O que fazer no 2º turno para ser campeão?

Após mais uma vitória importante, o Flamengo termina o 1º turno do Brasileirão brigando pelas primeiras posições. Em viés de alta, a equipe rubro-negra supera previsões e expectativas e se mantém na briga pelas primeiras posições do campeonato. O “cheirinho de hepta” exala cada vez mais forte entre os torcedores rubro-negros.

Mas quais foram os acertos que levaram o clube a esta boa posição? O que funcionou no 1º turno e que deve ser mantido para a segunda metade do campeonato?

1 – Vitórias contra os times considerados pequenos – Com exceção da derrota fora de casa para o Figueirense, o Flamengo não perdeu pontos para os times de menor expressão do campeonato. Evitar vexames é essencial para um time que pretende ser campeão.

2 – Manter o resultado sempre que saiu na frente do placar – Mesmo passando sufoco em determinadas ocasiões, Zé Ricardo conseguiu manter a vantagem em quase todas as partidas em que saiu na frente. A única exceção foi no empate em 3 a 3 contra o Botafogo.

3 – Permanecer com a melhor campanha como visitante – Em 9 das últimas 13 edições do Brasileirão, o campeão obteve a melhor campanha fora de casa. Pontuar como visitante é essencial para alçar voos mais altos em campeonatos de pontos corridos.

Entretanto, nem tudo foi perfeito. Alguns erros foram cometidos nessa primeira metade do caminho. Então, o que pode ser feito para crescermos ainda mais na competição? A máxima “em time que está ganhando não se mexe” é válida? Onde podemos melhorar?

1 – Vencer confrontos diretos – Dos outros 6 clubes que estão brigando na parte de cima da tabela, o Flamengo venceu apenas os Atléticos. O Flamengo precisa se agigantar e ser “mais Flamengo” nestas partidas.

2 – Colocar os melhores jogadores do elenco em campo – Zé Ricardo tem muitos méritos na subida de produção da equipe. Porém, também tem a obrigação de treinar e testar formações em que os melhores jogadores estejam presentes. Deixar jogadores como Alan Patrick, Mancuello e Cuéllar no banco para manter Fernandinho, Cirino e Márcio Araújo é não reconhecer que a equipe pode ser ainda mais forte e competitiva do que já é.

3 – Se fixar em uma “casa”. A peregrinação do Flamengo pelo Brasil é importante para o crescimento da marca e aproximação com torcedores de outros estados. Porém, a esta altura do campeonato, devemos pensar mais no lado esportivo do que no financeiro. Com a reabertura do Maracanã, a diretoria deve mandar todos os jogos da reta final no estádio. Até lá, Cariacica me parece uma boa opção.

Que os pontos positivos sejam mantidos e os negativos sejam reavaliados. Que Zé Ricardo tenha humildade para reconhecer os erros e coragem para mudar tudo o que for necessário. O “cheirinho de hepta” pode sim se materializar para o Mais Querido.

Curtinhas pós e pré-jogo:

Flamengo 1 x 0 Atlético-PR – Um dos únicos confrontos diretos que vencemos no primeiro turno. Mais uma vez, ganhamos por um placar magro e perigoso. Mas o que importa mesmo são os 3 pontos, a vaga no G-4 e a continuidade na briga pelo título.

Sport x Flamengo – Jogar contra o Sport fora de casa nunca foi fácil. O rubro-negro do Paraguai mantém uma grande rivalidade contra o Mais Querido desde 1987 (nunca serão). Acredito em mais uma vitória magra e a ponta da tabela para o Flamengo.

Bruno Petrocelli

@brunopet365

  • 4 – parar de peidar na farofa

  • As próximas 5 rodadas são fundamentais para nós. Por que só teremos 1 confronto direto ( o Grêmio em casa) e os outros quatro são contra times da parte de baixo da tebela. Enquanto isso, nossos adversários quase todos se enfrentam e provavelmente vão arrancar pontos uns dos outros. É hora de darmos uma boa arrancada, nos consolidarmos na ponta para chegar com moral na hora daquela sequência de confrontos diretos que teremos no meio do turno.

    Vai pra cima deles mengooooo .SRN

  • não precisa de um texto enorme e simples, para ser campeão tem que VENCER.

  • Onde mais pecamos foram nos confrontos diretos, e pq pecamos nos confrontos diretos? Pq nos confrontos diretos temos q ir com força máxima, usar os melhores. Mas enfim coisas boas nos aguardam no segundo turno!!! SRN rumo ao hepta!! #quecheirinhobom

  • 4 – Parar de perder tantos gols.

