O “governo” do Estado, na bancarrota, nunca considerou esta possibilidade, pois assumiu compromissos nada confessaveis com empreiteiras, desde a tal reforma, e não será agora, em ano eleitoral, que abandonarão seus interesses.

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      27/08/2016 às 13:52

      O Flamengo precisa se posicionar de maneira firme Mariano. Não podemos mais ficar a mercê de promessas vazias de políticos e empreiteiras. SRN

      Reply
      • Mariano Gomes disse:
        27/08/2016 às 16:01

        Também penso assim, pois sempre achei a postura do CRF tíbia; ainda mais agora que o Maracanã há muito deixou de ser um “case” de negócios, para ser um caso de polícia. Que entre com uma petição junto ao MP, para que a tal licitação direcionada, seja contestada, e que os atores principais, no caso os clubes, tenham direito a participar.

  • Junior Vinicius disse:
    27/08/2016 às 13:02

    Pra mim o flamengo tem que jogar no Maracanã por enquanto, nossas finanças ainda não dá conta da construção de um arena, pelo menos não uma do tamanho da torcida do flamengo.
    Pra quem pensa em estadio de 30 a 40 mil é muito pouco, isso é publico que times medianos colocam, temos que fazer um com pelo menos 70 mil, todos aqui sabem que o fla coloca 120 mil pessoas no estádio numa final, que se demore a construir um estádio mas quando tivermos que ele seja compatível com o tamanho da torcida.

    Reply
    • Bruno Petrocelli disse:
      27/08/2016 às 13:51

      O grande problema é que nem todos os jogos são “finais”. E o resto do ano? O estádio daria prejuízo ao clube? Tem que se pensar bem antes de fazer algo que não seja lucrativo. SRN

      Reply
      • Junior Vinicius disse:
        28/08/2016 às 13:20

        Mas tem a famosa “ geral´´ que o custo de operação é minimo e tambem podem ser uma especie de arquibancada removivel, SRN.

    • João Victor disse:
      27/08/2016 às 13:56

      Ta maluco cara eu conto numa mão os jogos em que o fla botou mais de 40 mil daria mó prejuízo um estadio gigante

      Reply
      • Elvis Presley disse:
        28/08/2016 às 00:34

        É mas o time tá crescendo e é preciso ver isso lá no futuro.
        Esse ano temos Diego, Guerrero, Damião, Cuellar e Mancuello, ano que vem serão 70 milhões para investir no futebol com um time heptacampeão e jogando a libertadores (se Deus quiser), e vc verá o aumento do público para ver o time jogar.

      • Junior Vinicius disse:
        28/08/2016 às 13:18

        Com o flamengo jogando fora do rio, fica dificil mesmo.

  • João Victor disse:
    27/08/2016 às 13:53

    Eu acho q a melhor opção seria um estadio pra 35 mil estilo alçapão a bombonera carioca pra jogos menores e ainda utilizaremos o Maracanã pra clássicos e finais

    Reply
    • Elvis Presley disse:
      28/08/2016 às 00:28

      Cara, concordo em partes.
      Arquitetonicamente, eu concordo com um estádio estilo Bombonera, típico alçapão.
      Por outro lado vejo um problema em um estádio desse porte, uma vez que nossa torcida passaria por uma elitização agressiva, descaracterizando-a, embora ela já tenha passado por isso com o new maraca.
      A procura seria enorme e isso elevaria o preço.
      Na Bombonera já rola isso, tanto que o Boca tá construindo um novo estádio ao lado.

      Reply
  • Júnior Morais disse:
    27/08/2016 às 14:48

    Se o maracanã fosse nosso, esse ano estariamos mendigando estadio pra jogar por ai ?

    Acordem as belas adormecidas, pois o maraca não e nosso e nunca vai ser! Chega de passar humilhações como o CRF passou esse ano e outros. Construam logo nossa casa ai, pagam ela em 10, 20 anos rapidinho, e só ela estar bem localizada, e com facil acesso.

    Sobre a capacidade 40 mil pra cima ta de bom tamanho usariamos o Maraca apenas pra finais importantes.

    Reply
    • Carss07 disse:
      27/08/2016 às 18:10

      Concordo com o amigo, mas humilhação maior foi viver anos servindo de chacotas e sendo chamado de caloteiro. Uma coisa de cada vez… Não vamos nos iludir com estádio gigantesco e fazer como o timeco das gayvotas que “construíram” e devem mais de 1 bilhão.

