O Flamengo errado que tem dado certo

Compartilhe com os amigos

Fala nação rubro negra, chegamos ao 2º turno do campeonato brasileiro e para a surpresa de muitos, estamos na briga pelo G4. Este ano já passamos por tudo, e agora contrariando todas as expectativas iniciais “inclusive a minha”, o Flamengo está lutando na parte de cima da tabela.

O time começou o campeonato com baixas expectativas, eliminado do Carioca, Primeira Liga e Copa do Brasil precocemente, problemas com o elenco, zaga, saída do Muricy, Wallace, parecia não haver mais clima para disputar um campeonato.

Porém, os deuses do futebol nos prepararam uma surpresa, após várias especulações Zé Ricardo assume o time, e no comando do técnico veio as primeiras vitórias, mesmo com dificuldades o time se manteve o tempo todo no bolo pelas primeiras posições, o que começou a mudar um pouco o cenário, o ânimo dos jogadores e da torcida. Era quase inacreditável ver aquele mesmo time que foi eliminado e foi criticado pela torcida e mídia, agora, disputando a ponta tabela e emanando o cheirinho de hepta no ar. Poderíamos estar ainda melhores se não fosse alguns pecados cometidos em alguns jogos, como ontem.

O desacreditado Flamengo do começo do campeonato conseguiu ganhar uma nova cara e a força do coletivo e individual começaram a funcionar, após a saída de Wallace, um reboliço precisou ser feito para contratar novos zagueiros, funcionou, hoje contamos com uma sólida zaga. O tão criticado Guerrero conseguiu mostrar seu futebol tão esperado após a Copa América e tem feito bons jogos, mesmo quando não estava presente o menino Vizeu conseguiu mostrar serviço, mesmo passando alguns jogos em branco. Pará renasceu das cinzas e tem feito ótimos jogos e podendo até se firmar na posição de titular. Muralha se firmou de vez na titularidade após uma lesão de Paulo Victor.

Mas agora vamos ao lado negro da força, o maior milagre que Zé tem feito no time é conseguir não utilizar os melhores jogadores para a posição e mesmo assim conseguir as vitórias, mesmo com o eterno titular Márcio Araújo sendo mantido quando se tem Cuéllar no banco, a teima em tentar utilizar um esquema com pontas de velocidade como Marcelo Cirino ou Fernandinho, e abdicando de utilizar Alan Patrick e Mancuello juntos em nome do esquema tático, a perigosa mania de recuar o time após fazer um gol, e termos que sofrer minis enfartos cardíacos esperando o jogo acabar para não sofrer pressão, chegando a ressuscitar Canteiros do banco.

Zé Ricardo ainda não conseguiu se mostrar forte quando se trata de reajustar o esquema tático do time durante as partidas, foi o que aconteceu no jogo contra o Botafogo, que ganhando de 3 x 1, deixamos empatar, ou na derrota para o Fluminense, que mesmo melhor em campo perdemos. Ou seja, o time ainda não está jogando com sua força máxima, Zé ainda se mostra muito conservador, tentando adaptar o time ao esquema, quando deveria adaptar o esquema ao time que tem. Porém nos últimos dias ele tem se mostrado mais aberto a mudanças, fez alguns testes com Mancuello “finalmente” que tem dado certo, ainda temos que engolir alguns nomes como Chiquinho, Marcelo Cirino e Fernandinho, fez boas substituições ontem contra o Sport, mas o que nos consola é saber que ainda existem estreias importantes a serem feitas, vamos lembrar que Diego ainda vai estrear.

Só espero que Zé tenha sabedoria para montar o time para chegarmos ao 100%, falta muito campeonato pela frente, já temos a melhor campanha como visitantes, o Maracanã está prestes a voltar, Diego ainda falta estrear, contar com a volta de Rodinei, Jorge e Ederson, bem escalados temos total chances de lutar pelo título, só não podemos cometer alguns pecados cometidos no primeiro turno, perdendo pontos que poderiam ter nos colocado na liderança, pois ainda quero chegar ao final do ano com vida, não preciso sofrer de mini ataques cardíacos a cada jogo. Você pode conferir o balanço do primeiro turno e as previsões para o restante do campeonato na TV Coluna do Flamengo.

E você? Quais forma os erros e acertos do Flamengo até aqui? O que o precisamos fazer para chegar ao hepta?

Hashtag da semana: #VoltaJorgeNuncaCritiquei,  #LivrainosDoChiquinhoAmém, #ForaBaidu

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A verdade é que nosso time ja ficou manjado com esse 433 com variação pra 451 sem a bola,todo mundo ja percebeu que o termometro do time é o wiliam arão,como ele vem sendo neutralizado,o time não cria nada,e nossa jogada fica sendo a manjada bola aérea para que guerrero sozinho se vire na frente…ou seja É MUITO,MAS MUITO POUCO PARA O TIME QUE TEMOS! Esse esquema pode ser usado durante a partida num segundo tempo com a gente vencendo pra explorar os contra ataques e cansaço do adversário…
    Ontem eu Gostei do que vi no pouco tempo de Damião e guerrero,um tentou procurar o outro e saiu até uma tabela,algo impossivel com Everton e cirino que simplesmente não conseguem dar sequencia a jogada alguma.PODE E DEVE DAR CERTO!! Se no galo da pq abdicar de ter Guerrero e Damião juntos? Pra mim hoje e desde o começo do campeonato o time deveria jogar no 442 LOSANGO com:
    ———————————Muralha————————–
    Rodinei————-Rever————donatti————-jorge

    —————————–cuellar——————————-

    ————arão——————————mancuello————

    —————————Diego———————

    ———-guerrero—————-damião————

    Reservas para manter o esquema: massaraujo,ronaldo
    A patrick paquetá e Adryan ederson vizeu thiago santos
    Para uma mudança de esquema Cirino,everton,fernanedinho gabriel e sheik

    Pra mim esse é o time equilibrado,que sabe jogar bola vencer qualquer partida dentro ou fora de casa só falta combinar com zé(cagão) ricardo..