    Flamengo é o time que mais desperdiça chances de gol do campeonato, foram tantos jogos em que o time tinha o controle, pressionava o adversário, mas acabou saindo derrotado ou deixando a vitória escapar por entre os dedos porque não soube matar a partida.

    Mais do que simplesmente caprichar nas finalizações tem que treinar e muito sobreo que fazer quando tiver na cara do gol.

    • Se vc for ver, fomos eliminados na copa do BR, mais pelo caminhão de gols perdidos do que por qualquer outro fator.

    • Ah lá isto eh verdade! SRN

    • Concordo… Se fizesse um terço dos gols perdidos estaríamos na liderança com folga… Literalmente, falta treinamento de chutes à gol e há uma nítida falta de jogadas ensaiadas dentro da área adversária, pra driblar a zaga e os goleiros… Os adversários já sabem e marcam os “chuveirinhos” do Flamengo na área; e só miram no Guerrero marcadíssimo na área…

  • Sentindo cheiro de hepta , to voltando !

  • Boa avaliação, porém equivocada. Também vencemos a galinha no que diz respeito a confronto direto. Além disso, Chapecoense não é considerado grande e perdemos pontos pra eles em casa num empate em 2 a 2 em que saímos na frente com Vizeu e isso já mostra que o bostachoro não foi o único que buscou o empate.

    • sim mais contra a chapecoense o juizinho camarada da paulistada inventou um penal contra a gente

      • Mas teve um para gente

    • Eh mas a Chape é um time regular e só num tá melhor pq tá sendo mais roubada que time que joga contra o curica no Itaquera.
      E tb o Mengão ainda vinha numa draga monstra, do efeito Murici.
      SRN

  • Pra sermos campeões, tem que tirar CIRINO e FERNANDINHO do time e contratar dois atacantes que saiba fazer gol porque esses dois so sabem correr, e dar um tapao na nunca do zé piqueno pra ele tirar o massarujo e colocar o Cuellar e ponto.

  • Minha preocupação e quando Diego estiver a disposição , tenho quase certeza que Mancuello vai pro banco e os medíocres Fernandinho ou Cirino serão mantidos no time . Realmente eu não entendo nada de futebol . Os últimos 6 campeões do Brasileirão ou jogavam no 4-4-2 ou no 4-3-1-2 ou 4-5-1 . Pra mim o time ideal seria : Muralha , Pará ( pelo momento ) , Rever , Vaz , Jorge , Cuellar , Arão , Mancuello , Diego , Everton ou Ederson , Guerrero . Eu até entendo o MA de titular , agora o técnico colocar Mancuello no banco porque não pode abrir mão do esquema 4-3-3 , e tenso . O Everton e o único ponta que joga bem , apesar da deficiência em finalizar ou dar passes , mas ele tem raça e joga bem na ponta , agora Fernandinho ou Cirino eles não jogam bem no ataque e ainda são fracos na recomposição , especialmente Fernandinho . Mancuello soma mais ao ataque e também a defesa do que esses 2 jogadores . Alguém além de mim também percebeu que Guerrero joga melhor atuando com Mancuello / Alan Patrick ? Porque as bolas chegam mais redondas . Diego e mais veloz que AP então sim , Diego e Mancuello podem jogar juntos .

    • Pode ate mantwr, mas se colocar o Adryan ou Thiago Santos, vai ter mais rendimento. Sãp características diferentes, um mais passador e o outro um atacante propriamente dito, mas rendem mais que o Cirino e o Fernandinho juntos.

      • Vc conhece o Thiago Santos, ou está de achismo?
        Eu acompanho ele a um tempo ! E te digo !! Tem mt talento pois é mt habilidoso !! Mas sua técnica é fraquíssima não sabia chutar de média a longa distância errava passes e cruzamentos em demasia !!! Agora no Adryan concordo cntg ! É agora ou nunca ! Merece oportunidades !!

    • Ainda bem q até vc concorda q não entende nada de futebol moderno !! Parou nos anos 2000 !! Por isso br toma 7×1 e ainda busca explicação !!

      • Futebol moderno não se joga com 2 pontas que só sabem correr . Tem que saber finalizar e acertar passes . E as ultimas seleções campeãs do mundo jogavam no 4-4-2 esperto .

      • A mesma Alemanha que venceu o Brasil de 7×1 jogava com 4 meio de campos , esse e o futebol moderno .

  • Torcer e apoiar o time .

Comentários não são permitidos.