      SRN!!

      Reply
    • marcondes Alves disse:
      27/08/2016 às 18:19

      mendigando, 1 mi por jogo e mendigar, todos querem o fla em seu estadio. que humilhação vc viu, e outra construir estadio pequeno pra jogos pequenos, que pensamento burro, o clube e grande e tem que ter publico grande em todos os jogos, tem que saber trabalhar com todos os publicos e jogos

      Reply
      • Júnior Morais disse:
        27/08/2016 às 21:32

        O Flamengo chegou a pedir ao ”Eumiico” pra jogar no chiqueiro e o ”Eumico” recusou, Fla chegou a se unir com os Flores para ver se conseguiam reformar aquele estadio velho do america. Quer humilhações maiores do que essa? e eu que tenho o pensamento burro? seu idiota!

      • marcondes Alves disse:
        27/08/2016 às 23:53

        ISSO e humilhação, pedir pra utilizar um estadio e receber um não e humilhação.

      • Júnior Morais disse:
        28/08/2016 às 13:31

        Pra um rival e sim, e só aconteceu pq o maraca não e nosso, pq se fosse não passávamos por isso!

      • marcondes Alves disse:
        28/08/2016 às 20:10

        BOBEIRA CARA, o maracanã estará de volta em set/out, o fla esta ganhando muito dinheiro mesmo assim, todos os estadio / estados esta tendo todo apoio, o maracanã vai ser nosso, não vai ter mais eventos no qual necessite fechar o estadio.

      • rafa disse:
        28/08/2016 às 08:24

        Issi foi ele que falou

      • LeandroMgaJP disse:
        29/08/2016 às 18:19

        Acredito que pedir ao Eurico foi um protocolo, ele nunca achou que daria certo, aliás, eles, mais do que ninguém sabem o que corre nos bastidores;
        ainda assim, mesmo para um protocolo que não sei para que fins seria utilizado (talvez para pressionar agora pelo Maracanã ou para conseguir mandar jogos fora do estado do RJ), eu achei humilhação;
        aliás, a humilhação tem mais relação com a FERJ, da qual o Flamengo nunca conseguirá se desprender completamente, pois é a federação, do que com o Vasco, que tinha todo o direito de aceitar ou negar, como negou (o que é justo, são negócios, pois o que é injusto é jogo sujo praticado pelo Eurico nos bastidores da FERJ);
        quanto a unir-se ao Fluminense para reformar um estádio pequeno ou administrar o Maraca se trata de negócios, não acho humilhante não, talvez seja bom (financeiramente) para ambos;
        se for levar a ferro e fogo então os clubes nunca podem negociar jogadores entre si, sei lá, apenas sou menos radical, mas concordo com uma coisa, o Flamengo não ter casa própria até hoje é uma vergonha.

  • Raphael Machado disse:
    27/08/2016 às 16:35

    Eu clicando aqui achando que ia ler alguma novidade

    Reply
  • Lucas de Lima disse:
    27/08/2016 às 18:18

    Apesar de querer um estádio próprio ao Mengão,acho que a hora não é essa pessoal … basta ver o que aconteceu com o Corinthians,clube que tava sobrando nos campeonatos e com a prestação de contas da Arena ,ficou endividado e com orçamento apertado.Acredito que o Fla deve se fortalecer mais no cenário nacional,ganhar mais títulos,arrecadar mais dinheiro,se firmar sempre entre os primeiros e aí sim pensar em Estádio.Devemos primeiro crescer e plantar pra depois colher os frutos.Alguém discorda?
    SRN

    Reply
    • BORA MENGAO MINHA PORRA disse:
      27/08/2016 às 18:23

      Tem uma diferença abissal caso o Fla tenha um estádio e a situação vivida pelo Corinthians. A nossa diretoria nunca tomou nenhuma decisão precipitada, sem pensar antes nas consequências, e já afirmaram que a Arena está próxima, já o Corinthians, ganhou tudo por méritos quase que exclusivos do Tite, que é o maior técnico brasileiro. Enquanto o Tite montava elencos fortíssimos, mandos e desmandos ocorriam nos bastidores, cheio de decisões sem pé nem cabeça: todo ano um desmanche, contratações sem sentido, decisões precipitadas.