    • Gostei do time montado, e lembrando que ainda poderia ter várias outras opções de substitutos, como o Pará que vem bem, Alan Patrick, Ederson, caso precise se adaptar durante a partida.

    • Um bom time.

    • Concordo com basicamente tudo falado, mas ainda tenho dúvidas sobre o companheiro ideal no ataque com o Guerrero. Ederson estava subindo de produção, ganhando ritmo de jogo e estava fazendo boa dupla de ataque. Mas gostei da entrada do Damião ontem, jogador rápido e técnico, revezando com Guerrero nas jogadas laterais e como finalizador. Mas o Zé é refém de um esquema, acho muito difícil ele abdicar dos jogadores de velocidade que “fecham” o corredor, pra colocar um meio campo mais técnico e atacantes com poder de finalização. Esse meio e ataque se encaixado, tem futuro.

  • O problema do Zé e com quem ele aprendeu, ele é de uma escola velha de treinadores, eu sou a favor de ir com ele até o fim do campeonato e no início do ano q vem contratar um técnico estrangeiro e colocar o Zé como um auxiliar do cara para aprender a ser um treinador novo e com conceitos novos.

    • Acho q a Sul-americana vai ser um bom teste para a libertadores do ano que vem, vamos ver como ele se comporta para uma competição desse tipo, pois temo mesmo que ele não esteja preparado para comandar o Flamengo ano que vem em uma possível libertadores.

      • Isso que me preocupa, se conseguirmos uma vaga na libertadores temos que contratar um estrangeiro de ponta

    • O problema é que técnico estrangeiro nenhum fez sucesso aqui: Os campeões são todos brasileiros: Tite, Marcelo Oliveira e Cuca. Cuca é a maior surpresa, no teu ver ele seria da escola antiga e incabível no “futebol moderno” e ele talvez não tivesse novas ideias. Mas o que vemos no Brasileiro é o contrário. O Palmeiras só líder por causa do Cuca que é das escola dos “ultrapassado”. Nós continuamos engolindo esse papo de o técnico externo tem novas ideias e tudo mais. Qualquer um pode aprender, e assim aconteceu com o Zé. Reza a lenda que na base ele conseguiu fazer mudanças táticas. Ele enxerga o jogo, porém não sabemos que panela que o Flamengo. Por que Márcio Araújo não sai? Ontem vimos uma mudança tática que parecia impossível. Ele não pode errar! vamos pra cima coragem Zé!

  • Eu comentei no bola murcha de ontem
    Márcio Araújo fez umas 2 ou 3 partidas boas e ruins torcedor que idolatra ele
    Dizendo que tinha que ser titular absoluto o flamengo tem o Cuellar no banco que pode oferecer mto mais que o M.A.
    Pra sermos campeos o Zé tem que continuar melhorando e utilizar esse elenco de forma melhor. Isso inclui Cuellar dois meias juntos e esquecer de sempre jogar com esses pontas todos os jogos

    • Existe esses seres que idolatram o MA?

  • Olha esse time do Grêmio . Com um elenco 5x pior que o Flamengo , na frente nossa e com 1 jogo a menos . Nosso time , e time para ser campeão e não só brigar pelo G4 , mas com esse 4-3-3 e insistência com esses jogadores medíocres fica difícil .

    • Foi até bom perder esse jogo para o Zé ver que ele precisa mudar.

  • Flamengo já saindo do G4 e o Grêmio com 1 jogo a menos.
    Não podemos abdicar de escalar os melhores com um grande elenco como o do Flamengo.

    • O grêmio tem um jogo a menos, mas é contra o Botafogo aqui no rio, e o Botafogo faz jogos duricimos em casa.

      • Mas é muito perigoso ficar contando com essas coisas, agora é correr atrás do preju

  • Gremio ta ganhando com esse resultado o Fla ja esta fora do G4

  • Defensores do Zé, se algum de vocês tem algum argumento técnico ou tático para defender a escalação do Cirino, comentem aqui.

    • Se não fosse ele era o Fernandinho UAHAUHUAHUA

      • Tá vendo como não tem como levar a sério as escalações dele? Muito menos quem defende elas.

        • Cara, vcs corneteiros tem que aprender uma coisa, não é pq alguém goste do Zé Ricardo que tem que concordar com tudo que ele faz. Eu não gosto como ele escala, nem como substitui, em contrapartida gosto como o time vem jogando (ontem não claro), assim como sei que ainda pode evoluir.

          • Vc está gostando é dos resultados, apenas isso, o Flamengo não está jogando futebol pra G4. Quero ver quando começar a despencar, se logo tu não muda de opinião. Já eu vou continuar com a mesma, mesmo se esse time, por sorte, conseguir pelo menos o G4.

            • A culpa ontem foi mais do jogadores do que o Zé, mesmo ele escalando Cirino e M.A como sempre

              • Ontem foi o jogo pra ser esquecido, todos foram ruim. Do Zé com a escalação inicial, ate os jogadores, mas pelo menos o Zé acertou nas substituições.

            • “o Flamengo não está jogando futebol pra G4” Tá cara não vou mais discutir contigo.

              • Mas não está mesmo… Time que quer ser campeão ou almeja algo melhor não faz jogo horroroso sem chutar a gol igual ontem contra o ixporti

                • aham

                • ontem nem chutamos ao gol

      • como piada é boa, como argumento, existem outras opções.

        • Com Fernandinho envolvido, só pode ser piada msm

Comentários não são permitidos.