Pela história, veja quem cresce e quem cai no returno do Brasileiro

Compartilhe com os amigos

O segundo turno do Campeonato Brasileiro inicia neste sábado com o duelo entre Sport e Flamengo, na Arena Pernambuco, às 16h (de Brasília). Atualmente na quarta colocação, o time carioca mira o título, estando a dois pontos do líder, o Palmeiras, e pode utilizar a própria história para se inspirar na busca pela taça.

Na era dos pontos corridos, o Flamengo está entre os clubes que costumam decolar na virada do turno. Em dez das últimas 13 edições, ele somou mais pontos no returno, sendo que em 2009 conseguiu o título após terminar as 19 rodadas iniciais na sétima colocação, a oito pontos do então líder, o Internacional.

Somente em duas edições (2011 e 2012) fez mais pontos nos 19 jogos iniciais do que nas 19 rodadas finais. Já em 2010 conquistou 22 pontos nos dois turnos.

Mas, considerando os dez primeiros do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro que costuma somar mais pontos no segundo turno não é o carioca. É o Atlético-PR.

Segundo o levantamento do ESPN.com.br (veja ao final do texto), o time de Curitiba costuma melhorar o desempenho, somando em média 4.3 pontos a mais.

Em 12 participações (estava na Série B em 2012), foi melhor no primeiro turno apenas duas vezes, sendo que 2009 teve desempenho idêntico e nas outras nove vezes foi melhor no returno – chegou a somar 11 pontos a mais em 2005 e dez em 2004 e 2007.

O bom desempenho do Atlético-PR no returno, no entanto, não ajudou o clube nenhuma vez a chegar à taça. O máximo que conseguiu foi o vice, em 2004.

No Brasileiro atual, o time é o sétimo colocado.

Vice-líder do Brasileiro, o Atlético-MG também tem melhor média de pontos no segundo turno, sendo que em 2011 conseguiu fazer 15 a mais do que tinha feito no primeiro turno – saindo da penúltima colocação para o 15º lugar e evitando a queda.

PAULISTAS DESEQUILIBRADOS

Líder do Brasileiro, o Palmeiras não costuma fazer campanhas melhores no segundo turno. Considerando as 11 participações na era dos pontos corridos, o desempenho é sempre melhor no turno e cai no returno – média de três pontos a menos.

Assim como o clube alviverde, o Corinthians (terceiro na classificação) também não tem um histórico bom no returno. Sete vezes a pontuação do primeiro turno foi maior. Em cinco, foi melhor no returno – sendo que em 2012 somou nove pontos a mais.

Neste ranking montado pelo ESPN.com.br, o paulista que costuma se dar melhor é o São Paulo – terceiro entre os times que são melhores no returno.

O time do Morumbi orgulha-se até hoje da arrancada em 2008, quando terminou o primeiro turno em em quarto com 33 pontos e o Grêmio liderava com 41. Naquele ano, foram 42 pontos somados ao final do returno e o título nacional, com 75.

O Santos é o quinto que melhor se dá bem no segundo turno dos pontos corridos. A melhor reação foi em 2008. Onze pontos a mais, afastando a ameaça de queda.

CONFIRA O DESEMPENHO DO TOP 10 NO TURNO E RETURNO

*Na era dos pontos corridos

CONFIRA OS JOGOS DA 20ª RODADA DO BRASILEIRO

Sábado
16h Sport x Flamengo
18h30 Ponte Preta x Figueirense

Domingo
11h Fluminense x América-MG
11h Grêmio x Corinthians
16h Santos x Atlético-MG
16h Cruzeiro x Coritiba
16h Vitória x Santa Cruz
16h15 São Paulo x Botafogo
18h30 Atlético-PR x Palmeiras

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também