      Reply
    • Tiago disse:
      27/08/2016 às 20:17

      E isso ae amigo, acho que temos que assumir o maraca, e quitar nossas dividas.

      Reply
  • Raphael Machado disse:
    27/08/2016 às 18:37

    A melhor opção é o maracanã. Já ta la prontinho e o Fla nao vai gastar 1 centavo

    Reply
    • marcondes Alves disse:
      27/08/2016 às 23:58

      e isso ai, mas tem “jenios” aqui que prefere construir estadio para 20,25 ou 35 mil pra jogos de pequeno porte e jogos grandes para o maracanã, outros com venda de setores para patrocinadores diferentes que usariam suas cores em cada setor, outro com ideia de engenhão, como o maracanã vai dar prejuízo se ja esta construído so e saber colocar o preço bacana e levar os torcedores.

      Reply
  • Breno Araujo disse:
    27/08/2016 às 19:05

    O melhor de todos seria o Engenhão. Bem localizado, de um bom tamanho e capacidade, com estacionamento e entorno suficientemente atrativos.

    O Maracanã é ótimo, mas o tamanho dele inviabiliza jogos pequenos comuns no primeiro semestre. E, ainda, até mesmo jogos de menor expressão do Brasileirão trariam perdas pelos prováveis altos custos em abri-lo.

    A outra opção é montar algo do tamanho do Engenhão (ou ainda menor) e recorrer ao Maracanã em jogos de finais. Mas isso envolve um alto investimento inicial, coisa que o Maracanã e Engenhão não necessitam.

    É um assunto complexo com todas opções apresentando pontos negativos relevantes.
    Difícil.

    Reply
    • Leo silva disse:
      27/08/2016 às 23:17

      Engenhao bem localizado? Só è bem localizado se comparado com Guaratiba. O maraca sim è bem localizado. Fora isso o engenhão nunca será um caldeirão pelo fato do gramado ficar distante da arquibancada. Ainda acho o maraca a melhor opção, por ser um estadio histórico, e o fla ainda poderia dividir os custos com o flu. Nosso grande problema è a FERJ que faz tudo contra o fla.

      Reply
  • Brunn disse:
    27/08/2016 às 19:15

    Se me permitem, darei uma ideia de captação de recursos para ajudar na construção do nosso sonhado estádio de modo a ficarmos menos dependentes de financiamentos. Supondo que nossa arena ficasse orçada em uns R$300 milhões, poderíamos arrecadar mais da metade desse valor cotizando o estádio em 8 partes (1 atrás de um gol, 1 atrás do outro, 3 em uma lateral e 3 em outra) e procurando empresas interessadas em adquirir as cotas. Cada setor teria o nome da patrocinadora, além de suas cores e publicidade, inclusive nas cadeiras, por um período determinado. Bom negócio para todos. Cada cota poderia ser fixadas em R$15 milhões na lateral onde ficam as cabines de imprensa, R$25 milhões atrás dos gols e R$35 milhões na lateral oposta às cabines, mais cara pela maior exposição em jogos televisionados. Os outros R$100 milhões poderiam vir da alienação do prédio do Morro da Viúva e campanha de arrecadação com a torcida. Possibilidades não faltam e uma coisa é certa: Não precisamos ficar vinculados a terceiros para nosso projeto da arena própria se concretizar. Estádio 100% próprio e integralmente quitado!

    Reply
    • marcondes Alves disse:
      27/08/2016 às 23:55

      a ta, sei.

      Reply
    • LeandroMgaJP disse:
      29/08/2016 às 18:11

      O Morro da Viúva está avaliado em 160 milhões, o duro é conseguir vender;
      supondo que o Flamengo conseguisse as cotas mencionadas em sua mensagem e conseguisse também uns 120 milhões no Morro da Viúva, já daria 320 milhões;
      supondo que o Flamengo conseguisse erguer um estádio bacana por 500 milhões, endividando-se assim dentro do possível para o retorno pretendido, seria totalmente excelente!

      Reply
  • [email protected] disse:
    27/08/2016 às 19:20

    Penso quê seria mais uma decepção, uma por não termos o nosso estádio e outra se construirem um com capacidade para 35 mil pessoas! Aí não dá né!

    Reply
  • Arcanjo Luz disse:
    27/08/2016 às 21:55

    CAROS COLEGAS, JÁ FALEI MILHÕES DE VEZES. PEGAR MARACANÃ PRA FICAR DIVIDINDO COM RIVAIS E MIEDIOCRE Flu-C NÃO DÁ. FLAMENGO É UM PATRIMÔNIO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNO TINHA OBRIGAÇÃO DE DAR O MARACANÃ PARA O FLAMENGO E PINTA-LO DE VERMELHO E PRETO. SOMOS MAIORIA ACABOU, PONTO FINAL. QUANTO AO ESTÁDIO PRÓPRIO. NÃO EXISTE PROJETO MIAIS FANTÁSTICO QUE POMBEBA ILHA DOS URUBUS (Z.PORTUÁRIA).. O NOME JÁ DIZ TUDO. FICAR PERDENDO TEMPO COM POLÍTICOS CALHORDAS E ANTI-FLAMENGO É UMA PERDA DE TEMPO. DEIXEM DE SEREM RIDÍCULOS NOSSA PAIXÃO REPRESENTA O RIO SOZINHO. UMA PAIXÃO COMO NOSSA JAMAIS! PODE DAR CHANCE A RIVAIS. EU PENSO DESTA FORMA. POR MIM O FLAMENGO JÁ DEVERIA TER TOMADO QUALQUER UMA DESSAS DECISÕES. O QUE NÃO DA É FICAR PENDENDO TEMPO. PENSEM GIGANTE.

    Reply
    • Fera Fisio disse:
      28/08/2016 às 21:03

      Perfeito; é isso chega de carregar flu, fogo e vascu, nas costas, cada um com seu estádio; o nosso tem que ser só nosso!!!! O flu quer administrar junto pra ser sustentado por nós, eles não enchem estádio!!!!

      Reply
  • Léo Faria disse:
    28/08/2016 às 00:47

    Construir um estádio hoje é pouco inteligente e acredito que a diretoria não vá partir por esse caminho.
    Pra se construir um estádio primeiro é preciso conseguir um local e hoje esse local não existe. Não dá pra falar de zona oeste, tirando a região da barra, a zona oeste é um local onde a renda da população é baixa e fica muito distante das zonas sul, norte e central. Não adianta falar que o Flamengo tem torcida em todos os lugares, pra se ter um estádio ele precisa dar lucro e pra dar lucro tem que ter público. Alguém acha que, mesmo numa excelente fase, o Flamengo encheria um estádio de 40000 pessoas com o ingresso a 100,00 reais em deodoro ou guaratiba? Não adianta, o dinheiro está nas zonas sul, norte, Leopoldina e barra / recreio / jacarepagua.
    Hoje a melhor opção é o maracana. Já está pronto e o custo seria só a manutenção, coisa que o Flamengo paga quando utiliza. Além disso, o Flamengo precisa da renda e administrando o maracana, a renda não seria utilizada para pagar um financiamento ou o clube teria que abrir mão de parte do estádio.

    Reply
    • Bandeira Felix disse:
      01/09/2016 às 11:49

      O estádio pode ser em São Conrado/Leblon que não ficará lotado com um ingresso custando R$ 100,00. Você falou muita besteira, um estádio na Baixada encheria tanto quanto ou mais do que um na barra.

      Reply
  • César Alves disse:
    28/08/2016 às 02:32

    Pessoal, procurem no youtube um vídeo chamado “urubucam com maurício rodrigues”, nesse vídeo o Maurício, que é quem iniciou esse projeto de estádio em Guaratiba, explica melhor sobre esse caso, ele fala muita coisa interessante, até mesmo da posição da diretoria quanto ao assunto. O vídeo é longo, mas com toda certeza compensa. SRN.

    Reply
  • Buda Guda disse:
    28/08/2016 às 12:23

    melhor opção é obvio que é arena própria eu gosto muto do Maracanã mais não é nosso

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Joia de R$ 293 milhões, Cristian Araújo participa do 1º treino com os profissionais do Flamengo

4

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

11 14
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

95 46

Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

27 10
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

36 1

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

3
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  2. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  3. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

  4. Eduardo em EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

    Caso haja a oportunidade de trazer, por quê não? É um jogador que tanto pode jogar ao lado do Arrascaeta…

  5. Joãozinho Trepidação em Porto faz proposta ao Flamengo para contratar Daniel Sales, promessa da base

    Além de Johnny, D. Salles é outro garoto da base que merece toda atenção. Muito bom de bola.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo